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Plano de aula > História > 3º ano > As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Plano de aula - A Culinária Tradicional Brasileira

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre A Culinária Tradicional Brasileira

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Flávia Nazaré Vilhena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer a produção de um alimento regional e a relação com a cultura do lugar. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).

Para esta aula, grave um vídeo fazendo alguma comida que utilize macaxeira/mandioca/aipim. Explique aos alunos, via arquivo de áudio, que a mandioca é uma raiz, assim como a batata, e que é usada para a realização de muitos tipos de comidas em todo Brasil, sendo um dos alimentos mais presentes em nosso país. Explique que, inicialmente, a mandioca era um alimento conhecido pelas populações indígenas que viviam nos territórios que formavam o Brasil, mas hoje, vários grupos a conhecem e utilizam ela e os derivados dela como alimento.

Problematização
Via áudio ou texto, pergunte se os estudantes já viram mandioca na feira ou no supermercado. Mostre o slide 4 para assegurar que todos conhecem o alimento. Na sequência, envie o vídeo “Produção de farinha de mandioca”. Via áudio ou vídeo, explique que, inicialmente, a mandioca era um alimento conhecido pelas populações indígenas, mas que, ao longo dos anos, ela foi se popularizando em todo o país, inclusive sendo nomeada de diversas formas dependendo da região. Para finalizar essa etapa, peça que os estudantes produzam um desenho com alguma forma de consumo da mandioca na própria casa.

Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização. Peça que produzam a própria receita com mandioca. Eles devem inventar uma receita e escrevê-la no caderno ou no arquivo compartilhado. As produções devem ser compartilhadas no grupo da escola. Dê o feedback das atividades aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural” e “Patrimônio material e Imaterial”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI01, EF02HI02, EF02HI03 e habilidades conexas entre outros componentes EF15AR25 e EF69AR31.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS3_03UND03

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.


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