Fotografias para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Profissões: muitas histórias!
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Contando Histórias da família e da comunidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Fotografias ou imagens de profissões do passado; fotografias da caixinha de leite e da leiteira; folhas de sulfite, lápis de cor, canetas hidrográficas.
Material complementar: Fotografias para impressão, caso você não consiga projetar as imagens dos slides - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/G6EmvU8CjUBkrUmnp28ryYE8cTPkBaXshfaKHdf6wAp7mevfg9JTARY5ajeW/his208und02-fotografias-para-impressao.pdf
Sugestão de modelo de cartaz: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zDz4934wdUzvvSuESkfu4cm95fE9jYE5MkhkPH7M4NVcescC3mhdDW5h45pJ/his208und02-modelo-de-cartaz.pdf
Sugestão de modelo de álbum: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZbyDsXGtWxPcB9sH7PqKmaPPqGFN7TQWCSx5P5KFR4MRG8hgJV5JdZAjFa3z/his208und02-modelo-de-album-de-profissoes.pdf
Para você saber mais:
Para ficar por dentro do que é importante ensinar História, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, leia a matéria de Nova Escola: “O que ensinar em História”
https://novaescola.org.br/conteudo/1791/o-que-ensinar-em-historia - Acesso em: 10 de novembro de 2018.
O vídeo BNCC Como ficam as disciplinas de História e Geografia, do Canal Futura, traz importantes reflexões sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=a0z0V2ECFdg - Acesso em: 10 de novembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
Professor, sugere-se que apresente o objetivo da aula lendo com os alunos, escrevendo no quadro e/ou se possível projetando o slide e fazendo uma leitura coletiva. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de falar sobre profissões que conhecem ou fazem parte do seu meio, comparando-as com profissões do passado, que são pouco comuns na atualidade ou até mesmo que deixaram de existir.
Para você saber mais:
Professor, caso julgue necessário, acesse a reportagem “8 Profissões antigas que não existem mais ou estão em transformação”, do Instituto de Longevidade, para ter mais informações e exemplos a ser utilizados durante a aula: ttps://institutohmongeralaegon.org/entretenimento/na-minha-epoca/relembre-8-profissoes-que-nao-existem-mais-ou-estao-em-transformacao Acesso em: 9 de novembro de 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
Professor inicie a aula convidando quatro alunos para que representem, por meio de mímica, a profissão ou o trabalho de alguém da família ou do seu convívio. Direcione a atividade para que os alunos que estão assistindo à representação das profissões adivinhem quais são. Neste momento, pode-se anotar no quadro as profissões que aparecem durante a atividade e pedir detalhes a respeito delas. Questionar as crianças sobre quais outras profissões conhecem e que fazem parte da sua realidade. Esta é uma oportunidade para conhecer melhor os alunos e o meio no qual vivem, além de valorizar suas vivências.
Como adequar à sua realidade: Professor, fique atento ao contexto onde está inserida a escola, se é um bairro comercial, industrial, de periferia, do centro, e às profissões e formas de trabalho que podem aparecer no decorrer da aula, dando destaque para aquelas que estão mais próximas da realidade das crianças.
Problematização
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações:
Professor, projete a fotografia do leiteiro, da caixa de leite e da leiteira ou mostre as mesma impressas, ou, ainda, leve os próprios objetos para a sala de aula (caixinha de leite, leiteira, leite de saquinho). Questione os alunos a respeito destas imagens (ou objetos), o que elas estão mostrando, o que elas têm em comum. Pergunte sobre o lugar em que este homem se encontra e qual seria o trabalho dele. O objetivo aqui é que as crianças sejam capazes de identificar uma profissão que era comum no passado mas pouco presente na atualidade, devido ao fato de que o leite é agora um produto industrializado e comercializado em vários locais. Algumas perguntas que você pode fazer para a turma:
- O que podemos ver na fotografia em preto e branco?
- Ela é uma fotografia atual? É antiga? Por que vocês imaginam isso? (É possível que as crianças relatem que a foto é antiga por ser em preto e branco, pela forma como o homem está vestido, pelo local onde foi tirada.)
- O que este homem da fotografia está fazendo?
- Alguém saberia dizer qual a profissão deste homem da fotografia?
- Esta profissão ou trabalho ainda existe hoje?
- E as outras fotografias, o que mostram?
- Vocês costumam tomar leite? Onde o leite é vendido?
- Será que na época em que este homem viveu existia leite em caixinha?
- Vocês sabem o que as pessoas faziam com o leite quando ele não era industrializado, para que não estragasse ? (Mencionar o uso da leiteira para ferver o leite.)
- Como vocês imaginam que era a vida das pessoas na época em que esta fotografia que mostra o leiteiro foi tirada?
Neste momento, você pode retomar a listagem de profissões ligadas à família e ao cotidiano dos alunos e construir um paralelo no quadro, relacionando as profissões que eram muito comuns no passado e que são raras no Brasil contemporâneo, ou até mesmo desapareceram. Professor, se preferir, durante os questionamentos e conversa com os alunos pode ir construindo um cartaz com as profissões do passado e do presente, caso tenha material disponível (utilize a sugestão de cartaz que está no Material complementar).
É interessante destacar nesta aula os motivos pelos quais as profissões ou trabalhos sofrem mudanças ao longo do tempo, por que algumas persistem e outras simplesmente deixam de existir (por exemplo, no caso do leiteiro, o produto passou a ser industrializado e comercializado em larga escala).
Como adequar à sua realidade: Professor, caso julgue necessário e tiver acesso a fotografias de outras profissões, pode substituir a fonte aqui utilizada (por exemplo, pode usar fotografias de datilógrafos, acendedores de lampião, entregadores de jornal, lambe-lambe, tendo o cuidado de adaptar as perguntas a ser feitas para os alunos de acordo com a profissão escolhida).
Para você saber mais: Professor, você pode assistir ao vídeo De onde vem o leite?, sobre a produção de leite, ou mostrá-lo aos seus alunos, caso seja possível. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iGAwTwdB5NA - Acesso em: 30 de novembro de 2018. E/ou assistir a este outro vídeo que explicita como o leite é produzido na atualidade; https://www.youtube.com/watch?v=ya6mhgeWj7s. Acesso em: 1º de dezembro de 2018.
Fonte das imagens: leiteiro - Wikimedia Commons - Por desconhecido - (), Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=21010798 Acesso em: 11 de novembro de 2018.
Caixa de leite: Acervo pessoal.
Leiteira: Acervo pessoal.
Sistematização
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações: Professor, peça para que as crianças produzam um paralelo, dividindo uma folha de sulfite ao meio e desenhando: uma profissão atual/uma profissão antiga (pouco conhecida na atualidade), tendo como base as fontes exploradas na aula e as memórias pessoais. Para isso, podem utilizar desenhos e escrita. Em seguida, você pode reunir estas produções e criar um álbum de profissões para ser compartilhado com toda a turma. Acesse a sugestão de modelo que está no Material complementar.
Professor, neste momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo por meio da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de estabelecer comparações entre as profissões antigas e contemporâneas.
Como adequar à sua realidade: Caso disponha de material adequado para recorte (jornais, revistas, livros velhos) nesta parte da aula pode-se substituir os desenhos por recortes de gravuras, fotografias de diversas profissões para produzir o álbum.
Para você saber mais: Professor, para obter mais informações sobre profissões do passado ou até mesmo como sugestão para mostrar aos seus alunos, em aulas posteriores, assista ao vídeo Profissões importantes que foram extintas - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rKgsdoZyyzs Acesso em: 9 de novembro de 2018.
Para ter outras ideias na produção do álbum coletivo, assista ao vídeo do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=gUEy5CGW-4c - Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Sobre a criação de álbuns nas aulas, leia uma sugestão de modelo mais elaborado na matéria “Um álbum para suas memórias”, da Nova Escola, que pode contribuir para colocar em prática esta aula - https://novaescola.org.br/conteudo/1358/um-album-para-suas-memorias - Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatspp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano o objetivo é comparar profissões do passado e do presente. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Escolha três alunos para mediarem uma brincadeira. Diga a cada um que grave um vídeo fazendo mímica que represente uma profissão que dirá. Peça que eles gravem os vídeos, mas não dê a resposta para o grande grupo. Lance os videos no grupo e peça para os demais alunos falarem a quais profissões os vídeos de mímica se referem. Deixe que especulem e, em seguida, dê as respostas.
Problematização
Faça um print do slide 4 do plano de aula e mostre aos estudantes. Questione:
- O que podemos ver na fotografia em preto e branco? Ela é uma fotografia atual? É antiga? Por que vocês imaginam isso? O que este homem da fotografia está fazendo?
- Alguém saberia dizer qual a profissão deste homem da fotografia?
- Esta profissão ou trabalho ainda existe hoje?
- Como vocês imaginam que era a vida das pessoas na época em que esta fotografia que mostra o leiteiro foi tirada?
Se a atividade for realizada em um momento síncrono, promova o debate entre os estudantes a partir das questões. Se for momento assíncrono, peça que façam as respostas das questões no caderno ou gravem um arquivo de áudio e compartilhem com o grupo da turma.
Sistematização
Compartilhem com os estudantes o vídeo "Lá vem a história". Caso não seja possível que assistam ao vídeo, selecione as profissões abordadas e grave um arquivo de áudio sobre elas. Peça que escolham duas profissões retratadas e produzam ilustrações de como era o trabalho delas no passado. Dê um tempo para os estudantes produzirem os desenhos. Peça que compartilhem as atividades no grupo da turma e dê um feedback sobre elas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “De onde vem o leite” e “Profissões de antigamente”
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF04HI01 e com outros componentes curriculares EF15AR20, EF15AR21 e EF15AR23.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Alessandra Bremm
Mentor: Priscilla Paixão
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As formas de registrar as experiências da comunidade
Objeto(s) de conhecimento: As fontes: relatos orais, objetos, imagens (pinturas, fotografias, vídeos), músicas, escrita, tecnologias digitais de informação e comunicação e inscrições nas paredes, ruas e espaços sociais.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI08) Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.
Palavras-chave: Profissões. Comparação de profissões. Trabalho.
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