16153
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Marco histórico: Monumento

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Marco histórico: Monumento

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer os monumentos como marcos da história do lugar em que se vive. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Nesta aula, peça que os estudantes façam e compartilhem no grupo da turma um vídeo brincando de estátua com alguém que esteja em casa. Após isso, via áudio, texto ou vídeo, pergunte qual a função das estátuas, será que elas são apenas decorativas? Ressalte que, de um lado, existe a função decorativa das cidades, porém existe outros sentidos e motivações para a construção delas, expressam, também, um marco da história local.

Problematização
Para esta etapa, escolha a fotografia de uma estátua ou monumento da sua cidade. Ela deve ter uma placa com informações referentes à história do monumento/estátua. Compartilhe no grupo da turma. Em seguida, lance as seguintes questões:
- O que um monumento representa?
- Qual o nome do monumento? Onde podemos encontrar essa informação? Quando foi feita? Por quem? Com qual objetivo?
- Quais as características físicas das pessoas representadas no monumento? Elas imitam a realidade?
- Qual o local que está exposto esse monumento? Porque ela está exposta neste local? Essa pergunta é importante para a problemática, pois envolve memória local e história regional.
- Vocês conhecem outros monumentos? Onde vocês já os viram? Anote no quadro os nomes e locais que forem trazidos pelos alunos.

Após isso, compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização. Após a resolução da atividade, peça que compartilhem no grupo da turma. Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações, via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Para esta etapa, peça aos estudantes que providenciem areia, massinha de modelar ou argila. Eles irão produzir a própria estátua, pensando em alguém importante que queiram homenagear. Reforce que, para a estátua ter sentido, ela precisa ter importância histórica para o estudante. Eles deverão preencher a placa de identificação da estátua, disponível neste arquivo. Ao final, devem enviar fotografias das produções para o grupo da turma, as fotos podem ser enviadas para um álbum do Padlet (Veja como fazer um aqui).

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural” e “Patrimônio material e Imaterial”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_05UND03

(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano:

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas