16120
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Plano de aula - Diferentes escolas

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Diferentes escolas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariane Cristina Fernandes Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_03UND01

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, print de tela, WhatsApp.
- Optativas: Google Meet. Hangout, Zoom.

Contexto

Neste plano, o objetivo é conhecer escolas de diferentes tempos e lugares. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio ou, se elas já estiverem alfabetizadas, um texto com as perguntas escritas todas em letras maiúsculas. Envie preferencialmente via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Peça que os estudantes se agrupem em trios e debatam em chats privados, orientados pelas seguintes questões

- O que é uma escola?
- O que uma escola precisa ter nos dias de hoje?
- Todas as escolas são iguais?
- O que fazemos em uma escola?
- Será que as escolas sempre foram como são hoje?

Provavelmente os estudantes irão pensar nas escolas da sua realidade. Solicite que um representante de cada grupo produza um pequeno vídeo de, no máximo, 40 segundos para apresentar as ideias que o grupo desenvolveu.

Problematização

Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização (acesse aqui). Envie por áudio, ou arquivo de texto no Google Docs (saiba como utilizar em https://support.google.com/docs/answer/65129?hl=pt-BR), as questões abaixo:

- Como são os mobiliários? Você conhece algum deles?
- Como é apresentada a estrutura física?
- Como são as roupas utilizadas? Parecem antigas ou atuais?
- Todos usam uniforme?

Espera-se que a partir desses indícios os alunos comecem a perceber que as escolas estão situadas em diferentes realidades e tempos distintos. Pode-se ainda sugerir mais questionamentos:

- O que há de semelhanças e diferenças entre as escolas apresentadas?
- Em qual dessas escolas você acha que seus pais poderiam ter estudado? Por quê?
- Por que será que existem escolas tão diferentes?
- Nossa escola é parecida com alguma das escolas que vimos? Qual? Por quê?
- Você acha que as crianças do passado se comportavam como as de hoje?

Peça que os estudantes anotem as impressões obtidas a partir das questões que você fez. Elas serão necessárias para a próxima etapa. Se for possível, converse sobre as questões com os estudantes via videochamada (veja aqui como organizar uma sala de aula no Google Classroom https://youtu.be/UkAkcYOYmDU) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (aprenda a criar uma reunião online https://youtu.be/UkAkcYOYmDU?t=7200).

Sistematização

Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização (disponível aqui). Peça que eles respondam e elejam alguns estudantes para socializarem as comparações. Solicite que os alunos escolhidos gravem um áudio ou vídeo de, no máximo, 01 minuto para mostrarem aos colegas as suas produções. Solicite que compartilhem os vídeos/áudios no grupo da turma ou no momento síncrono que você mediar.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar os estudantes assistindo alguns vídeos. O vídeo “Na escola - Turma da Mônica” (https://www.youtube.com/watch?v=XsruEY0xcxs&feature=youtu.be) fala da vontade da Mônica em ir à escola. É uma ferramenta interessante para apresentar a importância da escola na vida das crianças. Sugira para os pais que assistam a reportagem “Alunos descobrem como era a escola do passado” (https://www.youtube.com/watch?v=KNzRtsaU8ho&t=25s), que mostra como era uma escola específica em outros tempos.

Outras sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades HIS1_04UND, HIS1_08UND. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF69AR15 e EF02ER02.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_03UND01

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas