16140
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > As formas de registrar as experiências da comunidade

Plano de aula - Profissões: muitas histórias!

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Profissões: muitas histórias!

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alessandra Bremm

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatspp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.

Contexto

Neste plano o objetivo é comparar profissões do passado e do presente. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).

Escolha três alunos para mediarem uma brincadeira. Diga a cada um que grave um vídeo fazendo mímica que represente uma profissão que dirá. Peça que eles gravem os vídeos, mas não dê a resposta para o grande grupo. Lance os videos no grupo e peça para os demais alunos falarem a quais profissões os vídeos de mímica se referem. Deixe que especulem e, em seguida, dê as respostas.

Problematização
Faça um print do slide 4 do plano de aula e mostre aos estudantes. Questione:
- O que podemos ver na fotografia em preto e branco? Ela é uma fotografia atual? É antiga? Por que vocês imaginam isso? O que este homem da fotografia está fazendo?
- Alguém saberia dizer qual a profissão deste homem da fotografia?
- Esta profissão ou trabalho ainda existe hoje?
- Como vocês imaginam que era a vida das pessoas na época em que esta fotografia que mostra o leiteiro foi tirada?

Se a atividade for realizada em um momento síncrono, promova o debate entre os estudantes a partir das questões. Se for momento assíncrono, peça que façam as respostas das questões no caderno ou gravem um arquivo de áudio e compartilhem com o grupo da turma.

Sistematização
Compartilhem com os estudantes o vídeo "Lá vem a história". Caso não seja possível que assistam ao vídeo, selecione as profissões abordadas e grave um arquivo de áudio sobre elas. Peça que escolham duas profissões retratadas e produzam ilustrações de como era o trabalho delas no passado. Dê um tempo para os estudantes produzirem os desenhos. Peça que compartilhem as atividades no grupo da turma e dê um feedback sobre elas.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “De onde vem o leite” e “Profissões de antigamente”

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF04HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR20, EF15AR21 e EF15AR23.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_08UND02

(EF02HI08) Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE As formas de registrar as experiências da comunidade do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas