Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, Print de tela, Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é diferenciar as comemorações e atividades feitas em casa e na escola. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie-os, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Para esta aula, compartilhe o arquivo de problematização (disponível aqui). Por áudio, solicite que os estudantes analisem a fotografia, a partir das questões abaixo:
- O que estas imagens estão mostrando?
- Vocês já fizeram alguma destas atividades? Onde vocês fizeram cada uma delas?
- Qual destas imagens acontece em casa e qual acontece na escola?
- Que outras atividades vocês fazem em casa?
Você pode inserir outros questionamentos que ache pertinentes e adequados à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio de, no máximo, 1 minuto, com as respectivas respostas a partir dos questionamentos propostos.
Problematização
Compartilhe com os estudantes um arquivo de problematização (disponível aqui). É possível compartilhar um print das imagens. Em arquivo de áudio, peça que respondam às questões abaixo:
- Que festa é esta? O que eles estão comemorando?
- Por que esta data é importante?
- Você também comemora seu aniversário assim?
- Será que todo mundo comemora o aniversário no mesmo dia e do mesmo jeito?
Peça que, em arquivo de áudio, os estudantes respondam às questões propostas. Peça que respondam em arquivos de áudio de, no máximo, 1 minuto.
Sistematização
Envie para os estudantes o arquivo de sistematização (disponível aqui). Peça que escrevam, caso sejam alfabetizados, ou desenhem, caso não, como eles identificam os diferentes modos de comemorar, a depender do espaço. Peça que compartilhem as produções no grupo da turma e comentem as dos colegas. Analise as respostas e promova um feedback das atividades dos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo aos vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre o calendário, os pais podem assistir com os estudantes o vídeo “Calendário” (disponível aqui). Sobre comemorações é possível ler o livro “A festa do macaco” (disponível aqui) e “O lobo que queria uma festa de aniversário” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF02HI02 e com outros componentes curriculares EF08LI18, EF01GE03, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR12, EF15AR13, EF15AR14, EF15AR25, EF69AR10, EF69AR13, EF12EF11 e EF03ER04.
Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira
Código: HIS1_08UND02
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
AULA 03
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 08
AULA 09
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes