16156
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 4º ano > Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Plano de aula - Organização familiar: mudanças e permanências ao longo do tempo

Plano de aula de História com atividades para 4º ano do EF sobre Organização familiar: mudanças e permanências ao longo do tempo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word ; vídeo/áudio com orientações do professor; Whatsapp.
- Optativas: filmes, séries, documentários: Youtube, Zoom, Skype, Meet ou demais aplicativos de vídeo chamada.

Contexto
Um dos objetos do estudo de História nos Anos Iniciais é propiciar aos alunos momentos em que eles possam analisar, comparar e reconhecer que os indivíduos pertencentes a um grupo e a uma sociedade agem de acordo com a época e o lugar em que estão inseridos. Desta forma, inicie essa proposta enviando os slides por e-mail, Whatsapp ou Hangouts, junto com os questionamentos. Estipule uma data para o envio da conclusão da tarefa). Caso opte pela videoconferência, abre-se a possibilidade de discussão e conclusão sem a necessidade de registros. Siga as orientações definidas nesta etapa .

Caso seja necessário, instrua seus alunos sobre como criar e utilizar o e-mail. Envie a eles, pelo WhatsApp, um tutorial (disponível aqui).
Você pode pedir que, para esta aula, busquem fotos antigas da família onde possam perceber a organização familiar.

Problematização
Através de um vídeo ou áudio, informe aos alunos que o trabalho a ser desenvolvido nessa sequência didática visa favorecer a compreensão das mudanças e permanências nas relações familiares ao longo do tempo. Explique que a análise de imagens, vídeos e textos serão as fontes usadas para este estudo. Informe que será possível verificar que muitos hábitos e costumes que temos hoje foram contribuições de nossos ancestrais.

Envie aos alunos todos os documentos (impressos, fotografados) que estão disponibilizados nos planos e os que forem necessários para dinamizar a execução das atividades. Outra opção é apresentá-los à sua turma projetando-os na tela enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts ou Whastapp.

Como uma forma de adaptação, antes de apresentar o texto, proponha a discussão sobre o que os alunos entendem por FAMÍLIA e como é organizada a família de cada um (quantos membros, qual o papel de cada um membro nessa composição, se há divisão de tarefas domésticas e como ela é feita, dentre outros questionamentos que você achar pertinentes). Logo em seguida, dê sequência ao que é proposto nesta etapa do Plano.

Sistematização
Para a sistematização, é interessante que esta atividade seja dada com prazo para a execução completa, ou seja, enviando as imagens pelos recursos usados pela turma para que alunos façam as legendas e apresentem o trabalho concluído posteriormente. Combine com os alunos uma data para realizarem a apresentação da atividade pronta.

Se você achar compatível com sua realidade, utilize o recurso do Padlet para que os alunos façam o registro das legendas para as imagens, permitindo que essa atividade possa ser feita em grupos e não somente individualmente.

Caso deseje saber como criar uma reunião online pelo Hangouts/Meet (disponível aqui).
Caso deseje conhecer como funciona o Padlet (disponível aqui).

Convite às famílias
Para envolver as famílias, proponha que os pais conversem com os filhos previamente sobre como eram as relações familiares, os casamentos e os papéis de cada membro da família antigamente, e como eles se apresentam nos dias de hoje. Essa conversa ajudará o aluno a elaborar opiniões sobre essas situações e, com isso, se sentirá mais tranquilo para expor ideias e contribuir para o aprendizado da turma.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS4_01UND02

(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos do 4º ano:

MAIS AULAS DE História do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas