10208
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Quantas são? Quais são as faces?

POR: Maria Luisa do Nascimento Quandt 17/07/2018
Código: MAT1_10GEO06

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Identificar e contar faces no cubo e bloco retangular.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar com os alunos o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Identificar e contar faces no cubo e bloco retangular.

Conceito-chave

Faces do Cubo e Bloco Retangular.

Conhecimentos prévios

Identificação de cubo e bloco retangular; Conceito de face.

Recursos necessários

- Papel Cartão;

- Fita crepe;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Moldes da planificação do cubo e do bloco retangular.

- Moldes das faces para montar cubo e bloco retangular (quadrados e retângulos).

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Leia o slide para a turma, distribua caixas com forma de cubo e bloco retangular e peça para que os alunos manipulem e verifiquem as superfícies planas, ou seja, as faces das caixas.

Propósito: Antecipar o assunto que será discutido, por meio da observação e manipulação das faces das formas que serão trabalhadas durante a aula.

Discuta com a turma:

  • O que vocês percebem sobre as faces do cubo e do bloco retangular ao manipular as caixas?

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide. Organize a turma em grupos com 4 ou 5 alunos. Entregue a cada grupo um rolo de fita crepe e um cubo ou bloco retangular (confeccionado previamente com papel cartão, utilizando molde disponível abaixo). Oriente os alunos para que observem atentamente as faces da forma não plana, pois eles deverão montar a mesma forma não plana ou sólido geométrico, utilizando formas planas que serão as faces de suas figuras. Organize na mesa do professor ou em um lugar de destaque as formas planas feitas com papel cartão, previamente e em quantidade suficiente, que serão utilizadas para a montagem das figuras não planas (molde disponível abaixo). Solicite que eles venham até a mesa do professor, identifiquem quais e quantas serão as faces necessárias para montar suas figuras não planas e partam para o “mãos à obra”, usando as faces coletadas, os alunos deverão juntá-las de acordo com o tamanho e com o posicionamento correto, no caso do bloco retangular, e prender com a fita crepe, passando a fita nas duas faces bem na junção delas (arestas), fazendo o mesmo com as faces do cubo. Circule pela sala durante a execução da atividade para orientar e propor intervenções, caso algum grupo apresente dificuldades. Passada a metade do tempo, pedir que os alunos parem e troquem de grupo, ou seja, os que estavam montando um cubo passam para um outro lugar em que esteja sendo montado um bloco retangular e vice-versa. A ideia é que todos vivenciem a montagem de ambas as formas.

Propósito: Identificar e contar as faces de cubos e blocos retangulares.

Discuta com a turma:

  • Você pode usar qualquer forma para montar seu cubo, ou bloco retangular?
  • Quantas faces serão necessárias?
  • Quantas faces são iguais no cubo?
  • Quantas faces são iguais no bloco retangular? Portanto vocês terão que procurar quantas formas diferentes?
  • No caso do bloco retangular, as faces poderão ser montadas em qualquer lugar? E no caso do cubo?
  • No bloco retangular, onde se posicionam as faces iguais, uma com relação à outra?
  • Qual é a forma não plana mais difícil de montar?Por que?

Materiais Complementares:

Guia de intervenções

Resolução da atividade principal

Atividade principal

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e sugira que os grupos montem uma exposição das suas produções, colocando em um lugar de destaque na sala. Quando todos os trabalhos estiverem expostos, solicite aos alunos que os observem atentamente e comentem sobre o que acharam de construir sólidos geométricos. Faça algumas perguntas e estimule a participação do máximo de alunos.

Propósito: Identificar e contar as faces de cubo e bloco retangular, por meio da análise das produções.

Discuta com a turma:

  • O que você descobriu montando os sólidos geométricos?
  • O cubo e o bloco retangular possuem formas planas iguais em suas faces? Ou diferentes?
  • Quais são as formas planas presentes nas faces deles?
  • Existe diferenças no tamanho das formas presentes nas faces do cubo? E do bloco retangular?
  • As faces iguais do bloco retangular garantem que ele tenha o mesmo tamanho em cima e embaixo, assim como à frente e atrás e dos dois lados. Assim, as faces iguais podem ser unidas uma à outra?
  • É possível montar um bloco retangular com seis retângulos iguais? Imagine se daria certo?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula, retomando o que foi aprendido; Complemente a lista se os alunos destacarem mais informações.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre as formas planas presentes nas faces das formas não planas.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Entregue as folhas de atividade; Realize a leitura da atividade e oriente os alunos para que observem atentamente as figuras, considerando a quantidade de faces que cada uma tem, quantas estão aparentes e quantas estão “escondidas”.

Propósito: Verificar se os alunos identificam e contam as faces existentes em cada uma das figuras.

Discuta com a turma:

  • Quantas faces tem um cubo?
  • Quantas faces tem um bloco retangular?
  • O que acontece com as faces de trás e de baixo?
  • As faces laterais em todas as figuras estão visíveis? Por que isso acontece?

Materiais Complementares:

Atividades complementaresa>

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução da Raio X

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Maria Luisa do Nascimento Quandt

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.

Objetivos específicos

Identificar e contar faces no cubo e bloco retangular.

Conceito-chave

Faces do Cubo e Bloco Retangular.

Conhecimentos prévios

Identificação de cubo e bloco retangular; Conceito de face.

Recursos necessários

- Papel Cartão;

- Fita crepe;

- Folhas impressas das atividades de Raio X e atividades complementares;

- Moldes da planificação do cubo e do bloco retangular.

- Moldes das faces para montar cubo e bloco retangular (quadrados e retângulos).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes