16129
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Conversando sobre a família e quem faz parte dela

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Conversando sobre a família e quem faz parte dela

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Marina Kowalski

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.

Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer e representar os membros da família. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, envie o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui).
Compartilhe com os estudantes o arquivo de contextualização. Peça, via arquivo de áudio, que respondam junto aos familiares, o nome e o “lugar” que ocupa na família. Caso não seja possível imprimir, oriente que escrevam a atividade no caderno.

Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “A família”. Caso não seja possível verem o vídeo, grave um áudio explicitando o que a música traz. Após isso, compartilhe o arquivo de áudio, solicitando que respondam as questões abaixo:
- Quem faz parte da família de que esta música fala?
- Essa música fala sempre de uma família só? Por quê?
- Todos vivem na mesma casa? E na sua casa, quem vive?
- Quem cuida de você?
- E todas as famílias são do mesmo jeito? Por quê?
- O que determina se uma pessoa faz parte da nossa família?
- Se uma pessoa morar em outra casa, pode fazer parte da mesma família?

Solicite que os estudantes gravem um áudio de, no máximo, 1 minuto, respondendo as questões que você propôs.

Sistematização

Envie para os estudantes o arquivo de sistematização. Se eles puderem imprimir, peça que se reúnam em duplas e, por vídeo chamada, brinquem de bingo, com a cartela do anexo impressa e segundo as instruções do plano. Caso não seja possível realizar a vídeo chamada ou imprimir o arquivo, solicite que os estudantes façam um desenho da família e compartilhem as fotos das produções no grupo da escola. Outra opção é montar um mural no Padlet, para que eles possam postar as atividades (veja como fazer um Padlet aqui). 

Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Sobre as famílias, os pais podem ver, junto com as crianças, os vídeos “A história de uma família”, o audiobook “A família do Marcelo” e “As famílias do mundinho”.

Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI04, EF01HI05, EF03HI12, EF04HI03.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_07UND01

(EF01HI07) Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas