16121
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Plano de aula - O lazer em diversos tempos

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre O lazer em diversos tempos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_03UND02

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Padlet, Google Meet, Google Classroom, Zoom.

Contexto

Neste plano o objetivo é conhecer brincadeiras que fizeram história. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio, ou se elas já estiverem alfabetizadas, um texto com as perguntas escritas todas em maiúsculo. Envie preferencialmente via WhatsApp, pois é uma ferramenta mais funcional, e para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se for possível, realize a atividade de forma síncrona. Você pode ainda organizar uma sala de aula no Google Classroom (veja aqui como organizar uma sala https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200). Solicite que os estudantes se organizem em trio para otimizar a atividade. Repasse em uma das ferramentas sugeridas as seguintes questões:

- O que você faz quando acorda? E depois do almoço?
- Quais são as suas obrigações em casa? E na escola?
- Do que você costuma brincar em casa? E na escola?

Solicite que um representante de cada grupo produza um pequeno vídeo, de no máximo 40 segundos, para apresentar as ideias que o grupo desenvolveu a partir das perguntas que o você orientou.

Problematização

Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização (acesse aqui). Solicite que realizem a entrevista com alguém da família.

Sistematização

Selecione cinco estudantes para que socializem as entrevistas realizadas. Solicite que gravem um vídeo de 01 minuto explanando as respostas da entrevista. Se estiver em ferramenta síncrona, peça que mostrem as entrevistas e comentem. Na sequência, peça que os estudantes voltem para os grupos em chats privados e mande as perguntas:

- Qual destas brincadeiras citadas nas entrevistas vocês já conheciam?
- Qual destas brincadeiras vocês não conheciam?
- Do que brincamos hoje que os funcionários da escola não brincaram?

Solicite que um representante de cada grupo produza um pequeno vídeo, de no máximo 40 segundos, para apresentar as ideias do grupo.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar os estudantes assistindo alguns vídeos. O vídeo “brincadeiras antigas pra crianca se divertir e o adulto também” (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=xYzmfgs2bKQ) apresenta algumas brincadeiras de um passado recente para que as crianças possam conhecer. Sugira aos pais que assistam com as crianças o vídeo “Brincadeiras de crianças”(disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ur0JMJkS26s).

Outras sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS1_04UND e HIS1_08UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF69AR15 e EF02ER02.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_03UND02

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas