16144
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > O trabalho e a sustentabilidade na comunidade

Plano de aula - Comunidade ativa

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Comunidade ativa

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia Mendes De Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula você poderá utilizar projetor e precisará imprimir o material complementar (consulte a etapa referente a atividade para saber a quantidade), e uma sacola ou saco de pano.

Material complementar:

HIS2_10UND03 - Fichas das profissões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x7ZJXTCC3WRbaay5Tcdvp5X8RCDkKskjzFVKKC6qPThTJjbJ59ZEXaDNrfSX/his2-10und03-fichas-das-profissoes.pdf

HIS2_10UND03 - Entrevista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sjKEMtnCyHXaPa54n83WNjzhpEUzbQ5qxKkGsCgbsWqBJYmgMbarNWvWMJkv/his2-10und03-entrevistas.pdf

Para você saber mais:

Fonte: A importância dos jogos na aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3832/a-importancia-dos-jogos-na-aprendizagem. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: Comunicação Oral: gênero entrevista. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3950/comunicacao-oral-genero-entrevista. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: MATOS, J. S.; SENNA, A.K. História oral como fonte: problemas e métodos. Historiae, Rio Grande, 2011, pp. 95 - 108. Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2395/1286. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: SANTOS, H. A.; SILVEIRA, S.P.B.B. A importância da utilização do texto e articulação entre as áreas de conhecimento. Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/importancia-texto-articulacao-areas-conhecimento.htm. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, você pode apresentar esse slide a turma e fazer uma leitura coletiva. Nessa aula se trabalhará as especificidades das formas de trabalho próximas ao convívio da criança para que reconheçam a importância do trabalho da comunidade no seu dia a dia. É importante que ao final dessa aula os alunos possam entender o papel das formas de trabalho da sua comunidade e o impacto delas na sociedade e em suas vidas.

Para você saber mais:

Para você enriquecer o conhecimento no assunto e acrescentar possíveis melhorias no plano de aula segundo a realidade das suas crianças e de sua escola, seguem os links:

Fonte: A importância dos jogos na aprendizagem, disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/3832/a-importancia-dos-jogos-na-aprendizagem Acesso em: 08 de dezembro de 2018.

Fonte: Comunicação Oral: gênero entrevista, disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/3950/comunicacao-oral-genero-entrevista Acesso em: 08 de dezembro de 2018.

Fonte: História oral como fonte: problemas e métodos, disponível em:

https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2395/1286 Acesso em: 08 de dezembro de 2018.

Fonte: A importância da utilização do texto, disponível em:

https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/importancia-texto-articulacao-areas-conhecimento.htm Acesso em: 08 de dezembro de 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Para esta atividade, prepare o material complementar disponível no link:

HIS2_10UND03 - Fichas das profissões - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x7ZJXTCC3WRbaay5Tcdvp5X8RCDkKskjzFVKKC6qPThTJjbJ59ZEXaDNrfSX/his2-10und03-fichas-das-profissoes.pdf

Coloque os papéis em uma sacola para sortear as profissões durante o jogo.

Sugestão 1:

Divida a turma em dois grupos e peça que um de cada grupo venha para a frente da sala. Você sorteia uma profissão e mostra para os dois alunos ao mesmo tempo e eles fazem mímicas para a sala, combine com eles para que comecem quando você disser algum comando (ex: já, pronto, comecem). O grupo que adivinhar a profissão correta primeiro ganha um ponto. Anote a pontuação no quadro.

Sugestão 2:

Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos e chame um representante de cada grupo por vez para participar escrevendo na lousa. O aluno prepara a forca, colocando o número de letras da palavra, e os grupos anotam nos cadernos acompanhando. Cada grupo tem direito a pedir uma letra em cada rodada. O grupo que acertar a última letra e completar a palavra, ganha um ponto. Contudo, os grupos têm direito de fazer um palpite a qualquer hora levantando uma mão, correndo o risco de perder duas rodadas se errar uma vez e perder um ponto se errar duas.

Ao encerrar o jogo, pergunte aos alunos se eles percebem o papel dessas profissões na nossa rotina e quantas coisas conseguimos fazer graças ao serviço desses trabalhadores. Espera-se que eles possam refletir e relacionar as formas de trabalho vistas no jogo com o papel que cada uma representa no dia a dia, começando a estabelecer as ligações que conferem importância a contribuição das profissões na comunidade da qual fazem parte.

Como adequar à sua realidade: Procure pensar e combinar regras para o jogo antes de começar. Como o comando para iniciar a mímica, você pode pedir que eles levantem a mão antes de falar um palpite, para não falarem todos ao mesmo tempo e evitar discussão de quem disse primeiro.

Para você saber mais:

Fonte: A importância dos jogos na aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3832/a-importancia-dos-jogos-na-aprendizagem. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: MACEDO, L. O jogo como elo entre o culto e a cultura. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7736/o-jogo-como-elo-entre-o-culto-e-a-cultura. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Entregue cópias do material complementar disponível neste link:

HIS2_10UND03 - Entrevista - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sjKEMtnCyHXaPa54n83WNjzhpEUzbQ5qxKkGsCgbsWqBJYmgMbarNWvWMJkv/his2-10und03-entrevistas.pdf

Divida a turma em quatro ou oito grupos e entregue uma cópia para cada grupo, ou duas se estiverem em mais de três alunos. Atenção: no material complementar você vai encontrar quatro entrevistas, por isso é importante que estejam distribuídos em 4 ou 8 grupos, considere atentamente a quantidade de alunos da sua turma. É aconselhável que se trabalhe em pequenos grupos. Se estiverem em quatro, cada grupo recebe uma entrevista, e se estiverem em oito, dois grupos recebem uma mesma entrevista.

Comece entregando somente a capa e pergunte a eles que tipo de fonte é essa? Ex: Revista, blog, jornal digital. Então, faça uma leitura coletiva. Depois, entregue a entrevista aos grupos para que façam a leitura. Caminhe pelos grupos e auxilie em eventuais dúvidas.

Em seguida, dois grupos se juntam para conversar e compartilhar sobre a entrevista que leram. Faça um sistema de rotação dos grupos para que no fim todos os grupos tenham compartilhado informações sobre as outras entrevistas. Nesse momento, se estiverem divididos em oito grupos, não é necessário que todos os grupos se conversem, o importante é que coletem informações sobre todas as entrevistas para realizarem a próxima parte da atividade.

Quando terminarem a leitura, peça que conversem no grupo sobre essas perguntas:

  • O que cada um deles faz em seus trabalhos?
  • Como seriam nossas vidas sem o trabalho dessas pessoas?
  • Qual é a importância do que eles fazem?
  • Você conhece alguém que trabalhe com alguma dessas profissões?

Dê a eles 15 minutos para responderem as perguntas, depois peça que, um por vez, compartilhem as conclusões que chegaram em seu grupo. Permita que respondam uns aos outros também, priorize e faça a mediação de diálogos.

Como adequar à sua realidade: Você pode apresentar o material complementar com um projetor, se for possível. Se você tiver mais tempo para trabalhar a atividade, peça para que eles façam a mesma entrevista com as pessoas que eles conhecem para que vocês continuem em uma próxima aula, ou até mesmo pedir que eles façam essa entrevista com os funcionários da escola. Nessa continuação, garanta que os alunos consigam apontar diferenças diretas que a importância do trabalho das pessoas entrevistadas tem na vida e rotina deles.

Talvez seja necessário adaptar esta atividade ao grau de alfabetização da turma, avalie se a extensão dos textos e das leituras irão comprometer o bom desempenho do exercício, podendo assim, diminuir a quantidade de entrevistas e/ou a forma de distribuição dos grupos em cada etapa.

Para você saber mais:

Fonte: Comunicação Oral: gênero entrevista. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3950/comunicacao-oral-genero-entrevista. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: MATOS, J. S.; SENNA, A.K. História oral como fonte: problemas e métodos. Historiae, Rio Grande, 2011, pp. 95 - 108. Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2395/1286. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: RODRIGUES, C. Memória, fonte de pesquisa. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2376/memoria-fonte-de-pesquisa. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Agora é hora dos alunos produzirem sozinhos. Peça que voltem a se sentar sozinhos para realizar essa atividade e então, escrevam sobre as questões:

  • E se você tivesse que trabalhar com uma dessas profissões? Como seria?
  • Como você se sentiria por contribuir com esse trabalho? Por quê?
  • Destaque quais são os pontos bons e ruins da rotina desse trabalho para você.

Caminhe pela sala e auxilie no processo de construção da escrita. Quando todos terminarem, faça uma exposição nas paredes da sala de suas produções.

Ao final dessa aula espera-se que os alunos percebam o papel das formas de trabalho que os cercam e a contribuição dos mesmos nos seus bairros e no dia a dia. Percebendo que todo trabalho é importante para o bom funcionamento da sociedade, destacando as relações sociais que estão próximas ao convívio das crianças, bem como conhecer as especificidades das formas de trabalho incluídas nesse meio.

Como adequar à sua realidade: Nessa atividade você pode permitir que escrevam de profissões mais comuns da cidade e/ou do Estado que se encontram, por serem mais próximas da realidade do alunos, podendo assimilar melhor a importância dessas formas de trabalho. Ainda pensando no grau de alfabetização da turma, você pode alterar o tipo de exercício proposto, ao invés de escreverem eles podem desenhar, por exemplo, ou você pode conciliar com o gênero textual que estão trabalhando em língua portuguesa.

Para você saber mais:

Fonte: COSTA, A. A produção textual como a sistematização de ideias. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-producao-textual-como-a-sistematizacao-de-ideias/49309/. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: SANTOS, H. A.; SILVEIRA, S.P.B.B. A importância da utilização do texto e articulação entre as áreas de conhecimento. Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/importancia-texto-articulacao-areas-conhecimento.htm. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula você poderá utilizar projetor e precisará imprimir o material complementar (consulte a etapa referente a atividade para saber a quantidade), e uma sacola ou saco de pano.

Material complementar:

HIS2_10UND03 - Fichas das profissões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x7ZJXTCC3WRbaay5Tcdvp5X8RCDkKskjzFVKKC6qPThTJjbJ59ZEXaDNrfSX/his2-10und03-fichas-das-profissoes.pdf

HIS2_10UND03 - Entrevista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sjKEMtnCyHXaPa54n83WNjzhpEUzbQ5qxKkGsCgbsWqBJYmgMbarNWvWMJkv/his2-10und03-entrevistas.pdf

Para você saber mais:

Fonte: A importância dos jogos na aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3832/a-importancia-dos-jogos-na-aprendizagem. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: Comunicação Oral: gênero entrevista. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3950/comunicacao-oral-genero-entrevista. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: MATOS, J. S.; SENNA, A.K. História oral como fonte: problemas e métodos. Historiae, Rio Grande, 2011, pp. 95 - 108. Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2395/1286. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: SANTOS, H. A.; SILVEIRA, S.P.B.B. A importância da utilização do texto e articulação entre as áreas de conhecimento. Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/importancia-texto-articulacao-areas-conhecimento.htm. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, você pode apresentar esse slide a turma e fazer uma leitura coletiva. Nessa aula se trabalhará as especificidades das formas de trabalho próximas ao convívio da criança para que reconheçam a importância do trabalho da comunidade no seu dia a dia. É importante que ao final dessa aula os alunos possam entender o papel das formas de trabalho da sua comunidade e o impacto delas na sociedade e em suas vidas.

Para você saber mais:

Para você enriquecer o conhecimento no assunto e acrescentar possíveis melhorias no plano de aula segundo a realidade das suas crianças e de sua escola, seguem os links:

Fonte: A importância dos jogos na aprendizagem, disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/3832/a-importancia-dos-jogos-na-aprendizagem Acesso em: 08 de dezembro de 2018.

Fonte: Comunicação Oral: gênero entrevista, disponível em:

https://novaescola.org.br/conteudo/3950/comunicacao-oral-genero-entrevista Acesso em: 08 de dezembro de 2018.

Fonte: História oral como fonte: problemas e métodos, disponível em:

https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2395/1286 Acesso em: 08 de dezembro de 2018.

Fonte: A importância da utilização do texto, disponível em:

https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/importancia-texto-articulacao-areas-conhecimento.htm Acesso em: 08 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Para esta atividade, prepare o material complementar disponível no link:

HIS2_10UND03 - Fichas das profissões - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x7ZJXTCC3WRbaay5Tcdvp5X8RCDkKskjzFVKKC6qPThTJjbJ59ZEXaDNrfSX/his2-10und03-fichas-das-profissoes.pdf

Coloque os papéis em uma sacola para sortear as profissões durante o jogo.

Sugestão 1:

Divida a turma em dois grupos e peça que um de cada grupo venha para a frente da sala. Você sorteia uma profissão e mostra para os dois alunos ao mesmo tempo e eles fazem mímicas para a sala, combine com eles para que comecem quando você disser algum comando (ex: já, pronto, comecem). O grupo que adivinhar a profissão correta primeiro ganha um ponto. Anote a pontuação no quadro.

Sugestão 2:

Divida a turma em grupos de 4 a 6 alunos e chame um representante de cada grupo por vez para participar escrevendo na lousa. O aluno prepara a forca, colocando o número de letras da palavra, e os grupos anotam nos cadernos acompanhando. Cada grupo tem direito a pedir uma letra em cada rodada. O grupo que acertar a última letra e completar a palavra, ganha um ponto. Contudo, os grupos têm direito de fazer um palpite a qualquer hora levantando uma mão, correndo o risco de perder duas rodadas se errar uma vez e perder um ponto se errar duas.

Ao encerrar o jogo, pergunte aos alunos se eles percebem o papel dessas profissões na nossa rotina e quantas coisas conseguimos fazer graças ao serviço desses trabalhadores. Espera-se que eles possam refletir e relacionar as formas de trabalho vistas no jogo com o papel que cada uma representa no dia a dia, começando a estabelecer as ligações que conferem importância a contribuição das profissões na comunidade da qual fazem parte.

Como adequar à sua realidade: Procure pensar e combinar regras para o jogo antes de começar. Como o comando para iniciar a mímica, você pode pedir que eles levantem a mão antes de falar um palpite, para não falarem todos ao mesmo tempo e evitar discussão de quem disse primeiro.

Para você saber mais:

Fonte: A importância dos jogos na aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3832/a-importancia-dos-jogos-na-aprendizagem. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: MACEDO, L. O jogo como elo entre o culto e a cultura. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7736/o-jogo-como-elo-entre-o-culto-e-a-cultura. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Entregue cópias do material complementar disponível neste link:

HIS2_10UND03 - Entrevista - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sjKEMtnCyHXaPa54n83WNjzhpEUzbQ5qxKkGsCgbsWqBJYmgMbarNWvWMJkv/his2-10und03-entrevistas.pdf

Divida a turma em quatro ou oito grupos e entregue uma cópia para cada grupo, ou duas se estiverem em mais de três alunos. Atenção: no material complementar você vai encontrar quatro entrevistas, por isso é importante que estejam distribuídos em 4 ou 8 grupos, considere atentamente a quantidade de alunos da sua turma. É aconselhável que se trabalhe em pequenos grupos. Se estiverem em quatro, cada grupo recebe uma entrevista, e se estiverem em oito, dois grupos recebem uma mesma entrevista.

Comece entregando somente a capa e pergunte a eles que tipo de fonte é essa? Ex: Revista, blog, jornal digital. Então, faça uma leitura coletiva. Depois, entregue a entrevista aos grupos para que façam a leitura. Caminhe pelos grupos e auxilie em eventuais dúvidas.

