16125
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Brincadeiras em expressões artísticas: quebra-cabeças com pinturas

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Brincadeiras em expressões artísticas: quebra-cabeças com pinturas

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Deise Silva Sousa

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos.

Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui, mas ao longo desta e de outras propostas.

Materiais necessários: Reproduções de obras de arte impressas e adaptadas ao formato de quebra-cabeças (o passo a passo para produzi-los será indicado adiante).

Material complementar:

Quebras-cabeças: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NpNkepMprnSdr98WKqKXYBqZBTQx3dhYKFqdRDUgkunjsYX3f2RDYzseV2eN/his1-05und03-quebra-cabecas.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Ao falar sobre o objetivo, você deve abordar as principais noções trabalhadas, sendo elas: “comparação”, “mudança”, “permanência”, “passado” e “presente”. Incentive a turma a falar de brincadeiras que consideram atuais e daquelas que consideram antigas além de quais brincadeiras elas acham que podem ser pintadas num quadro.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente a pintura deste slide, fale da pintura como expressão artística anterior a fotografia, do que ela pode retratar e dos materiais usados, pergunte aos alunos: se eles conseguem identificar quantas e quais brincadeiras as crianças nesta pintura estão praticando.

É preciso lembrar que algumas delas são típicas da região e do momento em que a obra foi concebida, o que não deve ser impeditivo para as crianças quanto a interpretação da imagem, ou seja, elas podem fazer uma releitura da obra, imaginando do que se tratam as brincadeiras com as quais não têm contato em função deste distanciamento temporal. Já outras, podem ser reconhecidas, como: “pião”, “perna-de-pau”, “cabra-cega”, “carniça”, vários tipos de jogos com bolas (bolas de gude, por exemplo), “cavalinho”, “pique esconde”, “plantar bananeira”, jogo com pedrinhas, “tiro ao alvo”, equilibrar objetos, guiar o aro, “cama de gato”, “cabo de guerra”, brincar na areia e na água, entre outros.

Como adequar à sua realidade: Uma reprodução desta pintura pode ser impressa e distribuída entre os alunos para que todos tenham um contato inicial com a obra e identifiquem melhor as brincadeiras nela expressas.

Kinderspiele (1560) - Pieter Bruege. Disponível em: <https://www.europeana.eu/portal/pt/record/2064137/Museu_ProvidedCHO_Bildarchiv_Foto_Marburg_obj00076272.html?q=Children%27s+Games>. Acesso em:

Para você saber mais:

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. Artcultura, Revista do Instituto de História da UFU, Uberlândia, v. 8, n. 12, p.97-115, 2006. Disponível em: <https://app.uff.br/riuff/handle/1/140>. Acesso em:

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações:

  • Hora de jogar:
  • Certifique-se de que não há dúvidas sobre as regras do jogo que podem ser projetadas, escritas no quadro ou lidas para a turma, são elas:
  • Espalhe as peças do quebra-cabeças da primeira imagem e peça a um aluno para escolher uma;
  • O aluno deve posicioná-la e tentar adivinhar a partir dela qual é a brincadeira que a pintura de que ela faz parte representa;
  • Para cada peça, o aluno que estiver na rodada, pode sugerir uma letra, que a professora deve colocar no quadro caso faça parte do nome da brincadeira (como no jogo da forca);
  • Os alunos devem se revezar na escolha das peças, e para a adivinhação do nome da brincadeira até que o objetivo seja alcançado.

Quebra-cabeças disponíveis no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NpNkepMprnSdr98WKqKXYBqZBTQx3dhYKFqdRDUgkunjsYX3f2RDYzseV2eN/his1-05und03-quebra-cabecas.pdf

Fontes das Imagens usadas:

THOMA, Hans. Der Kinderreigen (1872). Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hans_Thoma_-_Der_Kinderreigen_(1872).jpg>. Acesso em:

BROWN, John George. Flying Kites (1867) . Disponível em: <http://www.the-athenaeum.org/art/detail.php?ID=31853>. Acesso em:

__________. Three Tom Boys (1861-97). Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Three_Tom_Boys_(Boston_Public_Library).jpg>. Acesso em:

Para você saber mais:

Google Arts & Culture. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/?hl=pt-BR>. Acesso em:

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientações: As crianças devem identificar quais dentre as pinturas montadas, são mais distantes deles no tempo presente, e quais são mais próximas, apontando as características das cenas retratadas que lhes permitem fazer esta distinção.
Estimule os alunos a identificar elementos próprios da produção artística ao longo do processo, apontando os planos de visão e perspectivas das obras. Pergunte, por exemplo:
“Qual é a primeira coisa que vocês conseguem ver?”;
“Vocês conseguem identificar os detalhes? Se sim, quais?”;
“Isso é uma coisa que vocês vêem todos os dias?”;
Estimule a análise comparativa dos costumes representados nas imagens para com os costumes/brincadeiras presentemente praticados pelos próprios alunos, pergunte:
“Vocês conhecem as brincadeiras que estão nestas imagens?”;
“Já brincaram de alguma delas?”;
“Vocês já viram alguma criança vestida como as crianças destas imagens?”;
“Vocês brincam em ambientes parecidos com os que estão nestas pinturas?”

Por último, cole as imagens montadas pelos alunos em uma cartolina ou outro suporte, formando um cartaz que deve ficar exposto na sala. Nele, você deve nomear as imagens de acordo com a leitura feita pela turma. As crianças devem chegar um acordo sobre os nomes das brincadeiras por elas identificadas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos.

Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI05) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui, mas ao longo desta e de outras propostas.

Materiais necessários: Reproduções de obras de arte impressas e adaptadas ao formato de quebra-cabeças (o passo a passo para produzi-los será indicado adiante).

Material complementar:

Quebras-cabeças: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NpNkepMprnSdr98WKqKXYBqZBTQx3dhYKFqdRDUgkunjsYX3f2RDYzseV2eN/his1-05und03-quebra-cabecas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Ao falar sobre o objetivo, você deve abordar as principais noções trabalhadas, sendo elas: “comparação”, “mudança”, “permanência”, “passado” e “presente”. Incentive a turma a falar de brincadeiras que consideram atuais e daquelas que consideram antigas além de quais brincadeiras elas acham que podem ser pintadas num quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Apresente a pintura deste slide, fale da pintura como expressão artística anterior a fotografia, do que ela pode retratar e dos materiais usados, pergunte aos alunos: se eles conseguem identificar quantas e quais brincadeiras as crianças nesta pintura estão praticando.

É preciso lembrar que algumas delas são típicas da região e do momento em que a obra foi concebida, o que não deve ser impeditivo para as crianças quanto a interpretação da imagem, ou seja, elas podem fazer uma releitura da obra, imaginando do que se tratam as brincadeiras com as quais não têm contato em função deste distanciamento temporal. Já outras, podem ser reconhecidas, como: “pião”, “perna-de-pau”, “cabra-cega”, “carniça”, vários tipos de jogos com bolas (bolas de gude, por exemplo), “cavalinho”, “pique esconde”, “plantar bananeira”, jogo com pedrinhas, “tiro ao alvo”, equilibrar objetos, guiar o aro, “cama de gato”, “cabo de guerra”, brincar na areia e na água, entre outros.

Como adequar à sua realidade: Uma reprodução desta pintura pode ser impressa e distribuída entre os alunos para que todos tenham um contato inicial com a obra e identifiquem melhor as brincadeiras nela expressas.

Kinderspiele (1560) - Pieter Bruege. Disponível em: <https://www.europeana.eu/portal/pt/record/2064137/Museu_ProvidedCHO_Bildarchiv_Foto_Marburg_obj00076272.html?q=Children%27s+Games>. Acesso em:

Para você saber mais:

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. Artcultura, Revista do Instituto de História da UFU, Uberlândia, v. 8, n. 12, p.97-115, 2006. Disponível em: <https://app.uff.br/riuff/handle/1/140>. Acesso em:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações:

  • Hora de jogar:
  • Certifique-se de que não há dúvidas sobre as regras do jogo que podem ser projetadas, escritas no quadro ou lidas para a turma, são elas:
  • Espalhe as peças do quebra-cabeças da primeira imagem e peça a um aluno para escolher uma;
  • O aluno deve posicioná-la e tentar adivinhar a partir dela qual é a brincadeira que a pintura de que ela faz parte representa;
  • Para cada peça, o aluno que estiver na rodada, pode sugerir uma letra, que a professora deve colocar no quadro caso faça parte do nome da brincadeira (como no jogo da forca);
  • Os alunos devem se revezar na escolha das peças, e para a adivinhação do nome da brincadeira até que o objetivo seja alcançado.

Quebra-cabeças disponíveis no link a seguir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NpNkepMprnSdr98WKqKXYBqZBTQx3dhYKFqdRDUgkunjsYX3f2RDYzseV2eN/his1-05und03-quebra-cabecas.pdf

Fontes das Imagens usadas:

THOMA, Hans. Der Kinderreigen (1872). Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hans_Thoma_-_Der_Kinderreigen_(1872).jpg>. Acesso em:

BROWN, John George. Flying Kites (1867) . Disponível em: <http://www.the-athenaeum.org/art/detail.php?ID=31853>. Acesso em:

__________. Three Tom Boys (1861-97). Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Three_Tom_Boys_(Boston_Public_Library).jpg>. Acesso em:

Para você saber mais:

Google Arts & Culture. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/?hl=pt-BR>. Acesso em:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 min

Orientações: As crianças devem identificar quais dentre as pinturas montadas, são mais distantes deles no tempo presente, e quais são mais próximas, apontando as características das cenas retratadas que lhes permitem fazer esta distinção.
Estimule os alunos a identificar elementos próprios da produção artística ao longo do processo, apontando os planos de visão e perspectivas das obras. Pergunte, por exemplo:
“Qual é a primeira coisa que vocês conseguem ver?”;
“Vocês conseguem identificar os detalhes? Se sim, quais?”;
“Isso é uma coisa que vocês vêem todos os dias?”;
Estimule a análise comparativa dos costumes representados nas imagens para com os costumes/brincadeiras presentemente praticados pelos próprios alunos, pergunte:
“Vocês conhecem as brincadeiras que estão nestas imagens?”;
“Já brincaram de alguma delas?”;
“Vocês já viram alguma criança vestida como as crianças destas imagens?”;
“Vocês brincam em ambientes parecidos com os que estão nestas pinturas?”

Por último, cole as imagens montadas pelos alunos em uma cartolina ou outro suporte, formando um cartaz que deve ficar exposto na sala. Nele, você deve nomear as imagens de acordo com a leitura feita pela turma. As crianças devem chegar um acordo sobre os nomes das brincadeiras por elas identificadas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano