16144
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > O trabalho e a sustentabilidade na comunidade

Plano de aula - Comunidade ativa

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Comunidade ativa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia Mendes De Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer a contribuição do trabalho na nossa comunidade. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online). Acesse o arquivo de contextualização. A partir dele, escolha 5 profissões. Fale com 5 alunos diferentes e escolha uma profissão para cada estudante. Peça a eles que façam vídeos de 1 minuto representando as profissões através de mímicas e solicite que compartilhem os videos no grupo da turma. Peça que os  outros alunos interajam tentando descobrir a quais profissões os vídeos se referem.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização. Peça para escolherem uma das entrevistas que o arquivo traz e, a partir delas, responderem as seguintes questões:
- O que cada um deles faz em seus trabalhos?
- Como seriam nossas vidas sem o trabalho dessas pessoas?
- Qual é a importância do que eles fazem?
- Você conhece alguém que trabalhe com alguma dessas profissões?

Se a atividade for realizada em momento assíncrono, as respostas devem ser escritas no caderno e compartilhadas através de fotografias. Caso seja em momento síncrono, peça para os estudantes compartilharem as respostas e faça a mediação do debate on-line.

Sistematização
Envie para os estudantes as seguintes questões:
- E se você tivesse que trabalhar com uma dessas profissões? Como seria?
- Como você se sentiria por contribuir com esse trabalho? Por quê?
- Destaque quais são os pontos bons e ruins da rotina desse trabalho para você.

Peça para os estudantes responderem as questões no caderno e fazerem um desenho sobre as profissões que escolheram. Peça para compartilharem no grupo e faça um álbum no Padlet com os desenhos (veja como fazer um aqui). Dê retorno das atividades aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo “História do trabalho” e “Profissões - Serelepe”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI02, EF03HI11, EF03HI12, EF03HI06 e habilidades conexas entre outros componentes EF15AR06, EF15AR07 e EF15AR13.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_10UND03

(EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O trabalho e a sustentabilidade na comunidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas