16141
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > As formas de registrar as experiências da comunidade

Plano de aula - Minha escola, ontem e hoje

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Minha escola, ontem e hoje

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alessandra Bremm

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é comparar o presente e o passado da escola por meio de relato oral e memória pessoal. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).

Previamente, selecione uma garrafa e coloque dentro dela um bilhete. Compartilhe com os estudantes o vídeo “Estudantes acham garrafa com bilhete escrito há 5 anos”. Escreva no bilhete “VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DA SUA ESCOLA?”. Produza um vídeo falando da garrafa, deixando as crianças curiosas, e só ao final abra e mostre o bilhete aos estudantes.

Problematização
Providencie uma entrevista com um funcionário mais velho da escola. Grave a entrevista e nela pergunte para a pessoa:
- Como era a escola quando você começou a trabalhar nela?
- Como eram as aulas e os alunos?
- Como os estudantes se vestiam?
- Como era o relacionamento da escola com os pais?

Envie o vídeo para os estudantes. Na sequência, envie o arquivo de problematização.

Sistematização
Peça que os estudantes criem um bilhete para o futuro, conforme o arquivo de sistematização. O bilhete deve contar como era a escola quando o estudante estava no segundo ano. Quando as aulas voltarem, eles serão colocados dentro de garrafas e depois enterrados em algum local, como no terreno da escola, ou colocadas em um ambiente seguro, para que sejam abertas e os alunos leiam os bilhetes quando estiverem no quinto ano, por exemplo.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Alunos descobrem como era a escola no passado” e “Diferentes escolas”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF04HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR20, EF15AR21 e EF15AR23.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_08UND03

(EF02HI08) Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As formas de registrar as experiências da comunidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas