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Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - PLANTAS BAIXAS - VISÃO VERTICAL

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Identificar em plantas baixas as primeiras representações da visão vertical; Diferenciar as representações tridimensional e bidimensional.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Material necessário: cola e tesoura.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YKDvVKsX3zf4t9KQj9X2EV8AtFTDKcUMk3rhnK3vD7UMHKHmxt2s4SH3suss/geo1-08und03-acao-propositiva-base-da-planta-baixa.pdf

Atividade de Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x5k2aRmahDH5ApfdXPaGWkBWTfppXwphqqPaBs2nM5KnES2QuCCJyYqksHb2/geo01-08und03-sistematizacao-atividade-de-desenho.pdf

Para você saber mais:

Neste material da Universidade Estadual de Londrina, você encontra subsídios para compreensão da visão oblíqua e vertical. A compreensão e leitura de representações diversas na visão vertical é ponto de partida para compreensão dos mapas e demais representações cartográficas: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1481-6.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: apresente o slide aos estudantes e conte a seguinte história: Era uma vez uma casinha engraçada. Ela tinha um montão de moradores! Vamos conhecê-la?

Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar o slide, escreva o título e leia para os estudantes.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente o vídeo às crianças ou, caso não seja possível, cante com elas. Vídeo disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=y2fkgBdUTmg

Letra da música:

Refrão: Quem mora na casa torta?

sem janelinha e sem porta

quem mora na casa torta?

sem janelinha e sem porta

um gato que usa sapato

e tem retrato no quarto

uma florzinha pequenininha

que usa sainha curtinha

refrão

um elefante

com rabinho de barbante

um papel

de óculos e chapéu

um botão que toca violão

essa não!!!!

um pente com dor de dente

um pente com dor de dente

quem mora na casa

quem?

inventa depressa alguém

desenha janela e porta

na minha casinha torta

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Essa é a casinha engraçada. Do lado de dentro ela não é nada torta. Questione os estudantes sobre o que estão vendo na imagem. Não é necessário que respondam corretamente neste momento. Chame a atenção deles para detalhes da planta baixa, mas, não mencione o nome dos cômodos.

Fonte da imagem: https://www.tudoconstrucao.com/plantas-de-casas-com-1-quartos/

Como adequar à sua realidade: A planta baixa apresentada é de 1 quarto. No entanto, caso os móveis ilustrados sejam inadequados à realidade das crianças, é possível basear-se no desenho e ilustrar uma planta baixa semelhante com móveis mais condizentes à realidade local.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Com a imagem projetada, faça adivinhações e peça para as crianças apontarem onde estão os moradores.

Vamos brincar de adivinhar!

O pente está escovando os dentes.

O gato está olhando pro seu retrato.

O botão está sentado no sofá tocando o seu violão.

O elefante com rabinho de barbante está fazendo um lanche.

A florzinha de sainha curtinha está do lado de fora fazendo uma dancinha.

Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar a planta, pode-se ilustrar no chão com giz num espaço maior, um pátio, por exemplo, apenas o contorno (as paredes) dos cômodos e realizar as atividades.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

Numa atividade de recorte e colagem, os estudantes deverão observar a representação da casa (visão vertical) na planta baixa e reconhecer as ilustrações. Acompanhe a montagem e verifique se os estudantes estão conseguindo fazer a interpretação correta das ilustrações.

Entregue a base da planta baixa (imprima em tamanho A4) aos estudantes.

Oriente os estudantes a recortarem e distribuírem as peças nos cômodos conforme a localização, observando a planta baixa.

Se não for possível projetar a imagem da planta baixa, imprima uma planta para cada 4 estudantes e organize grupos para realizarem a atividade.

Materiais complementares:

Base da planta baixa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YKDvVKsX3zf4t9KQj9X2EV8AtFTDKcUMk3rhnK3vD7UMHKHmxt2s4SH3suss/geo1-08und03-acao-propositiva-base-da-planta-baixa.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Entregue outra base da planta e peça aos estudantes para agora, ilustrarem o que está faltando na casa, tanto do lado de dentro, como do lado de fora.

Combine símbolos para cada móvel: círculo para o vaso no banheiro, quadrado para a cama, retângulo para o sofá, etc.

Oriente-os a escrever o nome dos cômodos. Deixe-os livres para desenharem os moradores como quiserem, observando apenas o local em que estarão, conforme as adivinhações feitas no slide 5.

Observe se estão desenhando os móveis utilizando a visão vertical (de cima para baixo), como na colagem, deixe que observem essa atividade para se orientar.

Avalie se os estudantes estão ilustrando conforme a visão vertical dentro da casa e se estão atentos aos detalhes da representação, conforme a música utilizada - desenhar porta e janela na casa do lado de fora. Verifique também a disposição dos personagens e se as crianças conseguiram identificar os cômodos da casa na visão vertical.

Materiais complementares

Atividade disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x5k2aRmahDH5ApfdXPaGWkBWTfppXwphqqPaBs2nM5KnES2QuCCJyYqksHb2/geo01-08und03-sistematizacao-atividade-de-desenho.pdf

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Material necessário: cola e tesoura.

Material complementar:

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YKDvVKsX3zf4t9KQj9X2EV8AtFTDKcUMk3rhnK3vD7UMHKHmxt2s4SH3suss/geo1-08und03-acao-propositiva-base-da-planta-baixa.pdf

Atividade de Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x5k2aRmahDH5ApfdXPaGWkBWTfppXwphqqPaBs2nM5KnES2QuCCJyYqksHb2/geo01-08und03-sistematizacao-atividade-de-desenho.pdf

Para você saber mais:

Neste material da Universidade Estadual de Londrina, você encontra subsídios para compreensão da visão oblíqua e vertical. A compreensão e leitura de representações diversas na visão vertical é ponto de partida para compreensão dos mapas e demais representações cartográficas: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1481-6.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: apresente o slide aos estudantes e conte a seguinte história: Era uma vez uma casinha engraçada. Ela tinha um montão de moradores! Vamos conhecê-la?

Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar o slide, escreva o título e leia para os estudantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Apresente o vídeo às crianças ou, caso não seja possível, cante com elas. Vídeo disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=y2fkgBdUTmg

Letra da música:

Refrão: Quem mora na casa torta?

sem janelinha e sem porta

quem mora na casa torta?

sem janelinha e sem porta

um gato que usa sapato

e tem retrato no quarto

uma florzinha pequenininha

que usa sainha curtinha

refrão

um elefante

com rabinho de barbante

um papel

de óculos e chapéu

um botão que toca violão

essa não!!!!

um pente com dor de dente

um pente com dor de dente

quem mora na casa

quem?

inventa depressa alguém

desenha janela e porta

na minha casinha torta

Slide Plano Aula

Orientações: Essa é a casinha engraçada. Do lado de dentro ela não é nada torta. Questione os estudantes sobre o que estão vendo na imagem. Não é necessário que respondam corretamente neste momento. Chame a atenção deles para detalhes da planta baixa, mas, não mencione o nome dos cômodos.

Fonte da imagem: https://www.tudoconstrucao.com/plantas-de-casas-com-1-quartos/

Como adequar à sua realidade: A planta baixa apresentada é de 1 quarto. No entanto, caso os móveis ilustrados sejam inadequados à realidade das crianças, é possível basear-se no desenho e ilustrar uma planta baixa semelhante com móveis mais condizentes à realidade local.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Com a imagem projetada, faça adivinhações e peça para as crianças apontarem onde estão os moradores.

Vamos brincar de adivinhar!

O pente está escovando os dentes.

O gato está olhando pro seu retrato.

O botão está sentado no sofá tocando o seu violão.

O elefante com rabinho de barbante está fazendo um lanche.

A florzinha de sainha curtinha está do lado de fora fazendo uma dancinha.

Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar a planta, pode-se ilustrar no chão com giz num espaço maior, um pátio, por exemplo, apenas o contorno (as paredes) dos cômodos e realizar as atividades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações:

Numa atividade de recorte e colagem, os estudantes deverão observar a representação da casa (visão vertical) na planta baixa e reconhecer as ilustrações. Acompanhe a montagem e verifique se os estudantes estão conseguindo fazer a interpretação correta das ilustrações.

Entregue a base da planta baixa (imprima em tamanho A4) aos estudantes.

Oriente os estudantes a recortarem e distribuírem as peças nos cômodos conforme a localização, observando a planta baixa.

Se não for possível projetar a imagem da planta baixa, imprima uma planta para cada 4 estudantes e organize grupos para realizarem a atividade.

Materiais complementares:

Base da planta baixa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YKDvVKsX3zf4t9KQj9X2EV8AtFTDKcUMk3rhnK3vD7UMHKHmxt2s4SH3suss/geo1-08und03-acao-propositiva-base-da-planta-baixa.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Entregue outra base da planta e peça aos estudantes para agora, ilustrarem o que está faltando na casa, tanto do lado de dentro, como do lado de fora.

Combine símbolos para cada móvel: círculo para o vaso no banheiro, quadrado para a cama, retângulo para o sofá, etc.

Oriente-os a escrever o nome dos cômodos. Deixe-os livres para desenharem os moradores como quiserem, observando apenas o local em que estarão, conforme as adivinhações feitas no slide 5.

Observe se estão desenhando os móveis utilizando a visão vertical (de cima para baixo), como na colagem, deixe que observem essa atividade para se orientar.

Avalie se os estudantes estão ilustrando conforme a visão vertical dentro da casa e se estão atentos aos detalhes da representação, conforme a música utilizada - desenhar porta e janela na casa do lado de fora. Verifique também a disposição dos personagens e se as crianças conseguiram identificar os cômodos da casa na visão vertical.

Materiais complementares

Atividade disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x5k2aRmahDH5ApfdXPaGWkBWTfppXwphqqPaBs2nM5KnES2QuCCJyYqksHb2/geo01-08und03-sistematizacao-atividade-de-desenho.pdf

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