Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos.
Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui, mas ao longo desta e de outras propostas.
Materiais necessários: Reproduções de obras de arte impressas e adaptadas ao formato de quebra-cabeças (o passo a passo para produzi-los será indicado adiante).
Material complementar:
Quebras-cabeças: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NpNkepMprnSdr98WKqKXYBqZBTQx3dhYKFqdRDUgkunjsYX3f2RDYzseV2eN/his1-05und03-quebra-cabecas.pdf
Objetivo
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Ao falar sobre o objetivo, você deve abordar as principais noções trabalhadas, sendo elas: “comparação”, “mudança”, “permanência”, “passado” e “presente”. Incentive a turma a falar de brincadeiras que consideram atuais e daquelas que consideram antigas além de quais brincadeiras elas acham que podem ser pintadas num quadro.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Apresente a pintura deste slide, fale da pintura como expressão artística anterior a fotografia, do que ela pode retratar e dos materiais usados, pergunte aos alunos: se eles conseguem identificar quantas e quais brincadeiras as crianças nesta pintura estão praticando.
É preciso lembrar que algumas delas são típicas da região e do momento em que a obra foi concebida, o que não deve ser impeditivo para as crianças quanto a interpretação da imagem, ou seja, elas podem fazer uma releitura da obra, imaginando do que se tratam as brincadeiras com as quais não têm contato em função deste distanciamento temporal. Já outras, podem ser reconhecidas, como: “pião”, “perna-de-pau”, “cabra-cega”, “carniça”, vários tipos de jogos com bolas (bolas de gude, por exemplo), “cavalinho”, “pique esconde”, “plantar bananeira”, jogo com pedrinhas, “tiro ao alvo”, equilibrar objetos, guiar o aro, “cama de gato”, “cabo de guerra”, brincar na areia e na água, entre outros.
Como adequar à sua realidade: Uma reprodução desta pintura pode ser impressa e distribuída entre os alunos para que todos tenham um contato inicial com a obra e identifiquem melhor as brincadeiras nela expressas.
Kinderspiele (1560) - Pieter Bruege. Disponível em: <https://www.europeana.eu/portal/pt/record/2064137/Museu_ProvidedCHO_Bildarchiv_Foto_Marburg_obj00076272.html?q=Children%27s+Games>. Acesso em: 10 DE MARÇO DE 2019
Para você saber mais:
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. Artcultura, Revista do Instituto de História da UFU, Uberlândia, v. 8, n. 12, p.97-115, 2006. Disponível em: <https://app.uff.br/riuff/handle/1/140>. Acesso em:
Problematização
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações:
- Hora de jogar:
- Certifique-se de que não há dúvidas sobre as regras do jogo que podem ser projetadas, escritas no quadro ou lidas para a turma, são elas:
- Espalhe as peças do quebra-cabeças da primeira imagem e peça a um aluno para escolher uma;
- O aluno deve posicioná-la e tentar adivinhar a partir dela qual é a brincadeira que a pintura de que ela faz parte representa;
- Para cada peça, o aluno que estiver na rodada, pode sugerir uma letra, que a professora deve colocar no quadro caso faça parte do nome da brincadeira (como no jogo da forca);
- Os alunos devem se revezar na escolha das peças, e para a adivinhação do nome da brincadeira até que o objetivo seja alcançado.
Quebra-cabeças disponíveis no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NpNkepMprnSdr98WKqKXYBqZBTQx3dhYKFqdRDUgkunjsYX3f2RDYzseV2eN/his1-05und03-quebra-cabecas.pdf
Fontes das Imagens usadas:
THOMA, Hans. Der Kinderreigen (1872). Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hans_Thoma_-_Der_Kinderreigen_(1872).jpg>. Acesso em:
BROWN, John George. Flying Kites (1867) . Disponível em: <http://www.the-athenaeum.org/art/detail.php?ID=31853>. Acesso em:
__________. Three Tom Boys (1861-97). Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Three_Tom_Boys_(Boston_Public_Library).jpg>. Acesso em:
Para você saber mais:
Google Arts & Culture. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/?hl=pt-BR>. Acesso em:
Sistematização
Tempo sugerido: 25 min
Orientações: As crianças devem identificar quais dentre as pinturas montadas, são mais distantes deles no tempo presente, e quais são mais próximas, apontando as características das cenas retratadas que lhes permitem fazer esta distinção.
Estimule os alunos a identificar elementos próprios da produção artística ao longo do processo, apontando os planos de visão e perspectivas das obras. Pergunte, por exemplo:
“Qual é a primeira coisa que vocês conseguem ver?”;
“Vocês conseguem identificar os detalhes? Se sim, quais?”;
“Isso é uma coisa que vocês vêem todos os dias?”;
Estimule a análise comparativa dos costumes representados nas imagens para com os costumes/brincadeiras presentemente praticados pelos próprios alunos, pergunte:
“Vocês conhecem as brincadeiras que estão nestas imagens?”;
“Já brincaram de alguma delas?”;
“Vocês já viram alguma criança vestida como as crianças destas imagens?”;
“Vocês brincam em ambientes parecidos com os que estão nestas pinturas?”
Por último, cole as imagens montadas pelos alunos em uma cartolina ou outro suporte, formando um cartaz que deve ficar exposto na sala. Nele, você deve nomear as imagens de acordo com a leitura feita pela turma. As crianças devem chegar um acordo sobre os nomes das brincadeiras por elas identificadas.