Tema inicial
Plano de Aula
Plano de aula: Crescemos com o tempo!
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Fatos da vida cotidiana
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, espelho, papéis (sulfite, cartolina), canetinhas, lápis de cor, fita adesiva/tachinhas.
Material complementar:
- Fonte de áudio de música brasileira “Saiba” (Adriana Calcanhoto) - https://www.youtube.com/watch?v=52k3lp50zfk
- Documento que disponibiliza a imagem do slide de contextualização - HIS2_ 06UND01 - Tema inicial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax3rra3RPGEPKEbpGPpxFtvuTbnzVXYdPhfWJ3AXR7Ggaq6xBZDUWhDAWsdc/his2-06und01-tema-inicial.pdf.
- Documento contendo imagens de personalidades históricas que são citadas na música “Saiba” - HIS2_06UND01 Personalidades:
- Documento contendo a letra da música “Saiba” de Adriana Calcanhoto - HIS2_06UND01 Letra da música:
- Documento contendo algumas informações sobre as personalidades citadas na letra da música - HIS2_ 06UND01 - Saiba mais sobre as personalidades:
- Fonte de mídia que retrata a produção de vídeo de um pai que filma as várias fases da vida da filha (de bebê aos 14 anos) - https://www.youtube.com/watch?v=n7eE8JZQuPQ&feature=youtu.be
- Documento contendo os títulos para montar o mural “Crescemos: nosso dia a dia aos ____ anos!” -
- Documento contendo a imagem do slide que finaliza a aula - HIS2_06UND01 Cartaz Crescemos! : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RW9BZqaywwpPZMnFN7vGnecdvgPtN4p48dUu4h2ghRedPr2d3Pr5szXM6w3s/his2-06und01-cartaz-crescemos.pdf.
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida e o ensino de História para você se preparar para a aula:
- FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de História para o Fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
- A leitura crítica de fontes históricas: https://novaescola.org.br/conteudo/2421/a-leitura-critica-de-fontes-historicas . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Como trabalhar a noção de tempo em História: https://novaescola.org.br/conteudo/2370/como-trabalhar-a-nocao-de-tempo-em-historia. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- O que ensinar em História: https://novaescola.org.br/conteudo/1791/o-que-ensinar-em-historia . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- Como trabalhar História e Geografia nos anos iniciais: https://www.youtube.com/watch?v=RwcxoMEb8TE . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- A importância de ensinar História nos anos iniciais: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada10/_files/VOvTHqqQ.pdf . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
- Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre o que eles conhecem sobre o tema e sobre as palavras chaves: fases, desenvolvimento, seres vivos.
- Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre:
- O que vem a ser fases de desenvolvimento?
- Fases de desenvolvimento é a mesma coisa que crescimento?
- O que são seres vivos?
- Quais seres vivos conhecem?
- Crescer quer dizer o quê?
- Quando se fala em crescimento nós falamos de ontem (passado)? De hoje (presente)? Ou de amanhã (futuro)?
- Nos questionamentos, explique para as crianças as noções de temporalidade que serão trabalhadas no decorrer da aula.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide - HIS2_ 06UND01 - Tema inicial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax3rra3RPGEPKEbpGPpxFtvuTbnzVXYdPhfWJ3AXR7Ggaq6xBZDUWhDAWsdc/his2-06und01-tema-inicial.pdf.
- Diga que você conhece uma cantora que se chama Adriana Calcanhoto e que ela compôs uma música sobre o que acabaram de conversar: “Vamos conhecer esta música?”. Apresente a música “Saiba” (Adriana Calcanhoto) - https://www.youtube.com/watch?v=52k3lp50zfk .
- Caso não seja possível assistir ao vídeo da música apresente aos alunos a letra da mesma. Acesse o documento HIS2_06UND01 Letra da música - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUCz9QvVf6JCKh84wpQA9hNJsAFbHDBDHeRyVjtphZb2A8B2jcREZ9c2hBRm/his2-06und01-letra-da-musica.pdf
- Questione os alunos incentivando-os a responderem com mais riqueza de detalhes. Utilize-se destes questionamentos:
- Seu pai já foi bebê?
- Sua mãe já foi bebê?
- Sua avó já foi bebê?
- Seu avô já foi bebê?
- Você já foi bebê?
- O que seus pais contam de quando você era bebê?
- Sua família guarda alguma lembrança de quando você era bebê?
- Quem tem um animal de estimação? Ele já foi bebê?
Explore a ideia de que seres vivos passam pelo processo de crescimento: (volte à conversa inicial: o aluno, os pais, os avós e os animais de estimação).
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Após a apreciação da canção (ou sua leitura): converse sobre os nomes (personalidades) citados na música apresentando os slides (4 e 5) com as imagens destas personalidades.
- Use como fonte para esta aula fotografias de personagens da História Mundial. Faça questionamentos sobre estes personagens históricos, tais como:
- Vocês já viram estas pessoas em algum lugar?
- Elas estão vivas?
- O que elas fizeram/fazem?
- Por que muitas pessoas as conhecem?
- Vocês (os alunos) poderiam estar na canção?
- Como será que, vocês (alunos) ficarão quando crescer?
- Vocês (alunos) farão as mesmas coisas?
- O que é que vocês (alunos) farão e não farão mais?
Trabalhe com as fotografias das personalidades históricas citadas na música e apresente-as aos alunos, dando a eles a possibilidade de associação dos nomes às imagens dos personagens e a ideia de que todas as pessoas, famosas ou não, já foram crianças assim como eles.
- Caso você não consiga fazer a projeção dos slides, utiize o documento HIS2_06UND01 Personalidades - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9B6unrYDw6BJYyTBgybYxJmCrkJekHCdaa4b69mxxsB9ay8FnZtfQDnKv6fe/his2-06und01-personalidades.pdf.
- Caso sinta necessidade, consulte o documento contendo informações sobre as personalidades citadas na letra da música - HIS2_ 06UND01 - Saiba mais sobre as personalidades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tA89pv28ru9nFMCvyNsH4e5j74XqTzc5wC6qN8TmT353DCxtafmKKDjwZHRz/his2-06und01-saiba-mais-sobre-as-personalidades.pdf.
Fonte das imagens:
Albert Einstein - Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Ghhandi -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Mohandas_K._Gandhi#/media/File:Mohandas_K._Gandhi,_portrait.jpg . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Freud -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Sigmund_Freud#/media/File:Sigmund_Freud,_by_Max_Halberstadt_(cropped).jpg . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Galileu Galilei -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Galileo_Galilei#/media/File:Galileo_Galilei01.jpg . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Arquimedes -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Archimedes#/media/File:Domenico-Fetti_Archimedes_1620.jpg Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Problematização
Orientações:
- Após a apreciação da canção (ou sua leitura): converse sobre os nomes (personalidades) citados na música apresentando os slides (4 e 5) com as imagens destas personalidades. Faça questionamentos sobre estes personagens históricos, tais como:
- Vocês já viram estas pessoas em algum lugar?
- Elas estão vivas?
- O que elas fizeram/fazem?
- Por que muitas pessoas as conhecem?
- Vocês (os alunos) poderiam estar na canção?
- Como será que, vocês (alunos) ficarão quando crescer?
- Vocês (alunos) farão as mesmas coisas?
- O que é que vocês (alunos) farão e não farão mais?
Trabalhe com as fotografias das personalidades históricas citadas na música e apresente-as aos alunos, dando a eles a possibilidade de associação dos nomes às imagens dos personagens e a ideia de que todas as pessoas, famosas ou não, já foram crianças assim como eles.
- Caso você não consiga fazer a projeção dos slides utiize o documento HIS2_06UND01 Personalidades - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9B6unrYDw6BJYyTBgybYxJmCrkJekHCdaa4b69mxxsB9ay8FnZtfQDnKv6fe/his2-06und01-personalidades.pdf.
- Caso sinta necessidade, consulte o documento contendo informações sobre as personalidades citadas na letra da música - HIS2_ 06UND01 - Saiba mais sobre as personalidades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tA89pv28ru9nFMCvyNsH4e5j74XqTzc5wC6qN8TmT353DCxtafmKKDjwZHRz/his2-06und01-saiba-mais-sobre-as-personalidades.pdf.
Fontes das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Mike Tson -Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f2/Mike_Tyson_Portrait.jpg. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Indígenas: Banco de Imagens da Nova Escola.Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Simone de Beauvoir -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Simone_de_Beauvoir2.png. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Pelé -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Pel%C3%A9#/media/File:Pele.jpg. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
- Aprecie uma fonte de mídia que retrata a produção de vídeo de um pai que filma as várias fases da vida da filha (de bebê aos 14 anos) - https://www.youtube.com/watch?v=n7eE8JZQuPQ&feature=youtu.be .
- Caso não seja possível apresentar o vídeo como fonte de elementos para o desenho de quando eram bebês, leve-os a concluir que nesta etapa eles já tinham todas (ou muitas) das características que têm hoje: a cor do cabelo, a cor dos olhos, a cor da pele.
- Caso queira, utilize o documento com a formatação deste slide HIS2_06UND01 Cartaz Crescemos! - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RW9BZqaywwpPZMnFN7vGnecdvgPtN4p48dUu4h2ghRedPr2d3Pr5szXM6w3s/his2-06und01-cartaz-crescemos.pdf.
- Distribua folhas de papel sulfite aos alunos e peça que registrem através de desenhos as fases do desenvolvimento (fases do crescimento):, quando eles eram bebês, como são hoje e como se imaginam no futuro.
- Incentive os alunos para que façam seus desenhos com riqueza de detalhes: comece por explorar a observação de cada aluno através da visualização no espelho ou fazendo a atividade em pares, onde cada aluno relata como vê o colega.
- Confeccione um mural com o título “Crescemos: nosso dia a dia aos _____ anos!” (espaços para cada fase do crescimento: “Como eu era.”; “Como sou.”;“Como serei?”).
- Caso deseje, use o documento HIS2_0UND01 Títulos mural , para montar o mural da sua turma - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n8XqYBZC3s6w97NeDeKxNEXe7G2HAFaVj5qsAfGGfvjYc6WnVpjbdaFzx5Gr/his2-0und01-titulos-mural.pdf.
- Após a conclusão dos desenhos, afixe-os no mural seguindo as colunas “Como eu era.”; “Como sou.”;“Como serei?” - com a ajuda dos alunos. Aproveite, novamente, para citar as noções de temporalidade: passado, presente e futuro.
No momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções temporais trabalhadas.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube, Paint e Padlet.
Contexto
Neste plano o objetivo é reconhecer as fases de desenvolvimento dos seres vivos. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar e postar atividades - disponível aqui) ou no Google Meet (veja aqui como criar uma reunião online).
Lance a questão no grupo da escola:
- Todo mundo já foi bebê?
Dê tempo para que os estudantes pensem sobre a questão. Diga que os que quiserem comentar a questão no grupo, faça enviando um áudio de 1 minuto. Na sequência, envie o vídeo da música “Saiba - Adriana Calcanhoto”. Caso não seja possível ver a música, envie a letra aos estudantes ou conte o que a música traz em arquivo de áudio. Peça para responderem as questões abaixo:
- Seu pai já foi bebê? Sua mãe já foi bebê?
- Sua avó já foi bebê? E seu avô?
- Você já foi bebê? O que seus pais contam de quando você era bebê?
- Sua família guarda alguma lembrança de quando você era bebê?
- Quem tem um animal de estimação? Ele já foi bebê?
Peça para os estudantes gravarem e compartilharem com o grupo um áudio de, no máximo, 1 minuto, respondendo as questões.
Problematização
Pergunte, via áudio, se os estudantes conhecem as pessoas famosas que a música aborda. Compartilhe com eles o arquivo de problematização e faça os questionamentos abaixo:
- Vocês já viram estas pessoas em algum lugar? Elas estão vivas?
- O que elas fizeram/fazem? Por que muitas pessoas as conhecem?
- Como será que vocês (alunos) ficarão quando crescer?
Trabalhe a ideia de que todas as pessoas, famosas ou não, já foram crianças assim como os estudantes um dia serão adultos.
Sistematização
Peça que produzam um desenho das fases da própria vida. O desenho deve ser dividido em 3: "Eu bebê", "Eu criança" e "Eu adulto". Dê um tempo para que eles realizem a produção e depois peça que compartilhem-nas no grupo da escola. Caso os estudantes estejam acessando via computador, peça que os desenhos sejam produzidos no Paint, compartilhados no grupo da escola ou postados em um mural do Padlet (veja como fazer um aqui). Atente para dar o feedback aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “A gente cresce” e “Imagine-se”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI01, EF03HI05 e EF05HI08 e com outros componentes curriculares EF02LP17, EF02MA18, EF15AR18, EF15AR19, EF15AR21.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Priscilla Paixão
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros.
Objeto (s) de conhecimento: O tempo como medida.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI06) Identificar e organizar, temporalmente, fatos da vida cotidiana, usando noções relacionadas ao tempo (antes, durante, ao mesmo tempo e depois).
Palavras Chave: Processo de crescimento (criança/adulto/idoso); Noções temporais: ontem/hoje/amanhã, passado/presente/futuro, antes/durante/ao mesmo tempo/depois.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA