Roteiro de Entrevista
Plano de Aula
Plano de aula: Histórias do meu lugar
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pontos de vista sobre acontecimentos locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Entrevista com moradores locais sobre o lugar de importância para a formação da cidade/localidade. Essa entrevista deve ser previamente realizada.
- Fonte histórica que retrata o lugar de importância para a formação da cidade/localidade.
- Ficha para coleta de dados das entrevistas.
- Folha de resposta para a atividade da sistematização.
Material complementar:
Roteiro de Entrevista.
Tabela de coleta de dados.
Folha de Resposta.
Para você saber mais: Segue sugestão de leitura do artigo “Aprendendo e ensinando sobre o passado à crianças de três a oito anos” da autora Hilary Cooper. O artigo possibilita boas reflexões sobre como podemos mediar a relação das crianças com o passado fazendo uso de um processo investigativo característico da História. A autora inclusive trata da habilidade de analisar mais de um ponto de vista sobre um mesmo fato. Considera-se a leitura oportuna não só para este plano, mas para o ensino de história em si.
COOPER.Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado à crianças de três a oito anos.Educ. rev. no.spe Curitiba 2006.Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602006000400010&script=sci_arttext . Acesso em 19.dez. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Apresente o objetivo da aula lendo com os alunos, escrevendo no quadro e/ou, se possível, projetando o slide.
Converse com os alunos e diga que vocês conhecerão um lugar importante para a formação da cidade/localidade.
Contexto
Tempo sugerido: (10 minutos)
Orientações: Esta etapa do plano introduz o que será desenvolvido no plano como um todo. Isso acontecerá por meio de uma dinâmica que envolva o aluno e o coloque no centro da construção do conhecimento. Para isso é importante que se proponha uma atividade relacionada com algo de seu cotidiano. No caso deste plano, especificamente, propõe-se que o aluno veja uma fotografia do lugar de importância para a formação da sua cidade ou localidade e, ao analisar a fotografia, faça considerações sobre o que já conhece do lugar e as memórias das suas vivências nele. Sendo assim, siga as orientações descritas abaixo:
- Inicie essa etapa apresentando aos alunos a imagem no slide.
- Para iniciar a análise da fonte, leia com os alunos a pergunta do slide. Ela é uma sugestão como ponto de partida para a interrogação da fonte trabalhada nessa etapa. Para um uso significativo dessa fonte sugere-se as seguintes questões direcionadoras:
- Olhe a fotografia. Você sabe que lugar é esse? O nome?
- Você já esteve nesse lugar? Passeando? Brincando?
- Já viu esse lugar na TV?
- Em sua opinião, esse lugar é importante para a nossa cidade/localidade?
- Direcione esse momento para que os alunos possam descrever suas vivências com o que está sendo apresentado na fonte.
- Pode acontecer de um ou mais alunos saberem informações mais específicas. Valorize essa contribuição.
- É importante que o lugar retratado na imagem (ou na fonte que você escolheu) seja o mais próximo possível da comunidade para que se possa garantir que os alunos tenham vivências a serem relatadas e compartilhadas com os colegas da turma.
- Anote os relatos dos alunos no quadro, no seu computador ou mesmo em um caderno ou folha avulsa. As informações coletadas contribuirão para você compreender, no fim da aula, o que eles aprenderam.
Espera-se que os alunos relatem alguma experiência vivida no lugar de origem da cidade/localidade. Possibilidades: passeios em família; idas ao restaurante; manifestações religiosas; brincadeiras; passeios de barco; passagem pelo local enquanto estavam em um transporte público ou particular; algo que viram em alguma reportagem; um local próximo à casa deles etc. Atenção para orientar os alunos a respeitarem a fala do outro, pois é interessante sempre fazer esse exercício de respeito à fala e manifestação de diferentes opiniões.
IPHAN: Fotografia. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/fototeca Acesso em: 18. Nov.2018
Como adequar à sua realidade: Sugere-se as seguintes formas de adaptação a fim de contemplar as especificidades da sua região.
- O slide acima retrata o Forte do Castelo, um dos lugares importantes para conhecer a história da cidade de Belém/PA. Porém, é só um modelo e deve ser adaptado. Para respeitar o que a BNCC pede, faça a adaptação desta etapa para a sua cidade ou localidade. Pode ser uma praça, bairro, rua, prédio, porto, igreja, cemitério, ponte, fundo de rio, quilombo, aldeamento e/ou assentamento. O fundamental é que a escolha contemple um lugar significativo para a origem da cidade/localidade em que você e seus alunos estão.
- No caso de optar por usar o exemplo do slide, mas não puder projetar, sugere-se a confecção de um cartaz ou que se cole as imagens no quadro da sala.
- Faça uma adaptação da fonte de acordo com o que é significativo para a história da formação da sua cidade/localidade, considerando o exposto no item 1. O importante é que nessa etapa a fonte escolhida se proponha a embasar a contextualização levando o aluno a refletir sobre suas vivências com aquele local. Em resumo, deve haver significado para o aluno, pois assim se caminha para uma atuação protagonista desses, que exercitando a prática de historiar, partem de uma provocação do seu cotidiano.
- As questões direcionadoras de análise da fonte são sugestivas e você pode adaptar à sua realidade e para o tipo de fonte que escolher usar nessa etapa da contextualização. Não precisa ficar preso apenas a essas perguntas. Também ficará interessante adaptar segundo os questionamentos dos alunos lembrando que o protagonismo deles é fundamental.
Problematização
Tempo sugerido: (25 minutos)
Orientações: O movimento desta etapa se fundamenta na autonomia e protagonismo dos alunos, a começar por colocá-los como entrevistadores. Quando os alunos se debruçam sobre as entrevista (as fontes históricas nesta etapa) para coletar informações sobre a história ou histórias do seu lugar, eles estão experienciando a investigação histórica e construindo um conhecimento que é significativo para suas vidas.
Perceba que há nesta aula um movimento de comparação de diferentes pontos de vistas, não só dos entrevistados, mas dos próprios alunos quando relataram as relações com o lugar de origem da sua localidade. Assim, constroem-se (alunos e professor) ferramentas para a desnaturalização na relação com os espaços da comunidade e imprime-se significados. Para a realização dessa etapa do plano, sugere-se as orientações descritas abaixo:
- Reúna as crianças em grupos mantendo os mesmo componentes que fizeram a entrevista. Ainda que alunos tenham faltado devem ser mantidos os grupos responsáveis pela entrevista.
- Organizados os grupos, explique para eles o que deve ser preenchido na ficha de coleta de dados e como será feito esse preenchimento. É importante ler a ficha e esclarecer dúvidas.
- Agora entregue uma só cópia da ficha para cada grupo.
- Informe aos alunos que eles não trabalharão com as entrevistas que fizeram, mas sim com a de outro grupo da sala. Então faça a troca de forma que cada grupo tenha uma entrevista feita por outro grupo.
- Fique à disposição dos alunos mediando o processo de leitura e preenchimento da ficha. Sempre preze pela autonomia dos alunos. Não dê respostas prontas, mas estimule todos a solucionar possíveis dificuldades como, por exemplo, não entender a letra do colega. Deixe claro que os grupos podem colaborar entre si.
- Incentive a cordialidade e o respeito pelo trabalho um do outro.
- Feito o preenchimento das fichas, peça que cada grupo socialize as informações que conseguiram coletar. Sintetize-as no quadro completando as informações. Mantenha no quadro para que todos possam ver e consultar.
- Provoque os alunos a manifestarem suas impressões sobre os relatos e pergunte se alguém encontrou uma informação interessante ou contraditória.
Roteiro de Entrevista.
Tabela de coleta de dados.
Como adequar à sua realidade: Sugere-se as seguintes adaptações a fim de contemplar as especificidades da sua região:
- Caso não tenha como projetar o slide, faça a pergunta oralmente para os alunos, Também é possível produzir um cartaz ou mesmo escrever na lousa da sala.
- Está disponibilizado um modelo, pronto para impressão, da tabela de coleta de dados e do roteiro de entrevista. Mas, caso não possa imprimir um daqueles para cada grupo, sugere-se que copie no quadro e peça que os alunos anotem em uma folha A4 ou mesmo no caderno. Ainda é possível fazer um ficha para a turma toda que deverá ser preenchida pelo professores, mas mediante a leitura e busca de informações pelos alunos. Só coloque na ficha o que for coletado por eles, ou também designe um aluno para fazer esse preenchimento.
Sistematização
Tempo sugerido: (10 minutos)
Orientações: No momento de encerramento da aula, retome o objetivo da atividade proposta e, assim, verifique se os alunos agora conhecem o lugar de importância para a formação da cidade/localidade e se o consideram de relevância para a comunidade.
- Leia a pergunta no slide e converse com os alunos. Contextualize contando que um turista quer conhecer a cidade/localidade.
- Diga aos alunos que agora eles devem responder a pergunta que está no slide e que, para isso, podem usar as informações da tabela de coleta de dados, as que estão no quadro e seus próprios relatos ditos no início da aula.
- Essa atividade é individual.
- A resposta é curta, mas caso um aluno se sinta à vontade para escrever, incentive-o.
- Se possível, imprima uma folha de resposta para cada aluno.
Folha de Resposta.
Como adequar à sua realidade: Para essa etapa do plano sugere-se as seguintes adaptações a fim de contemplar as especificidades da sua região:
- Se não for possível projetar o slide com a pergunta, escreva no quadro ou em um cartaz e cole na parede.
- No caso da sua turma ou algum aluno ter dificuldades de produzir textos, peça que desenhem ou se manifestem oralmente.
- A folha de resposta tem um espaço adaptável às sugestões acima. Se não for possível a impressão da folha de resposta, peça aos alunos para registrarem no caderno ou em uma folha A4.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e Fotografia.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer lugares importantes para a formação da nossa cidade. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Para este plano, escolha um monumento histórico da sua região e uma fotografia dele.
Apresente a fotografia do monumento escolhido e mande, via arquivo de texto, as seguintes perguntas:
- Olhe a fotografia. Você sabe que lugar é esse? O nome?
- Você já esteve nesse lugar? Passeando? Brincando?
- Já viu esse lugar na TV?
- Em sua opinião, esse lugar é importante para a nossa cidade/localidade?
Oriente os alunos a relatarem, via arquivo de áudio, alguma experiência vivida no lugar de origem da cidade/localidade. Solicite que compartilhem os resultados das pesquisas no grupo da turma através de um vídeo de, no máximo, 1 minuto.
Problematização
Peça para os estudantes escolherem a pessoa mais velha com quem convivem para a realização de uma entrevista. Envie o arquivo da entrevista para os alunos e peça para gravarem o momento em que a atividade for realizada. Dê um tempo para que produzam o solicitado. Peça que compartilhem o próprio vídeo no grupo e assistam aos dos colegas, para que conheçam mais informações sobre seu lugar.
Sistematização
Via texto de Whatsapp, compartilhe as seguintes questões:
- Um turista quer conhecer a história do lugar onde vivemos. Para onde você o levaria? Por que você escolheu esse lugar?
- O que contaria sobre esse lugar?
Envie o arquivo de sistematização e peça que eles elaborem um desenho e um pequeno texto, apresentando o lugar escolhido e justificando a escolha. As atividades devem ser compartilhadas no grupo da escola ou você pode produzir um Padlet (veja como fazer um aqui).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Bens materiais e imateriais” e “O que é Patrimônio Cultural”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI01, EF02HI02, EF02HI03 e habilidades conexas entre outros componentes EF15AR25 e EF69AR31.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Flávia Vilhena
Mentor: Priscilla Paixão
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
Objeto (s) de conhecimento: O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.
Palavras Chave: História da cidade; Localidade; Relatos.
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