16121
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - O lazer em diversos tempos

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre O lazer em diversos tempos

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI03, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha sulfite, canetas hidrográficas, lápis HB, cartolina.

Material complementar:

Roteiro de entrevista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HSM7ysa6fehYwv8X7nCZSxyRbym4zkTznJdcCWHTWUBmQHqwHTxpvBtAWQQE/roteiro-de-entrevistas.pdf

Para você saber mais: Ao falar sobre brincadeiras podemos resgatar as diversidades que caracterizam nosso país. Para adaptar as atividades para turma, o professor poderá assistir sobre brincadeiras regionais nos vídeos:

Região Norte: https://www.youtube.com/watch?v=aiXj3-u_eWw

Região Sul: https://www.youtube.com/watch?v=-PqcLuQbokw

Região Sudeste: https://www.youtube.com/watch?v=Hg5S4PTQuDg

Região Nordeste: https://www.youtube.com/watch?v=rpw_FnrI3RQ

Região Centro-Oeste: https://www.youtube.com/watch?v=-LxocV2TYl0&t=17s

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para os alunos.

Com base na diferenciação entre lazer e obrigações, por meio de entrevistas e brincadeiras, os alunos irão se perceber como um sujeito histórico, capaz de agir sobre o mundo que os cerca.

Para que a criança consiga ter esta compreensão é necessário que as explorações partam da sua vivência cotidiana.

Para você saber mais: Atualmente, algumas famílias delegam muitas atividades às crianças. Sabe-se que os pais buscam o melhor para os seus filhos, porém é importante a consciência sobre o valor do brincar. Para compreender os dois lados, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=V3HWBzuSIRg . E leia a reportagem disponível no link abaixo: https://veja.abril.com.br/saude/por-que-as-criancas-estao-cada-vez-mais-infelizes/

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a turma em roda para uma conversa inicial. Indague sobre como é a rotina dos alunos na escola, e em sua vida familiar, resgatando o conhecimento prévio dos alunos. Durante a conversa, alterne perguntas sobre os momentos de obrigações e os momentos de lazer. Espera-se que estes questionamentos estimulem os alunos a refletir sobre as diferentes atividades que determinam nossa rotina e nossos papéis na sociedade, proporcionando uma percepção de si, do outro e do nós.

  • O que você faz quando acorda?
  • E depois do almoço?
  • Quais são as suas obrigações em casa?
  • Quais são suas obrigações na escola?
  • Do que você costuma brincar em casa?
  • Do que você costuma brincar na escola?

Na medida em que as respostas acontecerem, é possível que sejam completamente diferentes em alguns aspectos e parecidas em outros. Por exemplo, se o grupo estuda de manhã, é provável que muitos respondam que vão para a escola depois de acordar. Porém, quando forem falar das brincadeiras de casa, as respostas serão alternadas de acordo com as preferências de cada um.

Espera-se que durante a conversa fique claro que todos nós temos direitos e deveres e que as pessoas precisam de descanso e de lazer depois de cumprir suas obrigações. Converse também com as crianças sobre as diferentes formas de lazer. Questione aos alunos:

  • O que seus pais fazem nos momentos de lazer?
  • E vocês?
  • E seus avós?

Liste as hipóteses dos alunos. Escute e acolha as contribuições das crianças acerca do tema. É possível que neste momento aconteçam muito movimento e alvoroço. É válido estabelecer alguns combinados com o grupo, pois escutar os colegas é tão importante quanto compartilhar ideias.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos.

Orientações: Agora que conversamos sobre as responsabilidades e diversões da nossa casa, que tal conhecer um pouco a rotina das pessoas que estão presentes no nosso dia a dia escolar?

  • Divida a turma em grupos de aproximadamente cinco crianças. Ao dividir o grupo, faça escolhas heterogêneas que contemplem diferentes níveis de escrita. Assim ao iniciar os registros os alunos terão possibilidades de escolher entre desenhos para representar, letras e palavras. É importante que o professor compreenda que nesta faixa etária os alunos ainda estão em processo de aquisição da língua escrita, portanto é válido oferecer momentos de escrita espontânea, mas com a consciência de que esta não poderá ser a única forma de registro.
  • Convide alguns funcionários da escola para participar da entrevista. A proposta é conhecer novas rotinas e brincadeiras por meio de pessoas com diferentes idades.
  • Solicite que os alunos entrevistem estes funcionários e façam perguntas sobre sua profissão e suas brincadeiras da infância. A sugestão de roteiro para a entrevista está disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HSM7ysa6fehYwv8X7nCZSxyRbym4zkTznJdcCWHTWUBmQHqwHTxpvBtAWQQE/roteiro-de-entrevistas.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Leia a frase do Slide e escute o posicionamento do grupo. Com base nesta reflexão, iremos dar continuidade à nossa atividade.

Há formas de lazer que sempre existiram, outras foram modificadas com o tempo. Solicite que os alunos façam uma apresentação das entrevistas. Para analisar os resultados da entrevista, você poderá ajudar fazendo alguns questionamentos como:

  • Qual destas brincadeiras citadas nas entrevistas vocês já conheciam?
  • Qual destas brincadeiras vocês não conheciam?
  • Do que brincamos hoje que os funcionários da escola não brincaram?

É possível que os alunos respondam já fazendo associações ao slide inicial, ou seja, perceberão que algumas brincadeiras mudaram com o tempo e outras foram sendo construídas.

Escreva coletivamente uma lista com a profissão dos entrevistados e outra com o nome das brincadeiras, fazendo um registro de memórias.

Você também poderá solicitar uma classificação entre as brincadeiras que já conhecíamos e as brincadeiras que passamos a conhecer.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01HI03, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha sulfite, canetas hidrográficas, lápis HB, cartolina.

Material complementar:

Roteiro de entrevista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HSM7ysa6fehYwv8X7nCZSxyRbym4zkTznJdcCWHTWUBmQHqwHTxpvBtAWQQE/roteiro-de-entrevistas.pdf

Para você saber mais: Ao falar sobre brincadeiras podemos resgatar as diversidades que caracterizam nosso país. Para adaptar as atividades para turma, o professor poderá assistir sobre brincadeiras regionais nos vídeos:

Região Norte: https://www.youtube.com/watch?v=aiXj3-u_eWw

Região Sul: https://www.youtube.com/watch?v=-PqcLuQbokw

Região Sudeste: https://www.youtube.com/watch?v=Hg5S4PTQuDg

Região Nordeste: https://www.youtube.com/watch?v=rpw_FnrI3RQ

Região Centro-Oeste: https://www.youtube.com/watch?v=-LxocV2TYl0&t=17s

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para os alunos.

Com base na diferenciação entre lazer e obrigações, por meio de entrevistas e brincadeiras, os alunos irão se perceber como um sujeito histórico, capaz de agir sobre o mundo que os cerca.

Para que a criança consiga ter esta compreensão é necessário que as explorações partam da sua vivência cotidiana.

Para você saber mais: Atualmente, algumas famílias delegam muitas atividades às crianças. Sabe-se que os pais buscam o melhor para os seus filhos, porém é importante a consciência sobre o valor do brincar. Para compreender os dois lados, assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=V3HWBzuSIRg . E leia a reportagem disponível no link abaixo: https://veja.abril.com.br/saude/por-que-as-criancas-estao-cada-vez-mais-infelizes/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a turma em roda para uma conversa inicial. Indague sobre como é a rotina dos alunos na escola, e em sua vida familiar, resgatando o conhecimento prévio dos alunos. Durante a conversa, alterne perguntas sobre os momentos de obrigações e os momentos de lazer. Espera-se que estes questionamentos estimulem os alunos a refletir sobre as diferentes atividades que determinam nossa rotina e nossos papéis na sociedade, proporcionando uma percepção de si, do outro e do nós.

  • O que você faz quando acorda?
  • E depois do almoço?
  • Quais são as suas obrigações em casa?
  • Quais são suas obrigações na escola?
  • Do que você costuma brincar em casa?
  • Do que você costuma brincar na escola?

Na medida em que as respostas acontecerem, é possível que sejam completamente diferentes em alguns aspectos e parecidas em outros. Por exemplo, se o grupo estuda de manhã, é provável que muitos respondam que vão para a escola depois de acordar. Porém, quando forem falar das brincadeiras de casa, as respostas serão alternadas de acordo com as preferências de cada um.

Espera-se que durante a conversa fique claro que todos nós temos direitos e deveres e que as pessoas precisam de descanso e de lazer depois de cumprir suas obrigações. Converse também com as crianças sobre as diferentes formas de lazer. Questione aos alunos:

  • O que seus pais fazem nos momentos de lazer?
  • E vocês?
  • E seus avós?

Liste as hipóteses dos alunos. Escute e acolha as contribuições das crianças acerca do tema. É possível que neste momento aconteçam muito movimento e alvoroço. É válido estabelecer alguns combinados com o grupo, pois escutar os colegas é tão importante quanto compartilhar ideias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 45 minutos.

Orientações: Agora que conversamos sobre as responsabilidades e diversões da nossa casa, que tal conhecer um pouco a rotina das pessoas que estão presentes no nosso dia a dia escolar?

  • Divida a turma em grupos de aproximadamente cinco crianças. Ao dividir o grupo, faça escolhas heterogêneas que contemplem diferentes níveis de escrita. Assim ao iniciar os registros os alunos terão possibilidades de escolher entre desenhos para representar, letras e palavras. É importante que o professor compreenda que nesta faixa etária os alunos ainda estão em processo de aquisição da língua escrita, portanto é válido oferecer momentos de escrita espontânea, mas com a consciência de que esta não poderá ser a única forma de registro.
  • Convide alguns funcionários da escola para participar da entrevista. A proposta é conhecer novas rotinas e brincadeiras por meio de pessoas com diferentes idades.
  • Solicite que os alunos entrevistem estes funcionários e façam perguntas sobre sua profissão e suas brincadeiras da infância. A sugestão de roteiro para a entrevista está disponível neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HSM7ysa6fehYwv8X7nCZSxyRbym4zkTznJdcCWHTWUBmQHqwHTxpvBtAWQQE/roteiro-de-entrevistas.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Leia a frase do Slide e escute o posicionamento do grupo. Com base nesta reflexão, iremos dar continuidade à nossa atividade.

Há formas de lazer que sempre existiram, outras foram modificadas com o tempo. Solicite que os alunos façam uma apresentação das entrevistas. Para analisar os resultados da entrevista, você poderá ajudar fazendo alguns questionamentos como:

  • Qual destas brincadeiras citadas nas entrevistas vocês já conheciam?
  • Qual destas brincadeiras vocês não conheciam?
  • Do que brincamos hoje que os funcionários da escola não brincaram?

É possível que os alunos respondam já fazendo associações ao slide inicial, ou seja, perceberão que algumas brincadeiras mudaram com o tempo e outras foram sendo construídas.

Escreva coletivamente uma lista com a profissão dos entrevistados e outra com o nome das brincadeiras, fazendo um registro de memórias.

Você também poderá solicitar uma classificação entre as brincadeiras que já conhecíamos e as brincadeiras que passamos a conhecer.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano :

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01HI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano