Tema inicial
Plano de Aula
Plano de aula: Recordar é viver!
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos da vida cotidiana
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, de papéis (sulfite, cartolina), canetinhas, giz de cera, cola, lápis de cor, durex/tachinhas.
Material complementar:
- Documento contendo o slide inicial da aula - HIS2_ 06UND02 - Tema inicial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BpQThRdCfgYFn2ewqQcZYytpwAkxG4SjVkVB8qCW2meGUYAXbetaDH96vCcy/his2-06und02-tema-inicial.pdf.
- Documento contendo o slide da atividade de Problematização - HIS2_ 06UND02 - Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bZynkYE7Gjy2M6ReAN7wtmTPaJdUmecddZn8VJD56K8cffPs4TFjNySeuzGQ/his2-06und02-problematizacao.pdf.
- Vídeo contendo a música “Quando eu era neném”, de Bia Bedran, para iniciar o trabalho da Problematização https://www.youtube.com/watch?v=zTWycsm06Bk . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Link contendo a letra da música utilizada na atividade da Sistematização: https://www.cifraclub.com.br/bia-bedran/856089/letra/ . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Documento contendo um jogo para a atividade proposta na Problematização - HIS2_06UND02 Jogo de imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8S4MBcHrkzn4CmtHEZefGJuxWz2vf7tb3mkbsWc4R8JzTaMcgedcVnNmn7sd/his2-06und02-jogo-de-imagens.pdf .
- Documento com a formatação para a atividade proposta na Problematização - HIS2_06UND02 - Fases da minha vida: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8S4MBcHrkzn4CmtHEZefGJuxWz2vf7tb3mkbsWc4R8JzTaMcgedcVnNmn7sd/his2-06und02-jogo-de-imagens.pdf.
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida e o ensino de História para você se preparar para a aula:
- FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de História para o Fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
- A leitura crítica de fontes históricas: https://novaescola.org.br/conteudo/2421/a-leitura-critica-de-fontes-historicas . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- História do cotidiano: https://novaescola.org.br/conteudo/2042/historia-do-cotidiano . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Pensamento infantil: a noção do tempo: https://www.youtube.com/watch?v=nW04XyqpUSA . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
- Professor, busque, por meio de uma conversa e das falas dos alunos, o conhecimento que eles tenham a respeito das palavras-chave: recordações pessoais e coletivas; noções de temporalidade: passado/presente/futuro; registros históricos.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Professor, projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS2_ 06UND02 - Tema inicial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BpQThRdCfgYFn2ewqQcZYytpwAkxG4SjVkVB8qCW2meGUYAXbetaDH96vCcy/his2-06und02-tema-inicial.pdf.
- Professor selecione, anteriormente, algum material/objeto pessoal seu (objetos, fotos, “lembranças” que narrem a sua própria história) e apresente aos alunos. Mantenha “segredo” no início sobre a quem este material pertence. Deixe que os alunos busquem esta resposta por meio de algumas pistas dadas por você:
- Todo mundo se reunia para todas as festas da família.
- Teve um dia em que foi preciso chorar muito para ganhar uma sobremesa.
- Antes, quando nem todo mundo tinha telefone, a gente costumava escrever cartas.
- Naquele tempo não se usava… (Cite algum aparelho tecnológico usado atualmente.)
- A gente tinha que usar... (Cite algum objeto usado antigamente e que seja difícil o seu uso nos dias de hoje.)
Professor, estas pistas deverão ser elaboradas de acordo com o material disponibilizado para esta aula.
- Caso os alunos não consigam chegar à conclusão de que os objetos pertencem a você, conte a eles como você se sente relembrando sua história por meio daqueles objetos.
- Coloque os alunos em roda e, juntamente com eles, explore este material fazendo as associações com relação às noções que já possuem - de tempo e de fases de crescimento, de que tipo de material são feitos os objetos, quando e por quem os objetos podem/poderiam ser usados, se aqueles objetos podem ser usados por qualquer pessoa, se tem como descobrir quando aqueles objetos foram fabricados, entre outros questionamentos.
- Incentive a exploração destas fontes como “pistas” de um dia a dia do passado.
Professor, trabalhar com objetos/materiais da história pessoal de vida permite a identificação e a seriação de momentos importantes de uma vida (temporalidade linear) que caracteriza o desenvolvimento e o crescimento de cada um. A utilização de um material que remete a uma cronologia é importante para que os alunos comecem a identificar e a construir o conhecimento de que tudo tem um início, um meio e um fim e que entre estes intervalos acontecem fatos que vão construindo a história de cada um, de cada coisa.
- Leve os alunos a compreender que todos têm uma história e que esta história pode ser contada por meio de objetos, assim como você fez.
- Leve-os a perceber que as noções de temporalidade (antes/durante/ao mesmo tempo/depois, passado/presente/futuro) são usadas para nos ajudar a construir a história de uma vida.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Professor, apresente o slide para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS2_ 06UND02 Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bZynkYE7Gjy2M6ReAN7wtmTPaJdUmecddZn8VJD56K8cffPs4TFjNySeuzGQ/his2-06und02-problematizacao.pdf.
- Apresente o vídeo da música “Quando eu era neném”, de Bia Bedran, para iniciar o trabalho aqui sugerido https://www.youtube.com/watch?v=zTWycsm06Bk (2:24min). Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Caso você não consiga reproduzir este vídeo, você poderá apenas ouvir a música ou reproduzir a letra em um cartaz. Para isto utilize o link que a contém: https://www.cifraclub.com.br/bia-bedran/856089/letra/ . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Proponha às crianças que imaginem-se na música e simulem como seria uma “foto” tirada delas usando os materiais que listaram: elas usando chupeta, tomando mamadeira, dentro de carrinhos para bebê, engatinhando, e em todas as outras situações cantadas.
- Após a “encenação” estimule os alunos a pensar e a descrever oralmente como deve ser a sequência cronológica de utilização dos materiais que listaram: primeiro a chupeta, depois a mamadeira, o uso de prato e colher, ir para a escola.
- Distribua, para cada aluno, uma folha sulfite e peça a eles que façam a representação de quando eles eram bebês, de agora e de quando eles forem adultos.
- Professor, caso você deseje utilize o documento com a formatação para esta atividade - HIS2_06UND02 - Fases da minha vida: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/php2MnWshf7gRf42AyuxZD3pk3VuQeUTVEck8bV9k7WXnvs3kUTuMdEajmFn/his2-06und02-fases-da-minha-vida.pdf.
- Oriente os alunos na construção de cada desenho reproduzindo no quadro a formatação da folha entregue a eles. Antes de as crianças começarem a produção, peça a elas que falem de como é uma pessoa em cada fase da vida. Leve-os a pensar em cada fase: passado - quando eram bebês, quais objetos e roupas usavam e o que faziam; presente - o dia de hoje, quais objetos e roupas usam e o que fazem; futuro - quando forem adultos, quais os objetos e roupas usarão e o que farão.
- Registre no quadro as falas dos alunos relacionando as falas às etapas da vida.
- Monte um mural com estas atividades (nomeando cada trabalho).
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Professor, divida a turma em grupos de quatro crianças.
- Faça um cartaz, dividindo-o em três colunas (você poderá adaptar esta atividade usando o quadro).
- Distribua fichas com imagens de bebês, crianças e adultos e objetos de cada uma destas fases.
- Professor, caso necessite utilize, para esta atividade, o documento HIS2_06UND02 Jogo de imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8S4MBcHrkzn4CmtHEZefGJuxWz2vf7tb3mkbsWc4R8JzTaMcgedcVnNmn7sd/his2-06und02-jogo-de-imagens.pdf.
- Fazer tantas cópias quanto necessárias do Jogo de imagens (uma cópia para cada grupo).
- Dê a cada grupo o comando de qual/quais imagem/imagens eles deverão selecionar: imagens de bebês, imagens de crianças, imagens de adulto.
- Após selecionarem as imagens, peça a cada grupo que colem nas devidas colunas do cartaz (quadro) as imagens escolhidas.
- Quando o cartaz já estiver preenchido, peça aos alunos que tentem se lembrar de objetos que alguém da família tenha guardado de quando eles eram bebês e se eles contam alguma história sobre esta fase da vida deles. (Associe esta coluna ao passado.)
- Questione se o que eles relataram aparecem nas imagens coladas no cartaz (quadro).
- Escute as histórias contadas pelos alunos. Busque por meio das falas alguns “ganchos” para que sejam trabalhadas as noções de temporalidade.
- Este será um bom momento para apresentar situações-problema do tipo:
- Todo mundo usou chupeta?
- Quem não usou chupeta não foi bebê?
- Todo mundo tomou mamadeira?
- Alguém ainda toma mamadeira?
- Se não, por que não toma mais madeira?
- Podiam ser usados chupeta e mamadeira?
- Todo mundo usou fralda?
- Todo mundo teve um carrinho de bebê?
- Quem não teve carrinho não foi bebê?
- Alguém ainda usa carrinho de bebê?
- Peça aos alunos para pensar em objetos que eles usam agora que têm ____ anos. Questione se o que eles relataram aparecem nas imagens coladas no cartaz (quadro). Associe esta coluna ao presente.
Professor, as perguntas podem e devem ser elaboradas de acordo com a listagem dos objetos fazendo com que os alunos tenham propriedade e sentimento de pertencimento com a atividade desenvolvida.
- Peça aos alunos para pensar o que eles irão usar quando estiverem adultos. Questione se o que eles relataram aparecem nas imagens coladas no cartaz (quadro). Associe esta coluna com o futuro.
Professor, neste momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo por meio da atividade proposta e assim verificar se os alunos são capazes de se apropriar das noções temporais trabalhadas (passado, presente e futuro).
Para você saber mais:
Professor, a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, define como criança o cidadão até 12 anos de idade incompletos; como adolescente, o cidadão entre 12 e 18 anos. (Disponível: /http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm> . Acesso em: 20 de outubro de 2018). A Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003, define como idoso o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. (Disponível:/http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/Leis/2003/L10.741.htm> . Acesso em: 20 de outubro de 2018). O intervalo entre 19 e 59 anos corresponde à faixa etária adulta.
Para esta atividade considere: bebê: pessoas com idade até 2 anos; criança e adolescente: pessoas com idade no intervalo entre 2 anos e 19 anos; adulto: pessoas com idade acima de 20 anos.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp, PDF e Prints.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é compreender as noções de tempo usando objetos pessoais. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Selecione previamente alguns objetos que contam a sua história, por exemplo, se ainda há algum brinquedo da sua infância ou fotografias que podem mostrar um pouco da sua vida. Envie imagens dos objetos para o grupo da turma e lance algumas questões relacionadas a eles para os estudantes, como:
- Nesse dia, eu chorei porque queria sobremesa (se referindo a algum episódio expresso em fotografia);
- Com esse objeto eu gostava de brincar de astronauta (se referindo a um brinquedo).
Tente selecionar objetos que relatem um pouco da sua vida pessoal. Na sequência, peça aos estudantes que também escolham algum objeto da vida pessoal deles para contar um pouco da história de cada um e solicite que gravem um vídeo de, no máximo, 1 minuto, contanto.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Quando eu era neném”. Peça que façam um desenho deles quando eram bebês usando o objeto que escolheram. Peça que compartilhem o desenho no grupo da escola e comentem os desenhos dos colegas.
Sistematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização ou prints das imagens. Caso seja possível, peça que imprimam as imagens, recortem-nas e separem-nas em “atividades de bebês”, “atividades de criança” e “atividades de adulto”. Caso não seja possível imprimir, peça que gravem um áudio para cada item, separando as atividades de forma oral. Peça que compartilhem as produções no grupo da turma. Atente para dar o feedback aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo “Histórias de papel” e “Cachinhos de prata”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF02LP17, EF02MA18, EF15AR18, EF15AR19, EF15AR21.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Priscilla Paixão
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros.
Objeto(s) de conhecimento: O tempo como medida.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
Palavras-chave: Recordações pessoais e coletivas. Noções de temporalidade: passado/presente/futuro, antes/durante/ao mesmo tempo/depois.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA