16136
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 2º ano > A comunidade e seus registros

Plano de aula - Crescemos com o tempo!

Plano de aula de História com atividades para 2º ano do EF sobre Crescemos com o tempo!

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Teresa Tôrres Pimenta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, espelho, papéis (sulfite, cartolina), canetinhas, lápis de cor, fita adesiva/tachinhas.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9B6unrYDw6BJYyTBgybYxJmCrkJekHCdaa4b69mxxsB9ay8FnZtfQDnKv6fe/his2-06und01-personalidades.pdf

  • Documento contendo a letra da música “Saiba” de Adriana Calcanhoto - HIS2_06UND01 Letra da música:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUCz9QvVf6JCKh84wpQA9hNJsAFbHDBDHeRyVjtphZb2A8B2jcREZ9c2hBRm/his2-06und01-letra-da-musica.pdf

  • Documento contendo algumas informações sobre as personalidades citadas na letra da música - HIS2_ 06UND01 - Saiba mais sobre as personalidades:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tA89pv28ru9nFMCvyNsH4e5j74XqTzc5wC6qN8TmT353DCxtafmKKDjwZHRz/his2-06und01-saiba-mais-sobre-as-personalidades.pdf.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n8XqYBZC3s6w97NeDeKxNEXe7G2HAFaVj5qsAfGGfvjYc6WnVpjbdaFzx5Gr/his2-0und01-titulos-mural.pdf.

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida e o ensino de História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre o que eles conhecem sobre o tema e sobre as palavras chaves: fases, desenvolvimento, seres vivos.
  • Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre:
  • O que vem a ser fases de desenvolvimento?
  • Fases de desenvolvimento é a mesma coisa que crescimento?
  • O que são seres vivos?
  • Quais seres vivos conhecem?
  • Crescer quer dizer o quê?
  • Quando se fala em crescimento nós falamos de ontem (passado)? De hoje (presente)? Ou de amanhã (futuro)?

  • Nos questionamentos, explique para as crianças as noções de temporalidade que serão trabalhadas no decorrer da aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide - HIS2_ 06UND01 - Tema inicial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax3rra3RPGEPKEbpGPpxFtvuTbnzVXYdPhfWJ3AXR7Ggaq6xBZDUWhDAWsdc/his2-06und01-tema-inicial.pdf.
  • Diga que você conhece uma cantora que se chama Adriana Calcanhoto e que ela compôs uma música sobre o que acabaram de conversar: “Vamos conhecer esta música?”. Apresente a música “Saiba” (Adriana Calcanhoto) - https://www.youtube.com/watch?v=52k3lp50zfk .
  • Caso não seja possível assistir ao vídeo da música apresente aos alunos a letra da mesma. Acesse o documento HIS2_06UND01 Letra da música - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUCz9QvVf6JCKh84wpQA9hNJsAFbHDBDHeRyVjtphZb2A8B2jcREZ9c2hBRm/his2-06und01-letra-da-musica.pdf
  • Questione os alunos incentivando-os a responderem com mais riqueza de detalhes. Utilize-se destes questionamentos:
  • Seu pai já foi bebê?
  • Sua mãe já foi bebê?
  • Sua avó já foi bebê?
  • Seu avô já foi bebê?
  • Você já foi bebê?
  • O que seus pais contam de quando você era bebê?
  • Sua família guarda alguma lembrança de quando você era bebê?
  • Quem tem um animal de estimação? Ele já foi bebê?

Explore a ideia de que seres vivos passam pelo processo de crescimento: (volte à conversa inicial: o aluno, os pais, os avós e os animais de estimação).

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Após a apreciação da canção (ou sua leitura): converse sobre os nomes (personalidades) citados na música apresentando os slides (4 e 5) com as imagens destas personalidades.
  • Use como fonte para esta aula fotografias de personagens da História Mundial. Faça questionamentos sobre estes personagens históricos, tais como:
  • Vocês já viram estas pessoas em algum lugar?
  • Elas estão vivas?
  • O que elas fizeram/fazem?
  • Por que muitas pessoas as conhecem?
  • Vocês (os alunos) poderiam estar na canção?
  • Como será que, vocês (alunos) ficarão quando crescer?
  • Vocês (alunos) farão as mesmas coisas?
  • O que é que vocês (alunos) farão e não farão mais?

Trabalhe com as fotografias das personalidades históricas citadas na música e apresente-as aos alunos, dando a eles a possibilidade de associação dos nomes às imagens dos personagens e a ideia de que todas as pessoas, famosas ou não, já foram crianças assim como eles.

Fonte das imagens:

Albert Einstein - Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Ghhandi -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Mohandas_K._Gandhi#/media/File:Mohandas_K._Gandhi,_portrait.jpg . Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Freud -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Sigmund_Freud#/media/File:Sigmund_Freud,_by_Max_Halberstadt_(cropped).jpg . Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Galileu Galilei -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Galileo_Galilei#/media/File:Galileo_Galilei01.jpg . Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Arquimedes -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Archimedes#/media/File:Domenico-Fetti_Archimedes_1620.jpg Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a apreciação da canção (ou sua leitura): converse sobre os nomes (personalidades) citados na música apresentando os slides (4 e 5) com as imagens destas personalidades. Faça questionamentos sobre estes personagens históricos, tais como:
  • Vocês já viram estas pessoas em algum lugar?
  • Elas estão vivas?
  • O que elas fizeram/fazem?
  • Por que muitas pessoas as conhecem?
  • Vocês (os alunos) poderiam estar na canção?
  • Como será que, vocês (alunos) ficarão quando crescer?
  • Vocês (alunos) farão as mesmas coisas?
  • O que é que vocês (alunos) farão e não farão mais?

Trabalhe com as fotografias das personalidades históricas citadas na música e apresente-as aos alunos, dando a eles a possibilidade de associação dos nomes às imagens dos personagens e a ideia de que todas as pessoas, famosas ou não, já foram crianças assim como eles.

Fontes das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Mike Tson -Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f2/Mike_Tyson_Portrait.jpg. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Indígenas: Banco de Imagens da Nova Escola.Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Simone de Beauvoir -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Simone_de_Beauvoir2.png. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Pelé -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Pel%C3%A9#/media/File:Pele.jpg. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
  • Aprecie uma fonte de mídia que retrata a produção de vídeo de um pai que filma as várias fases da vida da filha (de bebê aos 14 anos) - https://www.youtube.com/watch?v=n7eE8JZQuPQ&feature=youtu.be .
  • Caso não seja possível apresentar o vídeo como fonte de elementos para o desenho de quando eram bebês, leve-os a concluir que nesta etapa eles já tinham todas (ou muitas) das características que têm hoje: a cor do cabelo, a cor dos olhos, a cor da pele.
  • Caso queira, utilize o documento com a formatação deste slide HIS2_06UND01 Cartaz Crescemos! - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RW9BZqaywwpPZMnFN7vGnecdvgPtN4p48dUu4h2ghRedPr2d3Pr5szXM6w3s/his2-06und01-cartaz-crescemos.pdf.
  • Distribua folhas de papel sulfite aos alunos e peça que registrem através de desenhos as fases do desenvolvimento (fases do crescimento):, quando eles eram bebês, como são hoje e como se imaginam no futuro.
  • Incentive os alunos para que façam seus desenhos com riqueza de detalhes: comece por explorar a observação de cada aluno através da visualização no espelho ou fazendo a atividade em pares, onde cada aluno relata como vê o colega.
  • Confeccione um mural com o título “Crescemos: nosso dia a dia aos _____ anos!” (espaços para cada fase do crescimento: “Como eu era.”; “Como sou.”;“Como serei?”).
  • Caso deseje, use o documento HIS2_0UND01 Títulos mural , para montar o mural da sua turma - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n8XqYBZC3s6w97NeDeKxNEXe7G2HAFaVj5qsAfGGfvjYc6WnVpjbdaFzx5Gr/his2-0und01-titulos-mural.pdf.
  • Após a conclusão dos desenhos, afixe-os no mural seguindo as colunas “Como eu era.”; “Como sou.”;“Como serei?” - com a ajuda dos alunos. Aproveite, novamente, para citar as noções de temporalidade: passado, presente e futuro.

No momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções temporais trabalhadas.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, espelho, papéis (sulfite, cartolina), canetinhas, lápis de cor, fita adesiva/tachinhas.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9B6unrYDw6BJYyTBgybYxJmCrkJekHCdaa4b69mxxsB9ay8FnZtfQDnKv6fe/his2-06und01-personalidades.pdf

  • Documento contendo a letra da música “Saiba” de Adriana Calcanhoto - HIS2_06UND01 Letra da música:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUCz9QvVf6JCKh84wpQA9hNJsAFbHDBDHeRyVjtphZb2A8B2jcREZ9c2hBRm/his2-06und01-letra-da-musica.pdf

  • Documento contendo algumas informações sobre as personalidades citadas na letra da música - HIS2_ 06UND01 - Saiba mais sobre as personalidades:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tA89pv28ru9nFMCvyNsH4e5j74XqTzc5wC6qN8TmT353DCxtafmKKDjwZHRz/his2-06und01-saiba-mais-sobre-as-personalidades.pdf.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n8XqYBZC3s6w97NeDeKxNEXe7G2HAFaVj5qsAfGGfvjYc6WnVpjbdaFzx5Gr/his2-0und01-titulos-mural.pdf.

Para você saber mais:

Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida e o ensino de História para você se preparar para a aula:

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
  • Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre o que eles conhecem sobre o tema e sobre as palavras chaves: fases, desenvolvimento, seres vivos.
  • Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre:
  • O que vem a ser fases de desenvolvimento?
  • Fases de desenvolvimento é a mesma coisa que crescimento?
  • O que são seres vivos?
  • Quais seres vivos conhecem?
  • Crescer quer dizer o quê?
  • Quando se fala em crescimento nós falamos de ontem (passado)? De hoje (presente)? Ou de amanhã (futuro)?

  • Nos questionamentos, explique para as crianças as noções de temporalidade que serão trabalhadas no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
  • Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide - HIS2_ 06UND01 - Tema inicial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax3rra3RPGEPKEbpGPpxFtvuTbnzVXYdPhfWJ3AXR7Ggaq6xBZDUWhDAWsdc/his2-06und01-tema-inicial.pdf.
  • Diga que você conhece uma cantora que se chama Adriana Calcanhoto e que ela compôs uma música sobre o que acabaram de conversar: “Vamos conhecer esta música?”. Apresente a música “Saiba” (Adriana Calcanhoto) - https://www.youtube.com/watch?v=52k3lp50zfk .
  • Caso não seja possível assistir ao vídeo da música apresente aos alunos a letra da mesma. Acesse o documento HIS2_06UND01 Letra da música - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUCz9QvVf6JCKh84wpQA9hNJsAFbHDBDHeRyVjtphZb2A8B2jcREZ9c2hBRm/his2-06und01-letra-da-musica.pdf
  • Questione os alunos incentivando-os a responderem com mais riqueza de detalhes. Utilize-se destes questionamentos:
  • Seu pai já foi bebê?
  • Sua mãe já foi bebê?
  • Sua avó já foi bebê?
  • Seu avô já foi bebê?
  • Você já foi bebê?
  • O que seus pais contam de quando você era bebê?
  • Sua família guarda alguma lembrança de quando você era bebê?
  • Quem tem um animal de estimação? Ele já foi bebê?

Explore a ideia de que seres vivos passam pelo processo de crescimento: (volte à conversa inicial: o aluno, os pais, os avós e os animais de estimação).

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Após a apreciação da canção (ou sua leitura): converse sobre os nomes (personalidades) citados na música apresentando os slides (4 e 5) com as imagens destas personalidades.
  • Use como fonte para esta aula fotografias de personagens da História Mundial. Faça questionamentos sobre estes personagens históricos, tais como:
  • Vocês já viram estas pessoas em algum lugar?
  • Elas estão vivas?
  • O que elas fizeram/fazem?
  • Por que muitas pessoas as conhecem?
  • Vocês (os alunos) poderiam estar na canção?
  • Como será que, vocês (alunos) ficarão quando crescer?
  • Vocês (alunos) farão as mesmas coisas?
  • O que é que vocês (alunos) farão e não farão mais?

Trabalhe com as fotografias das personalidades históricas citadas na música e apresente-as aos alunos, dando a eles a possibilidade de associação dos nomes às imagens dos personagens e a ideia de que todas as pessoas, famosas ou não, já foram crianças assim como eles.

Fonte das imagens:

Albert Einstein - Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Ghhandi -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Mohandas_K._Gandhi#/media/File:Mohandas_K._Gandhi,_portrait.jpg . Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Freud -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Sigmund_Freud#/media/File:Sigmund_Freud,_by_Max_Halberstadt_(cropped).jpg . Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Galileu Galilei -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Galileo_Galilei#/media/File:Galileo_Galilei01.jpg . Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Arquimedes -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Archimedes#/media/File:Domenico-Fetti_Archimedes_1620.jpg Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após a apreciação da canção (ou sua leitura): converse sobre os nomes (personalidades) citados na música apresentando os slides (4 e 5) com as imagens destas personalidades. Faça questionamentos sobre estes personagens históricos, tais como:
  • Vocês já viram estas pessoas em algum lugar?
  • Elas estão vivas?
  • O que elas fizeram/fazem?
  • Por que muitas pessoas as conhecem?
  • Vocês (os alunos) poderiam estar na canção?
  • Como será que, vocês (alunos) ficarão quando crescer?
  • Vocês (alunos) farão as mesmas coisas?
  • O que é que vocês (alunos) farão e não farão mais?

Trabalhe com as fotografias das personalidades históricas citadas na música e apresente-as aos alunos, dando a eles a possibilidade de associação dos nomes às imagens dos personagens e a ideia de que todas as pessoas, famosas ou não, já foram crianças assim como eles.

Fontes das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Mike Tson -Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f2/Mike_Tyson_Portrait.jpg. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Indígenas: Banco de Imagens da Nova Escola.Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Simone de Beauvoir -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Simone_de_Beauvoir2.png. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Pelé -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Pel%C3%A9#/media/File:Pele.jpg. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
  • Aprecie uma fonte de mídia que retrata a produção de vídeo de um pai que filma as várias fases da vida da filha (de bebê aos 14 anos) - https://www.youtube.com/watch?v=n7eE8JZQuPQ&feature=youtu.be .
  • Caso não seja possível apresentar o vídeo como fonte de elementos para o desenho de quando eram bebês, leve-os a concluir que nesta etapa eles já tinham todas (ou muitas) das características que têm hoje: a cor do cabelo, a cor dos olhos, a cor da pele.
  • Caso queira, utilize o documento com a formatação deste slide HIS2_06UND01 Cartaz Crescemos! - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RW9BZqaywwpPZMnFN7vGnecdvgPtN4p48dUu4h2ghRedPr2d3Pr5szXM6w3s/his2-06und01-cartaz-crescemos.pdf.
  • Distribua folhas de papel sulfite aos alunos e peça que registrem através de desenhos as fases do desenvolvimento (fases do crescimento):, quando eles eram bebês, como são hoje e como se imaginam no futuro.
  • Incentive os alunos para que façam seus desenhos com riqueza de detalhes: comece por explorar a observação de cada aluno através da visualização no espelho ou fazendo a atividade em pares, onde cada aluno relata como vê o colega.
  • Confeccione um mural com o título “Crescemos: nosso dia a dia aos _____ anos!” (espaços para cada fase do crescimento: “Como eu era.”; “Como sou.”;“Como serei?”).
  • Caso deseje, use o documento HIS2_0UND01 Títulos mural , para montar o mural da sua turma - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n8XqYBZC3s6w97NeDeKxNEXe7G2HAFaVj5qsAfGGfvjYc6WnVpjbdaFzx5Gr/his2-0und01-titulos-mural.pdf.
  • Após a conclusão dos desenhos, afixe-os no mural seguindo as colunas “Como eu era.”; “Como sou.”;“Como serei?” - com a ajuda dos alunos. Aproveite, novamente, para citar as noções de temporalidade: passado, presente e futuro.

No momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções temporais trabalhadas.

Fonte das imagens:

Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A comunidade e seus registros do 2º ano :

MAIS AULAS DE História do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02HI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano