16131
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Famílias grandes e pequenas

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Famílias grandes e pequenas

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Marina Kowalski

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel Kraft, canetas hidrocor e fita adesiva.

Material complementar:

Imagens para uso no Contexto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPf9YkhhQrhasrJk6mdqwxGk5SSfNEhNBzrd3hVrQYuYs3pVf4Dr5p5MADjb/his-07und03-imagens-contexto.pdf

Atividade impressa para a problematização - Desenho e tabela

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/beyVjjbbHuvnfNAtxHWBwrSjvvnGCT7n4FEhNcTbNyEjpXasuhzMGBkE7pgs/his1-07und03-desenho-e-tabela.pdf

Impresso para a registro do gráfico na sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GgBgKE8mswzuCpKsg8NSN3cWzzSK3JXrrxgqQj3yYAsPuvMf87rsqzxUKa2w/his-07und03-grafico-integrantes-da-nossa-familia.pdf

Para você saber mais:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

É importante você tenha conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o objetivo ou escreva no no quadro para que os alunos possam visualizar. Realize a leitura e questione: “As famílias têm sempre a mesma quantidade de pessoas? Vocês já contaram quantas são as pessoas que fazem parte da sua família? Repararam que existem famílias grandes e outras menos numerosas? Ouça as respostas das crianças e explique que nesta aula iremos falar sobre a diferença de quantidade de integrantes que pode haver nas famílias e que mesmo famílias que possuem a mesma quantidade de pessoas pode ser diferentes de acordo com os membros que a compõem.

Com este objetivo, espera-se que a criança mobilize conhecimentos de seu próprio contexto familiar e seja capaz de relacioná-los com os contextos familiares de imagens e dos colegas da turma.

Para você saber mais:

As famílias brasileiras vêm passando por diversas mudanças em sua configuração tanto em relação a quais membros a compõem como na quantidade de pessoas, de modo geral, muitos casais tem optado por não ter filhos ou ter uma quantidade menor do que ocorria no passado. Trazer imagens e exemplos das próprias crianças favorece a percepção destes aspectos, permitindo o estabelecimento de comparações, observação de semelhanças, diferenças e permanências no tamanho e composição familiar. É possível ler mais sobre esta tendência nos links abaixo:

Sobre novos arranjos nos lares brasileiros e a mudança da perspectiva do papel das mulheres nestes lares:

ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Novos arranjos nos lares brasileiros. Revista Pesquisa Fapesp, jan. 2018. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/01/16/novos-arranjos-nos-lares-brasileiros/>. Acesso em 08/02/2019

Sobre a diminuição do tamanho das famílias brasileiras nos últimos anos:

Estudo da ONU aponta que tamanho nas famílias no Brasil está abaixo da média mundial. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2018/10/17/estudo-da-onu-aponta-que-tamanho-das-familias-no-brasil-esta-abaixo-da-media-mundial.ghtml>. Acesso em 08/02/2019

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Apresente as imagens para a classe com auxílio de um projetor ou impressas num tamanho que permita a visualização - Disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPf9YkhhQrhasrJk6mdqwxGk5SSfNEhNBzrd3hVrQYuYs3pVf4Dr5p5MADjb/his-07und03-imagens-contexto.pdf

Peça que as crianças observem o que há nas imagens e percebam que elas tem uma coisa em comum. Espera-se que sejam capazes de perceber que todas as imagens retratam famílias, mas cada uma possui suas particularidades e as descrevam.

Algumas questões podem ser propostas para ajudar na leitura destas imagens pelo grupo, como:

  • o que podemos ver nas imagens?
  • as imagens têm a mesma quantidade de pessoas?

Se não for observado pelas crianças, chame a atenção para a quantidade de pessoas de cada uma das famílias retratadas e ouça com atenção os comentários.

  • que tipo de relação existe entre as pessoas de cada imagem?

É provável que comentem o fato de haver duas imagens com famílias de dois membros, procure levantar hipóteses no sobre quem seria cada pessoa em cada família (mãe, filho, avó, irmão, etc) É possível que sugiram composições variadas das famílias da mesma imagem, permita que as crianças apresentem suas hipóteses para que sejam validadas pelo grupo - um homem pode ser pai, padrasto, tio, por exemplo.

  • As famílias destas imagens tem algo em comum com a sua? Permita que as crianças estabeleçam aproximações e distanciamentos entre as suas famílias e as que estão ali representadas.

Fonte das imagens:

  • superior e inferior ao lado direito

Disponível em: <https://unsplash.com/photos/eo11MS0FSnk>. Acesso em: 08/02/2019

Disponível em: <https://unsplash.com/photos/nk-xUZwSjR4>. Acesso em: 08/02/2019

  • superior e inferior ao lado esquerdo: acervo nova escola

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Apresente o slide para a turma (você pode colocar a comanda no quadro, se preferir) e peça que imaginem agora uma imagem, uma fotografia da sua família, imaginem quem estaria nesta imagem, se seriam muitas ou poucas pessoas, você tem irmãos? Quantos? Meninos ou meninas? Tem primos, tios e tias? Avôs e avós? Quem faz parte da sua família e pode compor o seu desenho?

A seguir entregue a folha impressa para realizarem o desenho de sua família e completarem a tabela com os nomes das pessoas da família e qual a sua relação de parentesco com cada uma. O impresso encontra-se neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/beyVjjbbHuvnfNAtxHWBwrSjvvnGCT7n4FEhNcTbNyEjpXasuhzMGBkE7pgs/his1-07und03-desenho-e-tabela.pdf

Para a realização deste registro, indica-se a organização da turma em duplas de alunos que apresentem hipóteses próximas no desenvolvimento da escrita de modo que possam trocar ideias e contribuir na escrita do colega. Como a sala de aula do primeiro ano é um ambiente alfabetizador, você pode fazer com as crianças anteriormente a esta aula uma lista de membros da família, fixando-a na sala e assim, servindo como referência para esta e outras situações de escrita.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Prepare no quadro ou num cartaz proporcional à quantidade de alunos da turma a estrutura do gráfico de colunas com um eixo vertical à esquerda referente à quantidade de alunos e um eixo horizontal, abaixo, referente à quantidade de pessoas das famílias. Corte quadrados de papel colorido para a colagem e representação no gráfico, estabelecendo uma cor para cada quantidade de membros da família, por exemplo, amarelo para famílias de 3 pessoas, azul para famílias de 4 pessoas, e assim por diante.

Solicite que os alunos retomem sua tabela e registrem abaixo dela, no campo indicado a quantidade de pessoas da sua própria família, oriente que eles devem ser considerados na contagem.

Peça que cada criança socialize a quantidade registrada enquanto já vai distribuindo o quadrado colorido referente. Em seguida, proponha que cada criança cole um quadrado colorido representando a sua família na coluna correspondente à quantidade de pessoas da sua família (2 pessoas, 3, pessoas, 4 pessoas, 5 ou mais pessoas).

Solicite que cada aluno acompanhe a construção do gráfico utilizando o impresso disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GgBgKE8mswzuCpKsg8NSN3cWzzSK3JXrrxgqQj3yYAsPuvMf87rsqzxUKa2w/his-07und03-grafico-integrantes-da-nossa-familia.pdf

Este gráfico irá demonstrar visualmente dados sobre as diferenças existentes entre as quantidades de pessoas que compõem as famílias. Proponha questionamentos referentes ao que o gráfico revela em relação às famílias da turma, por exemplo: Quantas pessoas tem a maior família entre as nossas? Quantas famílias possuem 4 pessoas? De quem são estas famílias? Veja quem são as crianças e peça que expliquem para a turma quem são as quatro pessoas de sua família de modo que o grupo possa fazer comparações, identificando semelhanças e diferenças mesmo em famílias compostas pelo mesmo número de pessoas. A partir da análise coletiva do mesmo, o professor deverá atuar como escriba dos alunos para registrar as conclusões obtidas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel Kraft, canetas hidrocor e fita adesiva.

