16152
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Marco histórico: a praça

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Marco histórico: a praça

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI05, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha, lápis de cor, canetinhas.

Para você saber mais: Professor, segue sugestão de material para aprofundamento do tema que será trabalhado neste plano, http://www.eduem.uem.br/novapagina/?q=system/files/Cole%C3%A7%C3%A3o%20Fundamentum%20015%20Pra%C3%A7as.pdf Acesso em: 13/11/2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - As praças como marcos históricos. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o conceito de praças que as crianças carregam.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula convidando os alunos a resgatar na memória algumas brincadeiras já realizadas por eles ou por seus pais na infância.
  • Questione os alunos se eles gostaram de brincar, se é importante acontecer momentos como este de brincadeiras na escola e se a brincadeira ao ar livre é mais prazerosa. É válido lembrar da importância da brincadeira ao ar livre em meio à era tecnológica. As brincadeiras estimulam o convívio com o diferente, desenvolve noções de respeito ao outro e de regras bem como noção de alteridade, tolerância, além de estimular a criatividade, espantar o sedentarismo e impulsionar o aprendizado e a curiosidade.
  • Peça para os alunos escreverem as brincadeiras no caderno em forma de lista.
  • Abra uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas listas e discutir as brincadeiras listadas por eles.
  • Professor, explique que antigamente as crianças brincavam em praças e nas ruas dos lugares onde viviam - isto será o elo para a Problematização - você poderá contar a história de sua infância (ou dos seus pais) com relação às brincadeiras nas ruas e praças.

Como adequar à sua realidade: Professor, você poderá compartilhar com os alunos as suas brincadeiras preferidas da infância ou a dos seus pais.

Para você saber mais: Sobre o lúdico e o sério: experiências com jogos no ensino de história acesse: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/download/11646/10329 Acesso em: 14/12/2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor, nessa atividade os alunos farão uma investigação da obra de arte fazendo uma conexão com as brincadeiras e a praça do local onde vivem. Você deve acessar a obra diretamente no site, disponível em https://acrilex.com.br/wp-content/uploads/2017/05/educadores24_2_01.jpg , acesso em 08 mar 2019.

Guie alunos com perguntas:

  • Qual o nome da obra de arte?
  • Vocês acham este nome pertinente à obra?
  • Vocês sabem quem pintou esta obra de arte?
  • Qual a intenção do artista ao retratar crianças brincando na praça?
  • O local retratado se parece com uma praça?
  • Quais equipamentos são necessários no espaço para caracterizar uma praça?
  • A praça é um local público ou privado?
  • Quais características uma praça precisa ter?
  • Vocês frequentam alguma praça? Se sim, quais as brincadeiras vocês fazem neste espaço?
  • É importante brincar ao ar livre? Por quê?
  • Quais brincadeiras vocês observam na obra?
  • Das brincadeiras observadas, de quais vocês brincam e de quais não brincam? Por quê?
  • A praça é um bom lugar para brincadeiras com os amigos? Por quê?

Professor É importante ressaltar durante a conversa com os alunos que a história das praças (na sua maioria) está diretamente relacionada ao surgimento das cidades, que não existe um único modelo de praça, portanto, não existe uma só função para elas, sendo consideradas espaços privilegiados por ter uma relevância social. Comente com os alunos que alguns movimentos sociais e culturais acontecem nas praças e até nas praças no entorno da escola. Por exemplo: a Praça da Estação (BH) era o ponto de chegada de imigrantes, tropeiros... Cite alguma praça na cidade onde moram que tenha este cunho histórico.

Como adequar à sua realidade: Professor, caso não seja possível fazer a projeção da imagem, você poderá fazer a impressão da obra diretamente do site e levar para a discussão em sala. Ou trazer para uma conversa um artista plástico local que retrata praças pela cidade onde reside.

Para você saber mais:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Nesta etapa as crianças sistematizarão o que as praças representam: espaços de lazer, de convívio, locais que remetem à História - marcos históricos. Para isso, professor, os alunos farão uma representação da praça do local onde vivem.
  • Organize os materiais que utilizarão (lápis de cor, giz de cera, canetinhas), distribua a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xMxJfSvtDZuaqJ2jnNcBFWSSUhHyy36u3sHyCVdzsUdCsRRRqrgHpkCxCkMD/his3-05und02-atividade-para-impressao-1.pdf
  • Nesta etapa as crianças identificarão uma praça local de que eles gostam bastante e que traga a ideia de pertencimento. Peça para cada um ilustrar a sua praça. Oriente os alunos a desenhar a praça do local onde vivem, estimule-os a colocar todos os detalhes possíveis do local, por exemplo: quantidade de árvores, bancos, monumentos, vendedores ambulantes, festas tradicionais etc. Oriente também para que desenhem como eles ocupam aquele espaço, seja para passeios, brincadeiras ou esporte.
  • Monte um mural, com as obras das crianças.

Para você saber mais:

ROBBA, F.; MACEDO, S. S. Praças brasileiras. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado, 2010 (Coleção Quapá).

POSSAS, Lídia M. V, Rastreando Pistas - a observação nas praças da cidade; RBH, SP, 13 (25-26): 233-239, set. 92/ago. 93.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI05, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha, lápis de cor, canetinhas.

Para você saber mais: Professor, segue sugestão de material para aprofundamento do tema que será trabalhado neste plano, http://www.eduem.uem.br/novapagina/?q=system/files/Cole%C3%A7%C3%A3o%20Fundamentum%20015%20Pra%C3%A7as.pdf Acesso em: 13/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - As praças como marcos históricos. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o conceito de praças que as crianças carregam.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Inicie a aula convidando os alunos a resgatar na memória algumas brincadeiras já realizadas por eles ou por seus pais na infância.
  • Questione os alunos se eles gostaram de brincar, se é importante acontecer momentos como este de brincadeiras na escola e se a brincadeira ao ar livre é mais prazerosa. É válido lembrar da importância da brincadeira ao ar livre em meio à era tecnológica. As brincadeiras estimulam o convívio com o diferente, desenvolve noções de respeito ao outro e de regras bem como noção de alteridade, tolerância, além de estimular a criatividade, espantar o sedentarismo e impulsionar o aprendizado e a curiosidade.
  • Peça para os alunos escreverem as brincadeiras no caderno em forma de lista.
  • Abra uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar suas listas e discutir as brincadeiras listadas por eles.
  • Professor, explique que antigamente as crianças brincavam em praças e nas ruas dos lugares onde viviam - isto será o elo para a Problematização - você poderá contar a história de sua infância (ou dos seus pais) com relação às brincadeiras nas ruas e praças.

Como adequar à sua realidade: Professor, você poderá compartilhar com os alunos as suas brincadeiras preferidas da infância ou a dos seus pais.

Para você saber mais: Sobre o lúdico e o sério: experiências com jogos no ensino de história acesse: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/download/11646/10329 Acesso em: 14/12/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor, nessa atividade os alunos farão uma investigação da obra de arte fazendo uma conexão com as brincadeiras e a praça do local onde vivem. Você deve acessar a obra diretamente no site, disponível em https://acrilex.com.br/wp-content/uploads/2017/05/educadores24_2_01.jpg , acesso em 08 mar 2019.

Guie alunos com perguntas:

  • Qual o nome da obra de arte?
  • Vocês acham este nome pertinente à obra?
  • Vocês sabem quem pintou esta obra de arte?
  • Qual a intenção do artista ao retratar crianças brincando na praça?
  • O local retratado se parece com uma praça?
  • Quais equipamentos são necessários no espaço para caracterizar uma praça?
  • A praça é um local público ou privado?
  • Quais características uma praça precisa ter?
  • Vocês frequentam alguma praça? Se sim, quais as brincadeiras vocês fazem neste espaço?
  • É importante brincar ao ar livre? Por quê?
  • Quais brincadeiras vocês observam na obra?
  • Das brincadeiras observadas, de quais vocês brincam e de quais não brincam? Por quê?
  • A praça é um bom lugar para brincadeiras com os amigos? Por quê?

Professor É importante ressaltar durante a conversa com os alunos que a história das praças (na sua maioria) está diretamente relacionada ao surgimento das cidades, que não existe um único modelo de praça, portanto, não existe uma só função para elas, sendo consideradas espaços privilegiados por ter uma relevância social. Comente com os alunos que alguns movimentos sociais e culturais acontecem nas praças e até nas praças no entorno da escola. Por exemplo: a Praça da Estação (BH) era o ponto de chegada de imigrantes, tropeiros... Cite alguma praça na cidade onde moram que tenha este cunho histórico.

Como adequar à sua realidade: Professor, caso não seja possível fazer a projeção da imagem, você poderá fazer a impressão da obra diretamente do site e levar para a discussão em sala. Ou trazer para uma conversa um artista plástico local que retrata praças pela cidade onde reside.

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Nesta etapa as crianças sistematizarão o que as praças representam: espaços de lazer, de convívio, locais que remetem à História - marcos históricos. Para isso, professor, os alunos farão uma representação da praça do local onde vivem.
  • Organize os materiais que utilizarão (lápis de cor, giz de cera, canetinhas), distribua a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xMxJfSvtDZuaqJ2jnNcBFWSSUhHyy36u3sHyCVdzsUdCsRRRqrgHpkCxCkMD/his3-05und02-atividade-para-impressao-1.pdf
  • Nesta etapa as crianças identificarão uma praça local de que eles gostam bastante e que traga a ideia de pertencimento. Peça para cada um ilustrar a sua praça. Oriente os alunos a desenhar a praça do local onde vivem, estimule-os a colocar todos os detalhes possíveis do local, por exemplo: quantidade de árvores, bancos, monumentos, vendedores ambulantes, festas tradicionais etc. Oriente também para que desenhem como eles ocupam aquele espaço, seja para passeios, brincadeiras ou esporte.
  • Monte um mural, com as obras das crianças.

Para você saber mais:

ROBBA, F.; MACEDO, S. S. Praças brasileiras. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado, 2010 (Coleção Quapá).

POSSAS, Lídia M. V, Rastreando Pistas - a observação nas praças da cidade; RBH, SP, 13 (25-26): 233-239, set. 92/ago. 93.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano :

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano