16124
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Crianças, brinquedos e brincadeiras em periódicos: montando um quadro de ideias

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Crianças, brinquedos e brincadeiras em periódicos: montando um quadro de ideias

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Deise Silva Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_05UND02

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Padlet.

Contexto

O objetivo deste plano é identificar e classificar brincadeiras presentes no cotidiano por meio de recortes de jornais. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional para os estudantes manusearem sozinhos. Envie para a turma o arquivo de contextualização (acesse aqui). Peça a eles que analisem o arquivo a partir das questões abaixo:
- Identifique as cores das imagens, todas têm os mesmo padrões (preto e branco ou colorido)?
- Todas as imagens têm crianças?
- O que é que mais tem destaque nesta imagem?
- O que as crianças estão fazendo nesta imagem?
- Estas crianças estão fazendo algo que vocês fazem? O que é?
- Estão fazendo a mesma coisa nas outras imagens?
Se dispuser de momento síncrono, você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja como criar e postar atividades em https://youtu.be/UkAkcYOYmDU), fazer um momento síncrono no Google Meet (vídeo sobre como criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) e pedir que os estudantes falem no grupo baseando-se nas questões propostas. Caso não seja possível, faça as atividades de forma assíncronas. Peça que os alunos enviem respostas por áudio ou vídeo, com duração máxima de 01 minuto.

Problematização

A partir dos recortes de jornal, mande um áudio para os estudantes pedindo que eles respondam o arquivo de problematização (disponível aqui). Dê um tempo para que os estudantes possam realizar a atividade. Após isso, peça que eles compartilhem as respostas via arquivo de áudio ou vídeo. Os arquivos devem ter, no máximo, 01 minuto e serão compartilhados no grupo da turma ou durante o momento síncrono.

Sistematização

Para sistematizar, solicite em arquivo de áudio que eles pensem sobre as seguintes questões:
- O que há de comum entre as fotografias?
- As ações retratadas nas fotografias são coisas que vocês fazem no cotidiano?
- São coisas que adultos fazem no cotidiano?
- Qual é a diferença entre as imagens mais recentes e as mais antigas?
- Como podemos identificá-las?
Peça a eles que enviem um arquivo de áudio com comentários e uma síntese das reflexões orientadas pelas questões.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível também assistir ao vídeo “Turma do Cristãozinho - Brincadeiras antigas” (acesse em https://www.youtube.com/watch?v=_6dOZPWQ9Cs&t=6s) e “Brincadeiras antigas - Zuzubalandia” (disponível aqui https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs). É possível também que as famílias criem brinquedos antigos com os estudantes. Alguns sites mostram como fazer os brinquedos antigos:

Boneca de pano: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1970-10524,00.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Barquinho de papel: http://aurelio.net/doc/fvm/barquinho-de-papel.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Aviãozinho de papel: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel. Acesso em 08 de junho de 2020.
Pé de lata: http://rosanacaohan2.blogspot.com/2008/01/brinquedo-com-sucata-vai-e-vem.html. Acesso em 08 de junho de 2020.
Telefone sem fio: http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/02/10-telefone. Acesso em 08 de junho de 2020.
Roladeira: http://brinquedoscomsucata.blogspot.com/2010/04/confeccao-de-brinquedo-roladeira.html. Acesso em 8 de junho de 2020.

Outras sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.

 

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_05UND02

(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas