Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o na lousa ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, apresente esse slide para a turma e faça uma leitura coletiva. É importante que ao final dessa aula a turma possa relacionar a função do trabalho na vida humana ao longo do tempo.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Para trabalhar com o tema desta aula - a história do trabalho - utilize a versão adaptada da obra Lolo Barnabé de Eva Furnari disponível no link: HIS02_10UND01 Contexto - Contação de história - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WygMHHDSskBJCbnnJdxD7GvXh25qDWfJcSQZUvqwfwBJVTgzFQRh8bc7CrtX/his2-10und01-contexto-contacao-de-historia.pdf
Essa etapa consiste na contação de história, que pode ser realizada com recurso oral ou, se preferir, com recursos visuais. É importante que a técnica e recurso utilizado seja escolhido de forma a garantir mais conforto e qualidade ao conduzir a atividade.
Atenção: Ao conduzir a contação da história, cuide para que esteja claro para as crianças o local onde o homem vivia, o trabalho realizado e o que o levou a fazê-lo em cada momento, e por fim, o distanciamento entre o lar e o trabalho.
Para você saber mais:
Fonte: A arte da contação de história, de Jean Moreira, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/a-arte-da-contacao-de-historias/. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Fonte: Recursos para a contação de história, de Shana Conzatti, disponível em: https://educacrianca.com.br/como-contar-historias-recursos-de-contacao/ . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Fonte: Youtube. Varal de histórias, disponível em: https://www.youtube.com/user/VaraldeHistorias . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Apresente as ilustrações de três momentos importantes para a compreensão das mudanças na necessidade e realização do trabalho ao longo do tempo.
- Primeiro momento: o homem e a mulher na caverna, onde seu trabalho era caçar animais e colher frutas.
- Segundo momento: eles já possuem uma casa e trabalhos mais elaborados, possuem instrumentos e máquinas manuais para auxiliar na realização dos trabalhos, que continuam sendo os da casa, plantio, e o da construção de instrumentos e objetos.
- Terceiro momento: eles saem de casa para trabalhar em fábricas, oficinas, fazendas, etc.
Comece pedindo para que, seguindo a história que ouviram, as crianças digam qual é ordem dos acontecimentos que aparecem nas imagens. É importante que tenham percebido que há uma sequência lógica no decorrer dos acontecimentos - a transformação da humanidade através do trabalho. E que no início, para os homens primitivos, o trabalho que tinham era essencialmente para sua sobrevivência, fato que com o tempo foi se alterando.
Em seguida, divida a turma em grupos de quatro a sete alunos e entregue a cada grupo o texto impresso para separarem as partes do texto que se referem às ilustrações.
Como adequar à sua realidade: Você também pode modificar a condução desta atividade, propondo para que cada grupo separe a partes do texto referente a uma ilustração, ou ainda, entregar as partes do texto já recortadas para os grupos e pedir para que eles identifiquem qual trecho se refere a cada ilustração.
Para você saber mais: O uso da ilustração como fonte histórica é importante e fundamental no exercício de observação, como atividade de análise e síntese e como signo de representação de uma dada cultura. Aqui a utilizaremos de forma comparativa ao texto (baseado na literatura de Eva Furnari) para combinar os elementos, sintetizando e sistematizando o conteúdo proposto.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
Faça uma tabela na lousa dividindo os três momentos em colunas, ou se preferir, imprima e entregue aos alunos a tabela disponível no link: HIS2_10UND01 - Lista de considerações - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5aWJh3JzAatDCDUWB8wFw42d7Xj9ySE6bkhCkcWe84MC6UExWkW8huRnehqW/his2-10und01-lista-de-consideracoes.pdf
Realize uma análise coletiva com a turma sobre cada momento, considerando aspectos da ilustração e do texto. Faça uma lista e anote todos os comentários pertinentes que surgirem.
Conduza o questionamento da seguinte forma:
- Onde eles moram?
- Como são suas roupas?
- O que comem?
- Como preparam a comida?
- Como tomam banho e limpam a casa?
- Como dormem?
- Com o que se divertem?
- Estão seguros?
- Estão preparados se fizer muito frio/ calor/ chuva?
- O que aprenderam?
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Continuação.
Após preencherem as três colunas, volte para o primeiro momento e pergunte: Quantas formas de trabalho ou profissões vocês conseguem identificar? Oriente para que levantem a mão para falar e respeitem a vez do colega.
Importante fazer essa atividade respeitando a ordem cronológica da história, para que possam relacionar a forma de trabalho ao período histórico retratado.
Nessa atividade é essencial que eles entendam as entrelinhas da história. É a hora de compreender os três momentos que separamos como momentos históricos. Conduza e instigue os alunos a ver além das ilustrações e das palavras que aparecem no texto. Provoque-os, e use as informações recolhidas na primeira atividade com a lista para que pensem em formas de trabalho variadas e possíveis em cada momento.
Eles podem falar só a forma de trabalho/profissão ou quererem explicar o porquê pensaram nesta especificamente. Ambas participações são importantes e riquíssimas para ligarem os conhecimentos que possuem a essa nova informação.
Neste encerramento da aula, retome o objetivo através da atividade proposta e assim verifique se os alunos agora compreendem que o trabalho é realizado na medida de uma necessidade que se transforma ao longo do tempo.