16129
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Conversando sobre a família e quem faz parte dela

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Conversando sobre a família e quem faz parte dela

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Marina Kowalski

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Aparelho de som que reproduza CD ou a mídia disponível, música sobre a família gravada para ser apreciada com as crianças (“Família” de autoria de Rita Rameh e Luiz Waack), Papel Sulfite A4, materiais para desenho tais como lápis de cor, giz de cera, canetinha, tinta e fita adesiva.

Materiais complementares:

Cartela de Bingo para uso na sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7H467PvQbVqCPauQvbKRQKK68SZTVTJbfHEuNd7kmhmwAzAfQ6nAn86PgNzK/his1-07und01-cartela-de-bingo-para-uso-na-sistematizacao.pdf

Exemplo de lista de integrantes das famílias para uso no contexto.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AxUnBPNFujHfFMqwcxrjZP8VQbpDt9ffNpGHwTKhnFcxYMGuB3WYDEA3yrPj/his1-07und01-exemplo-de-lista-de-integrantes-das-familias.pdf

Para você saber mais:

É importante ter conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento. O livro sugerido abaixo trata destas questões:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

A escola precisa estar atenta à diversidade das composições familiares de seus alunos estimulando relações de respeito e tolerância. Leia em https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia. (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize as crianças em um círculo no chão se for possível no espaço físico de sua escola. O círculo é uma organização que favorece a interação entre as crianças e contempla a necessidade de exploração do ambiente muito marcante nesta faixa etária. Caso não seja possível, organize grupos ou utilize a configuração habitual de sua sala de aula.

Projete o objetivo no quadro ou escreva na lousa para que os alunos possam visualizar. Realize a leitura e pergunte: o que é família? Ouça as respostas das crianças e explique que esta aula falará sobre as pessoas da família. Certamente as crianças já possuem uma ideia de organização familiar. É possível apresentar a definição do dicionário para este termo (isto se a turma já conhecer o dicionário e sua função) ou acessar um site de busca se dispuser de recursos tecnológicos.

Com este objetivo, espera-se que a criança mobilize conhecimentos de seu próprio contexto familiar e seja capaz de reconhecer e representar as pessoas que constituem a sua família.

Para você saber mais:

Sobre a mudança da configuração da sala de aula em função do objetivo e atividades propostas:

https://educacaointegral.org.br/reportagens/organizacao-de-estudantes-na-sala-de-aula-nao-deve-ser-fixa-mas-mudar-conforme-intencao-pedagogica/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Sobre a organização e composição das famílias ao longo do tempo:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Sobre a atenção que a escola precisa dar à diversidade das composições familiares de seus alunos estimulando relações de respeito e tolerância.

https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia? (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Proponha a construção de um cartaz para fixar na sala com uma lista dos integrantes das famílias com o aluno e seja o escriba da turma nesta produção. Veja um exemplo de lista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AxUnBPNFujHfFMqwcxrjZP8VQbpDt9ffNpGHwTKhnFcxYMGuB3WYDEA3yrPj/his1-07und01-exemplo-de-lista-de-integrantes-das-familias.pdf

Convide as crianças para ouvir uma música que também irá falar sobre as pessoas da família.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Reproduza a música indicada. Caso não tenha como gravar ou reproduzir a música online, ensine a letra e cante com as crianças. Diga que irão ouvir novamente a música e que devem prestar bastante atenção no que está sendo dito.

Música: Família - Rita Rameh e Luiz Waack https://www.youtube.com/watch?v=fZN29QqAxGM.

Organize um momento de conversa em que sejam levantadas as características das famílias de que a música trata. Algumas questões para nortear esta conversa são:

  • Quem faz parte da família de que esta música fala?
  • Como é esta família da música?
  • Quantas pessoas são? Podem ser muitas? Podem ser poucas?
  • Essa música fala sempre de uma família só? Por que?
  • Todos vivem na mesma casa? E na sua casa, quem vive?
  • Quem cuida de você?
  • Onde moram as pessoas da família?
  • Todas as pessoas têm família?
  • E todas as famílias são do mesmo jeito? Por quê?
  • O que determina se uma pessoa faz parte da nossa família?
  • As pessoas que fazem parte da mesma família são parecidas? O que é ser parecido?
  • Se uma pessoa morar em outra casa, pode fazer parte da mesma família?

É possível pensar em outros questionamentos pertinentes de acordo com a discussão com sua turma. É importante que consiga conduzir a conversa e fazer os questionamentos, validando o uso da música como fonte histórica que relaciona-se ao dia-a-dia das crianças e mobilizando seus saberes e hipóteses sobre os membros das famílias.

