16122
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - A divisão das tarefas domésticas

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre A divisão das tarefas domésticas

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Aparelho para reprodução de vídeo, Folha sulfite ou cartolinas, materiais riscantes, cola branca.

Material complementar: Sugestão de imagens para as fichas de atividade.
Fichas de atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SbneYNdaSb2yEJemYZQ2p6wrjuJPxy9dpXKgCc6xH8STFF8q5b8fZ6aFS8MX/his1-03und03-fichas-tarefas.pdf

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quarto ou leia o slide para os alunos.

Essa unidade propõe uma reflexão acerca da rotina das crianças, estimulando um entendimento de relação de igualdade de gêneros. Visa propor análise de situações colaborativas no ambiente familiar, no sentido de contribuir para a desconstrução de estereótipos relacionados aos papéis feminino e masculino.

Para você saber mais: Apesar de já termos avançado, ainda encontramos muitos casos que contribuem para uma desigualdade de gênero. Temos problemas culturalmente afirmados. Para saber um pouco mais sobre a vida de meninas no Brasil, acesse:

Por ser menina no Brasil: crescendo entre direitos e violências. Plan Brasil. Disponível em: <http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2015/03/1-por_ser_menina_resumoexecutivo2014.pdf>. Acesso em:

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize a turma em roda para uma conversa inicial. Indague sobre como é a rotina dos alunos em casa, e peça que narrem um pouco sobre quais são as suas obrigações, por exemplo: ajudam nas tarefas domésticas? Guardam seus próprios brinquedos? Arruma a cama ao acordar?.

Aproveite o momento para enfatizar os diferentes papéis que exercemos nos diferentes espaços sociais, por exemplo, se na escola exercemos a posição de aluno, em casa exercemos o papel de filho. Continue os questionamentos: você ajuda na organização da sua sala de aula? Joga o lixo no lugar correto? Guarda os cadernos no armário após o uso?

Em seguida, forme pequenos grupos com aproximadamente cinco crianças. Apresente para os grupos algumas fichas simples com diferentes tarefas domésticas. Acesse as fichas aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SbneYNdaSb2yEJemYZQ2p6wrjuJPxy9dpXKgCc6xH8STFF8q5b8fZ6aFS8MX/his1-03und03-fichas-tarefas.pdf

Solicite que o grupo faça uma classificação. Peça que distribuam as fichas em duas colunas alternadas entre tarefas de meninos e tarefas de meninas. É comum que surjam divergências de opiniões, pois cada aluno tem a sua bagagem cultural. Nesse caso, o professor exercerá o papel de mediador, evitando maiores frustrações e viabilizando uma conversa respeitosa. Será uma oportunidade de proporcionar maior escuta e empatia.

Peça que os grupos justifiquem suas classificações. Escute e acolha as considerações iniciais.

Como adequar à sua realidade: Você poderá escolher funções que sejam mais comuns em sua região. Viabilizando uma maior contextualização.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:. Em seguida, apresente o vídeo Campanha pela Justa Divisão do Trabalho Doméstico: https://www.youtube.com/watch?v=ov0Ar44SuzA

(Caso não seja possível, faça uma contação de história para representar a vida de Rosa).

O vídeo (ou história, se for o caso), será sua fonte histórica nessa aula. Aproveite para analisar com as crianças fazendo alguns questionamentos:

  • Quais são as funções de Rosa?
  • Onde Rosa vive? É parecido com o lugar que você vive?
  • As funções do campo, são as mesmas da cidade?
  • Quais são as tarefas do marido de Rosa?
  • Vocês acham que a forma de divisão inicial apresentada no vídeo é justa?
  • O que Rosa fez para mudar sua situação ?
  • Vocês acharam positivo? Por quê?

Espera-se que o vídeo ajude o grupo a construir uma nova visão sobre a divisão das tarefas domésticas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Ao final do vídeo, sugira uma roda de conversa. Incentive que as crianças falem um pouco sobre o vídeo, como o que compreenderam, o que mais chamou atenção, ou até mesmo fazer comparações com suas vidas familiares.

Retome as classificações iniciais e solicite que façam uma comparação com o vídeo. Faça questionamentos como:

  • Você percebe alguma semelhança entre a classificação do seu grupo e a vida de Rosa?
  • O que você achou da redivisão que a família de Rosa fez?
  • Podemos dividir as fichas, como a família de Rosa?

Para finalizar, proponha uma produção coletiva: construir uma lista de tarefas domésticas que podem ser (re)divididas de forma justa, uma vez que todos podemos exercer tais funções. Essa lista poderá ser representada por meio de escritas espontâneas e coletivas, bem como desenhos ou gravuras. Estimule os alunos a deixar essa lista exposta em um ambiente de fluxo, promovendo uma conscientização coletiva, envolvendo escola, família e comunidade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI03 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Aparelho para reprodução de vídeo, Folha sulfite ou cartolinas, materiais riscantes, cola branca.

Material complementar: Sugestão de imagens para as fichas de atividade.
Fichas de atividades: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SbneYNdaSb2yEJemYZQ2p6wrjuJPxy9dpXKgCc6xH8STFF8q5b8fZ6aFS8MX/his1-03und03-fichas-tarefas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quarto ou leia o slide para os alunos.

Essa unidade propõe uma reflexão acerca da rotina das crianças, estimulando um entendimento de relação de igualdade de gêneros. Visa propor análise de situações colaborativas no ambiente familiar, no sentido de contribuir para a desconstrução de estereótipos relacionados aos papéis feminino e masculino.

Para você saber mais: Apesar de já termos avançado, ainda encontramos muitos casos que contribuem para uma desigualdade de gênero. Temos problemas culturalmente afirmados. Para saber um pouco mais sobre a vida de meninas no Brasil, acesse:

Por ser menina no Brasil: crescendo entre direitos e violências. Plan Brasil. Disponível em: <http://primeirainfancia.org.br/wp-content/uploads/2015/03/1-por_ser_menina_resumoexecutivo2014.pdf>. Acesso em:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize a turma em roda para uma conversa inicial. Indague sobre como é a rotina dos alunos em casa, e peça que narrem um pouco sobre quais são as suas obrigações, por exemplo: ajudam nas tarefas domésticas? Guardam seus próprios brinquedos? Arruma a cama ao acordar?.

Aproveite o momento para enfatizar os diferentes papéis que exercemos nos diferentes espaços sociais, por exemplo, se na escola exercemos a posição de aluno, em casa exercemos o papel de filho. Continue os questionamentos: você ajuda na organização da sua sala de aula? Joga o lixo no lugar correto? Guarda os cadernos no armário após o uso?

Em seguida, forme pequenos grupos com aproximadamente cinco crianças. Apresente para os grupos algumas fichas simples com diferentes tarefas domésticas. Acesse as fichas aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SbneYNdaSb2yEJemYZQ2p6wrjuJPxy9dpXKgCc6xH8STFF8q5b8fZ6aFS8MX/his1-03und03-fichas-tarefas.pdf

Solicite que o grupo faça uma classificação. Peça que distribuam as fichas em duas colunas alternadas entre tarefas de meninos e tarefas de meninas. É comum que surjam divergências de opiniões, pois cada aluno tem a sua bagagem cultural. Nesse caso, o professor exercerá o papel de mediador, evitando maiores frustrações e viabilizando uma conversa respeitosa. Será uma oportunidade de proporcionar maior escuta e empatia.

Peça que os grupos justifiquem suas classificações. Escute e acolha as considerações iniciais.

Como adequar à sua realidade: Você poderá escolher funções que sejam mais comuns em sua região. Viabilizando uma maior contextualização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:. Em seguida, apresente o vídeo Campanha pela Justa Divisão do Trabalho Doméstico: https://www.youtube.com/watch?v=ov0Ar44SuzA

(Caso não seja possível, faça uma contação de história para representar a vida de Rosa).

O vídeo (ou história, se for o caso), será sua fonte histórica nessa aula. Aproveite para analisar com as crianças fazendo alguns questionamentos:

  • Quais são as funções de Rosa?
  • Onde Rosa vive? É parecido com o lugar que você vive?
  • As funções do campo, são as mesmas da cidade?
  • Quais são as tarefas do marido de Rosa?
  • Vocês acham que a forma de divisão inicial apresentada no vídeo é justa?
  • O que Rosa fez para mudar sua situação ?
  • Vocês acharam positivo? Por quê?

Espera-se que o vídeo ajude o grupo a construir uma nova visão sobre a divisão das tarefas domésticas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Ao final do vídeo, sugira uma roda de conversa. Incentive que as crianças falem um pouco sobre o vídeo, como o que compreenderam, o que mais chamou atenção, ou até mesmo fazer comparações com suas vidas familiares.

Retome as classificações iniciais e solicite que façam uma comparação com o vídeo. Faça questionamentos como:

  • Você percebe alguma semelhança entre a classificação do seu grupo e a vida de Rosa?
  • O que você achou da redivisão que a família de Rosa fez?
  • Podemos dividir as fichas, como a família de Rosa?

Para finalizar, proponha uma produção coletiva: construir uma lista de tarefas domésticas que podem ser (re)divididas de forma justa, uma vez que todos podemos exercer tais funções. Essa lista poderá ser representada por meio de escritas espontâneas e coletivas, bem como desenhos ou gravuras. Estimule os alunos a deixar essa lista exposta em um ambiente de fluxo, promovendo uma conscientização coletiva, envolvendo escola, família e comunidade.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano