16137
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Recordar é viver!

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Recordar é viver!

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp, PDF e Prints.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender as noções de tempo usando objetos pessoais. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).

Selecione previamente alguns objetos que contam a sua história, por exemplo, se ainda há algum brinquedo da sua infância ou fotografias que podem mostrar um pouco da sua vida. Envie imagens dos objetos para o grupo da turma e lance algumas questões relacionadas a eles para os estudantes, como:
- Nesse dia, eu chorei porque queria sobremesa (se referindo a algum episódio expresso em fotografia);
- Com esse objeto eu gostava de brincar de astronauta (se referindo a um brinquedo).

Tente selecionar objetos que relatem um pouco da sua vida pessoal. Na sequência, peça aos estudantes que também escolham algum objeto da vida pessoal deles para contar um pouco da  história de cada um e solicite que gravem um vídeo de, no máximo, 1 minuto, contanto.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Quando eu era neném”. Peça que façam um desenho deles quando eram bebês usando o objeto que escolheram. Peça que compartilhem o desenho no grupo da escola e comentem os desenhos dos colegas.

Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização ou prints das imagens. Caso seja possível, peça que imprimam as imagens, recortem-nas e separem-nas em “atividades de bebês”, “atividades de criança” e “atividades de adulto”. Caso não seja possível imprimir, peça que gravem um áudio para cada item, separando as atividades de forma oral. Peça que compartilhem as produções no grupo da turma. Atente para dar o feedback aos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo “Histórias de papel” e “Cachinhos de prata”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF02LP17, EF02MA18, EF15AR18, EF15AR19, EF15AR21.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS2_06UND02

(EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano:

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas