10208
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Geometria

Plano de aula - Quantas são? Quais são as faces?

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Identificar e contar faces no cubo e bloco retangular.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_10GEO06

Recursos
- Necessários: Papel, lápis, cola e tesoura, fita adesiva, cubo, bloco retangular e figuras planas em papel cartão ou papelão ou atividade impressa e papelão, (dependendo do tipo de aula) ou a atividade, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Para esta aula, seria mais produtivo que os alunos tivessem um cubo e um bloco retangular para manipular, além de suas faces cortadas individualmente em papel cartão ou papelão. Se for possível pode enviar as impressões para que construam com antecedência, caso contrário pode trabalhar mostrando os objetos e as figuras (em aula simultânea ou vídeo se for uma aula assíncrona, para que identifiquem as faces. Outra possibilidade é uma atividade com imagens para identificar as faces e se possível colar num papelão, recortar e montar as figuras não planas.
É importante contar com a participação de um adulto da família, para que possa ajudar a organizar os materiais e confeccionar a figura, especialmente se sua aula for assíncrona, conforme as sugestões abaixo:

Aquecimento
Aula simultânea: A retomada pode ser realizada conforme orientações do plano de aula, se os seus alunos tiverem as figuras não planas nas mãos. Caso contrário, mostre as figuras (faça-as maiores para ficar visível no vídeo) e converse com eles sobre as suas faces, retomando os seus conhecimentos.
Aula assíncrona: Se seus alunos tiverem as figuras não planas nas mãos (enviadas por você ou construídas por eles, a partir dos modelos que mandar), peça que descrevam o que observam sobre as faces de cada figura (um adulto da família que estiver acompanhando poderá ser o escriba se necessário) Caso não seja possível que manipulem as figuras, envie um vídeo mostrando as figuras e explicando que devem descrever o que observarem sobre as faces de cada figura ou ainda, enviar as imagens para que realizem a mesma proposta, através da observação da gravura. Deixe claro, aos familiares, nas orientações o propósito.

Atividade principal
Aula simultânea: Seguem algumas possibilidades:
     1) Da mesma forma, que com o aquecimento, se os seus alunos tiverem os materiais, realize a proposta e cada um montará as formas individualmente (podem contar com a ajuda de um familiar que se disponibilize).
     2) Outra possibilidade é que a partir da observação das figuras que você estiver mostrando, eles identifiquem as faces. Se conseguirem uma cópia impressa das figuras planas, poderão colar num papelão ou outro papel grosso e montar as figuras não planas.
     3) Se não for possível, poderão realizar uma construção coletiva. Eles apontam a você quais figuras devem ser usadas para construir o cubo e o bloco retangular e você vai monta, sempre conversando e solicitando justificativa pelas escolhas. Para isso, seria interessante que trabalhasse com encontros com número menor de alunos por vez.
     4) Realizam a atividade somente no papel. Observam as figuras não planas. Pintam as figuras planas, sendo que as iguais devem ser pintadas da mesma cor e ligam cada face à figura que se relaciona.

Aula assíncrona: Para sua aula as propostas são bem semelhantes às da aula síncrona:
     1) Da mesma forma, que com o aquecimento, se os seus alunos tiverem os materiais, realize a proposta e cada um montará as formas individualmente (podem contar com a ajuda de um familiar que se disponibilize). Envie uma comanda bem clara e as questões do Discuta com a turma para que os familiares conversem com os alunos e auxiliem na condução da montagem.
     2) Outra possibilidade é que a partir da observação de imagens das figuras que você pode encaminhar, eles identifiquem as faces. Se conseguirem uma cópia impressa das figuras planas, poderão colar num papelão ou outro papel grosso e montar as figuras não planas.
     3) Realizam a atividade somente no papel. Observam as figuras não planas. Pintam as figuras planas, sendo que as iguais devem ser pintadas da mesma cor e ligam cada face à figura que se relaciona.
Lembre-se sempre, em qualquer que seja sua opção, de enviar as orientações detalhadas às famílias, com as questões do discuta com a turma e o propósito da atividade. Pode solicitar que te enviem a atividade ou o registro em imagem da mesma.

 

 

Painel de soluções
Aula simultânea: Você pode fazer a discussão proposta no painel de soluções do plano de aula. Lembre de adaptar o texto das questões conforme a proposta que escolheu para a atividade principal.
Aula assíncrona: Independente da escolha que faça para atividade, encaminhe as questões, que devem ser adaptadas conforme a opção utilizada na atividade principal. Solicite que te enviem as respostas.

Encerramento
Aula simultânea: Faça o encerramento como proposto no plano de aula.
Aula assíncrona: Encaminhe uma devolutiva à atividade e às respostas dos alunos, com suas intervenções e um fechamento com as aprendizagens da aula, baseado no slide de encerramento.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie aos alunos para que realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide os familiares a vivenciarem e compartilharem com os alunos momentos de aprendizagem. É importante salientar aos familiares que acompanharem os alunos, que devem encorajá-los a responder às questões e realizar a atividade com maior autonomia possível. Justifique a importância da participação de um adulto para que as atividades se desenvolvam. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez 


Código: MAT1_10GEO06

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 1º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a identificar formas planas e não planas e a localizar objetos e pessoas no espaço a partir de diferentes referências e com uso de expressões referenciais (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora etc.).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas