16151
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > O lugar em que vive

Plano de aula - Marcos históricos do lugar onde vivo

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre Marcos históricos do lugar onde vivo

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha, ficha comparativa, fotografia da cidade estudada que será usada como fonte histórica.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cJtUKb5zsVDCvS9tuNQ8ADjAJafsBWfFAf7uKWXHM64urTFsEJfkFaJDVJmy/his3-05und01-atividade-de-contextualizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tqDmk5RDyTU3RtZDE2hAPW8N4mst58Hr5c9XVfeYgYRrTAEqNBcsBnAWzxTp/his3-05und01-atividade-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos na temática da aula: marcos históricos. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o que as crianças imaginam que sejam marcos históricos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas. Este tipo de organização permite a interação, troca de informações e torna os alunos protagonistas de suas aprendizagens.
  • Antes de entregar a atividade, guie os alunos com questões (Essas questões serão respondidas de acordo com a análise das perguntas expostas no documento da atividade) como:
  • A rua onde você mora é asfaltada, com paralelepípedo, arenosa ou de terra batida?
  • Na sua rua existem mais casas ou comércio?
  • Existe algum tipo de festividade que acontece na sua rua?
  • Possui praças? Como é a praça?
  • A praça é importante para os moradores? Por quê?
  • Qual a importância desses locais que você indicou? Possui outros locais públicos por lá? Eles marcam a vida das pessoas de alguma maneira?
  • Enquanto realizam a atividade, circule pela sala, percebendo os critérios de escolha e como os alunos estão descrevendo os locais vivenciados no dia a dia.
  • Entregue aos alunos a atividade. (você pode acessá-la pelo link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cJtUKb5zsVDCvS9tuNQ8ADjAJafsBWfFAf7uKWXHM64urTFsEJfkFaJDVJmy/his3-05und01-atividade-de-contextualizacao.pdf).
  • Selecione alunos para responder cada pergunta de forma que toda a turma participe.

Para você saber mais: Ensino de História e História Local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: Ana Maria Monteiro; Arlette Medeiros Gasparello; Marcelo de Souza Magalhães. (Org.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X; Faperj, 2007, v. 1, p. 175-185.

NASCIMENTO Jr., A.F. REFLEXÕES SOBRE AS PRAÇAS DAS CIDADES HISTÓRICAS DO VALE DO PARAÍBA DO SUL, ESTADO DE SÃO PAULO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. http://www.unimar.br/publicacoes/assentamentos/assent_humano3v2/Antonio.htm

POSSAS, L.M.V. Rastreando pistas - a observação das praças da cidade. Revista Brasileira de História. https://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=3736

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre a fotografia.
  • Pergunte : O que chama mais a atenção de vocês na imagem? (explore bem a imagem, saliente que as cidades possuem uma história, e que todos os elementos que a constituem podem ser estudadas , ou seja, as praças, escolas, ruas, monumentos, festas, etc. Chame atenção dos alunos sobre o formato das casas e os materiais que foram usados para a construção. Esses dados revelam que os moradores que as construíram não eram pessoas de posses (ricas).
  • O menino no slide fala sobre Patrimônio Cultural. Aborde esse assunto com a turma. Uma dica é trabalhar primeiramente com a palavra Patrimônio. Peça para os alunos consultarem um dicionário. Eles descobrirão que Patrimônio se relaciona a um conjunto de bens. Projete o vídeo para os alunos https://www.youtube.com/watch?v=-Uz61DKiMAk, com uma definição lúdica de Patrimônio.
  • Para finalizar essa etapa da aula , questione: Por que vocês acham que é importante o fato da cidade de João Pessoa ser um Patrimônio Histórico? (espera-se que os alunos respondam que são bens relacionados com a identidade do local e representam uma importante fonte histórica).

Como adequar à sua realidade: Produza junto com os alunos um glossário relacionado às palavras do vídeo que provavelmente os alunos ainda não compreendem. Este pode ser confeccionado coletivamente e ser exposto na sala em formato de cartaz, ou ainda, confeccionado em formato de livreto, usando papel sulfite, onde cada criança possua o seu.

Para você saber mais: Segue sugestão de leitura do artigo “História de João Pessoa” do IPHAN . É uma boa referência sobre os aspectos históricos da cidade de João Pessoa: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/349/

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre a fotografia. Pergunte:
  • O que chama mais a atenção de vocês na imagem?
  • Como são as ruas da imagem? Essas ruas são antigas ? Por quê?
  • Por que as pessoas estão vestidas dessa maneira?
  • Por que estão portando vassouras e baldes? Esses itens fazem parte da festa? O que vocês acham?
  • Vocês acham que essa festa sempre aconteceu na cidade? Por quê?
  • Por que vocês acham que é importante o fato de uma festa ser um episódio marcante na cidade? (espera-se que o aluno responda que é importante porque eles revivem costumes e memórias do passado e de fatos que ajudaram a construir a história da cidade).

No exemplo do slide, a Festa de Nosso Senhor Bom Jesus é uma festa religiosa popular que integra a programação litúrgica, cultural, esportiva, artística e de entretenimento. Tem como data da comemoração dia 2 de fevereiro, que nada tem a ver com o calendário litúrgico da Igreja, porém marca a chegada da imagem de Senhor dos Passos a Lençóis, em 1852. Após um longo percurso marítimo e fluvial, de Portugal até Salvador, a imagem seguiu até Cachoeira, no Recôncavo Baiano, de onde percorreu o Rio Paraguaçu, e depois pelo Rio Santo Antônio, até o porto fluvial a cerca de doze quilômetros de Lençóis. Consta que a imagem foi recepcionada e levada em procissão pelos garimpeiros até a cidade, onde foi erigida em 1855 uma Capela para abrigá-la. http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4517/festa-do-nosso-senhor-bom-jesus-dos-passos-ba-celebra-o-santo-dos-garimpeiros

Para você saber mais: Acesse para conhecer mais sobre a Festa de Nosso Senhor Bom Jesus

http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4517/festa-do-nosso-senhor-bom-jesus-dos-passos-ba-celebra-o-santo-dos-garimpeiros.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

Como adequar à sua realidade: Se necessário, adapte à sua realidade, trocando o uso de fotografia por cartão postal, desenhos das próprias crianças, retratando os locais mais importantes do local onde vivem.

Para você saber mais: Segue uma sugestão de leitura do site de Nova Escola “É hora de valorizar nosso patrimônio cultural”, nele é retratado o trabalho com as heranças culturais de sua região que permite que o aluno aprenda a resguardar a memória da comunidade e se sinta parte dela. https://novaescola.org.br/conteudo/1682/e-hora-de-valorizar-nosso-patrimonio-cultural

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa será sistematizado o que as crianças compreenderam dos marcos históricos. Espera-se que tenham a ideia que são locais que remetem a história, hábitos ou costumes relevantes e importantes para as pessoas que habitam em um mesmo lugar - é hora de colocar em prática o que aprenderam.
  • Entregue uma folha de papel sulfite a cada criança e peça para escolherem um dos marcos históricos listados no início da aula para representá-lo por meio de uma ilustração.
  • Peça também que elaborem uma legenda para o seu desenho, explicando o local representado.
  • Você pode mediar o trabalho para que representem locais distintos, ampliando o conhecimento dos marcos de onde se vive.
  • Para atender a função social do conhecimento é importante que as representações sejam colocadas em um varal juntamente com a definição de marcos históricos elaborada coletivamente com seus alunos.

Para você saber mais: Segue uma sugestão de leitura do site da revista Gestão Escolar “Sobre como expor os trabalhos dos alunos”. O artigo retrata a importância de expor o trabalho dos alunos como uma etapa da aprendizagem. Veja as diferentes formas de colocá-la em evidência em : https://gestaoescolar.org.br/conteudo/360/a-importancia-de-expor-o-trabalho-dos-alunos

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha, ficha comparativa, fotografia da cidade estudada que será usada como fonte histórica.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cJtUKb5zsVDCvS9tuNQ8ADjAJafsBWfFAf7uKWXHM64urTFsEJfkFaJDVJmy/his3-05und01-atividade-de-contextualizacao.pdf

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tqDmk5RDyTU3RtZDE2hAPW8N4mst58Hr5c9XVfeYgYRrTAEqNBcsBnAWzxTp/his3-05und01-atividade-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos na temática da aula: marcos históricos. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o que as crianças imaginam que sejam marcos históricos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas. Este tipo de organização permite a interação, troca de informações e torna os alunos protagonistas de suas aprendizagens.
  • Antes de entregar a atividade, guie os alunos com questões (Essas questões serão respondidas de acordo com a análise das perguntas expostas no documento da atividade) como:
  • A rua onde você mora é asfaltada, com paralelepípedo, arenosa ou de terra batida?
  • Na sua rua existem mais casas ou comércio?
  • Existe algum tipo de festividade que acontece na sua rua?
  • Possui praças? Como é a praça?
  • A praça é importante para os moradores? Por quê?
  • Qual a importância desses locais que você indicou? Possui outros locais públicos por lá? Eles marcam a vida das pessoas de alguma maneira?
  • Enquanto realizam a atividade, circule pela sala, percebendo os critérios de escolha e como os alunos estão descrevendo os locais vivenciados no dia a dia.
  • Entregue aos alunos a atividade. (você pode acessá-la pelo link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cJtUKb5zsVDCvS9tuNQ8ADjAJafsBWfFAf7uKWXHM64urTFsEJfkFaJDVJmy/his3-05und01-atividade-de-contextualizacao.pdf).
  • Selecione alunos para responder cada pergunta de forma que toda a turma participe.

Para você saber mais: Ensino de História e História Local: o reconhecimento da identidade pelo caminho da insignificância. In: Ana Maria Monteiro; Arlette Medeiros Gasparello; Marcelo de Souza Magalhães. (Org.). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X; Faperj, 2007, v. 1, p. 175-185.

NASCIMENTO Jr., A.F. REFLEXÕES SOBRE AS PRAÇAS DAS CIDADES HISTÓRICAS DO VALE DO PARAÍBA DO SUL, ESTADO DE SÃO PAULO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. http://www.unimar.br/publicacoes/assentamentos/assent_humano3v2/Antonio.htm

POSSAS, L.M.V. Rastreando pistas - a observação das praças da cidade. Revista Brasileira de História. https://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=3736

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre a fotografia.
  • Pergunte : O que chama mais a atenção de vocês na imagem? (explore bem a imagem, saliente que as cidades possuem uma história, e que todos os elementos que a constituem podem ser estudadas , ou seja, as praças, escolas, ruas, monumentos, festas, etc. Chame atenção dos alunos sobre o formato das casas e os materiais que foram usados para a construção. Esses dados revelam que os moradores que as construíram não eram pessoas de posses (ricas).
  • O menino no slide fala sobre Patrimônio Cultural. Aborde esse assunto com a turma. Uma dica é trabalhar primeiramente com a palavra Patrimônio. Peça para os alunos consultarem um dicionário. Eles descobrirão que Patrimônio se relaciona a um conjunto de bens. Projete o vídeo para os alunos https://www.youtube.com/watch?v=-Uz61DKiMAk, com uma definição lúdica de Patrimônio.
  • Para finalizar essa etapa da aula , questione: Por que vocês acham que é importante o fato da cidade de João Pessoa ser um Patrimônio Histórico? (espera-se que os alunos respondam que são bens relacionados com a identidade do local e representam uma importante fonte histórica).

Como adequar à sua realidade: Produza junto com os alunos um glossário relacionado às palavras do vídeo que provavelmente os alunos ainda não compreendem. Este pode ser confeccionado coletivamente e ser exposto na sala em formato de cartaz, ou ainda, confeccionado em formato de livreto, usando papel sulfite, onde cada criança possua o seu.

Para você saber mais: Segue sugestão de leitura do artigo “História de João Pessoa” do IPHAN . É uma boa referência sobre os aspectos históricos da cidade de João Pessoa: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/349/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Converse com os alunos sobre a fotografia. Pergunte:
  • O que chama mais a atenção de vocês na imagem?
  • Como são as ruas da imagem? Essas ruas são antigas ? Por quê?
  • Por que as pessoas estão vestidas dessa maneira?
  • Por que estão portando vassouras e baldes? Esses itens fazem parte da festa? O que vocês acham?
  • Vocês acham que essa festa sempre aconteceu na cidade? Por quê?
  • Por que vocês acham que é importante o fato de uma festa ser um episódio marcante na cidade? (espera-se que o aluno responda que é importante porque eles revivem costumes e memórias do passado e de fatos que ajudaram a construir a história da cidade).

No exemplo do slide, a Festa de Nosso Senhor Bom Jesus é uma festa religiosa popular que integra a programação litúrgica, cultural, esportiva, artística e de entretenimento. Tem como data da comemoração dia 2 de fevereiro, que nada tem a ver com o calendário litúrgico da Igreja, porém marca a chegada da imagem de Senhor dos Passos a Lençóis, em 1852. Após um longo percurso marítimo e fluvial, de Portugal até Salvador, a imagem seguiu até Cachoeira, no Recôncavo Baiano, de onde percorreu o Rio Paraguaçu, e depois pelo Rio Santo Antônio, até o porto fluvial a cerca de doze quilômetros de Lençóis. Consta que a imagem foi recepcionada e levada em procissão pelos garimpeiros até a cidade, onde foi erigida em 1855 uma Capela para abrigá-la. http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4517/festa-do-nosso-senhor-bom-jesus-dos-passos-ba-celebra-o-santo-dos-garimpeiros

Para você saber mais: Acesse para conhecer mais sobre a Festa de Nosso Senhor Bom Jesus

http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/4517/festa-do-nosso-senhor-bom-jesus-dos-passos-ba-celebra-o-santo-dos-garimpeiros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

Como adequar à sua realidade: Se necessário, adapte à sua realidade, trocando o uso de fotografia por cartão postal, desenhos das próprias crianças, retratando os locais mais importantes do local onde vivem.

Para você saber mais: Segue uma sugestão de leitura do site de Nova Escola “É hora de valorizar nosso patrimônio cultural”, nele é retratado o trabalho com as heranças culturais de sua região que permite que o aluno aprenda a resguardar a memória da comunidade e se sinta parte dela. https://novaescola.org.br/conteudo/1682/e-hora-de-valorizar-nosso-patrimonio-cultural

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa será sistematizado o que as crianças compreenderam dos marcos históricos. Espera-se que tenham a ideia que são locais que remetem a história, hábitos ou costumes relevantes e importantes para as pessoas que habitam em um mesmo lugar - é hora de colocar em prática o que aprenderam.
  • Entregue uma folha de papel sulfite a cada criança e peça para escolherem um dos marcos históricos listados no início da aula para representá-lo por meio de uma ilustração.
  • Peça também que elaborem uma legenda para o seu desenho, explicando o local representado.
  • Você pode mediar o trabalho para que representem locais distintos, ampliando o conhecimento dos marcos de onde se vive.
  • Para atender a função social do conhecimento é importante que as representações sejam colocadas em um varal juntamente com a definição de marcos históricos elaborada coletivamente com seus alunos.

Para você saber mais: Segue uma sugestão de leitura do site da revista Gestão Escolar “Sobre como expor os trabalhos dos alunos”. O artigo retrata a importância de expor o trabalho dos alunos como uma etapa da aprendizagem. Veja as diferentes formas de colocá-la em evidência em : https://gestaoescolar.org.br/conteudo/360/a-importancia-de-expor-o-trabalho-dos-alunos

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O lugar em que vive do 3º ano :

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano