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Plano de aula - Multiplicando por 3

Plano de aula de matemática com atividades para 2 do Fundamental sobre compreender a multiplicação por 3 como soma de parcelas iguais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Ariane Capovilla

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Capovilla

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA08) - Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Objetivos específicos

Compreender a multiplicação por 3 como soma de parcelas iguais.

Conceito-chave

Compreensão da multiplicação como a forma mais prática de resolver problemas que envolvam a soma de parcelas iguais.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Cola,
  • Tesoura
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.

Propósito: Entender a multiplicação por 3.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como podem saber qual a quantidade de carrinhos que há nas quatro caixas e procure instigá-los, levantando conhecimentos prévios a respeito da multiplicação.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são seus conhecimentos prévios em relação multiplicação, como soma de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber a quantidade de carrinhos nas quatro caixas?
  • De que maneiras podemos chegar ao resultado?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal (slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de multiplicação e adição para tentar solucionar o problema dado.

Discuta com a turma:

  • Só existe uma maneira de resolver esse problema?
  • De quais maneiras você resolveria?

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal (slides 4 e 5) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de multiplicação e adição para tentar solucionar o problema dado.

Discuta com a turma:

  • Só existe uma maneira de resolver esse problema?
  • De quais maneiras você resolveria?

Discussão das soluções (slides 6 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.

Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.

Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
  • Quantos pontos fez cada um?

Materiais Complementares:

Para acessar a resolução da atividade clique aqui.

Discussão das soluções (slides 6 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.

Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.

Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
  • Quantos pontos fez cada um?

Discussão das soluções (slides 6 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.

Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.

Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
  • Quantos pontos fez cada um?

Discussão das soluções (slides 6 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.

Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.

Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
  • Quantos pontos fez cada um?

Discussão das soluções (slides 6 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.

Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.

Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
  • Quantos pontos fez cada um?

Discussão das soluções (slides 6 a 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.

Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.

Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
  • Quantos pontos fez cada um?

Sistematização de conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Propósito: Nesse momento, a ideia é retomar o conceito aprendido, focando na multiplicação como maneira simplificada de registrar a adição de parcelas iguais.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a multiplicação como facilitador da resolução do problema, envolvendo adição de parcelas iguais. Peça para que registrem essa forma de resolução no caderno.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Retomar o uso da multiplicação como adição de parcelas iguais.

Orientação: Pode ser projetado ou lido para a turma.

Raio X. select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado, de multiplicação por 3.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Vamos registrar as diferentes formas que utilizaram?
  • Dentre essas maneiras, o resultado foi diferente?

Sugestões:

  • Havendo a possibilidade de utilização de jogos on line, acessar aqui para ter acesso a um jogo de multiplicação.
  • Construa um jogo de boliche com a classe utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet para os pinos e meias velhas e jornais para confeccionar as bolas. Cada pino pode valer uma quantidade de pontos ou a mesma pontuação e as crianças podem registrar suas jogadas.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma, explicando aos alunos o que deverão aprender com a aula.

Propósito: Entender a multiplicação por 3.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Capovilla

Mentora: Gilne Gardesani Fernandez

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF02MA08) - Resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte, com o suporte de imagens ou material manipulável, utilizando estratégias pessoais.

Objetivos específicos

Compreender a multiplicação por 3 como soma de parcelas iguais.

Conceito-chave

Compreensão da multiplicação como a forma mais prática de resolver problemas que envolvam a soma de parcelas iguais.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Cola,
  • Tesoura
  • Atividades Impressas (ou escritas no quadro).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos como podem saber qual a quantidade de carrinhos que há nas quatro caixas e procure instigá-los, levantando conhecimentos prévios a respeito da multiplicação.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são seus conhecimentos prévios em relação multiplicação, como soma de parcelas iguais.

Discuta com a turma:

  • Como podemos saber a quantidade de carrinhos nas quatro caixas?
  • De que maneiras podemos chegar ao resultado?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de multiplicação e adição para tentar solucionar o problema dado.

Discuta com a turma:

  • Só existe uma maneira de resolver esse problema?
  • De quais maneiras você resolveria?

Materiais Complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientação: Apresente a situação aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega, em seus cadernos. Circule entre os alunos, observe como analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias e faça as intervenções necessárias para que avancem.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem de multiplicação e adição para tentar solucionar o problema dado.

Discuta com a turma:

  • Só existe uma maneira de resolver esse problema?
  • De quais maneiras você resolveria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.

Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.

Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
  • Quantos pontos fez cada um?

Materiais Complementares:

Para acessar a resolução da atividade clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.

Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.

Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
  • Quantos pontos fez cada um?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.

Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.

Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
  • Quantos pontos fez cada um?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.

Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.

Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
  • Quantos pontos fez cada um?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.

Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.

Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
  • Quantos pontos fez cada um?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Peça que os alunos compartilhem como fizeram e o resultado que chegaram. Nos slides 6 a 8 os alunos verão a resolução a partir da soma de parcelas iguais e de desenhos e podem discutir sobre as diversas formas de registro. Nesse momento inicia-se a retomada sobre o uso da multiplicação para registrar, de maneira simplificada, a soma de parcelas iguais.

Ao apresentar o slide 9 é importante retomar o uso da multiplicação como forma de simplificar a soma de quantidades iguais.

Após a apresentação das estratégias de solução e da multiplicação, é o momento de fazer o registro na tabela de pontos e apresentar os slides 10 e 11. Após o registro, é o momento de questioná-los sobre o vencedor do jogo.

Propósito: Instigar a discussão sobre as formas de registro para essa multiplicação.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram o registro?
  • Todas as formas chegam ao mesmo resultado?
  • Agora que já está registrada a multiplicação na tabela, como podemos saber quem ganhou o jogo?
  • Quantos pontos fez cada um?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Propósito: Nesse momento, a ideia é retomar o conceito aprendido, focando na multiplicação como maneira simplificada de registrar a adição de parcelas iguais.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a multiplicação como facilitador da resolução do problema, envolvendo adição de parcelas iguais. Peça para que registrem essa forma de resolução no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Retomar o uso da multiplicação como adição de parcelas iguais.

Orientação: Pode ser projetado ou lido para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes resolvam individualmente. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar o que observar enquanto circula pela sala e os comentários que surgirem.

Propósito: Verificar a aprendizagem do conteúdo apresentado, de multiplicação por 3.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver um problema?
  • Vamos registrar as diferentes formas que utilizaram?
  • Dentre essas maneiras, o resultado foi diferente?

Sugestões:

  • Havendo a possibilidade de utilização de jogos on line, acessar aqui para ter acesso a um jogo de multiplicação.
  • Construa um jogo de boliche com a classe utilizando materiais recicláveis, como garrafas pet para os pinos e meias velhas e jornais para confeccionar as bolas. Cada pino pode valer uma quantidade de pontos ou a mesma pontuação e as crianças podem registrar suas jogadas.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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