Também é importante que exista um combinado da turma para os momentos de conversa e todas as crianças sejam ouvidas no grupo. Observe quais as crianças que não estão participando e estimule que se envolvam na discussão. Retome o foco da conversa caso haja dispersão ou comentários que não fazem parte deste contexto, o que ainda é comum no primeiro ano.

Proponha então a leitura do cartaz feito com a lista de integrantes das famílias e pergunte se gostariam de fazer alguma alteração após ouvir a música e conversar.

Para você saber mais:

Sobre o pensamento sincrético - comentários das crianças que parecem fora de contexto:

https://novaescola.org.br/conteudo/58/henri-wallon-e-o-conceito-de-sincretismo (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Sobre razões para utilizar músicas nas aulas de história:

https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/46189/1/01d21t06.pdf (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/352 (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: O Bingo é uma forma lúdica de retomar a discussão feita anteriormente sobre os integrantes das famílias e levando a criança a pensar no seu próprio contexto familiar e realizar um registro durante a criação de sua tabela.

Para a realização desta atividade, imprima uma cópia da cartela disponível neste link para cada aluno e distribua: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7H467PvQbVqCPauQvbKRQKK68SZTVTJbfHEuNd7kmhmwAzAfQ6nAn86PgNzK/his1-07und01-cartela-de-bingo-para-uso-na-sistematizacao.pdf.

Faça uma cópia da lista sugerida neste link, recorte, dobre cada palavra e utilize no sorteio do Bingo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AxUnBPNFujHfFMqwcxrjZP8VQbpDt9ffNpGHwTKhnFcxYMGuB3WYDEA3yrPj/his1-07und01-exemplo-de-lista-de-integrantes-das-familias.pdf

A cartela proposta é composta por nove espaços para que as crianças completem com as palavras que representam os membros da sua família conforme sua compreensão após as discussões. Oriente que coloquem as pessoas viva com as quais convive e que são consideradas integrantes de suas famílias, ou seja, aqueles que a criança reconhece como membros de sua família. As crianças poderão utilizar a lista construída coletivamente como referência para a escrita em suas cartelas. Os espaços que eventualmente sobrarem após o registro de todos os membros da família relatados pela criança deverão ser pintados e assim, desconsiderados.

Explique para a turma como funciona um jogo de Bingo - cada um tem uma cartela de palavras e deve marcar com um lápis, as que já foram sorteadas pelo professor. Vence aquele que conseguir marcar todas as palavras de sua cartela. Inicie o sorteio e os oriente a pintarem as palavras conforme forem sorteadas. Vencerá o jogo, quem completar a tabela da sua família. Continue sorteando as palavras até que todos consigam localizar as palavras e completar suas tabelas. Para esta etapa, sugere-se a organização de duplas, assim os colegas podem se ajudar mutuamente na escrita e leitura das palavras utilizando diferentes estratégias.

O Bingo é uma forma lúdica de retomar a discussão feita anteriormente sobre os integrantes das famílias e levando a criança a pensar no seu próprio contexto familiar e realizar um registro durante a criação de sua tabela.

O impresso que você irá imprimir conta também com um espaço para registro pictográfico que será utilizado após o Bingo. Disponibilize diferentes tipos de materiais que as crianças possam utilizar para fazer uma representação gráfica da sua família, como sobras de papéis para recorte e colagem, caneta hidrocor, giz de cera, lápis de cor e grafite, tesoura, cola, tinta, etc. e peça que façam um desenho da sua família, utilizando os materiais que preferirem. Circule pela sala acompanhando a realização dos desenhos, caso alguma criança fuja do tema, desenhando personagens, por exemplo, retome individualmente a conversa, pergunte sobre a sua família e oriente o desenho.

Ao final, peça que cada criança apresente seu retrato e membros da família para os colegas. Com esta socialização será possível perceber que na turma cada criança tem a sua família e a família de cada um é de um jeito, assim como na letra da música foram apresentadas composições familiares diversas.

Para você saber mais:

Sobre a importância do desenho no desenvolvimento infantil:

https://novaescola.org.br/conteudo/121/o-desenho-e-o-desenvolvimento-das-criancas (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/5199/eu-sou-meu-desenho (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI07 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Aparelho de som que reproduza CD ou a mídia disponível, música sobre a família gravada para ser apreciada com as crianças (“Família” de autoria de Rita Rameh e Luiz Waack), Papel Sulfite A4, materiais para desenho tais como lápis de cor, giz de cera, canetinha, tinta e fita adesiva.

Materiais complementares:

Cartela de Bingo para uso na sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7H467PvQbVqCPauQvbKRQKK68SZTVTJbfHEuNd7kmhmwAzAfQ6nAn86PgNzK/his1-07und01-cartela-de-bingo-para-uso-na-sistematizacao.pdf

Exemplo de lista de integrantes das famílias para uso no contexto.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AxUnBPNFujHfFMqwcxrjZP8VQbpDt9ffNpGHwTKhnFcxYMGuB3WYDEA3yrPj/his1-07und01-exemplo-de-lista-de-integrantes-das-familias.pdf

Para você saber mais:

É importante ter conhecimentos sobre o conceito de família e das suas transformações ao longo do tempo, tanto por ocorrência de fatores históricos, sociais e culturais, como também por fatores particulares de cada família, como o falecimento de membros, nova uniões e nascimentos, etc, ainda que estes fatores não sejam abordados nas aulas neste momento. O livro sugerido abaixo trata destas questões:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

A escola precisa estar atenta à diversidade das composições familiares de seus alunos estimulando relações de respeito e tolerância. Leia em https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia. (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Organize as crianças em um círculo no chão se for possível no espaço físico de sua escola. O círculo é uma organização que favorece a interação entre as crianças e contempla a necessidade de exploração do ambiente muito marcante nesta faixa etária. Caso não seja possível, organize grupos ou utilize a configuração habitual de sua sala de aula.

Projete o objetivo no quadro ou escreva na lousa para que os alunos possam visualizar. Realize a leitura e pergunte: o que é família? Ouça as respostas das crianças e explique que esta aula falará sobre as pessoas da família. Certamente as crianças já possuem uma ideia de organização familiar. É possível apresentar a definição do dicionário para este termo (isto se a turma já conhecer o dicionário e sua função) ou acessar um site de busca se dispuser de recursos tecnológicos.

Com este objetivo, espera-se que a criança mobilize conhecimentos de seu próprio contexto familiar e seja capaz de reconhecer e representar as pessoas que constituem a sua família.

Para você saber mais:

Sobre a mudança da configuração da sala de aula em função do objetivo e atividades propostas:

https://educacaointegral.org.br/reportagens/organizacao-de-estudantes-na-sala-de-aula-nao-deve-ser-fixa-mas-mudar-conforme-intencao-pedagogica/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Sobre a organização e composição das famílias ao longo do tempo:

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

Sobre a atenção que a escola precisa dar à diversidade das composições familiares de seus alunos estimulando relações de respeito e tolerância.

https://novaescola.org.br/conteudo/8045/retratos-de-familia? (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Proponha a construção de um cartaz para fixar na sala com uma lista dos integrantes das famílias com o aluno e seja o escriba da turma nesta produção. Veja um exemplo de lista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AxUnBPNFujHfFMqwcxrjZP8VQbpDt9ffNpGHwTKhnFcxYMGuB3WYDEA3yrPj/his1-07und01-exemplo-de-lista-de-integrantes-das-familias.pdf

Convide as crianças para ouvir uma música que também irá falar sobre as pessoas da família.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Reproduza a música indicada. Caso não tenha como gravar ou reproduzir a música online, ensine a letra e cante com as crianças. Diga que irão ouvir novamente a música e que devem prestar bastante atenção no que está sendo dito.

Música: Família - Rita Rameh e Luiz Waack https://www.youtube.com/watch?v=fZN29QqAxGM.

Organize um momento de conversa em que sejam levantadas as características das famílias de que a música trata. Algumas questões para nortear esta conversa são:

  • Quem faz parte da família de que esta música fala?
  • Como é esta família da música?
  • Quantas pessoas são? Podem ser muitas? Podem ser poucas?
  • Essa música fala sempre de uma família só? Por que?
  • Todos vivem na mesma casa? E na sua casa, quem vive?
  • Quem cuida de você?
  • Onde moram as pessoas da família?
  • Todas as pessoas têm família?
  • E todas as famílias são do mesmo jeito? Por quê?
  • O que determina se uma pessoa faz parte da nossa família?
  • As pessoas que fazem parte da mesma família são parecidas? O que é ser parecido?
  • Se uma pessoa morar em outra casa, pode fazer parte da mesma família?

É possível pensar em outros questionamentos pertinentes de acordo com a discussão com sua turma. É importante que consiga conduzir a conversa e fazer os questionamentos, validando o uso da música como fonte histórica que relaciona-se ao dia-a-dia das crianças e mobilizando seus saberes e hipóteses sobre os membros das famílias.

Também é importante que exista um combinado da turma para os momentos de conversa e todas as crianças sejam ouvidas no grupo. Observe quais as crianças que não estão participando e estimule que se envolvam na discussão. Retome o foco da conversa caso haja dispersão ou comentários que não fazem parte deste contexto, o que ainda é comum no primeiro ano.

Proponha então a leitura do cartaz feito com a lista de integrantes das famílias e pergunte se gostariam de fazer alguma alteração após ouvir a música e conversar.

Para você saber mais:

Sobre o pensamento sincrético - comentários das crianças que parecem fora de contexto:

https://novaescola.org.br/conteudo/58/henri-wallon-e-o-conceito-de-sincretismo (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Sobre razões para utilizar músicas nas aulas de história:

https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/46189/1/01d21t06.pdf (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/352 (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: O Bingo é uma forma lúdica de retomar a discussão feita anteriormente sobre os integrantes das famílias e levando a criança a pensar no seu próprio contexto familiar e realizar um registro durante a criação de sua tabela.

Para a realização desta atividade, imprima uma cópia da cartela disponível neste link para cada aluno e distribua: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7H467PvQbVqCPauQvbKRQKK68SZTVTJbfHEuNd7kmhmwAzAfQ6nAn86PgNzK/his1-07und01-cartela-de-bingo-para-uso-na-sistematizacao.pdf.

Faça uma cópia da lista sugerida neste link, recorte, dobre cada palavra e utilize no sorteio do Bingo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AxUnBPNFujHfFMqwcxrjZP8VQbpDt9ffNpGHwTKhnFcxYMGuB3WYDEA3yrPj/his1-07und01-exemplo-de-lista-de-integrantes-das-familias.pdf

A cartela proposta é composta por nove espaços para que as crianças completem com as palavras que representam os membros da sua família conforme sua compreensão após as discussões. Oriente que coloquem as pessoas viva com as quais convive e que são consideradas integrantes de suas famílias, ou seja, aqueles que a criança reconhece como membros de sua família. As crianças poderão utilizar a lista construída coletivamente como referência para a escrita em suas cartelas. Os espaços que eventualmente sobrarem após o registro de todos os membros da família relatados pela criança deverão ser pintados e assim, desconsiderados.

Explique para a turma como funciona um jogo de Bingo - cada um tem uma cartela de palavras e deve marcar com um lápis, as que já foram sorteadas pelo professor. Vence aquele que conseguir marcar todas as palavras de sua cartela. Inicie o sorteio e os oriente a pintarem as palavras conforme forem sorteadas. Vencerá o jogo, quem completar a tabela da sua família. Continue sorteando as palavras até que todos consigam localizar as palavras e completar suas tabelas. Para esta etapa, sugere-se a organização de duplas, assim os colegas podem se ajudar mutuamente na escrita e leitura das palavras utilizando diferentes estratégias.

O Bingo é uma forma lúdica de retomar a discussão feita anteriormente sobre os integrantes das famílias e levando a criança a pensar no seu próprio contexto familiar e realizar um registro durante a criação de sua tabela.

O impresso que você irá imprimir conta também com um espaço para registro pictográfico que será utilizado após o Bingo. Disponibilize diferentes tipos de materiais que as crianças possam utilizar para fazer uma representação gráfica da sua família, como sobras de papéis para recorte e colagem, caneta hidrocor, giz de cera, lápis de cor e grafite, tesoura, cola, tinta, etc. e peça que façam um desenho da sua família, utilizando os materiais que preferirem. Circule pela sala acompanhando a realização dos desenhos, caso alguma criança fuja do tema, desenhando personagens, por exemplo, retome individualmente a conversa, pergunte sobre a sua família e oriente o desenho.

Ao final, peça que cada criança apresente seu retrato e membros da família para os colegas. Com esta socialização será possível perceber que na turma cada criança tem a sua família e a família de cada um é de um jeito, assim como na letra da música foram apresentadas composições familiares diversas.

Para você saber mais:

Sobre a importância do desenho no desenvolvimento infantil:

https://novaescola.org.br/conteudo/121/o-desenho-e-o-desenvolvimento-das-criancas (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

https://novaescola.org.br/conteudo/5199/eu-sou-meu-desenho (Acesso em 13 de fevereiro de 2019)

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano