Imagens para contação de história
Plano de Aula
Plano de aula: Cada um na família tem sua responsabilidade
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Sujeitos em diferentes espaços
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI06) de História, que consta na BNCC. Esta habilidade visa conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Neste momento os alunos compreenderão através da vivência simbólica em sala que na família existem diferentes papéis que são desempenhados por diferentes sujeitos.
Materiais necessários: Vídeo da Turma da Mônica sobre brincadeira de casinha, aparelho para reprodução do vídeo (televisão, aparelho de DVD ou projetor), objetos para brincadeira de casinha, folhas de papel A4 ou caderno de desenho, lápis grafite, lápis de cor, giz de cera, canetas hidrográficas e fita adesiva.
Materiais complementares: Vídeo para a atividade de contextualização.
Brincando de Casinha|Turma da Mônica. 2014. Disponível em:< https://youtu.be/deIRZNVC3X8>. Acesso em: 18 dez. 2018.
Imagens para a contação de história: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UnMbWRxyESWaarnYSTna7XnsuxZXgTVuzxDSBwyb5BYk76aRyN4BPc4M7veh/his1-06und03-imagens-para-contacao-de-historia.pdf
Para saber mais: Sobre o ensino de história, de acordo com a BNCC, você poderá fazer o download do e-book:
BNCC na prática: tudo que você precisa saber sobre História. Disponível em: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/123/historia-e-a-bncc-faca-o-download-do-livro-digital. Acesso em: 18 dez. 2018.
Sobre o uso de fontes históricas de forma crítica:
VEROTT, Daniele Talamoni Araújo. A leitura crítica de fontes históricas. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2421/a-leitura-critica-de-fontes-historicas>. Acesso em: 19 dez. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a importância dele para a aula. É interessante que a criança compreenda que se pretende com esta aula ajudá-la a refletir sobre os papéis familiares através da brincadeira, mas que esta não será espontânea e sim dirigida.
Para você saber mais: Compartilhar com a turma o objetivo da aula contribui para que as crianças possam organizar mentalmente sua aprendizagem, pois ao tomar conhecimento do conteúdo da aula e dos objetivos que espera-se que ela alcance sua atenção agora terá um foco. Existem técnicas para ajudá-lo neste momento e você poderá vê-las no vídeo abaixo.
Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula. Fundação Lemann, 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo>. Acesso em: 19 dez. 2018.
Contexto
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Exiba o vídeo da Turma da Mônica - “Brincando de Casinha”, disponível em: https://youtu.be/deIRZNVC3X8. Em seguida questione as crianças sobre o que acabaram de ver:
- No vídeo a Mônica estava brincando de Casinha, vocês também brincam dessa brincadeira? Como vocês brincam?
- Ao perceber que o Cebolinha estava por perto, Mônica o convida para brincar, qual é a reação dele? Por que ele reagiu desta maneira?
- Quando Mônica convence Cebolinha a participar da brincadeira como ele dividiu os papéis?
- A Mônica aceitou o que Cebolinha propôs? Como ela organizou a brincadeira?
- Durante a brincadeira de Casinha fazemos de conta que somos pessoas de uma família, como são divididos os papéis?
- Será que quando a gente brinca estamos imitando o jeito de ser das pessoas que conhecemos?
- Cebolinha foi convencido a brincar, mas não se sentiu à vontade e logo imaginou uma forma de sair da brincadeira, por quê?
- Qual o papel dos meninos/homens na casa de vocês? E das meninas/mulheres?
Como adequar à sua realidade: Caso não consiga exibir o vídeo, poderá assisti-lo previamente e contar a história utilizando um roteiro e algumas imagens para ilustar presentes neste link:
Problematização
Tempo sugerido: 55 minutos.
Orientações: Proponha às crianças a seguinte situação problema: “Vamos fazer de conta que somos uma família e que precisamos organizar uma festa de aniversário para o bebê, como podemos garantir que todos possam brincar?”
- Perceba que este não é um momento de brincadeira livre, mas um laboratório de papéis familiares. Você deverá conduzir a brincadeira de forma que todos participem, garantindo que os mais variados papéis possam ser vivenciados e não apenas o de pai e mãe.
- Observe a condução da brincadeira e faça intervenções a fim de questionar alguns possíveis estereótipos, ou posicionamentos indevidos das crianças:
- O pai / tio/ primo/ irmão mais velho pode cuidar do bebê?
- Quem na brincadeira pode cozinhar as comidas para a festa?
- Quem fica responsável pela organização da casa?
- Quem sai para comprar as coisas necessárias?
- Que será responsável por organizar tudo quando a festa acabar?
- Deixe claro o tempo que as crianças passarão nesta atividade, lembre-as que este tempo envolve o início e o final da brincadeira incluindo a organização da sala.
Como adequar à sua realidade: Caso a turma seja numerosa você poderá dividi-la em grupos, de forma que cada um tenha no máximo dez crianças para dar fluidez à brincadeira. Outro ponto adaptável é o local onde a brincadeira se dará, pode ser na sala de aula, em um pátio ou espaço destinado à brincadeira (brinquedoteca) existente em sua escola, o importante é garantir um espaço confortável e que possibilite esta vivência.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize uma roda de conversa com as crianças com o intuito de avaliar a vivência e compará-la ao vídeo da atividade de contextualização:
- O que vocês acharam da nossa brincadeira?
- O que aprendemos durante este faz de conta?
- Quais papéis vivenciamos em nossa brincadeira?
- O que nossa brincadeira teve de diferente da brincadeira da Mônica no vídeo que assistimos?
- Havia semelhança entre o vídeo e nossa brincadeira? O que era semelhante?
Após este debate proponha a seguinte situação: Vamos imaginar um novo final para esta história? E se o Cebolinha não tivesse ficado com vergonha de brincar de casinha, o que poderia ter acontecido? Divida a turma em duplas e peça para que façam um desenho sobre as ideias para o outro final da história. Cada dupla deverá apresentar seu desenho explicando como seria o final sugerido por eles e após este momento as produções poderão ficar expostas na sala de aula por um curto período.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_06UND03
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Google Classroom, YouTube, Padlet.
Contexto
O objetivo deste plano é vivenciar os diferentes papéis existentes na família. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para os estudantes manusearem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, você pode ainda organizar um momento no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades) ou no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online).
Compartilhe o vídeo “Brincando de casinha” (disponível aqui) e, caso não seja possível as crianças assistirem ao vídeo, compartilhe um arquivo de áudio descrevendo o que se passa nele. Após as crianças conhecerem a história, envie em arquivo de áudio, ou vídeo, as questões abaixo:
- Vocês também brincam dessa brincadeira? Como vocês brincam?
- Qual a reação do Cebolinha ao convite da Mônica?
- Quando Mônica convence Cebolinha a participar da brincadeira como ele dividiu os papéis?
- Cebolinha foi convencido a brincar, mas não se sentiu à vontade e logo imaginou uma forma de sair da brincadeira. Por quê?
- Qual o papel dos meninos/homens na casa de vocês? E das meninas/mulheres?
Peça que eles respondam às questões por arquivo de áudio, ou que compartilhem as respostas, caso estejam na aula síncrona. Preste atenção para evitar o reforço de estereótipos e preconceitos.
Problematização
Também por arquivo de áudio, peça aos estudantes que desenhem suas famílias. É necessário perceber como é a identificação da criança com a família. Solicite que compartilhem fotos dos desenhos no grupo da turma, no momento síncrono ou, ainda, no Padlet (veja como fazer um). Após o compartilhamento das produções, envie um arquivo de áudio questionando os estudantes:
- O pai/tio/primo/irmão mais velho pode cuidar do bebê?
- Quem na brincadeira pode cozinhar as comidas em casa?
- Quem fica responsável pela organização da casa?
- Quem sai para comprar as coisas necessárias?
Solicite que os alunos pensem nas questões acima e enviem um áudio de, no máximo, 01 minuto com as respostas.
Sistematização
Na sistematização, peça aos estudantes que se reúnam em duplas e pensem um outro final para o vídeo da Turma da Mônica. Eles irão enviar um pequeno vídeo ou um áudio com ideias de como a história poderia terminar diferente.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes lendo ou assistindo vídeos sobre temáticas referentes aos planos. Uma opção é o livro “Minha Família Colorida” que conta a história de uma família com traços físicos diferentes. Outra opção é “O livro da família”, via audiobook (disponível aqui), “Tudo é família” (disponível aqui), “Somos iguais mesmo sendo diferentes”(link para acesso), com contação de história e, ainda, “Quintal da Cultura - minha família” (acesse aqui), “Mundo BIta - Minha família” (assista aqui) e “As famílias do mundinho” (disponível aqui), com músicas e episódios de historinhas infantis sobre famílias.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS204UND e HIS205UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF35EF06 e EF01ER01.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Freitas
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
Objeto (s) de conhecimento: A vida em família: diferentes configurações e vínculos.
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
Palavras Chave: Família, papéis familiares, responsabilidades familiares, vivência, brincadeira.
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