16119
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Plano de aula - Caixa das memórias: explorar lembranças, reviver a história

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Caixa das memórias: explorar lembranças, reviver a história

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Midian Kelly Carvalho Lessa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_01UND02

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF e WhatsApp
- Optativas: Padlet

Contexto

Neste plano o objetivo é refletir sobre memórias pessoais por meio de objetos significativos utilizados em alguma etapa da vida. Considerando que para esta etapa do ensino é possível que as crianças ainda não estejam alfabetizadas, é importante que, a princípio, você possa compartilhar as instruções para execução das atividades em arquivos de áudio via WhatsApp ou utilizando outra ferramenta que por ventura esteja fazendo uso para as suas aulas, desde que priorize arquivos de áudio. Peça aos estudantes que imaginem brinquedos e demais objetos pessoais com os quais eles tenham uma relação muito próxima. Após isso, faça os questionamentos propostos no plano. Solicite que os mesmos gravem um áudio respondendo as questões. A ideia é que os alunos possam externar suas relações mais próximas com determinados objetos e a que situações estes objetos remetem, por exemplo, “usava chupeta, gostava de dormir com um lençol específico, brincava mais com um(a) boneco(a)”. Essa atividade inicia o estudante no pensamento sobre a relação entre memória e objetos.

Problematização

Compartilhe com a turma a música A gente cresce - Mundo Bita (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AFN52hq7d7w). Ainda em áudio de Whatsapp, faça os questionamentos proposto no plano. Siga as instruções que o plano traz nessa etapa.

Sistematização

Compartilhe o arquivo de sistematização, nele devem ser escritas as relações de memória que os alunos estabelecem com os respectivos objetos, já mencionado em etapa anterior. É possível que o estudante necessite de auxílio para escrever, alerte para a possibilidade de ajuda dos pais nesta etapa. Para finalizar a proposta do plano, você pode solicitar que os alunos produzam um vídeo no qual eles exponham as respostas ao arquivo de sistematização e pedir para que eles compartilhem os vídeos junto aos colegas via Whatsapp. Outra opção também é a acessar o Padlet (veja aqui como fazer um: https://youtu.be/ahrXd0Kqwso) e produzir um mural com fotos das produções. Instigue a troca das respostas e os comentários dos colegas sobre as produções uns dos outros. A ideia aqui é simular um espaço de exposição das atividades que, em situações de ensino presencial, são comuns às salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar os estudantes propondo a exibição da trilogia “Toy Story”, que narra o mundo dos brinquedos que estão rodeados de humanos e fingem não ter vida. O filme explora a relação do menino Andy com vários brinquedos, dentre eles seu preferido, Woody. O filme explora as relações de afetividade e de memória que o menino e o brinquedo nutrem entre si.

Outras Sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI06, EF03HI02, EF04HI01. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01GE01, EF15AR01, EF15AR02, EF15AR04, EF15AR05, EF15AR09, EF15AR15, EF15AR23, EF69AR04, EF01CI04, EF01MA01, EF01ER01 e EF01ER05.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_01UND02

(EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas