Contexto (imagens)
Plano de Aula
Plano de aula: Sujeito histórico: mudanças e permanências no cotidiano
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudanças e permanências
Por: Aline Soares Silva
Sobre este plano
Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você se planeje.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Folhas de papel A4 dividida em 4 partes
- Duas folhas de papel Kraft e/ou tabela complementar que pode ser impressa ou copiada no caderno.
Material complementar: Links relativos aos materiais complementares citados no plano
1 - Contexto (imagens)
2 - Problematização (carta da avó) -
3 - Problematização (carta do neto) -
4 - Problematização (imagens)-
5 - Sistematização (tabela de registro) -
Para você saber mais:
Neste link são sugeridos alguns textos produzidos por crianças que mostram mudanças e permanências no modo de vida das pessoas dos séculos citados. https://3bconstruindosonhosesaberes.wordpress.com/estudo_meio/anti_hoje/
Reportagem curta que retrata um grupo de lavadeiras de Almenara: https://www.youtube.com/watch?v=Biw2x12VEbg
Ensaboa (Cartola) por Clementina de Jesus - https://www.youtube.com/watch?v=q9lexBEolSg
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o slide para os alunos. Caso não possua projetor, ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre como a comparação poderá ser feita, que pessoas serão essas e que tempos e espaço serão abordados. Possibilite que os alunos levantem hipóteses nesse momento.
Para você saber mais: Perceba que o plano de aula abarca algumas mudanças ocorridas na sociedade ao longo dos dois últimos séculos. É importante que o aluno se perceba como sujeito histórico, considerando as mudanças e permanências ocorridas ao longos dos tempos, capaz de fazer história e transformar seus espaços e sua forma de vida. Constitui foco desta aula a análise de algumas mudanças ocorridas, ou não, na vida de crianças na faixa etária trabalhada. Tem como intenção mostrar a vida de uma avó, criança na década de 60, e de seu neto de 8 anos, na atualidade, traçando um comparativo entre as brincadeiras da infância, a organização da escola e da residência.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize o grupo em círculo e leia o texto com eles. Questione-os sobre histórias da época de seus avós. O que sabem? Quem pode contar alguma história?
Solicite aos alunos que elenquem mudanças que ocorreram ao longo do tempo, sobre o modo como as mulheres se organizavam para realizar o trabalho descrito no texto.
Faça perguntas como:
De acordo com o texto, como as mulheres lavavam suas roupas?
Como era a vida de muitas mulheres na época dos seus avós?
E hoje em dia, como grande parte das pessoas lava sua roupa?
Será que existem mulheres que ainda lavam suas roupas assim?
O avanço da tecnologia facilitou a vida das pessoas? Trouxe somente coisas boas?
Esse é um tema rico e pode ser melhor explorado em outro momento ou como uma ampliação dessa aula. Caso queira, utilize o material complementar e explore melhor o tema das lavadeiras e as mudanças e/ou permanências que ocorreram na vida dessas pessoas com o passar dos anos.
Sugestão para enriquecer o contexto: Peça para os alunos imaginarem a cena das lavadeiras descritas no texto e ilustrarem um dos elementos da cena. Entregue uma folha A4 dividida em 4 partes. Abra uma roda de conversa para que os alunos exponham seus pensamentos em forma de desenhos.
Esta etapa da aula tem como intenção mostrar algum aspecto da vida da avó, que será retratado na problematização da aula, para aguçar a curiosidade dos alunos e ampliar as discussões acerca do tema.
Como adequar à sua realidade: O texto acima pode ser modificado, escrito no quadro ou mesmo lido para os alunos. Caso o texto apresentado não proponha mudanças significativas se relacionado à sua realidade, utilize outro texto modificando o objeto apresentado no contexto, para que haja maior desafio ao compararem as mudanças e permanências.
Sugere-se que o período tratado seja relativo às décadas de 1950 ou 1960. Caso não se adeque a sua realidade, o texto pode tratar da época dos bisavós, por exemplo. É interessante abordar um período em que ainda existam pessoas capazes de contar sobre o cotidiano e tradições do passado, de modo a valorizar o saber popular e a cultura oral.
Para você saber mais: Neste link são sugeridos alguns textos produzidos por crianças que mostram mudanças e permanências no modo de vida das pessoas dos séculos citados.
https://3bconstruindosonhosesaberes.wordpress.com/estudo_meio/anti_hoje/
Reportagem curta que retrata um grupo de lavadeiras de Almenara: https://www.youtube.com/watch?v=Biw2x12VEbg
Ensaboa (Cartola) por Clementina de Jesus - https://www.youtube.com/watch?v=q9lexBEolSg
Contexto
Orientações: Peça aos alunos que conversem com os colegas da direita e esquerda, formando trios de trabalho no círculo. Na sequência, mostre as imagens do slide para os alunos. Caso não possua projetor, imprima e entregue algumas delas aos trios. Solicite aos alunos que percebam como as mulheres se organizavam antigamente para limpar suas roupas, na sequência como eram os objetos para a limpeza das roupas, e por fim a análise da máquina de lavar.
Questione o grupo:
Como foram representadas as lavadeiras?
Como se organizavam?
Elas seguem a mesma ideia apresentada no texto?
Como as mulheres, segundo o texto, aproveitavam o tempo do trabalho de cuidado com a roupa?
Anexo à sugestão: Caso opte pela produção da ilustração pelos alunos, solicite aos trios que mostrem seus desenhos aos colegas do trio e comparem uns com os outros, provocando-os com as mesmas perguntas acima.
Faça intervenções a fim de que os alunos percebam que, mesmo executando um difícil trabalho, esse era um momento de encontro e de alegria para muitas mulheres.
É importante que os alunos percebam como as inovações tecnológicas trouxeram mudanças na forma de organização das famílias.
É importante dizer que a roupa lavada em tanques e na beira dos rios ainda acontece em diferentes lugares do Brasil, na atualidade. Essa ainda é uma realidade de muitas famílias.
Reforce o fato de que apesar de terem ocorrido mudanças, existem hábitos que ainda permanecem em determinados espaços. Por outro lado esses movimentos refletem mudanças e adequações da sociedade, trazendo novos elementos na organização familiar, doméstica, de trabalho, entre outros.
Como adequar à sua realidade: Caso as imagens apresentadas não proponham mudanças significativas relacionadas à sua realidade, utilize outras imagens modificando o objeto apresentado no contexto, para que haja maior desafio ao compararem as mudanças e permanências. Proceda como no slide anterior.
Sugere-se que o período tratado seja relativo às décadas de 1950 e 1960. Caso não se adeque a sua realidade, o texto pode tratar da época dos bisavós.
Fontes:
1- Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ad/Lavadeiras%2C_Funchal_%28MOP%29.jpg Acesso: 03/11/2018
2- Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1d/Casa_de_Dona_Yay%C3%A1_30.jpg Acesso: 03/11/2018
3- Fonte da imagem: Wikimedia Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/22/Modelo_Lavadora.jpg Acesso: 03/11/2018
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Solicite a um aluno que leia a explicação do slide. Na sequência, leia a carta da avó evidenciando traços da infância para que os alunos se reconheçam ou não nela. Ao final da leitura, peça que identifiquem as principais marcas daquela época e o que era comum àquelas crianças. Solicite que relatem rapidamente algum caso contado por seus avós sobre a infância deles. Na sequência, peça para que falem sobre aspectos ligados a rotina das crianças, que ainda se mantém rotineiros na atualidade. Evidencie que apesar da infância dessa avó representar características de uma época, existiram muitas outras crianças com infâncias bem diferentes, determinadas por questões econômicas, culturais, territoriais, etc.
Como adequar à sua realidade: A carta pode ser modificada, reescrita, escrita no quadro ou xerocada para os alunos. Veja o arquivo aqui:
Se preferir, faça uma cópia e entregue um exemplar para cada criança.
Imagem: Banco de imagens Nova Escola
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Solicite a um aluno que leia a explicação do slide. Na sequência, leia a carta da avó evidenciando traços da infância para que os alunos se reconheçam ou não nela. Ao final da leitura, peça que identifiquem as principais marcas daquela época e o que era comum àquelas crianças. Solicite que relatem rapidamente algum caso contado por seus avós sobre a infância deles. Na sequência, peça para que falem sobre aspectos ligados a rotina das crianças, que ainda se mantém rotineiros na atualidade. Evidencie que apesar da infância dessa avó representar características de uma época, existiram muitas outras crianças com infâncias bem diferentes, determinadas por questões econômicas, culturais, territoriais, etc.
Como adequar à sua realidade: A carta pode ser modificada, reescrita, escrita no quadro ou xerocada para os alunos. Veja o arquivo aqui:
Se preferir, faça uma cópia e entregue um exemplar para cada criança.
Imagem: Banco de imagens Nova Escola
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Peça para que um aluno leia a carta do neto para o grupo. Peça aos alunos para identificarem na rotina de Rafa algumas atividades que são comuns à rotina deles. Peça para compararem o modo de vida do menino com seu modo de vida.
É provável que muitos alunos associem seu modo de vida ao do garoto.
Faça perguntas como:
Quais elementos são comuns na vida do neto e da avó?
O que mudou na vida dos dois?
Você conversa com seus avós sobre a infância deles? O que percebem de igual? E de diferente?
Registre as informações coletadas do grupo em um canto do quadro.
Explore o instrumento utilizado pelo garoto para se comunicar com a avó. Como sua geração faz uso do computador, ele poderia escrever um e-mail? Poderia se comunicar pelo smartphone? Quais outras formas poderiam ser usadas? O que mudou na forma de se comunicar?
Após a exploração das duas cartas, promova uma discussão a fim de determinar como as mudanças ocorrem por meio do tempo e como todos nós fazemos parte dessas mudanças. É importante que as crianças se reconheçam como agentes capazes de fazer história e de atuar frente às mudanças através dos tempos.
Como adequar à sua realidade: A carta pode ser modificada, reescrita, digitada e/ou xerocada para os alunos. Veja o arquivo aqui https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jMM3nmNErmSPNJGH7N2wD89NTdES3aS4CHbj3EPsNSHTP3cB2YaGRVTUkyvx/his4-01und01-problematizacao-carta-do-neto.pdf
Se preferir, faça uma cópia e entregue um exemplar para cada criança.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Auxilie os alunos na análise das imagens para que percebam as mudanças e permanências através dos tempos. As imagens ampliam a discussão sobre as mudanças e permanências e auxiliam as crianças a perceberem algumas evidências.
Explore: Como a época dos avós inseriu e reproduziu aspectos culturais tão importantes ainda nos dias de hoje? Retome as conversas com os avós sobre as brincadeiras, cantigas e os causos. Compare a organização escolar e perceba como esses espaços ainda são muito semelhantes. Peça para que comparem as brincadeiras detalhadas na carta da avó, aquelas tratadas pelo neto com aquela retratada na imagem e percebam a sua realidade.
Por fim, analisem duas épocas buscando as mudanças significativas que marcam esses períodos, como a inserção das novas tecnologias, descritas na carta do Rafael e os aspectos que permanecem através dos tempos, principalmente aqueles que remetem ao espaço e organização escolar.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, use outras imagens que se adequem a sua realidade. Se preferir, imprima ou recorte e entregue aos alunos. Caso não tenha como imprimir, providencie livros que tratam de outros tempos e que ilustrem a vida das crianças com os aspectos sugeridos nessa época. Se tiver álbuns de fotografias dos seus familiares, eles podem ser uma ótima forma de ilustrar esse passado recente.
Fontes:
1 - Banco de imagens Nova Escola Acesso: 03/11/18
2- https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4e/Sala-de-aula-Anatomia-IA-19.jpg Acesso: 16/11/18
3 - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:BAR000268_-_Ermida_de_Nossa_Senhora_da_Sa%C3%BAde,_na_antiga_rua_da_Mouraria.jpg Acesso: 16/11/18
4 - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/8b/Sala_de_aula.JPG Acesso: 16/11/18
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Retome as discussões anteriores com o grupo e monte uma tabela como a sugerida no quadro, utilizando papéis kraft. Peça a um aluno de cada trio que escreva as informações discutidas em cada uma das linhas da tabela. Acompanhe cada registro e garanta que antes de se levantar para realizá-lo o aluno tenha discutido antes com seu trio. Os alunos precisam identificar os aspectos que mudaram e os que permaneceram na vida das crianças nos tempos analisados. Esse registro tem como objetivo fazer com que as crianças se percebam como agentes desse tempo histórico. Tudo que ocorreu, que mudou e que permaneceu só esteve e está dessa forma por meio de suas ações.
É importante que valorizem as tradições de outras gerações e se percebam como parte delas.
A atividade pode ser ampliada e registrada diretamente na tabela, impressa pelo link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6cA6s7zdkKuPR7pVGywqVuUVyM2BTNwE9wXXWm9yR4awK8vttePkzQ7e6nCw/his4-01und01-sistematizacao-tabela-de-registro.pdf ou de maneira coletiva, como sugerida primeiramente. A tabela poderá ficar exposta no mural da sala.
Materiais complementares
Problematização (carta da avó)
Problematização (carta do neto)
Problematização (imagens)
Sistematização (tabela de registro)
#NovaEscolaEmCasa
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; vídeo/áudio com orientações do professor; Whatsapp.
- Optativas: Youtube, Padlet, Zoom, Skype, Meet ou demais aplicativos de vídeo chamada.
Contexto
O fazer histórico inicia-se pelas lembranças do próprio aluno, pelo núcleo familiar e local onde vive e para avançar para o aprendizado de eventos históricos. Desta forma, inicie a aula com a proposta da elaboração de um quadro comparativo (usando o Google Docs, o Padlet ou, até mesmo, o caderno) que conterá informações que podem ser extraídas do Plano de aula e somadas às informações pessoais e familiares, como: modo de vestir, alimentação, lazer, educação, formas de trabalho, religiosidade, papel de cada membro da família, registro dos acontecimentos/lembranças familiares ou da sociedade. A comparação deverá ser executada considerando avós, pais e os próprios alunos. Acesse o arquivo que contém esse quadro nos materiais complementares, ele ajudará os alunos a participarem com mais segurança dos momentos de partilha.
Após este primeiro e importante trabalho, onde os alunos se sentirão pertencentes ao momento estudado, envie o slide apresentado nesta etapa, transformando-o em um arquivo do Word, PowerPoint ou foto (para o envio, utilize e-mail, Whatsapp ou Classroom). Siga as orientações desta etapa, apresentando aos alunos os questionamentos sugeridos, para que consigam visualizar as mudanças e permanências ocorridas no decorrer do tempo. Para finalizar, altere a realização da tarefa de “folha A4” para “caderno do aluno”.
Caso seja necessário, instrua seus alunos sobre como criar e utilizar o e-mail. Envie a eles, pelo Whatsapp, o link de um tutorial (disponível aqui). Após a criação dos e-mails, peça aos alunos que passem para você os endereços e informe-os que esse será um dos canais de comunicação entre vocês.
Uma sugestão para que se envolvam mais com a aula: peça a eles que busquem, na internet ou em casa, objetos que retratem a proposta deste Plano. Na aula, peça que compartilhem a pesquisa feita.
Problematização
Para executá-la de forma assíncrona, envie as orientações e os documentos que estão disponibilizados no plano e as demais orientações necessárias para dinamizar a execução das atividades. Caso realize a atividade de forma síncrona, apresente as informações projetando-as na tela enquanto realiza uma videoconferência, por meio do Hangouts ou pelo WhatsApp.
Se optar por aula assíncrona, envie todas as orientações e documentos aos alunos utilizando o recurso definido por vocês. Nesse caso determine uma data para a conclusão das atividades e uma forma de compartilhá-las: Hangouts, videoconferências pelo WhatsApp ou e-mail.
Se optar por aula síncrona, siga as orientações propostas. Se for compartilhar telas, peça a algum aluno para fazer a leitura do slide e a outro para ler a carta da avó e do neto; caso contrário, faça você as leituras.
Neste ponto, você poderá pedir que os alunos informem como eles se comunicam com os avós ou parentes que estão distantes, e se essa comunicação é de fácil manipulação para todos.
Sistematização
Utilize, para a sistematização deste plano, a produção de uma carta dos alunos para os avós - da mesma forma que o Rafael fez para a avó dele - onde cada aluno relatará o que percebeu de mudança e permanência no modo de vida dele em relação ao modo de vida dos avós.
Caso você ache que deva fazer um momento para compartilharem as carta, realize-o através de hangouts ou videoconferências do Whatsapp.
Se você, achar compatível com sua realidade utilize o recurso do Padlet, para que os alunos escrevam a carta e, em seguida, seja produzido um mural onde todos poderão ler as cartas escritas.
Caso deseje saber como criar uma reunião online (Hangouts/Meet) acesse aqui.
Caso deseje conhecer como funciona o Padlet, acesse aqui.
Convite às famílias
Para envolver as famílias, proponha que busquem fotos, objetos, lembranças e que contem um pouco sobre a estrutura e a história de cada um. Essas atividades ajudarão o aluno a se reconhecer como sujeito histórico, a conhecer um pouco mais sobre a própria história e da família, valorizando os costumes familiares. Solicite que preencham o Quadro Comparativo proposto para essa aula.
Sugira que as crianças enviem as cartas escritas aos avós, utilizando os recursos que possuem: Whatsapp, Correios, ligando e lendo as cartas, e-mail ou videoconferência.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Soares
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani SIlva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humano
Objeto (s) de conhecimento: A ação das pessoas, grupos sociais e comunidades no tempo e no espaço: nomadismo, agricultura, escrita, navegações, indústria, entre outras
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.
Palavras Chave: Mudanças e permanências, sujeito histórico
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