Em seguida, dois grupos se juntam para conversar e compartilhar sobre a entrevista que leram. Faça um sistema de rotação dos grupos para que no fim todos os grupos tenham compartilhado informações sobre as outras entrevistas. Nesse momento, se estiverem divididos em oito grupos, não é necessário que todos os grupos se conversem, o importante é que coletem informações sobre todas as entrevistas para realizarem a próxima parte da atividade.

Quando terminarem a leitura, peça que conversem no grupo sobre essas perguntas:

  • O que cada um deles faz em seus trabalhos?
  • Como seriam nossas vidas sem o trabalho dessas pessoas?
  • Qual é a importância do que eles fazem?
  • Você conhece alguém que trabalhe com alguma dessas profissões?

Dê a eles 15 minutos para responderem as perguntas, depois peça que, um por vez, compartilhem as conclusões que chegaram em seu grupo. Permita que respondam uns aos outros também, priorize e faça a mediação de diálogos.

Como adequar à sua realidade: Você pode apresentar o material complementar com um projetor, se for possível. Se você tiver mais tempo para trabalhar a atividade, peça para que eles façam a mesma entrevista com as pessoas que eles conhecem para que vocês continuem em uma próxima aula, ou até mesmo pedir que eles façam essa entrevista com os funcionários da escola. Nessa continuação, garanta que os alunos consigam apontar diferenças diretas que a importância do trabalho das pessoas entrevistadas tem na vida e rotina deles.

Talvez seja necessário adaptar esta atividade ao grau de alfabetização da turma, avalie se a extensão dos textos e das leituras irão comprometer o bom desempenho do exercício, podendo assim, diminuir a quantidade de entrevistas e/ou a forma de distribuição dos grupos em cada etapa.

Para você saber mais:

Fonte: Comunicação Oral: gênero entrevista. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3950/comunicacao-oral-genero-entrevista. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: MATOS, J. S.; SENNA, A.K. História oral como fonte: problemas e métodos. Historiae, Rio Grande, 2011, pp. 95 - 108. Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2395/1286. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: RODRIGUES, C. Memória, fonte de pesquisa. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2376/memoria-fonte-de-pesquisa. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Agora é hora dos alunos produzirem sozinhos. Peça que voltem a se sentar sozinhos para realizar essa atividade e então, escrevam sobre as questões:

  • E se você tivesse que trabalhar com uma dessas profissões? Como seria?
  • Como você se sentiria por contribuir com esse trabalho? Por quê?
  • Destaque quais são os pontos bons e ruins da rotina desse trabalho para você.

Caminhe pela sala e auxilie no processo de construção da escrita. Quando todos terminarem, faça uma exposição nas paredes da sala de suas produções.

Ao final dessa aula espera-se que os alunos percebam o papel das formas de trabalho que os cercam e a contribuição dos mesmos nos seus bairros e no dia a dia. Percebendo que todo trabalho é importante para o bom funcionamento da sociedade, destacando as relações sociais que estão próximas ao convívio das crianças, bem como conhecer as especificidades das formas de trabalho incluídas nesse meio.

Como adequar à sua realidade: Nessa atividade você pode permitir que escrevam de profissões mais comuns da cidade e/ou do Estado que se encontram, por serem mais próximas da realidade do alunos, podendo assimilar melhor a importância dessas formas de trabalho. Ainda pensando no grau de alfabetização da turma, você pode alterar o tipo de exercício proposto, ao invés de escreverem eles podem desenhar, por exemplo, ou você pode conciliar com o gênero textual que estão trabalhando em língua portuguesa.

Para você saber mais:

Fonte: COSTA, A. A produção textual como a sistematização de ideias. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-producao-textual-como-a-sistematizacao-de-ideias/49309/. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: SANTOS, H. A.; SILVEIRA, S.P.B.B. A importância da utilização do texto e articulação entre as áreas de conhecimento. Brasil Escola. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/importancia-texto-articulacao-areas-conhecimento.htm. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O trabalho e a sustentabilidade na comunidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano