16143
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > O trabalho e a sustentabilidade na comunidade

Plano de aula - O excedente e a troca

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre O excedente e a troca

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia Mendes De Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula você poderá utilizar projetor e precisará imprimir o Material complementar (consulte a etapa referente à atividade para saber a quantidade). Para confeccionar as fichas você precisará de papelão (ou outro papel mais grosso e resistente) e papel Contact, ou poderá mandar plastificá-las. Os alunos precisarão de lápis de cor ou giz de cera para colorir.

Material complementar:

HIS2_10UND02 - Fichas do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FaCXwycGhwzzHZvJqm58T9yF5G6EtNzs3cdZuc8vJZykJXCeZhtZ3P6VjUHb/his2-10und02-fichas-do-contexto.pdf

HIS2_10UND02 - Imagens da Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3MQB4S4EP9uggkGgWeGQExGeSzpEqkU7haAUaWeste8JTTMnRbd55nywKmyF/his2-10und02-imagens-da-problematizacao.pdf

HIS2_10UND02 - Fichas de dinheiro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtxuSdkgBmFntkDkezjhU6Fp92fTz87p6hpM4vc2XkA2CD8x2fdKTGBSZZWZ/his2-10und02-fichas-de-dinheiro.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Analisando a importância do excedente social, de Raimunda Áurea Dias de Sousa e Alexandrina Luz Conceição, disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/viewFile/1705/1647 . Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: O excedente, de Falta História, disponível em: https://faltahistoria.com.br/2016/06/20/o-excedente/ . Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: Escambo, de Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/escambo/. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, você pode apresentar este slide para a turma e fazer uma leitura coletiva. É importante que no fim desta aula os alunos possam entender,com base no excedente de mercadoria e serviço, que a forma de trabalho sofreu alteração ao longo dos tempos, de um trabalho voltado à subsistência para o acúmulo de bens.

Para você saber mais:

Professor, para você enriquecer o conhecimento no assunto e acrescentar possíveis melhorias no plano de aula segundo a realidade das suas crianças. de sua escola, seguem os links:

Fonte: Analisando a importância do excedente social, de Raimunda Áurea Dias de Sousa e Alexandrina Luz Conceição, disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/viewFile/1705/1647 . Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: Mais-valia, de Lucas de Oliveira Rodrigues, disponível em: ttps://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/mais-valia.htm. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: O excedente, de Falta História, disponível em: https://faltahistoria.com.br/2016/06/20/o-excedente/ . Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: Escambo, de Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/escambo/. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Professor, leve as fichas com imagens de alimento disponíveis neste link: HIS2_10UND02 - Fichas do Contexto - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FaCXwycGhwzzHZvJqm58T9yF5G6EtNzs3cdZuc8vJZykJXCeZhtZ3P6VjUHb/his2-10und02-fichas-do-contexto.pdf

Divida a turma em três grupos e distribua as fichas de forma injusta, desta maneira, um grupo receberá carne e derivados animais, outro legumes/ vegetais e outro frutas.

IMPORTANTE: Você deverá entregar a eles mais de uma ficha do mesmo alimento, isso também deve ser feito de forma injusta, para que haja a necessidade e a possibilidade da troca e da negociação. Professor, designe esta quantidade de maneira que corresponda ao conhecimento de unidades, dezenas e equações básicas da sua turma. É interessante que não seja menos que três nem mais do que dez de cada alimento.

Ao distribuir, deixar claro que as fichas estarão ali para simular “o fruto do trabalho deles”, sendo tudo que teriam para se alimentar. Porém, os “vizinhos” teriam alimento complementar à refeição deles.

Questioná-los: O que podem fazer quanto a diferença? Aqui será importante você conduzir e insinuar a relação de troca.

Como adequar à sua realidade: Professor, caso sinta necessidade, você pode pedir que os alunos utilizem, em vez das fichas, lanches que trazem de casa, ou, se não fizerem isso, trocar por materiais escolares usados (borracha, lápis, apontador etc.).

Para você saber mais:

Fonte: O excedente, de Falta História, disponível em: https://faltahistoria.com.br/2016/06/20/o-excedente/ . Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: Escambo, de Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/escambo/. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor, mostre a primeira seleção de imagens do material de apoio e pergunte: Quem produz os alimentos? Então, mostre a imagem do fazendeiro, que também está disponível no material de apoio. Em seguida, entregue as outras seleções de imagens dos produtos para que continuem a atividade como você propôs no exemplo, associando os produtos com as profissões. Assim que fizerem esta parte, peça que desenhem os trabalhadores
ao lado dos produtos como já está feito o do exemplo.

Neste momento, espera-se que concluam que cada pessoa exerce um tipo de trabalho e que este trabalho resulta em tipos específicos de mercadoria, fazendo-se necessária a troca do resultado deste trabalho pelo de outra pessoa, para que possam sobreviver.

Material de apoio - HIS2_10UND02 - Imagens da Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3MQB4S4EP9uggkGgWeGQExGeSzpEqkU7haAUaWeste8JTTMnRbd55nywKmyF/his2-10und02-imagens-da-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso possa utilizar um projetor, você pode apresentar o slide com as imagens. Ou você pode optar por desenvolver, utilizando o mesmo formato do material disponibilizado, outros exemplos, ou substituí-los por produtos e trabalhos que representem melhor a sua região e seus alunos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: A ilustração remete ao passado, no qual este tipo de troca, que vemos também na atividade de Contextualização, pode ser chamada de troca direta, ou seja, trocar mercadoria (bens) ou serviço (mão de obra) por outra mercadoria ou outro serviço. Exemplos: maçã por banana; peixe por batata; ovos por leite; costurar uma peça de roupa por tecido; costurar por fazer pão; construir uma casa por tratamento de saúde.

Professor, apresente a imagem e esclareça as condições de troca, como sendo alimentos e serviços apenas. Você pode também apresentar os exemplos acima e pedir que, coletivamente, eles deem outros exemplos, que você auxiliará e fará a mediação na medida que desenvolvem as ideias.

E então questione:

  • O que eles trocam? O que podem trocar?
  • Por que eles trocam?
  • E se não trocassem?
  • Você trocaria o que você tem? Por quê?

Como adequar à sua realidade: Professor, você deve adaptar a seleção de alimentos e serviços de acordo com a realidade da comunidade da sua escola e dos seus alunos.

Para você saber mais: Trabalhando com ilustração como fonte histórica. O que você, professor, deve considerar ao utilizá-la?

Tudo o que documenta a experiência humana pode ser usado para a reconstrução e a interpretação do passado. Ao se utilizar fontes históricas se espera contribuir para o despertar de questionamentos e facilitar a produção de conhecimento histórico por meio do entendimento dos vestígios do passado. Desta forma, é importante que você, professor, saiba conduzir a leitura da imagem a fim de captar os vestígios contidos ali que sejam compreensíveis para
a criança para que ela faça a interpretação e entendimento do momento histórico retratado. O recurso visual auxilia na compreensão do momento histórico que difere bastante da realidade do nosso momento atual. Considerando a faixa etária, este tipo de recurso se faz muito útil, sendo que esclarece de forma simples a complexidade do conteúdo e a grande lacuna de tempo entre as duas épocas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Em roda, discutir oralmente: Será possível sobreviver só com a troca do que produz? Seria fácil ou difícil? Por quê?

Espera-se que percebam que nem sempre é possível trocar o que se tem pelo que se quer ou precisa. Daí, então, a necessidade de atribuir uma moeda e um valor ao trabalho.

A seguir, dizer a eles o valor fictício que você atribuirá para cada alimento (ou lanche, ou material escolar) distribuído na primeira atividade, para que eles refaçam a troca, mas desta vez, seguindo os valores, para que notem a diferença. Para simbolizar o valor você pode recorrer ao material disponível no link: HIS2_10UND02 - Fichas de dinheiro - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtxuSdkgBmFntkDkezjhU6Fp92fTz87p6hpM4vc2XkA2CD8x2fdKTGBSZZWZ/his2-10und02-fichas-de-dinheiro.pdf

Lembrando, professor, de utilizar do mesmo parâmetro para a designação de quantidades tanto de alimentos quanto de dinheiro que já utilizamos na primeira atividade. É de extrema importância que se adeque ao conhecimento matemático que a turma possui.

Para finalizar, pergunte se foi mais fácil ou difícil utilizando o dinheiro, deixe que expressem o que sentiram sem limitá-los com expectativas, o intuito é realmente representar a evolução do pensamento de troca e de valor dos produtos e deixá-los confortáveis para que sintam esta experiência e a expressem dentro do que eles realizaram.

Ao encerrar esta aula espera-se que os alunos sejam capazes de compreender a evolução da produção do trabalho e as repercussões deste movimento resultando na atribuição de valores ao trabalho e a produção do mesmo, internalizando a importância das relações de troca de trabalho para a sociedade.

Como adequar à sua realidade: Professor, caso você tenha adaptado e seguido as orientações de adequação da realidade na primeira atividade do Contexto, continue utilizando-a para que haja a efetiva sistematização do conteúdo neste momento.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a condução deste plano de aula você poderá utilizar projetor e precisará imprimir o Material complementar (consulte a etapa referente à atividade para saber a quantidade). Para confeccionar as fichas você precisará de papelão (ou outro papel mais grosso e resistente) e papel Contact, ou poderá mandar plastificá-las. Os alunos precisarão de lápis de cor ou giz de cera para colorir.

Material complementar:

HIS2_10UND02 - Fichas do Contexto

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FaCXwycGhwzzHZvJqm58T9yF5G6EtNzs3cdZuc8vJZykJXCeZhtZ3P6VjUHb/his2-10und02-fichas-do-contexto.pdf

HIS2_10UND02 - Imagens da Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3MQB4S4EP9uggkGgWeGQExGeSzpEqkU7haAUaWeste8JTTMnRbd55nywKmyF/his2-10und02-imagens-da-problematizacao.pdf

HIS2_10UND02 - Fichas de dinheiro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtxuSdkgBmFntkDkezjhU6Fp92fTz87p6hpM4vc2XkA2CD8x2fdKTGBSZZWZ/his2-10und02-fichas-de-dinheiro.pdf

Para você saber mais:

Fonte: Analisando a importância do excedente social, de Raimunda Áurea Dias de Sousa e Alexandrina Luz Conceição, disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/viewFile/1705/1647 . Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: O excedente, de Falta História, disponível em: https://faltahistoria.com.br/2016/06/20/o-excedente/ . Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: Escambo, de Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/escambo/. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, você pode apresentar este slide para a turma e fazer uma leitura coletiva. É importante que no fim desta aula os alunos possam entender,com base no excedente de mercadoria e serviço, que a forma de trabalho sofreu alteração ao longo dos tempos, de um trabalho voltado à subsistência para o acúmulo de bens.

Para você saber mais:

Professor, para você enriquecer o conhecimento no assunto e acrescentar possíveis melhorias no plano de aula segundo a realidade das suas crianças. de sua escola, seguem os links:

Fonte: Analisando a importância do excedente social, de Raimunda Áurea Dias de Sousa e Alexandrina Luz Conceição, disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/pegada/article/viewFile/1705/1647 . Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: Mais-valia, de Lucas de Oliveira Rodrigues, disponível em: ttps://mundoeducacao.bol.uol.com.br/sociologia/mais-valia.htm. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: O excedente, de Falta História, disponível em: https://faltahistoria.com.br/2016/06/20/o-excedente/ . Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: Escambo, de Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/escambo/. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Professor, leve as fichas com imagens de alimento disponíveis neste link: HIS2_10UND02 - Fichas do Contexto - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FaCXwycGhwzzHZvJqm58T9yF5G6EtNzs3cdZuc8vJZykJXCeZhtZ3P6VjUHb/his2-10und02-fichas-do-contexto.pdf

Divida a turma em três grupos e distribua as fichas de forma injusta, desta maneira, um grupo receberá carne e derivados animais, outro legumes/ vegetais e outro frutas.

IMPORTANTE: Você deverá entregar a eles mais de uma ficha do mesmo alimento, isso também deve ser feito de forma injusta, para que haja a necessidade e a possibilidade da troca e da negociação. Professor, designe esta quantidade de maneira que corresponda ao conhecimento de unidades, dezenas e equações básicas da sua turma. É interessante que não seja menos que três nem mais do que dez de cada alimento.

Ao distribuir, deixar claro que as fichas estarão ali para simular “o fruto do trabalho deles”, sendo tudo que teriam para se alimentar. Porém, os “vizinhos” teriam alimento complementar à refeição deles.

Questioná-los: O que podem fazer quanto a diferença? Aqui será importante você conduzir e insinuar a relação de troca.

Como adequar à sua realidade: Professor, caso sinta necessidade, você pode pedir que os alunos utilizem, em vez das fichas, lanches que trazem de casa, ou, se não fizerem isso, trocar por materiais escolares usados (borracha, lápis, apontador etc.).

Para você saber mais:

Fonte: O excedente, de Falta História, disponível em: https://faltahistoria.com.br/2016/06/20/o-excedente/ . Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Fonte: Escambo, de Toda Matéria, disponível em: https://www.todamateria.com.br/escambo/. Acesso em: 20 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Professor, mostre a primeira seleção de imagens do material de apoio e pergunte: Quem produz os alimentos? Então, mostre a imagem do fazendeiro, que também está disponível no material de apoio. Em seguida, entregue as outras seleções de imagens dos produtos para que continuem a atividade como você propôs no exemplo, associando os produtos com as profissões. Assim que fizerem esta parte, peça que desenhem os trabalhadores
ao lado dos produtos como já está feito o do exemplo.

Neste momento, espera-se que concluam que cada pessoa exerce um tipo de trabalho e que este trabalho resulta em tipos específicos de mercadoria, fazendo-se necessária a troca do resultado deste trabalho pelo de outra pessoa, para que possam sobreviver.

Material de apoio - HIS2_10UND02 - Imagens da Problematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/3MQB4S4EP9uggkGgWeGQExGeSzpEqkU7haAUaWeste8JTTMnRbd55nywKmyF/his2-10und02-imagens-da-problematizacao.pdf

Como adequar à sua realidade: Caso possa utilizar um projetor, você pode apresentar o slide com as imagens. Ou você pode optar por desenvolver, utilizando o mesmo formato do material disponibilizado, outros exemplos, ou substituí-los por produtos e trabalhos que representem melhor a sua região e seus alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: A ilustração remete ao passado, no qual este tipo de troca, que vemos também na atividade de Contextualização, pode ser chamada de troca direta, ou seja, trocar mercadoria (bens) ou serviço (mão de obra) por outra mercadoria ou outro serviço. Exemplos: maçã por banana; peixe por batata; ovos por leite; costurar uma peça de roupa por tecido; costurar por fazer pão; construir uma casa por tratamento de saúde.

Professor, apresente a imagem e esclareça as condições de troca, como sendo alimentos e serviços apenas. Você pode também apresentar os exemplos acima e pedir que, coletivamente, eles deem outros exemplos, que você auxiliará e fará a mediação na medida que desenvolvem as ideias.

E então questione:

  • O que eles trocam? O que podem trocar?
  • Por que eles trocam?
  • E se não trocassem?
  • Você trocaria o que você tem? Por quê?

Como adequar à sua realidade: Professor, você deve adaptar a seleção de alimentos e serviços de acordo com a realidade da comunidade da sua escola e dos seus alunos.

Para você saber mais: Trabalhando com ilustração como fonte histórica. O que você, professor, deve considerar ao utilizá-la?

Tudo o que documenta a experiência humana pode ser usado para a reconstrução e a interpretação do passado. Ao se utilizar fontes históricas se espera contribuir para o despertar de questionamentos e facilitar a produção de conhecimento histórico por meio do entendimento dos vestígios do passado. Desta forma, é importante que você, professor, saiba conduzir a leitura da imagem a fim de captar os vestígios contidos ali que sejam compreensíveis para
a criança para que ela faça a interpretação e entendimento do momento histórico retratado. O recurso visual auxilia na compreensão do momento histórico que difere bastante da realidade do nosso momento atual. Considerando a faixa etária, este tipo de recurso se faz muito útil, sendo que esclarece de forma simples a complexidade do conteúdo e a grande lacuna de tempo entre as duas épocas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Em roda, discutir oralmente: Será possível sobreviver só com a troca do que produz? Seria fácil ou difícil? Por quê?

Espera-se que percebam que nem sempre é possível trocar o que se tem pelo que se quer ou precisa. Daí, então, a necessidade de atribuir uma moeda e um valor ao trabalho.

A seguir, dizer a eles o valor fictício que você atribuirá para cada alimento (ou lanche, ou material escolar) distribuído na primeira atividade, para que eles refaçam a troca, mas desta vez, seguindo os valores, para que notem a diferença. Para simbolizar o valor você pode recorrer ao material disponível no link: HIS2_10UND02 - Fichas de dinheiro - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MtxuSdkgBmFntkDkezjhU6Fp92fTz87p6hpM4vc2XkA2CD8x2fdKTGBSZZWZ/his2-10und02-fichas-de-dinheiro.pdf

Lembrando, professor, de utilizar do mesmo parâmetro para a designação de quantidades tanto de alimentos quanto de dinheiro que já utilizamos na primeira atividade. É de extrema importância que se adeque ao conhecimento matemático que a turma possui.

Para finalizar, pergunte se foi mais fácil ou difícil utilizando o dinheiro, deixe que expressem o que sentiram sem limitá-los com expectativas, o intuito é realmente representar a evolução do pensamento de troca e de valor dos produtos e deixá-los confortáveis para que sintam esta experiência e a expressem dentro do que eles realizaram.

Ao encerrar esta aula espera-se que os alunos sejam capazes de compreender a evolução da produção do trabalho e as repercussões deste movimento resultando na atribuição de valores ao trabalho e a produção do mesmo, internalizando a importância das relações de troca de trabalho para a sociedade.

Como adequar à sua realidade: Professor, caso você tenha adaptado e seguido as orientações de adequação da realidade na primeira atividade do Contexto, continue utilizando-a para que haja a efetiva sistematização do conteúdo neste momento.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O trabalho e a sustentabilidade na comunidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano