16118
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 1º ano > Mundo pessoal: meu lugar no mundo

Plano de aula - Quem sou eu… pequeno: relato das minhas grandes memórias

Plano de aula de História com atividades para 1º ano do EF sobre Quem sou eu… pequeno: relato das minhas grandes memórias

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Midian Kelly Carvalho Lessa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
HIS1_01UND01

Ferramentas sugeridas

- Essenciais: Arquivos em PDF, WhatsApp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de videochamadas.

Contexto

O objetivo deste plano é reconhecer mudanças no processo histórico com base na análise de aspectos da vida dos estudantes. Considerando que para esta etapa do ensino é possível que as crianças ainda não estejam alfabetizadas, é importante que, a princípio, você possa compartilhar as instruções para execução das atividades por arquivos de áudio via WhatsApp, ou utilizando outra ferramenta que por ventura esteja fazendo uso para as suas aulas, desde que priorize arquivos de áudio. Compartilhe com os estudantes a letra da música “Eu sou um bebezinho” e o respectivo clipe (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=r1kmOlsCHP0). Solicite que eles leiam a letra da música e vejam o clipe (para os que ainda não sabem ler) e façam os questionamentos propostos no plano. Solicite aos estudantes que respondam as perguntas também via áudio, a fim de otimizar o compartilhamento das respostas na ferramenta que você estiver utilizando.

Problematização

Compartilhe a letra da música “Sambinha da fralda molhada” e seu vídeo no YouTube (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qev8JeYAcjY). Se possível, realize uma chamada de vídeo. Você pode ainda organizar uma sala de aula no Google Classroom (https://www.youtube.com/watch?v=UkAkcYOYmDU&feature=youtu.be) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (https://www.youtube.com/watch?v=UkAkcYOYmDU&feature=youtu.be&t=7200) para cantarem juntos a música. Caso não seja possível, peça para que os estudantes vejam a letra da música junto com pais e/ou responsáveis, ou assistam ao clipe. Após a finalização do vídeo, convide os alunos a verbalizarem, na videochamada ou via áudio de Whatsapp, os comportamentos e hábitos que conseguirem lembrar referente ao tempo em que eram crianças menores. Faça os questionamentos propostos no plano. Para finalizar esta etapa, peça aos estudantes para gravarem um vídeo mostrando uma fotografia de quando eles eram menores, fazendo comentários sobre essa época de suas vidas, as atividades que acreditam que faziam e sobre o que mostra a fotografia.

Sistematização

Envie o arquivo de sistematização para os estudantes. Nele há um painel comparativo que deve ser preenchido com o que eles aprenderam sobre a passagem temporal e as diferenças entre as fases da vida que eles já viveram e que estudaram durante a aula.

Convite às famílias

As famílias podem ajudar os alunos propondo a escuta atenciosa de músicas que os façam perceber a passagem de tempo em seu cotidiano. A música “Dente mole” - Tiquequê (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=00YqFumd344&feature=youtu.be) e a música “A gente cresce” - Mundo Bita (https://www.youtube.com/watch?v=AFN52hq7d7w) ajudam o aluno a perceber que há um elemento histórico que rege a vida humana, orienta as ações de homens e mulheres no cotidiano e que nos ajuda a compreender que estamos constantemente em processo de mudança.

Outras Sugestões

A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI06, EF03HI02, EF04HI01. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01GE01, EF15AR01, EF15AR02, EF15AR04, EF15AR05, EF15AR09, EF15AR15, EF15AR23, EF69AR04, EF01CI04, EF01MA01, EF01ER01 e EF01ER05.

Sugestão Enviada Por: Danielle Ferreira


Código: HIS1_01UND01

(EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo pessoal: meu lugar no mundo do 1º ano:

MAIS AULAS DE História do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas