16132
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Calendário de aniversariantes da turma

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Calendário de aniversariantes da turma

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helena Cristina Cintra Eher

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, YouTube.

Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar os aniversários e as datas comemorativas no calendário. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Para esta aula, selecione fotografias de festas de aniversário suas ou de sua família. Peça para que os alunos, previamente, compartilhem registros no grupo da escola de festas de aniversário das famílias. Em arquivo de áudio, peça que eles observem as fotografias dos colegas e respondam às seguintes questões:
- Como vocês comemoram o aniversário?
- O que vocês mais gostam nesta data?
- Por que comemoramos nosso aniversário?

Você pode inserir outros questionamentos que ache pertinentes e adequados à turma, desde que as questões sejam objetivas, práticas e não muito longas. Solicite que os estudantes gravem um áudio de, no máximo, 1 minuto, com as respectivas respostas a partir dos questionamentos propostos.

Problematização
Compartilhe com os estudantes um arquivo de calendário. Peça que localizem no calendário o dia e o mês do próprio aniversário. Talvez seja necessária a ajuda dos pais. Solicite que, em chats privados, os alunos troquem informações e questionem, em relação aos colegas:
- Falta muito para o aniversário dele? Quantos meses?
- O aniversário dele é antes ou depois do seu?
- O aniversário dele é no começo ou no fim do ano?
- Tem mais alguém que faz aniversário nesse mesmo mês?

Eleja um estudante de cada dupla para gravar um relato correspondente às questões propostas. Peça que respondam em arquivos de áudio de, no máximo, 1 minuto.

Sistematização
A partir da análise do calendário, solicite que os estudantes gravem um arquivo de áudio respondendo:
- Quantos meses faltam para o dia do professor?
- Alguém faz aniversário no mês da festa junina? Quem?
- Por que marcamos essas datas no calendário da turma?
Analise as respostas e promova um feedback das atividades dos estudantes.

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo aos vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre o calendário, os pais podem assistir com os estudantes o vídeo “Calendário” (disponível aqui). Sobre comemorações, é possível ler o “Livro do macaco” (disponível aqui) e “O lobo que queria uma festa de aniversário” (disponível aqui).

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF02HI02 e com outros componentes curriculares EF08LI18, EF01GE03, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR12, EF15AR13, EF15AR14, EF15AR25, EF69AR10, EF69AR13, EF12EF11 e EF03ER04.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_08UND01

(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas