Sobre este plano
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, quadro e giz ou cartolina/papel kraft, canetas hidrocor e fita adesiva, impresso para atividade em grupos, lápis, borracha.
Material complementar:
Impresso para a atividade em grupo proposta na Problematização:
Para você saber mais:
Sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento.
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete ou escreva o objetivo no quadro para que os alunos possam visualizar. Realize a leitura e questione: Nós já conhecemos muitas histórias, temos as nossas preferidas, aquelas que conhecemos há pouco tempo e aquelas que já ouvimos desde pequenininhos e sabemos recontar. Vocês já repararam se nestas histórias existem famílias? Como são estas famílias? Em todas as histórias é possível saber como são as famílias de seus personagens?
Ouça as respostas das crianças e explique que nesta aula iremos falar sobre as famílias que podemos observar em algumas das histórias que conhecemos
e como são compostas.
Com este objetivo, espera-se que a criança mobilize conhecimentos de seu próprio contexto familiar e seja capaz de relacioná-los com os contextos familiares de narrativas destinadas ao público infantil.
Para você saber mais:
Os contos clássicos da literatura Infantil permitem a observação de aspectos de um determinado contexto histórico e a percepção de algumas relações sociais da época, ainda que figurem obras fictícias. O trabalho com a literatura Infantil nas aulas de História traz o universo lúdico e da fantasia para o trabalho pedagógico, permitindo estabelecer comparações, percepção de semelhanças, diferenças, permanências entre diversos fatores. No caso, estamos enfocando diretamente a composição familiar.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete o slide com a lista de histórias ou a apresente num cartaz ou mesmo escrita no quadro. A lista pode ser alterada de acordo com o contexto de cada turma, garantindo que a turma conheça previamente todas as histórias enumeradas.
Você pode acessar os textos das histórias nos seguintes links:
O patinho feio: http://guida.querido.net/andersen/conto-07.htm Acesso em: 25/11/2018
Chapeuzinho vermelho: https://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/capuchinho_vermelho Acesso em: 25/11/2018
Cinderela: https://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/a_gata_borralheira_cinderela Acesso em: 25/11/2018
João e o pé de feijão: https://www.historiaparadormir.com.br/joao-e-o-pe-de-feijao/ Acesso em: 25/11/2018
João e Maria: https://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/joao_e_maria Acesso em: 25/11/2018
Cachinhos dourados e os três ursos: https://www.historiaparadormir.com.br/cachinhos-dourados/ Acesso em: 25/11/2018
É importante ressaltar que, por se tratar de clássicos da literatura infantil que já fazem parte do universo infantil tanto pela tradição oral como pela escrita, existem inúmeras versões de cada um que trazem algumas variações. Caso sejam trazidos pelas crianças elementos de outras versões, é importante acolher estas considerações e explicar para o grupo a razão pela qual isto ocorre.
Leia a lista com as crianças e organize a sala em grupos de quatro a seis crianças para que realizem as atividades propostas e tenham a possibilidade de trabalhar em equipe e trocar ideias entre si.
Problematização
Tempo sugerido: 60 minutos.
Orientações:
Após a leitura dos títulos, faça uma nova leitura dos títulos com uma imagem representativa de cada história. Se não for possível fazer a projeção dos slides, você pode imprimir as imagens para utilizar neste momento. Faça uma pausa entre os títulos para a retomada coletiva do enredo principal e questionamentos que direcionem o olhar das crianças para aspectos sobre os personagens de modo a levar as crianças a refletir sobre as famílias presentes em todas as histórias da lista.
O roteiro com os questionamentos abaixo pode ser utilizado neste momento:
Quem é o personagem principal desta história?
Sua família é citada na história?
Existe alguma família na história? Qual?
Quem faz parte dela?
Eles vivem juntos? Onde vivem?
O que eles gostam de fazer juntos?
Este personagem tem irmãos?
Todas as pessoas têm irmãos?
A família da história é parecida com a sua?
Em que a família da história é parecida ou diferente da sua?
Entre outras que achar pertinentes.
Fonte da imagem: Acervo Nova Escola
Problematização
Fonte da imagem: Acervo Nova Escola.
Problematização
Fonte da imagem: Acervo Nova Escola.
Problematização
Fonte da imagem: Acervo Nova Escola.
Problematização
Fonte da imagem: Acervo Nova Escola.
Problematização
Fonte da imagem: Acervo Nova Escola.
Problematização
Orientações:
Combine com a turma e distribua uma das histórias para cada grupo. Como se trata de uma turma em processo de alfabetização, é importante que o professor pense em agrupamentos produtivos para a formação dos grupos, garantindo a presença de um aluno que possa atuar como escriba. Entregue uma folha impressa por grupo para o registro de suas discussões, conforme modelo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uS7NuyaXpeaMGfFbq64pbb2Q3X758Eu4fZx3Sc62egneAdfSbFR6C4x6t9Wr/his1-07und02-atividade-em-grupo.pdf
Circule pela sala, acompanhe e contribua com as discussões nos grupos, estimulando a percepção quanto aos membros que fazem parte da família dos personagens principais, as possíveis transformações e suas razões.
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
Retome a atenção de toda a turma e solicite que cada grupo socialize com os colegas as suas discussões.
É possível que surjam questões por parte das crianças sobre os parentescos e suas nomenclaturas, como enteada, por exemplo. Nestas situações é preciso esclarecer coletivamente, as próprias crianças do grupo podem auxiliar nestes esclarecimentos. Outro aspecto que pode ser problematizado neste momento é a mudança entre a nomenclatura em relação a diferentes membros da família, como o fato de a mesma criança ser sobrinha dos tios e tias, prima dos primos e primas, neta dos avós e filha dos pais.
Conforme os grupos forem apresentando suas discussões, anote numa lista quais os membros das famílias dos personagens, o que irá caracterizar tipos de constituição familiar (pode ser no slide, cartaz ou quadro). Retome a leitura das mesmas e solicite às crianças que observem e comentem as suas percepções. Proponha a produção de um texto da turma sintetizando as ideias e percepções do grupo, atuando como escriba enquanto as crianças fazem a produção oral deste texto.