Material complementar:

Imagens para uso no Contexto:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPf9YkhhQrhasrJk6mdqwxGk5SSfNEhNBzrd3hVrQYuYs3pVf4Dr5p5MADjb/his-07und03-imagens-contexto.pdf

Atividade impressa para a problematização - Desenho e tabela

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/beyVjjbbHuvnfNAtxHWBwrSjvvnGCT7n4FEhNcTbNyEjpXasuhzMGBkE7pgs/his1-07und03-desenho-e-tabela.pdf

Impresso para a registro do gráfico na sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GgBgKE8mswzuCpKsg8NSN3cWzzSK3JXrrxgqQj3yYAsPuvMf87rsqzxUKa2w/his-07und03-grafico-integrantes-da-nossa-familia.pdf

Para você saber mais:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

É importante você tenha conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o objetivo ou escreva no no quadro para que os alunos possam visualizar. Realize a leitura e questione: “As famílias têm sempre a mesma quantidade de pessoas? Vocês já contaram quantas são as pessoas que fazem parte da sua família? Repararam que existem famílias grandes e outras menos numerosas? Ouça as respostas das crianças e explique que nesta aula iremos falar sobre a diferença de quantidade de integrantes que pode haver nas famílias e que mesmo famílias que possuem a mesma quantidade de pessoas pode ser diferentes de acordo com os membros que a compõem.

Com este objetivo, espera-se que a criança mobilize conhecimentos de seu próprio contexto familiar e seja capaz de relacioná-los com os contextos familiares de imagens e dos colegas da turma.

Para você saber mais:

As famílias brasileiras vêm passando por diversas mudanças em sua configuração tanto em relação a quais membros a compõem como na quantidade de pessoas, de modo geral, muitos casais tem optado por não ter filhos ou ter uma quantidade menor do que ocorria no passado. Trazer imagens e exemplos das próprias crianças favorece a percepção destes aspectos, permitindo o estabelecimento de comparações, observação de semelhanças, diferenças e permanências no tamanho e composição familiar. É possível ler mais sobre esta tendência nos links abaixo:

Sobre novos arranjos nos lares brasileiros e a mudança da perspectiva do papel das mulheres nestes lares:

ANDRADE, Rodrigo de Oliveira. Novos arranjos nos lares brasileiros. Revista Pesquisa Fapesp, jan. 2018. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/01/16/novos-arranjos-nos-lares-brasileiros/>. Acesso em 08/02/2019

Sobre a diminuição do tamanho das famílias brasileiras nos últimos anos:

Estudo da ONU aponta que tamanho nas famílias no Brasil está abaixo da média mundial. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2018/10/17/estudo-da-onu-aponta-que-tamanho-das-familias-no-brasil-esta-abaixo-da-media-mundial.ghtml>. Acesso em 08/02/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Apresente as imagens para a classe com auxílio de um projetor ou impressas num tamanho que permita a visualização - Disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MPf9YkhhQrhasrJk6mdqwxGk5SSfNEhNBzrd3hVrQYuYs3pVf4Dr5p5MADjb/his-07und03-imagens-contexto.pdf

Peça que as crianças observem o que há nas imagens e percebam que elas tem uma coisa em comum. Espera-se que sejam capazes de perceber que todas as imagens retratam famílias, mas cada uma possui suas particularidades e as descrevam.

Algumas questões podem ser propostas para ajudar na leitura destas imagens pelo grupo, como:

  • o que podemos ver nas imagens?
  • as imagens têm a mesma quantidade de pessoas?

Se não for observado pelas crianças, chame a atenção para a quantidade de pessoas de cada uma das famílias retratadas e ouça com atenção os comentários.

  • que tipo de relação existe entre as pessoas de cada imagem?

É provável que comentem o fato de haver duas imagens com famílias de dois membros, procure levantar hipóteses no sobre quem seria cada pessoa em cada família (mãe, filho, avó, irmão, etc) É possível que sugiram composições variadas das famílias da mesma imagem, permita que as crianças apresentem suas hipóteses para que sejam validadas pelo grupo - um homem pode ser pai, padrasto, tio, por exemplo.

  • As famílias destas imagens tem algo em comum com a sua? Permita que as crianças estabeleçam aproximações e distanciamentos entre as suas famílias e as que estão ali representadas.

Fonte das imagens:

  • superior e inferior ao lado direito

Disponível em: <https://unsplash.com/photos/eo11MS0FSnk>. Acesso em: 08/02/2019

Disponível em: <https://unsplash.com/photos/nk-xUZwSjR4>. Acesso em: 08/02/2019

  • superior e inferior ao lado esquerdo: acervo nova escola
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Apresente o slide para a turma (você pode colocar a comanda no quadro, se preferir) e peça que imaginem agora uma imagem, uma fotografia da sua família, imaginem quem estaria nesta imagem, se seriam muitas ou poucas pessoas, você tem irmãos? Quantos? Meninos ou meninas? Tem primos, tios e tias? Avôs e avós? Quem faz parte da sua família e pode compor o seu desenho?

A seguir entregue a folha impressa para realizarem o desenho de sua família e completarem a tabela com os nomes das pessoas da família e qual a sua relação de parentesco com cada uma. O impresso encontra-se neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/beyVjjbbHuvnfNAtxHWBwrSjvvnGCT7n4FEhNcTbNyEjpXasuhzMGBkE7pgs/his1-07und03-desenho-e-tabela.pdf

Para a realização deste registro, indica-se a organização da turma em duplas de alunos que apresentem hipóteses próximas no desenvolvimento da escrita de modo que possam trocar ideias e contribuir na escrita do colega. Como a sala de aula do primeiro ano é um ambiente alfabetizador, você pode fazer com as crianças anteriormente a esta aula uma lista de membros da família, fixando-a na sala e assim, servindo como referência para esta e outras situações de escrita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Prepare no quadro ou num cartaz proporcional à quantidade de alunos da turma a estrutura do gráfico de colunas com um eixo vertical à esquerda referente à quantidade de alunos e um eixo horizontal, abaixo, referente à quantidade de pessoas das famílias. Corte quadrados de papel colorido para a colagem e representação no gráfico, estabelecendo uma cor para cada quantidade de membros da família, por exemplo, amarelo para famílias de 3 pessoas, azul para famílias de 4 pessoas, e assim por diante.

Solicite que os alunos retomem sua tabela e registrem abaixo dela, no campo indicado a quantidade de pessoas da sua própria família, oriente que eles devem ser considerados na contagem.

Peça que cada criança socialize a quantidade registrada enquanto já vai distribuindo o quadrado colorido referente. Em seguida, proponha que cada criança cole um quadrado colorido representando a sua família na coluna correspondente à quantidade de pessoas da sua família (2 pessoas, 3, pessoas, 4 pessoas, 5 ou mais pessoas).

Solicite que cada aluno acompanhe a construção do gráfico utilizando o impresso disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GgBgKE8mswzuCpKsg8NSN3cWzzSK3JXrrxgqQj3yYAsPuvMf87rsqzxUKa2w/his-07und03-grafico-integrantes-da-nossa-familia.pdf

Este gráfico irá demonstrar visualmente dados sobre as diferenças existentes entre as quantidades de pessoas que compõem as famílias. Proponha questionamentos referentes ao que o gráfico revela em relação às famílias da turma, por exemplo: Quantas pessoas tem a maior família entre as nossas? Quantas famílias possuem 4 pessoas? De quem são estas famílias? Veja quem são as crianças e peça que expliquem para a turma quem são as quatro pessoas de sua família de modo que o grupo possa fazer comparações, identificando semelhanças e diferenças mesmo em famílias compostas pelo mesmo número de pessoas. A partir da análise coletiva do mesmo, o professor deverá atuar como escriba dos alunos para registrar as conclusões obtidas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano