16128
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Cada um na família tem sua responsabilidade

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Cada um na família tem sua responsabilidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana De Jesus Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_06UND03

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.

Contexto

O objetivo deste plano é vivenciar os diferentes papéis existentes na família. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para os estudantes manusearem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode ainda organizar um momento no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades) ou no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online).

Compartilhe o vídeo “Brincando de casinha” (disponível aqui) e, caso não seja possível as crianças assistirem ao vídeo, compartilhe um arquivo de áudio descrevendo o que se passa nele. Após as crianças conhecerem a história, envie em arquivo de áudio, ou vídeo, as questões abaixo:

- Vocês também brincam dessa brincadeira? Como vocês brincam?
- Qual a reação do Cebolinha ao convite da Mônica?
- Quando Mônica convence Cebolinha a participar da brincadeira como ele dividiu os papéis?
- Cebolinha foi convencido a brincar, mas não se sentiu à vontade e logo imaginou uma forma de sair da brincadeira. Por quê?
- Qual o papel dos meninos/homens na casa de vocês? E das meninas/mulheres?

Peça que eles respondam às questões por arquivo de áudio, ou que compartilhem as respostas, caso estejam na aula síncrona. Preste atenção para evitar o reforço de estereótipos e preconceitos.

Problematização

Também por arquivo de áudio, peça aos estudantes que desenhem suas famílias. É necessário perceber como é a identificação da criança com a família. Solicite que compartilhem fotos dos desenhos no grupo da turma, no momento síncrono ou, ainda, no Padlet (veja como fazer um). Após o compartilhamento das produções, envie um arquivo de áudio questionando os estudantes:

- O pai/tio/primo/irmão mais velho pode cuidar do bebê?
- Quem na brincadeira pode cozinhar as comidas em casa?
- Quem fica responsável pela organização da casa?
- Quem sai para comprar as coisas necessárias?

Solicite que os alunos pensem nas questões acima e enviem um áudio de, no máximo, 01 minuto com as respostas.

Sistematização

Na sistematização, peça aos estudantes que se reúnam em duplas e pensem um outro final para o vídeo da Turma da Mônica. Eles irão enviar um pequeno vídeo ou um áudio com ideias de como a história poderia terminar diferente.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Uma opção é o livro “Minha Família Colorida” que conta a história de uma família com traços físicos diferentes. Outra opção é “O livro da família”, via audiobook (disponível aqui), “Tudo é família” (disponível aqui), “Somos iguais mesmo sendo diferentes”(link para acesso), com contação de história e, ainda, “Quintal da Cultura - minha família” (acesse aqui), “Mundo BIta - Minha família” (assista aqui) e “As famílias do mundinho” (disponível aqui), com músicas e episódios de historinhas infantis sobre famílias.

Outras sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS204UND e HIS205UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF35EF06 e EF01ER01.

 

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_06UND03

(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas