16142
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > O trabalho e a sustentabilidade na comunidade

Plano de aula - Por que as pessoas trabalham?

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Por que as pessoas trabalham?

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Letícia Mendes De Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Identificar qual método de contação de história utilizará e partir das orientações descritas no documento disponibilizado (ex: avental, varal, ).

Material complementar:

HIS2_10UND01 Contexto - Contação de história - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WygMHHDSskBJCbnnJdxD7GvXh25qDWfJcSQZUvqwfwBJVTgzFQRh8bc7CrtX/his2-10und01-contexto-contacao-de-historia.pdf

HIS2_10UND01 - Lista de considerações -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5aWJh3JzAatDCDUWB8wFw42d7Xj9ySE6bkhCkcWe84MC6UExWkW8huRnehqW/his2-10und01-lista-de-consideracoes.pdf

Para você saber mais:

Contação de histórias - https://novaescola.org.br/conteudo/4022/contacao-de-historias. Acesso em 19 de dezembro 2018.

Vai começar o teatro de bonecos - https://novaescola.org.br/conteudo/1287/vai-comecar-o-teatro-de-bonecos . Acesso em 19 de dezembro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o na lousa ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, apresente esse slide para a turma e faça uma leitura coletiva. É importante que ao final dessa aula a turma possa relacionar a função do trabalho na vida humana ao longo do tempo.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Para trabalhar com o tema desta aula - a história do trabalho - utilize a versão adaptada da obra Lolo Barnabé de Eva Furnari disponível no link: HIS02_10UND01 Contexto - Contação de história - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WygMHHDSskBJCbnnJdxD7GvXh25qDWfJcSQZUvqwfwBJVTgzFQRh8bc7CrtX/his2-10und01-contexto-contacao-de-historia.pdf

Essa etapa consiste na contação de história, que pode ser realizada com recurso oral ou, se preferir, com recursos visuais. É importante que a técnica e recurso utilizado seja escolhido de forma a garantir mais conforto e qualidade ao conduzir a atividade.

Atenção: Ao conduzir a contação da história, cuide para que esteja claro para as crianças o local onde o homem vivia, o trabalho realizado e o que o levou a fazê-lo em cada momento, e por fim, o distanciamento entre o lar e o trabalho.

Para você saber mais:

Fonte: A arte da contação de história, de Jean Moreira, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/a-arte-da-contacao-de-historias/. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Fonte: Recursos para a contação de história, de Shana Conzatti, disponível em: https://educacrianca.com.br/como-contar-historias-recursos-de-contacao/ . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Fonte: Youtube. Varal de histórias, disponível em: https://www.youtube.com/user/VaraldeHistorias . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Apresente as ilustrações de três momentos importantes para a compreensão das mudanças na necessidade e realização do trabalho ao longo do tempo.

  • Primeiro momento: o homem e a mulher na caverna, onde seu trabalho era caçar animais e colher frutas.
  • Segundo momento: eles já possuem uma casa e trabalhos mais elaborados, possuem instrumentos e máquinas manuais para auxiliar na realização dos trabalhos, que continuam sendo os da casa, plantio, e o da construção de instrumentos e objetos.
  • Terceiro momento: eles saem de casa para trabalhar em fábricas, oficinas, fazendas, etc.

Comece pedindo para que, seguindo a história que ouviram, as crianças digam qual é ordem dos acontecimentos que aparecem nas imagens. É importante que tenham percebido que há uma sequência lógica no decorrer dos acontecimentos - a transformação da humanidade através do trabalho. E que no início, para os homens primitivos, o trabalho que tinham era essencialmente para sua sobrevivência, fato que com o tempo foi se alterando.

Em seguida, divida a turma em grupos de quatro a sete alunos e entregue a cada grupo o texto impresso para separarem as partes do texto que se referem às ilustrações.

Como adequar à sua realidade: Você também pode modificar a condução desta atividade, propondo para que cada grupo separe a partes do texto referente a uma ilustração, ou ainda, entregar as partes do texto já recortadas para os grupos e pedir para que eles identifiquem qual trecho se refere a cada ilustração.

Para você saber mais: O uso da ilustração como fonte histórica é importante e fundamental no exercício de observação, como atividade de análise e síntese e como signo de representação de uma dada cultura. Aqui a utilizaremos de forma comparativa ao texto (baseado na literatura de Eva Furnari) para combinar os elementos, sintetizando e sistematizando o conteúdo proposto.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Faça uma tabela na lousa dividindo os três momentos em colunas, ou se preferir, imprima e entregue aos alunos a tabela disponível no link: HIS2_10UND01 - Lista de considerações - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5aWJh3JzAatDCDUWB8wFw42d7Xj9ySE6bkhCkcWe84MC6UExWkW8huRnehqW/his2-10und01-lista-de-consideracoes.pdf

Realize uma análise coletiva com a turma sobre cada momento, considerando aspectos da ilustração e do texto. Faça uma lista e anote todos os comentários pertinentes que surgirem.

Conduza o questionamento da seguinte forma:

  • Onde eles moram?
  • Como são suas roupas?
  • O que comem?
  • Como preparam a comida?
  • Como tomam banho e limpam a casa?
  • Como dormem?
  • Com o que se divertem?
  • Estão seguros?
  • Estão preparados se fizer muito frio/ calor/ chuva?
  • O que aprenderam?

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Continuação.

Após preencherem as três colunas, volte para o primeiro momento e pergunte: Quantas formas de trabalho ou profissões vocês conseguem identificar? Oriente para que levantem a mão para falar e respeitem a vez do colega.

Importante fazer essa atividade respeitando a ordem cronológica da história, para que possam relacionar a forma de trabalho ao período histórico retratado.

Nessa atividade é essencial que eles entendam as entrelinhas da história. É a hora de compreender os três momentos que separamos como momentos históricos. Conduza e instigue os alunos a ver além das ilustrações e das palavras que aparecem no texto. Provoque-os, e use as informações recolhidas na primeira atividade com a lista para que pensem em formas de trabalho variadas e possíveis em cada momento.

Eles podem falar só a forma de trabalho/profissão ou quererem explicar o porquê pensaram nesta especificamente. Ambas participações são importantes e riquíssimas para ligarem os conhecimentos que possuem a essa nova informação.

Neste encerramento da aula, retome o objetivo através da atividade proposta e assim verifique se os alunos agora compreendem que o trabalho é realizado na medida de uma necessidade que se transforma ao longo do tempo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Identificar qual método de contação de história utilizará e partir das orientações descritas no documento disponibilizado (ex: avental, varal, ).

Material complementar:

HIS2_10UND01 Contexto - Contação de história - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WygMHHDSskBJCbnnJdxD7GvXh25qDWfJcSQZUvqwfwBJVTgzFQRh8bc7CrtX/his2-10und01-contexto-contacao-de-historia.pdf

HIS2_10UND01 - Lista de considerações -

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5aWJh3JzAatDCDUWB8wFw42d7Xj9ySE6bkhCkcWe84MC6UExWkW8huRnehqW/his2-10und01-lista-de-consideracoes.pdf

Para você saber mais:

Contação de histórias - https://novaescola.org.br/conteudo/4022/contacao-de-historias. Acesso em 19 de dezembro 2018.

Vai começar o teatro de bonecos - https://novaescola.org.br/conteudo/1287/vai-comecar-o-teatro-de-bonecos . Acesso em 19 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o na lousa ou lendo-o. Caso possa fazer o uso de projetor, apresente esse slide para a turma e faça uma leitura coletiva. É importante que ao final dessa aula a turma possa relacionar a função do trabalho na vida humana ao longo do tempo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Para trabalhar com o tema desta aula - a história do trabalho - utilize a versão adaptada da obra Lolo Barnabé de Eva Furnari disponível no link: HIS02_10UND01 Contexto - Contação de história - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WygMHHDSskBJCbnnJdxD7GvXh25qDWfJcSQZUvqwfwBJVTgzFQRh8bc7CrtX/his2-10und01-contexto-contacao-de-historia.pdf

Essa etapa consiste na contação de história, que pode ser realizada com recurso oral ou, se preferir, com recursos visuais. É importante que a técnica e recurso utilizado seja escolhido de forma a garantir mais conforto e qualidade ao conduzir a atividade.

Atenção: Ao conduzir a contação da história, cuide para que esteja claro para as crianças o local onde o homem vivia, o trabalho realizado e o que o levou a fazê-lo em cada momento, e por fim, o distanciamento entre o lar e o trabalho.

Para você saber mais:

Fonte: A arte da contação de história, de Jean Moreira, disponível em: https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-poliedro/a-arte-da-contacao-de-historias/. Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Fonte: Recursos para a contação de história, de Shana Conzatti, disponível em: https://educacrianca.com.br/como-contar-historias-recursos-de-contacao/ . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Fonte: Youtube. Varal de histórias, disponível em: https://www.youtube.com/user/VaraldeHistorias . Acesso em: 19 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Apresente as ilustrações de três momentos importantes para a compreensão das mudanças na necessidade e realização do trabalho ao longo do tempo.

  • Primeiro momento: o homem e a mulher na caverna, onde seu trabalho era caçar animais e colher frutas.
  • Segundo momento: eles já possuem uma casa e trabalhos mais elaborados, possuem instrumentos e máquinas manuais para auxiliar na realização dos trabalhos, que continuam sendo os da casa, plantio, e o da construção de instrumentos e objetos.
  • Terceiro momento: eles saem de casa para trabalhar em fábricas, oficinas, fazendas, etc.

Comece pedindo para que, seguindo a história que ouviram, as crianças digam qual é ordem dos acontecimentos que aparecem nas imagens. É importante que tenham percebido que há uma sequência lógica no decorrer dos acontecimentos - a transformação da humanidade através do trabalho. E que no início, para os homens primitivos, o trabalho que tinham era essencialmente para sua sobrevivência, fato que com o tempo foi se alterando.

Em seguida, divida a turma em grupos de quatro a sete alunos e entregue a cada grupo o texto impresso para separarem as partes do texto que se referem às ilustrações.

Como adequar à sua realidade: Você também pode modificar a condução desta atividade, propondo para que cada grupo separe a partes do texto referente a uma ilustração, ou ainda, entregar as partes do texto já recortadas para os grupos e pedir para que eles identifiquem qual trecho se refere a cada ilustração.

Para você saber mais: O uso da ilustração como fonte histórica é importante e fundamental no exercício de observação, como atividade de análise e síntese e como signo de representação de uma dada cultura. Aqui a utilizaremos de forma comparativa ao texto (baseado na literatura de Eva Furnari) para combinar os elementos, sintetizando e sistematizando o conteúdo proposto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações:

Faça uma tabela na lousa dividindo os três momentos em colunas, ou se preferir, imprima e entregue aos alunos a tabela disponível no link: HIS2_10UND01 - Lista de considerações - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5aWJh3JzAatDCDUWB8wFw42d7Xj9ySE6bkhCkcWe84MC6UExWkW8huRnehqW/his2-10und01-lista-de-consideracoes.pdf

Realize uma análise coletiva com a turma sobre cada momento, considerando aspectos da ilustração e do texto. Faça uma lista e anote todos os comentários pertinentes que surgirem.

Conduza o questionamento da seguinte forma:

  • Onde eles moram?
  • Como são suas roupas?
  • O que comem?
  • Como preparam a comida?
  • Como tomam banho e limpam a casa?
  • Como dormem?
  • Com o que se divertem?
  • Estão seguros?
  • Estão preparados se fizer muito frio/ calor/ chuva?
  • O que aprenderam?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Continuação.

Após preencherem as três colunas, volte para o primeiro momento e pergunte: Quantas formas de trabalho ou profissões vocês conseguem identificar? Oriente para que levantem a mão para falar e respeitem a vez do colega.

Importante fazer essa atividade respeitando a ordem cronológica da história, para que possam relacionar a forma de trabalho ao período histórico retratado.

Nessa atividade é essencial que eles entendam as entrelinhas da história. É a hora de compreender os três momentos que separamos como momentos históricos. Conduza e instigue os alunos a ver além das ilustrações e das palavras que aparecem no texto. Provoque-os, e use as informações recolhidas na primeira atividade com a lista para que pensem em formas de trabalho variadas e possíveis em cada momento.

Eles podem falar só a forma de trabalho/profissão ou quererem explicar o porquê pensaram nesta especificamente. Ambas participações são importantes e riquíssimas para ligarem os conhecimentos que possuem a essa nova informação.

Neste encerramento da aula, retome o objetivo através da atividade proposta e assim verifique se os alunos agora compreendem que o trabalho é realizado na medida de uma necessidade que se transforma ao longo do tempo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O trabalho e a sustentabilidade na comunidade do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano