16123
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo

Plano de aula - Trilha de brincadeiras com imagens e palavras

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Trilha de brincadeiras com imagens e palavras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Deise Silva Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_05UND01

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet, Hangout, Zoom, Padlet.

Contexto

O objetivo deste plano é conhecer diferentes brincadeiras através da produção de uma linha do tempo. Para melhor adaptação, mudaremos na perspectiva do ensino remoto o objetivo do plano para “conhecer diferentes brincadeiras em diferentes tempos”. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Envie para os estudantes o arquivo de contextualização (acesse aqui) para imprimirem, se possível, ou escreverem as respostas no caderno. Você pode organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como criar e postar atividades: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online: https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200) e pedir que os estudantes falem no grupo, baseado nas questões propostas. Caso não seja possível, faça as atividades assíncronas e peça que enviem fotos das respostas para o grupo da turma.

Problematização

Os estudantes irão realizar uma entrevista com algum familiar. Compartilhe com os alunos o arquivo de problematização (acesse aqui). Dê um tempo para que os mesmos possam realizar a entrevista. Após isso, peça que compartilhem as respostas via arquivo de áudio ou vídeo. Os arquivos devem ter no máximo 1 minuto e serão compartilhados no grupo da turma, ou durante o momento síncrono.

Sistematização

Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização (clique aqui e acesse). Nele os alunos devem fazer um comparativo entre as brincadeiras que gostam hoje e as brincadeiras do passado, através da fala dos pais, recolhida na entrevista da etapa anterior. Dê um tempo para que os estudantes possam resolver. Depois, peça para que eles enviem fotos das atividades e envie as respostas. Tente dar um feedback aos estudantes comentando as respostas no grupo da turma.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar as crianças assistindo vídeos e lendo livros com elas. Uma opção é o livro “Brincadeiras com História” (disponível em https://issuu.com/luiscajao/docs/brincadeiras-com-historia_luiscajao) que traz histórias e instruções para várias brincadeiras infantis. É possível também assistir ao vídeo “Turma do Cristãozinho - Brincadeiras antigas” (acesse em https://www.youtube.com/watch?v=_6dOZPWQ9Cs&t=6s) e “Brincadeiras antigas - Zuzubalandia” (disponível aqui https://www.youtube.com/watch?v=XJrPNY8VFFs). É possível também que as famílias criem brinquedos antigos com os estudantes. Alguns sites mostram como fazer os brinquedos antigos:
Boneca de pano: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI1970-10524,00.html . Acesso em 08 de junho de 2020. 
Barquinho de papel: http://aurelio.net/doc/fvm/barquinho-de-papel.html . Acesso em 08 de junho de 2020. 
Aviãozinho de papel: http://pt.wikihow.com/Fazer-um-Avi%C3%A3o-de-Papel . Acesso em 08 de junho de 2020. 
Pé de lata: http://rosanacaohan2.blogspot.com/2008/01/brinquedo-com-sucata-vai-e-vem.html. Acesso em 08 de junho de 2020. 
Telefone sem fio: http://www.acessa.com/infantil/arquivo/oficina/2003/02/10-telefone . Acesso em 08 de junho de 2020. 

Outras sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI03 e EF03HI07. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01LP18, EF01LP1 EF15AR18, EF15AR19, EF01GE02, EF01CI05, EF12EF01, EF12EF02, EF12EF03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF15AR10, EF15AR11, EF15AR14, EF15AR18, EF15AR24 e EF69AR13.

 

 

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_05UND01

(EF01HI05) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras atuais e de outras épocas e lugares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas