16137
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Recordar é viver!

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Recordar é viver!

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, de papéis (sulfite, cartolina), canetinhas, giz de cera, cola, lápis de cor, durex/tachinhas.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida e o ensino de História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
  • Professor, busque, por meio de uma conversa e das falas dos alunos, o conhecimento que eles tenham a respeito das palavras-chave: recordações pessoais e coletivas; noções de temporalidade: passado/presente/futuro; registros históricos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Professor, projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS2_ 06UND02 - Tema inicial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BpQThRdCfgYFn2ewqQcZYytpwAkxG4SjVkVB8qCW2meGUYAXbetaDH96vCcy/his2-06und02-tema-inicial.pdf.
  • Professor selecione, anteriormente, algum material/objeto pessoal seu (objetos, fotos, “lembranças” que narrem a sua própria história) e apresente aos alunos. Mantenha “segredo” no início sobre a quem este material pertence. Deixe que os alunos busquem esta resposta por meio de algumas pistas dadas por você:
  • Todo mundo se reunia para todas as festas da família.
  • Teve um dia em que foi preciso chorar muito para ganhar uma sobremesa.
  • Antes, quando nem todo mundo tinha telefone, a gente costumava escrever cartas.
  • Naquele tempo não se usava… (Cite algum aparelho tecnológico usado atualmente.)
  • A gente tinha que usar... (Cite algum objeto usado antigamente e que seja difícil o seu uso nos dias de hoje.)

Professor, estas pistas deverão ser elaboradas de acordo com o material disponibilizado para esta aula.

  • Caso os alunos não consigam chegar à conclusão de que os objetos pertencem a você, conte a eles como você se sente relembrando sua história por meio daqueles objetos.
  • Coloque os alunos em roda e, juntamente com eles, explore este material fazendo as associações com relação às noções que já possuem - de tempo e de fases de crescimento, de que tipo de material são feitos os objetos, quando e por quem os objetos podem/poderiam ser usados, se aqueles objetos podem ser usados por qualquer pessoa, se tem como descobrir quando aqueles objetos foram fabricados, entre outros questionamentos.
  • Incentive a exploração destas fontes como “pistas” de um dia a dia do passado.

Professor, trabalhar com objetos/materiais da história pessoal de vida permite a identificação e a seriação de momentos importantes de uma vida (temporalidade linear) que caracteriza o desenvolvimento e o crescimento de cada um. A utilização de um material que remete a uma cronologia é importante para que os alunos comecem a identificar e a construir o conhecimento de que tudo tem um início, um meio e um fim e que entre estes intervalos acontecem fatos que vão construindo a história de cada um, de cada coisa.

  • Leve os alunos a compreender que todos têm uma história e que esta história pode ser contada por meio de objetos, assim como você fez.
  • Leve-os a perceber que as noções de temporalidade (antes/durante/ao mesmo tempo/depois, passado/presente/futuro) são usadas para nos ajudar a construir a história de uma vida.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Professor, apresente o slide para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS2_ 06UND02 Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bZynkYE7Gjy2M6ReAN7wtmTPaJdUmecddZn8VJD56K8cffPs4TFjNySeuzGQ/his2-06und02-problematizacao.pdf.
  • Apresente o vídeo da música “Quando eu era neném”, de Bia Bedran, para iniciar o trabalho aqui sugerido https://www.youtube.com/watch?v=zTWycsm06Bk (2:24min). Acesso em: 20 de outubro de 2018.
  • Caso você não consiga reproduzir este vídeo, você poderá apenas ouvir a música ou reproduzir a letra em um cartaz. Para isto utilize o link que a contém: https://www.cifraclub.com.br/bia-bedran/856089/letra/ . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
  • Proponha às crianças que imaginem-se na música e simulem como seria uma “foto” tirada delas usando os materiais que listaram: elas usando chupeta, tomando mamadeira, dentro de carrinhos para bebê, engatinhando, e em todas as outras situações cantadas.
  • Após a “encenação” estimule os alunos a pensar e a descrever oralmente como deve ser a sequência cronológica de utilização dos materiais que listaram: primeiro a chupeta, depois a mamadeira, o uso de prato e colher, ir para a escola.
  • Distribua, para cada aluno, uma folha sulfite e peça a eles que façam a representação de quando eles eram bebês, de agora e de quando eles forem adultos.
  • Professor, caso você deseje utilize o documento com a formatação para esta atividade - HIS2_06UND02 - Fases da minha vida: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/php2MnWshf7gRf42AyuxZD3pk3VuQeUTVEck8bV9k7WXnvs3kUTuMdEajmFn/his2-06und02-fases-da-minha-vida.pdf.
  • Oriente os alunos na construção de cada desenho reproduzindo no quadro a formatação da folha entregue a eles. Antes de as crianças começarem a produção, peça a elas que falem de como é uma pessoa em cada fase da vida. Leve-os a pensar em cada fase: passado - quando eram bebês, quais objetos e roupas usavam e o que faziam; presente - o dia de hoje, quais objetos e roupas usam e o que fazem; futuro - quando forem adultos, quais os objetos e roupas usarão e o que farão.
  • Registre no quadro as falas dos alunos relacionando as falas às etapas da vida.
  • Monte um mural com estas atividades (nomeando cada trabalho).

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Professor, divida a turma em grupos de quatro crianças.
  • Faça um cartaz, dividindo-o em três colunas (você poderá adaptar esta atividade usando o quadro).
  • Distribua fichas com imagens de bebês, crianças e adultos e objetos de cada uma destas fases.
  • Professor, caso necessite utilize, para esta atividade, o documento HIS2_06UND02 Jogo de imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8S4MBcHrkzn4CmtHEZefGJuxWz2vf7tb3mkbsWc4R8JzTaMcgedcVnNmn7sd/his2-06und02-jogo-de-imagens.pdf.
  • Fazer tantas cópias quanto necessárias do Jogo de imagens (uma cópia para cada grupo).
  • Dê a cada grupo o comando de qual/quais imagem/imagens eles deverão selecionar: imagens de bebês, imagens de crianças, imagens de adulto.
  • Após selecionarem as imagens, peça a cada grupo que colem nas devidas colunas do cartaz (quadro) as imagens escolhidas.
  • Quando o cartaz já estiver preenchido, peça aos alunos que tentem se lembrar de objetos que alguém da família tenha guardado de quando eles eram bebês e se eles contam alguma história sobre esta fase da vida deles. (Associe esta coluna ao passado.)
  • Questione se o que eles relataram aparecem nas imagens coladas no cartaz (quadro).
  • Escute as histórias contadas pelos alunos. Busque por meio das falas alguns “ganchos” para que sejam trabalhadas as noções de temporalidade.
  • Este será um bom momento para apresentar situações-problema do tipo:
  • Todo mundo usou chupeta?
  • Quem não usou chupeta não foi bebê?
  • Todo mundo tomou mamadeira?
  • Alguém ainda toma mamadeira?
  • Se não, por que não toma mais madeira?
  • Podiam ser usados chupeta e mamadeira?
  • Todo mundo usou fralda?
  • Todo mundo teve um carrinho de bebê?
  • Quem não teve carrinho não foi bebê?
  • Alguém ainda usa carrinho de bebê?

  • Peça aos alunos para pensar em objetos que eles usam agora que têm ____ anos. Questione se o que eles relataram aparecem nas imagens coladas no cartaz (quadro). Associe esta coluna ao presente.

Professor, as perguntas podem e devem ser elaboradas de acordo com a listagem dos objetos fazendo com que os alunos tenham propriedade e sentimento de pertencimento com a atividade desenvolvida.

  • Peça aos alunos para pensar o que eles irão usar quando estiverem adultos. Questione se o que eles relataram aparecem nas imagens coladas no cartaz (quadro). Associe esta coluna com o futuro.

Professor, neste momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo por meio da atividade proposta e assim verificar se os alunos são capazes de se apropriar das noções temporais trabalhadas (passado, presente e futuro).

Para você saber mais:

Professor, a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, define como criança o cidadão até 12 anos de idade incompletos; como adolescente, o cidadão entre 12 e 18 anos. (Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm> . Acesso em: 20 de outubro de 2018). A Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003, define como idoso o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. (Disponível:http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/Leis/2003/L10.741.htm> . Acesso em: 20 de outubro de 2018). O intervalo entre 19 e 59 anos corresponde à faixa etária adulta.

Para esta atividade considere: bebê: pessoas com idade até 2 anos; criança e adolescente: pessoas com idade no intervalo entre 2 anos e 19 anos; adulto: pessoas com idade acima de 20 anos.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, de papéis (sulfite, cartolina), canetinhas, giz de cera, cola, lápis de cor, durex/tachinhas.

Material complementar:

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida e o ensino de História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
  • Professor, busque, por meio de uma conversa e das falas dos alunos, o conhecimento que eles tenham a respeito das palavras-chave: recordações pessoais e coletivas; noções de temporalidade: passado/presente/futuro; registros históricos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Professor, projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS2_ 06UND02 - Tema inicial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BpQThRdCfgYFn2ewqQcZYytpwAkxG4SjVkVB8qCW2meGUYAXbetaDH96vCcy/his2-06und02-tema-inicial.pdf.
  • Professor selecione, anteriormente, algum material/objeto pessoal seu (objetos, fotos, “lembranças” que narrem a sua própria história) e apresente aos alunos. Mantenha “segredo” no início sobre a quem este material pertence. Deixe que os alunos busquem esta resposta por meio de algumas pistas dadas por você:
  • Todo mundo se reunia para todas as festas da família.
  • Teve um dia em que foi preciso chorar muito para ganhar uma sobremesa.
  • Antes, quando nem todo mundo tinha telefone, a gente costumava escrever cartas.
  • Naquele tempo não se usava… (Cite algum aparelho tecnológico usado atualmente.)
  • A gente tinha que usar... (Cite algum objeto usado antigamente e que seja difícil o seu uso nos dias de hoje.)

Professor, estas pistas deverão ser elaboradas de acordo com o material disponibilizado para esta aula.

  • Caso os alunos não consigam chegar à conclusão de que os objetos pertencem a você, conte a eles como você se sente relembrando sua história por meio daqueles objetos.
  • Coloque os alunos em roda e, juntamente com eles, explore este material fazendo as associações com relação às noções que já possuem - de tempo e de fases de crescimento, de que tipo de material são feitos os objetos, quando e por quem os objetos podem/poderiam ser usados, se aqueles objetos podem ser usados por qualquer pessoa, se tem como descobrir quando aqueles objetos foram fabricados, entre outros questionamentos.
  • Incentive a exploração destas fontes como “pistas” de um dia a dia do passado.

Professor, trabalhar com objetos/materiais da história pessoal de vida permite a identificação e a seriação de momentos importantes de uma vida (temporalidade linear) que caracteriza o desenvolvimento e o crescimento de cada um. A utilização de um material que remete a uma cronologia é importante para que os alunos comecem a identificar e a construir o conhecimento de que tudo tem um início, um meio e um fim e que entre estes intervalos acontecem fatos que vão construindo a história de cada um, de cada coisa.

  • Leve os alunos a compreender que todos têm uma história e que esta história pode ser contada por meio de objetos, assim como você fez.
  • Leve-os a perceber que as noções de temporalidade (antes/durante/ao mesmo tempo/depois, passado/presente/futuro) são usadas para nos ajudar a construir a história de uma vida.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Professor, apresente o slide para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide HIS2_ 06UND02 Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bZynkYE7Gjy2M6ReAN7wtmTPaJdUmecddZn8VJD56K8cffPs4TFjNySeuzGQ/his2-06und02-problematizacao.pdf.
  • Apresente o vídeo da música “Quando eu era neném”, de Bia Bedran, para iniciar o trabalho aqui sugerido https://www.youtube.com/watch?v=zTWycsm06Bk (2:24min). Acesso em: 20 de outubro de 2018.
  • Caso você não consiga reproduzir este vídeo, você poderá apenas ouvir a música ou reproduzir a letra em um cartaz. Para isto utilize o link que a contém: https://www.cifraclub.com.br/bia-bedran/856089/letra/ . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
  • Proponha às crianças que imaginem-se na música e simulem como seria uma “foto” tirada delas usando os materiais que listaram: elas usando chupeta, tomando mamadeira, dentro de carrinhos para bebê, engatinhando, e em todas as outras situações cantadas.
  • Após a “encenação” estimule os alunos a pensar e a descrever oralmente como deve ser a sequência cronológica de utilização dos materiais que listaram: primeiro a chupeta, depois a mamadeira, o uso de prato e colher, ir para a escola.
  • Distribua, para cada aluno, uma folha sulfite e peça a eles que façam a representação de quando eles eram bebês, de agora e de quando eles forem adultos.
  • Professor, caso você deseje utilize o documento com a formatação para esta atividade - HIS2_06UND02 - Fases da minha vida: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/php2MnWshf7gRf42AyuxZD3pk3VuQeUTVEck8bV9k7WXnvs3kUTuMdEajmFn/his2-06und02-fases-da-minha-vida.pdf.
  • Oriente os alunos na construção de cada desenho reproduzindo no quadro a formatação da folha entregue a eles. Antes de as crianças começarem a produção, peça a elas que falem de como é uma pessoa em cada fase da vida. Leve-os a pensar em cada fase: passado - quando eram bebês, quais objetos e roupas usavam e o que faziam; presente - o dia de hoje, quais objetos e roupas usam e o que fazem; futuro - quando forem adultos, quais os objetos e roupas usarão e o que farão.
  • Registre no quadro as falas dos alunos relacionando as falas às etapas da vida.
  • Monte um mural com estas atividades (nomeando cada trabalho).

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Professor, divida a turma em grupos de quatro crianças.
  • Faça um cartaz, dividindo-o em três colunas (você poderá adaptar esta atividade usando o quadro).
  • Distribua fichas com imagens de bebês, crianças e adultos e objetos de cada uma destas fases.
  • Professor, caso necessite utilize, para esta atividade, o documento HIS2_06UND02 Jogo de imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8S4MBcHrkzn4CmtHEZefGJuxWz2vf7tb3mkbsWc4R8JzTaMcgedcVnNmn7sd/his2-06und02-jogo-de-imagens.pdf.
  • Fazer tantas cópias quanto necessárias do Jogo de imagens (uma cópia para cada grupo).
  • Dê a cada grupo o comando de qual/quais imagem/imagens eles deverão selecionar: imagens de bebês, imagens de crianças, imagens de adulto.
  • Após selecionarem as imagens, peça a cada grupo que colem nas devidas colunas do cartaz (quadro) as imagens escolhidas.
  • Quando o cartaz já estiver preenchido, peça aos alunos que tentem se lembrar de objetos que alguém da família tenha guardado de quando eles eram bebês e se eles contam alguma história sobre esta fase da vida deles. (Associe esta coluna ao passado.)
  • Questione se o que eles relataram aparecem nas imagens coladas no cartaz (quadro).
  • Escute as histórias contadas pelos alunos. Busque por meio das falas alguns “ganchos” para que sejam trabalhadas as noções de temporalidade.
  • Este será um bom momento para apresentar situações-problema do tipo:
  • Todo mundo usou chupeta?
  • Quem não usou chupeta não foi bebê?
  • Todo mundo tomou mamadeira?
  • Alguém ainda toma mamadeira?
  • Se não, por que não toma mais madeira?
  • Podiam ser usados chupeta e mamadeira?
  • Todo mundo usou fralda?
  • Todo mundo teve um carrinho de bebê?
  • Quem não teve carrinho não foi bebê?
  • Alguém ainda usa carrinho de bebê?

  • Peça aos alunos para pensar em objetos que eles usam agora que têm ____ anos. Questione se o que eles relataram aparecem nas imagens coladas no cartaz (quadro). Associe esta coluna ao presente.

Professor, as perguntas podem e devem ser elaboradas de acordo com a listagem dos objetos fazendo com que os alunos tenham propriedade e sentimento de pertencimento com a atividade desenvolvida.

  • Peça aos alunos para pensar o que eles irão usar quando estiverem adultos. Questione se o que eles relataram aparecem nas imagens coladas no cartaz (quadro). Associe esta coluna com o futuro.

Professor, neste momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo por meio da atividade proposta e assim verificar se os alunos são capazes de se apropriar das noções temporais trabalhadas (passado, presente e futuro).

Para você saber mais:

Professor, a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, define como criança o cidadão até 12 anos de idade incompletos; como adolescente, o cidadão entre 12 e 18 anos. (Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm> . Acesso em: 20 de outubro de 2018). A Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003, define como idoso o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. (Disponível:http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/Leis/2003/L10.741.htm> . Acesso em: 20 de outubro de 2018). O intervalo entre 19 e 59 anos corresponde à faixa etária adulta.

Para esta atividade considere: bebê: pessoas com idade até 2 anos; criança e adolescente: pessoas com idade no intervalo entre 2 anos e 19 anos; adulto: pessoas com idade acima de 20 anos.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano