Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cibele Cristina Escudero
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
Objetivos específicos
Identificar e comparar figuras planas percebendo suas semelhanças e diferenças, por meio de composição e decomposição utilizando as peças do tangram.
Conceito-chave
Identificar as figuras planas nas peças do Tangram, por meio da composição e decomposição.
Conhecimentos prévios
É importante que eles saibam reconhecer as figuras planas como: retângulo, quadrado e triângulo.
Recursos necessários.
Código: MAT2_15GEO06
(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
AULA 01
AULA 02
AULA 04
AULA 07
AULA 08
AULA 09
Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem localização espacial, leitura e elaboração de plantas baixas, reconhecimento de figuras planas, sólidos geométricos e suas propriedades, problemas envolvendo formas geométricas e suas características.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes