Painel Comparativo de memórias
Plano de Aula
Plano de aula: Quem sou eu… pequeno: relato das minhas grandes memórias
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Lembranças particulares, da família e da comunidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade de possibilidades e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Projetor (caso deseje projetar os slides e vídeos) ou material impresso e quadro (para anotar as questões caso não vá projetar)
Folhas de sulfite, lápis de cor e/ou de cera em cores variadas, hidrocor e/ou canetas coloridas, papel craft ou pardo, fotografias dos alunos na fase de bebê
Impressão da letra da música “Eu sou um bebezinho”:https://docs.google.com/document/d/1w8I7lWstMpdPI1ovzIaUR61xyhV7Ay9KfkGgHUyF-iU/edit
Impressão da letra da música “Sambinha da fralda molhada”:
https://docs.google.com/document/d/1OOcaoVLqGpyu0bv7PL-KVdYxGtTq3mPyj7d5wlOEWT8/edit
Impressão de tabela com painel comparativo de memórias:
https://docs.google.com/document/d/1XT2nRTFBwcRCimJqOIA2WU-3RgKvNZk30xkkLCtzP68/edit
Material Complementar:
Consultar e ouvir a música “Saiba” :
https://docs.google.com/document/d/1gIZrHz6k4RSEm207rG7aMhq-C33kLLghopASkniYdJE/edit
Clipe da música “Saiba” disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=yhg-yXrmJgM>. Acesso em 22/03/2019. Como complemento para maior embasamento sobre a proposta.
Além do vídeo colaborativo da palavra cantada que apresenta crianças em situações cotidianas ao som da música que será usada na aula - Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=dfd3hdw_llU> (Acesso em 22/03/2019)
Para saber mais:
Como apoio sobre a percepção da passagem do tempo em crianças da Educação Infantil em transição para o 1º ano do Ensino Fundamental, recomenda-se o seguinte vídeo:
ESCOLA,NOVA. Pensamento Infantil - A noção de tempo. 2009.(6m04s).
Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=nW04XyqpUSA>.Acesso em: 25 de fev.2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Este objetivo deve ser apresentado para os alunos. É possível que ele seja lido com as crianças, além da leitura o mesmo também pode ser escrito no quadro para que os alunos acompanhem por meio da leitura coletiva. Havendo possibilidade você pode realizar a projeção do slide para leitura coletiva e compreensão de todos.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Organize a sala em semicírculo (caso não seja possível, a sala pode ser organizada da maneira viável ao professor) para que facilite a visibilidade de todas as crianças. Após isso, convide as crianças de maneira motivadora para acompanhar a música. É importante que o professor converse com os alunos sobre a importância do silêncio e atenção para entender a mensagem trazida pela música, deixando claro a relevância para entender as etapas seguintes da aula, principalmente para a realização das atividades.
Apresente o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=r1kmOlsCHP0
Ou entregue a letra da música impressa:
https://docs.google.com/document/d/1w8I7lWstMpdPI1ovzIaUR61xyhV7Ay9KfkGgHUyF-iU/edit
Caso não tenha projetor, adapte a proposta a sua realidade escolar: ouça a música com os alunos em um aparelho de som, leia a música coletivamente e cante-a com os alunos da turma, etc.
Apresente então as seguintes perguntas como reflexão para as crianças. As perguntas poderão ser lidas, projetadas ou escritas no quadro:
1. Quais de vocês já foram um bebezinho?
(A intenção dessa pergunta é que as crianças façam um deslocamento temporal para reconhecer a sua própria trajetória histórica)
2. O que vocês faziam quando eram bebês?
( Ao responder esta pergunta os alunos devem perceber que suas atitudes num tempo histórico do passado, quando menores, não são mais as mesmas que praticam no tempo presente, ao estarem maiores. Houve o desenvolvimento, crescimento e maturidade dos mesmos com o passar do tempo;)
3. Vocês se pareciam com o bebezinho do vídeo/música? Por quê?
(Por meio deste questionamento o aluno deve perceber que realizava atitudes parecidas ou iguais ao do bebê mencionado no vídeo pois pertencia a mesma faixa etária, ou seja, era um bebê. E que no tempo presente, hoje, ele pertence a uma faixa etária diferente. A medida em que as pessoas crescem, o tempo passa, o comportamento e a necessidade modifica e é preciso adotar comportamentos mais independentes.)
4.Que atitudes você tinha que era parecida?
(Essa pergunta deve direcionar as crianças a trazerem exemplos reais de fatos e atitudes que elas conseguirem se recordar. Elas devem citar momentos que viveram quando menores que se aproximam da realidade de um bebê. Assim realizaram um resgate de momentos históricos que marcaram essa etapa da vida.)
Estas perguntas irão facilitar a reflexão do aluno. Elas devem ser feitas uma de cada vez, para que os alunos se sintam inseridos no contexto e se vejam no lugar do bebezinho, relembrando o passado. É importante sensibilizar as crianças para responder e compartilhar o que pensam sobre o assunto. A ideia é que a turma queira participar deste momento. Destine um tempo para que os alunos levantem hipóteses para responder às perguntas acima. Na sequência, solicite que compartilhem o que compreenderam. Por meio dos questionamentos os alunos irão se comparar com o bebê do vídeo, perceber que mudaram, cresceram, relembrando essa fase da sua vida e o seu comportamento no passado, entendendo que houveram mudanças no corpo e com o passar dos anos e que suas necessidades não são mais as mesmas. É interessante que a criança perceba que cresceu e que o tempo passou, ficando apenas as recordações.
Problematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Ainda com os alunos em semicírculo ou dispostos conforme a possibilidade do espaço em sala de aula, convide-os para acompanharem mais uma música que os auxiliará na reflexão sobre acontecimentos da sua vida no passado. Caso não disponha de projetor leia e/ou cante a música com os alunos distribuindo a letra impressa.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qev8JeYAcjY (Acesso em 22/03/2019)
Letra impressa:
https://docs.google.com/document/d/1OOcaoVLqGpyu0bv7PL-KVdYxGtTq3mPyj7d5wlOEWT8/edit
Se tiver disponível aparelho sonoro, ouvir a música com os alunos e cantar acompanhando a letra é uma boa opção. Antes de assistirem ao vídeo, caso seja possível, peça para que os alunos - ao ver as imagens - tentem lembrar de situações que viveram quando eram menores, no passado, que se assemelham à situações do vídeo.
Após a finalização do vídeo, convide os alunos a verbalizar sobre os comportamentos e hábitos que consigam lembrar referente ao tempo em que eram crianças menores. Lance para os alunos os seguintes questionamentos:
1-Você conhece alguma criança que utiliza fraldas? Que idade ela tem?
(Aqui é provável que o aluno cite uma ou mais crianças do seu convívio familiar e/ou social: irmão(s), primo(s), vizinho(s), coleguinhas. O importante é que ele consiga estabelecer a relação com a figura de alguém nesse contexto, atrelando o ato de utilizar fraldas a uma criança pequena que conhece, que não é ele e que tem a idade menor que a dele, atrelando-a a tríade: sujeito histórico - atitude - idade.)
2- Como as crianças que utilizam fraldas se comportam?
(A intenção dessa pergunta é que o aluno perceba a diferença entre o comportamento de um bebê, que ele também já foi no passado, e o seu comportamento hoje, como uma criança maior no presente. Assim se estabelece o avanço comportamental entre as diferentes etapas da vida. Ele deve perceber que as atitudes de um bebê não são e não devem ser iguais as suas, o aluno deve trazer por exemplo: um bebê que utiliza fraldas, faz uso de mamadeira, engatinha, não anda ou está aprendendo a andar, chora com facilidade, não fala ou está aprendendo a falar, mama no peito, não sabe utilizar o banheiro, enfim, faz coisas que ele já tem domínio no tempo e no espaço, por já ter melhor desenvolvimento da sua trajetória histórica).
3- Que mudanças aconteceram com você para que não tenha mais o comportamento de bebê hoje?
(Essa pergunta tem o objetivo de consolidar a percepção do aluno sobre as mudanças que aconteceram no seu corpo devido ao seu crescimento, ou seja, a passagem do tempo. Então o aluno irá trazer ações que ele realiza hoje que provavelmente um bebê não teria condições de realizar como: andar de bicicleta, tomar banho sozinho, sentar a mesa para se alimentar com autonomia, falar com maior propriedade, correr, saltar, enfim, já ter maior domínio sobre diferentes atitudes devido às mudanças ocorridas em seu corpo no decorrer do tempo).
Se possível, complemente esse momento com a apresentação do vídeo colaborativo da palavra cantada:
https://www.youtube.com/watch?v=dfd3hdw_llU (Acesso em 22/03/2019)
Este vídeo mostra situações reais da vida de crianças pequenas que utilizam fraldas e o comportamento nessa fase da vida junto a sua família.Ele facilitará aos alunos a verbalizar sobre a temática, resgatar suas vivências e lembrar de situações semelhantes que ocorreram com eles no passado e as que ocorrem hoje.
Em seguida solicite aos alunos que compartilhem ainda no semicírculo fotografias pessoais de quando eram bebês. Estas fotografias devem ser solicitadas às crianças anteriormente para que o máximo possível de crianças possam partilhar desse momento. Pode ser qualquer foto, em qualquer situação desde em que sejam bebês nas fotografias, não importa que estejam sozinhas, com os pais, ou qualquer outra pessoa e pode ser em qualquer situação vivida, lugar frequentado, pode ser na maternidade ou em qualquer outro espaço. Pode ser qualquer foto ou situação, desde que sejam bebês nas fotografias - elas podem estar com os pais ou outras pessoas.
É importante dizer para as crianças que as que não trouxeram fotografias por algum motivo não se sintam distantes da atividade, porque o importante é analisar as fotos que puderam ser trazidas, pois o interesse na análise das fotos é que estabeleçam as diferenças entre duas fases da vida distintas: a fase de bebês e de crianças maiores na primeira infância, visualizando as características físicas, as atitudes das crianças, de outras pessoas que estão na foto caso existam e principalmente que possam compreender que hoje não realizam mais as mesmas ações, mudaram fisicamente, que cresceram. Que um bebê faz coisas e precisa de um apoio que hoje elas não necessitam mais. Hoje maiores as necessidades são outras.
Para registrar essa análise das lembranças, solicite aos alunos que criem um desenho que represente uma situação da sua vida de bebê, um momento lembrado por ele no passado e que tenha marcado sua trajetória.
Sistematização
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Convide no máximo três alunos para compartilhar sua produção com a turma. Caso não existam voluntários para o momento, realize um sorteio de 3 alunos para colaborar apresentando suas produções. Nesse momento o alunos devem ser orientados a falar sobre que situação vivida por ele no passado que ele se recordou e desenhou.
Em seguida divida o quadro em duas partes iguais, intitulando um dos lados: Objetos e comportamentos de quando eu era um bebê e o outro lado: Objetos e comportamentos que tenho hoje, criando um quadro comparativo. Resgate com os alunos o que eles aprenderam sobre as diferenças entre estas duas fases e registre no quadro. Um exemplo do que os alunos podem dizer é que quando eram bebês eles utilizavam chupeta, mamadeira, fraldas, dormiam com os pais, utilizavam carrinho de bebê, não falavam, mamava no peito da mamãe, engatinhavam e que hoje eles comem sozinhos, já andam, correm, utilizam o banheiro para se higienizarem, tomar banho e realizar sua necessidades sozinhos, andam de bicicleta, brincam de pular corda, realizam as tarefas escolares, cuidam dos seus materiais, ou seja, atividades que realizam por já terem crescido e estarem experienciando uma outra fase da vida.
Eles devem concluir que não são mais bebês, que aqueles objetos/atitudes não fazem mais parte das suas atividades e comportamento diários, que o tempo passou. E que hoje por já estarem crescidos eles são mais independentes e adquiriram autonomia. A tendência é que esse desenvolvimento aumente a cada ano, à medida que forem crescendo e adotando novos comportamentos. Velhos hábitos e objetos utilizados ficarão registrados na memória de cada um deles.
Solicite que os alunos registem o quadro comparativo em seus cadernos.
Caso exista a possibilidade imprima a seguinte tabela e entregue aos alunos para realizarem seus registros nela:
https://docs.google.com/document/d/1XT2nRTFBwcRCimJqOIA2WU-3RgKvNZk30xkkLCtzP68/edit
No momento da elaboração do registro escrito pelo aluno na tabela o professor pode fazer a intervenção ao aluno que possuir maior necessidade, considerando que os alunos estão na fase de apropriação da escrita, em processo inicial de alfabetização e que irão precisar de apoio para a organização do registro escrito. Organize com a turma a exposição do registro escrito na tabela/painel comparativo em um mural na sala de aula. Para que os alunos possam consultar, reler e reviver esta experiência de contato com a escrita e compreensão das diferenças entre as fases da vida quando se sentirem à vontade.
Para você saber mais: Acesse aqui uma letra de música que pode complementar o trabalho e auxiliá-lo no direcionamento da conclusão das atividades. A música “Saiba” de Arnaldo Antunes:
https://docs.google.com/document/d/1gIZrHz6k4RSEm207rG7aMhq-C33kLLghopASkniYdJE/edit
Ou veja o vídeo:
ANTUNES, Arnaldo. Saiba. 2010.Álbum: Ao vivo no Estúdio. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=yhg-yXrmJgM> Acesso em: 25 de fev de 2019.
Também o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=yhg-yXrmJgM&feature=youtu.be
ANTUNES, Arnaldo. Saiba. 2010.Álbum: Ao vivo no Estúdio. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=yhg-yXrmJgM> Acesso em: 25 de fev de 2019.
Ao ouvir, ler a letra, ou assistir o vídeo dessa música o professor terá melhor suporte para trabalhar com os alunos sobre a importância de cada uma das fases da vida para o crescimento do sujeito que vive e faz história.
Por meio da letra pode-se refletir que todo e qualquer ser humano, sendo uma personalidade ou não, já foi pequeno, veio de um meio familiar, que teve pai e mãe, independente de serem presentes ou não.
A letra da música traz o nome de diferentes pessoas importantes que marcaram a história, seja por um determinado feito histórico, um pensamento, a criação de uma música, a criação de um livro, uma invenção científica, um acordo político, econômico, religioso, enfim, personalidades que influenciaram o percurso histórico da sociedade. Elas já foram pequeninas, vulneráveis, dependentes num ambiente familiar e que ninguém se daria conta de que ao crescerem, se tornarem adultos, fariam, criariam, contribuiriam para a história de um povo, para mudanças históricas boas ou ruins da sociedade. Todas estas personalidades citadas traziam medos, inseguranças, curiosidades, descobertas e desafios de uma vida infantil que caminharam para a vida adulta e marcaram o mundo de alguma maneira.
Tal análise contribuirá para a reflexão do professor sobre como as mudanças fisiológicas em diferentes fases da vida estão ligadas a passagem do tempo e seus marcos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
HIS1_01UND01
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Arquivos em PDF, WhatsApp.
- Optativas: Youtube, Zoom, Skype ou demais aplicativos de videochamadas.
Contexto
O objetivo deste plano é reconhecer mudanças no processo histórico com base na análise de aspectos da vida dos estudantes. Considerando que para esta etapa do ensino é possível que as crianças ainda não estejam alfabetizadas, é importante que, a princípio, você possa compartilhar as instruções para execução das atividades por arquivos de áudio via WhatsApp, ou utilizando outra ferramenta que por ventura esteja fazendo uso para as suas aulas, desde que priorize arquivos de áudio. Compartilhe com os estudantes a letra da música “Eu sou um bebezinho” e o respectivo clipe (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=r1kmOlsCHP0). Solicite que eles leiam a letra da música e vejam o clipe (para os que ainda não sabem ler) e façam os questionamentos propostos no plano. Solicite aos estudantes que respondam as perguntas também via áudio, a fim de otimizar o compartilhamento das respostas na ferramenta que você estiver utilizando.
Problematização
Compartilhe a letra da música “Sambinha da fralda molhada” e seu vídeo no YouTube (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=qev8JeYAcjY). Se possível, realize uma chamada de vídeo. Você pode ainda organizar uma sala de aula no Google Classroom (https://www.youtube.com/watch?v=UkAkcYOYmDU&feature=youtu.be) ou fazer um momento síncrono no Google Meet (https://www.youtube.com/watch?v=UkAkcYOYmDU&feature=youtu.be&t=7200) para cantarem juntos a música. Caso não seja possível, peça para que os estudantes vejam a letra da música junto com pais e/ou responsáveis, ou assistam ao clipe. Após a finalização do vídeo, convide os alunos a verbalizarem, na videochamada ou via áudio de Whatsapp, os comportamentos e hábitos que conseguirem lembrar referente ao tempo em que eram crianças menores. Faça os questionamentos propostos no plano. Para finalizar esta etapa, peça aos estudantes para gravarem um vídeo mostrando uma fotografia de quando eles eram menores, fazendo comentários sobre essa época de suas vidas, as atividades que acreditam que faziam e sobre o que mostra a fotografia.
Sistematização
Envie o arquivo de sistematização para os estudantes. Nele há um painel comparativo que deve ser preenchido com o que eles aprenderam sobre a passagem temporal e as diferenças entre as fases da vida que eles já viveram e que estudaram durante a aula.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os alunos propondo a escuta atenciosa de músicas que os façam perceber a passagem de tempo em seu cotidiano. A música “Dente mole” - Tiquequê (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=00YqFumd344&feature=youtu.be) e a música “A gente cresce” - Mundo Bita (https://www.youtube.com/watch?v=AFN52hq7d7w) ajudam o aluno a perceber que há um elemento histórico que rege a vida humana, orienta as ações de homens e mulheres no cotidiano e que nos ajuda a compreender que estamos constantemente em processo de mudança.
Outras Sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI06, EF03HI02, EF04HI01. Você também pode dialogar com as habilidades de outros componentes curriculares: EF01GE01, EF15AR01, EF15AR02, EF15AR04, EF15AR05, EF15AR09, EF15AR15, EF15AR23, EF69AR04, EF01CI04, EF01MA01, EF01ER01 e EF01ER05.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Midian Kelly Lessa
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico:Oldimar Cardoso
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Mundo pessoal: meu lugar no mundo
Objeto (s) de conhecimento: As fases da vida e a idéia de temporalidade(passado, presente, futuro)
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e /ou de sua comunidade.
Palavras Chave: Memórias; Crescimento; Tempo; Lembranças; Passado
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