10207
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Explorando figuras planas com Tangram

POR: Cibele Cristina Escudero 17/07/2018
Código: MAT2_15GEO06

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Identificar e comparar figuras planas percebendo suas semelhanças e diferenças, por meio de composição e decomposição utilizando as peças do tangram.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês acham que vamos aprender hoje?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Identificar e comparar figuras planas  percebendo suas semelhanças e diferenças, por meio de composição e decomposição utilizando as peças do tangram.

Conceito-chave

Identificar as figuras planas nas peças do Tangram, por meio da composição e decomposição.

Conhecimentos prévios

É importante que eles saibam reconhecer  as figuras planas como: retângulo, quadrado e triângulo.

Recursos necessários.

  • Folha de papel A4 branca;
  • Lápis e borracha;
  • Atividades impressas em folhas ( atividade principal, atividade complementar, e raio x).
  • Tesoura.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já escutaram falar desse quebra-cabeça chinês chamado Tangram. Faça uma breve contextualização sobre o quebra-cabeça, explique que é uma lenda que conta a história de um imperador chinês que pediu para seu melhor artista que saísse e retratasse as coisas mais belas que pudesse encontrar, levando apenas uma prancha quadrada. O artista ao atravessar o riacho, deixou cair a prancha e a mesma quebrou-se em sete pedaços formando essa figura. Existe várias versões para a história do Tangram, essa é apenas uma delas. Esse jogo, com apenas sete peças, permite uma extraordinária variedade de caminhos para compor figuras.

Verifique quais figuras planas eles conseguiram relatar. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles nomeie cada uma delas.

Peça para eles mostrarem a figura que talvez alguns ainda não conheçam, no caso do paralelogramo.

Propósito: Fazer uma retomada, pela voz dos alunos, quais figuras planas aparecem no Tangram.

Discuta com a turma:

  • Quais figuras planas vocês estão vendo neste quebra-cabeça do Tangram?
  • Têm alguma que vocês não conhecem?

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Contextualize com os alunos a atividade que irão realizar. Informe que a atividade será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem.

Explique que eles deverão recortar as peças do quebra-cabeça do Tangram e com os dois triângulos menores tentar compor figuras já existententes do quebra-cabeça.

Enquanto eles realizam a atividade, circule por eles e verifique quais figuras do quebra-cabeça eles estão formando com os triângulos menores.

Como eles irão utilizar os dois triângulos menores para compor as demais figuras, assim que conseguirem formar, peça que eles registrem na sulfite o desenho formado, para que possam utilizar os triângulos novamente.

Propósito: Fazer com que os alunos percebam as semelhanças e diferenças com a composição e decomposição de figuras planas.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observaram no quebra-cabeça do Tangram?
  • Quais figuras são possíveis compor utilizando o triângulo menor?

Materias Complementares:

Guia de intervenções

Resolução da atividade principal

Atividade principal

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Neste momento, importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que os alunos consigam identificar e comparar figuras planas percebendo suas semelhanças e diferenças, por meio de composição e decomposição utilizando as peças do tangram.

Enquanto os alunos, com os triângulos menores do quebra-cabeça em mãos tentam compor outras figuras, a professora deverá circular por eles e verificar se as duplas conseguiram formar o quadrado, o triângulo médio e o paralelogramo. Caso ela perceba que as duplas estão realizando de maneiras diferentes ela deverá levar para a discussão no quadro, a fim de que eles consigam comparar as resoluções e compreendam o solicitado.

OBS: Caso a professora perceba que eles estão tendo muita dificuldade em formar o paralelogramo ela poderá realizar no coletivo a fim de proporcionar a compreensão.

Propósito: Fazer com que os alunos socializem os registros e discutam sobre as diferentes soluções encontradas na composição de figuras planas.

Discuta com a classe:

  • O que vocês perceberam nos dois registros?
  • Será que é possível utilizar o triângulo médio e realizar a mesma atividade?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre a atividade deixando claro que conseguimos compor figuras planas utilizando triângulos menores e que devemos sempre prestar atenção nas suas semelhanças e diferenças.

Propósito: Fazer com que os alunos depois de terem vivenciado a aula toda, percebam as diferenças e semelhanças nas figuras planas na composição e decomposição delas com a utilização das peças do Tangram.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês perceberam durante a análise do Tangram?
  • Por que algumas duplas mesmo estando com o mesmo quebra- cabeça utilizou triângulo diferente? Alguém consegue explicar?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Leia o enunciado para os alunos e oriente que depois de terem participado da atividade principal com as peças do tangram já recortadas anteriormente, agora irão identificar mais duas figuras de acordo com as dicas dadas. Explique que a atividade será realizada individualmente. Enquanto eles realizam, circule pela classe para verificar se eles estão conseguindo identificar as figuras de acordo com suas características. Verifique se eles estão considerando os dois triângulos menores, por serem iguais e de três lados, porém não ocupam metade do quadrado. Esse momento é importante para o professor verificar se eles compreenderam o conteúdo. Separe um momento para socializar as figuras que eles separaram e realize a comparação com os demais alunos da classe.

Propósito: Verificar se os alunos perceberam o números de lados, se os triângulos são iguais e se ocupam metade do quadrado.

Discutas com os alunos:

  • Que figuras vocês separaram como sendo de três lados iguais?
  • Essas ocupam metade do quadrado maior?

Materiais Complementares:

Resolução das atividades complementares

Resolução da Raio X

Atividades complementares

Atividade Raio X

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Identificar e comparar figuras planas  percebendo suas semelhanças e diferenças, por meio de composição e decomposição utilizando as peças do tangram.

Conceito-chave

Identificar as figuras planas nas peças do Tangram, por meio da composição e decomposição.

Conhecimentos prévios

É importante que eles saibam reconhecer  as figuras planas como: retângulo, quadrado e triângulo.

Recursos necessários.

  • Folha de papel A4 branca;
  • Lápis e borracha;
  • Atividades impressas em folhas ( atividade principal, atividade complementar, e raio x).
  • Tesoura.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes