16142
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > O trabalho e a sustentabilidade na comunidade

Plano de aula - Por que as pessoas trabalham?

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Por que as pessoas trabalham?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia Mendes De Oliveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom. Google View e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender a função do trabalho ao longo do tempo. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online). Para esta aula, você precisará realizar a gravação de uma contação da história “O homem criativo”. Compartilhe com os estudantes o slide 4 do plano e peça para que relacionem as imagens à contação de história. Eleja 5 alunos para exporem a relação que conseguiram fazer através de áudio ou vídeo. Dê um tempo para que os estudantes possam pensar e responder.

Problematização
Peça para os estudantes refletirem sobre o contexto das imagens. Solicite que observem as pessoas das imagens e respondam às seguintes questões (mande via texto):
- Onde eles moram? Como são suas roupas?
- O que comem? Como preparam a comida?
- Como tomam banho e limpam a casa? Como dormem?
- Com o que se divertem? Estão seguros?
- Estão preparados se fizer muito frio/calor/chuva?

Se a atividade for realizada em momento assíncrono, as respostas devem ser escritas no caderno e compartilhadas através de fotografias. Caso não sejam alfabetizados, os estudantes podem compartilhar áudios com as respostas. Caso seja em momento síncrono, peça que compartilhem as respostas e faça a mediação do debate on-line.

Sistematização
Envie para os estudantes uma adaptação em relação ao plano original. Envie o arquivo de sistematização. Peça que, via áudio, vídeo ou texto, façam um desenho sobre as formas de trabalho identificadas em cada ilustração visualizada na etapa anterior. Dê retorno das atividades aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo “História do trabalho” e “Profissões - Serelepe”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI02, EF03HI11, EF03HI12, EF03HI06 e habilidades conexas entre outros componentes EF15AR06, EF15AR07 e EF15AR13.

 

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_10UND01

(EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O trabalho e a sustentabilidade na comunidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas