Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02HI06 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a utilização de aparelhagem multimídia/aparelho para reprodução de vídeos e músicas, espelho, papéis (sulfite, cartolina), canetinhas, lápis de cor, fita adesiva/tachinhas.
Material complementar:
- Fonte de áudio de música brasileira “Saiba” (Adriana Calcanhoto) - https://www.youtube.com/watch?v=52k3lp50zfk
- Documento que disponibiliza a imagem do slide de contextualização - HIS2_ 06UND01 - Tema inicial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax3rra3RPGEPKEbpGPpxFtvuTbnzVXYdPhfWJ3AXR7Ggaq6xBZDUWhDAWsdc/his2-06und01-tema-inicial.pdf.
- Documento contendo imagens de personalidades históricas que são citadas na música “Saiba” - HIS2_06UND01 Personalidades:
- Documento contendo a letra da música “Saiba” de Adriana Calcanhoto - HIS2_06UND01 Letra da música:
- Documento contendo algumas informações sobre as personalidades citadas na letra da música - HIS2_ 06UND01 - Saiba mais sobre as personalidades:
- Fonte de mídia que retrata a produção de vídeo de um pai que filma as várias fases da vida da filha (de bebê aos 14 anos) - https://www.youtube.com/watch?v=n7eE8JZQuPQ&feature=youtu.be
- Documento contendo os títulos para montar o mural “Crescemos: nosso dia a dia aos ____ anos!” -
- Documento contendo a imagem do slide que finaliza a aula - HIS2_06UND01 Cartaz Crescemos! : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RW9BZqaywwpPZMnFN7vGnecdvgPtN4p48dUu4h2ghRedPr2d3Pr5szXM6w3s/his2-06und01-cartaz-crescemos.pdf.
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre o tempo como medida e o ensino de História para você se preparar para a aula:
- FERMIANO, Maria Belintane; SANTOS, Adriane Santarosa. Ensino de História para o Fundamental 1: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
- A leitura crítica de fontes históricas: https://novaescola.org.br/conteudo/2421/a-leitura-critica-de-fontes-historicas . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- Como trabalhar a noção de tempo em História: https://novaescola.org.br/conteudo/2370/como-trabalhar-a-nocao-de-tempo-em-historia. Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- O que ensinar em História: https://novaescola.org.br/conteudo/1791/o-que-ensinar-em-historia . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
- Como trabalhar História e Geografia nos anos iniciais: https://www.youtube.com/watch?v=RwcxoMEb8TE . Acesso em: 20 de outubro de 2018.
- A importância de ensinar História nos anos iniciais: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada10/_files/VOvTHqqQ.pdf . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
- Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre o que eles conhecem sobre o tema e sobre as palavras chaves: fases, desenvolvimento, seres vivos.
- Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre:
- O que vem a ser fases de desenvolvimento?
- Fases de desenvolvimento é a mesma coisa que crescimento?
- O que são seres vivos?
- Quais seres vivos conhecem?
- Crescer quer dizer o quê?
- Quando se fala em crescimento nós falamos de ontem (passado)? De hoje (presente)? Ou de amanhã (futuro)?
- Nos questionamentos, explique para as crianças as noções de temporalidade que serão trabalhadas no decorrer da aula.
Contexto
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos o tema principal desta aula.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide - HIS2_ 06UND01 - Tema inicial: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ax3rra3RPGEPKEbpGPpxFtvuTbnzVXYdPhfWJ3AXR7Ggaq6xBZDUWhDAWsdc/his2-06und01-tema-inicial.pdf.
- Diga que você conhece uma cantora que se chama Adriana Calcanhoto e que ela compôs uma música sobre o que acabaram de conversar: “Vamos conhecer esta música?”. Apresente a música “Saiba” (Adriana Calcanhoto) - https://www.youtube.com/watch?v=52k3lp50zfk .
- Caso não seja possível assistir ao vídeo da música apresente aos alunos a letra da mesma. Acesse o documento HIS2_06UND01 Letra da música - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kUCz9QvVf6JCKh84wpQA9hNJsAFbHDBDHeRyVjtphZb2A8B2jcREZ9c2hBRm/his2-06und01-letra-da-musica.pdf
- Questione os alunos incentivando-os a responderem com mais riqueza de detalhes. Utilize-se destes questionamentos:
- Seu pai já foi bebê?
- Sua mãe já foi bebê?
- Sua avó já foi bebê?
- Seu avô já foi bebê?
- Você já foi bebê?
- O que seus pais contam de quando você era bebê?
- Sua família guarda alguma lembrança de quando você era bebê?
- Quem tem um animal de estimação? Ele já foi bebê?
Explore a ideia de que seres vivos passam pelo processo de crescimento: (volte à conversa inicial: o aluno, os pais, os avós e os animais de estimação).
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Após a apreciação da canção (ou sua leitura): converse sobre os nomes (personalidades) citados na música apresentando os slides (4 e 5) com as imagens destas personalidades.
- Use como fonte para esta aula fotografias de personagens da História Mundial. Faça questionamentos sobre estes personagens históricos, tais como:
- Vocês já viram estas pessoas em algum lugar?
- Elas estão vivas?
- O que elas fizeram/fazem?
- Por que muitas pessoas as conhecem?
- Vocês (os alunos) poderiam estar na canção?
- Como será que, vocês (alunos) ficarão quando crescer?
- Vocês (alunos) farão as mesmas coisas?
- O que é que vocês (alunos) farão e não farão mais?
Trabalhe com as fotografias das personalidades históricas citadas na música e apresente-as aos alunos, dando a eles a possibilidade de associação dos nomes às imagens dos personagens e a ideia de que todas as pessoas, famosas ou não, já foram crianças assim como eles.
- Caso você não consiga fazer a projeção dos slides, utiize o documento HIS2_06UND01 Personalidades - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9B6unrYDw6BJYyTBgybYxJmCrkJekHCdaa4b69mxxsB9ay8FnZtfQDnKv6fe/his2-06und01-personalidades.pdf.
- Caso sinta necessidade, consulte o documento contendo informações sobre as personalidades citadas na letra da música - HIS2_ 06UND01 - Saiba mais sobre as personalidades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tA89pv28ru9nFMCvyNsH4e5j74XqTzc5wC6qN8TmT353DCxtafmKKDjwZHRz/his2-06und01-saiba-mais-sobre-as-personalidades.pdf.
Fonte das imagens:
Albert Einstein - Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Ghhandi -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Mohandas_K._Gandhi#/media/File:Mohandas_K._Gandhi,_portrait.jpg . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Freud -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Sigmund_Freud#/media/File:Sigmund_Freud,_by_Max_Halberstadt_(cropped).jpg . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Galileu Galilei -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Galileo_Galilei#/media/File:Galileo_Galilei01.jpg . Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Arquimedes -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Archimedes#/media/File:Domenico-Fetti_Archimedes_1620.jpg Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Problematização
Orientações:
- Após a apreciação da canção (ou sua leitura): converse sobre os nomes (personalidades) citados na música apresentando os slides (4 e 5) com as imagens destas personalidades. Faça questionamentos sobre estes personagens históricos, tais como:
- Vocês já viram estas pessoas em algum lugar?
- Elas estão vivas?
- O que elas fizeram/fazem?
- Por que muitas pessoas as conhecem?
- Vocês (os alunos) poderiam estar na canção?
- Como será que, vocês (alunos) ficarão quando crescer?
- Vocês (alunos) farão as mesmas coisas?
- O que é que vocês (alunos) farão e não farão mais?
Trabalhe com as fotografias das personalidades históricas citadas na música e apresente-as aos alunos, dando a eles a possibilidade de associação dos nomes às imagens dos personagens e a ideia de que todas as pessoas, famosas ou não, já foram crianças assim como eles.
- Caso você não consiga fazer a projeção dos slides utiize o documento HIS2_06UND01 Personalidades - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9B6unrYDw6BJYyTBgybYxJmCrkJekHCdaa4b69mxxsB9ay8FnZtfQDnKv6fe/his2-06und01-personalidades.pdf.
- Caso sinta necessidade, consulte o documento contendo informações sobre as personalidades citadas na letra da música - HIS2_ 06UND01 - Saiba mais sobre as personalidades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tA89pv28ru9nFMCvyNsH4e5j74XqTzc5wC6qN8TmT353DCxtafmKKDjwZHRz/his2-06und01-saiba-mais-sobre-as-personalidades.pdf.
Fontes das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Mike Tson -Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f2/Mike_Tyson_Portrait.jpg. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Indígenas: Banco de Imagens da Nova Escola.Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Simone de Beauvoir -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Simone_de_Beauvoir2.png. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Pelé -Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/Pel%C3%A9#/media/File:Pele.jpg. Acesso: em 20 de outubro de 2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula.
- Aprecie uma fonte de mídia que retrata a produção de vídeo de um pai que filma as várias fases da vida da filha (de bebê aos 14 anos) - https://www.youtube.com/watch?v=n7eE8JZQuPQ&feature=youtu.be .
- Caso não seja possível apresentar o vídeo como fonte de elementos para o desenho de quando eram bebês, leve-os a concluir que nesta etapa eles já tinham todas (ou muitas) das características que têm hoje: a cor do cabelo, a cor dos olhos, a cor da pele.
- Caso queira, utilize o documento com a formatação deste slide HIS2_06UND01 Cartaz Crescemos! - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RW9BZqaywwpPZMnFN7vGnecdvgPtN4p48dUu4h2ghRedPr2d3Pr5szXM6w3s/his2-06und01-cartaz-crescemos.pdf.
- Distribua folhas de papel sulfite aos alunos e peça que registrem através de desenhos as fases do desenvolvimento (fases do crescimento):, quando eles eram bebês, como são hoje e como se imaginam no futuro.
- Incentive os alunos para que façam seus desenhos com riqueza de detalhes: comece por explorar a observação de cada aluno através da visualização no espelho ou fazendo a atividade em pares, onde cada aluno relata como vê o colega.
- Confeccione um mural com o título “Crescemos: nosso dia a dia aos _____ anos!” (espaços para cada fase do crescimento: “Como eu era.”; “Como sou.”;“Como serei?”).
- Caso deseje, use o documento HIS2_0UND01 Títulos mural , para montar o mural da sua turma - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n8XqYBZC3s6w97NeDeKxNEXe7G2HAFaVj5qsAfGGfvjYc6WnVpjbdaFzx5Gr/his2-0und01-titulos-mural.pdf.
- Após a conclusão dos desenhos, afixe-os no mural seguindo as colunas “Como eu era.”; “Como sou.”;“Como serei?” - com a ajuda dos alunos. Aproveite, novamente, para citar as noções de temporalidade: passado, presente e futuro.
No momento de encerramento da aula, você deve retomar o objetivo através da atividade proposta e assim verificar se os alunos foram capazes de se apropriarem das noções temporais trabalhadas.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso: em 20 de outubro de 2018.