Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Material necessário: cola e tesoura.
Material complementar:
Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YKDvVKsX3zf4t9KQj9X2EV8AtFTDKcUMk3rhnK3vD7UMHKHmxt2s4SH3suss/geo1-08und03-acao-propositiva-base-da-planta-baixa.pdf
Atividade de Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x5k2aRmahDH5ApfdXPaGWkBWTfppXwphqqPaBs2nM5KnES2QuCCJyYqksHb2/geo01-08und03-sistematizacao-atividade-de-desenho.pdf
Para você saber mais:
Neste material da Universidade Estadual de Londrina, você encontra subsídios para compreensão da visão oblíqua e vertical. A compreensão e leitura de representações diversas na visão vertical é ponto de partida para compreensão dos mapas e demais representações cartográficas: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1481-6.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: apresente o slide aos estudantes e conte a seguinte história: Era uma vez uma casinha engraçada. Ela tinha um montão de moradores! Vamos conhecê-la?
Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar o slide, escreva o título e leia para os estudantes.
Contextualização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Apresente o vídeo às crianças ou, caso não seja possível, cante com elas. Vídeo disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=y2fkgBdUTmg
Letra da música:
Refrão: Quem mora na casa torta?
sem janelinha e sem porta
quem mora na casa torta?
sem janelinha e sem porta
um gato que usa sapato
e tem retrato no quarto
uma florzinha pequenininha
que usa sainha curtinha
refrão
um elefante
com rabinho de barbante
um papel
de óculos e chapéu
um botão que toca violão
essa não!!!!
um pente com dor de dente
um pente com dor de dente
quem mora na casa
quem?
inventa depressa alguém
desenha janela e porta
na minha casinha torta
Contextualização
Orientações: Essa é a casinha engraçada. Do lado de dentro ela não é nada torta. Questione os estudantes sobre o que estão vendo na imagem. Não é necessário que respondam corretamente neste momento. Chame a atenção deles para detalhes da planta baixa, mas, não mencione o nome dos cômodos.
Fonte da imagem: https://www.tudoconstrucao.com/plantas-de-casas-com-1-quartos/
Como adequar à sua realidade: A planta baixa apresentada é de 1 quarto. No entanto, caso os móveis ilustrados sejam inadequados à realidade das crianças, é possível basear-se no desenho e ilustrar uma planta baixa semelhante com móveis mais condizentes à realidade local.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Com a imagem projetada, faça adivinhações e peça para as crianças apontarem onde estão os moradores.
Vamos brincar de adivinhar!
O pente está escovando os dentes.
O gato está olhando pro seu retrato.
O botão está sentado no sofá tocando o seu violão.
O elefante com rabinho de barbante está fazendo um lanche.
A florzinha de sainha curtinha está do lado de fora fazendo uma dancinha.
Como adequar à sua realidade: Caso não seja possível projetar a planta, pode-se ilustrar no chão com giz num espaço maior, um pátio, por exemplo, apenas o contorno (as paredes) dos cômodos e realizar as atividades.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações:
Numa atividade de recorte e colagem, os estudantes deverão observar a representação da casa (visão vertical) na planta baixa e reconhecer as ilustrações. Acompanhe a montagem e verifique se os estudantes estão conseguindo fazer a interpretação correta das ilustrações.
Entregue a base da planta baixa (imprima em tamanho A4) aos estudantes.
Oriente os estudantes a recortarem e distribuírem as peças nos cômodos conforme a localização, observando a planta baixa.
Se não for possível projetar a imagem da planta baixa, imprima uma planta para cada 4 estudantes e organize grupos para realizarem a atividade.
Materiais complementares:
Base da planta baixa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YKDvVKsX3zf4t9KQj9X2EV8AtFTDKcUMk3rhnK3vD7UMHKHmxt2s4SH3suss/geo1-08und03-acao-propositiva-base-da-planta-baixa.pdf
Sistematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Entregue outra base da planta e peça aos estudantes para agora, ilustrarem o que está faltando na casa, tanto do lado de dentro, como do lado de fora.
Combine símbolos para cada móvel: círculo para o vaso no banheiro, quadrado para a cama, retângulo para o sofá, etc.
Oriente-os a escrever o nome dos cômodos. Deixe-os livres para desenharem os moradores como quiserem, observando apenas o local em que estarão, conforme as adivinhações feitas no slide 5.
Observe se estão desenhando os móveis utilizando a visão vertical (de cima para baixo), como na colagem, deixe que observem essa atividade para se orientar.
Avalie se os estudantes estão ilustrando conforme a visão vertical dentro da casa e se estão atentos aos detalhes da representação, conforme a música utilizada - desenhar porta e janela na casa do lado de fora. Verifique também a disposição dos personagens e se as crianças conseguiram identificar os cômodos da casa na visão vertical.
Materiais complementares
Atividade disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x5k2aRmahDH5ApfdXPaGWkBWTfppXwphqqPaBs2nM5KnES2QuCCJyYqksHb2/geo01-08und03-sistematizacao-atividade-de-desenho.pdf