16108
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - PONTOS DE VISTA - VISÃO OBLÍQUA E VISÃO VERTICAL

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Identificar objetos, pessoas e paisagens sob diferentes pontos de vista

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: Youtube, WhatsApp, celular, tablet ou um computador com câmera para gravar vídeos, áudios e enviar fotos.

- Optativas: E-mail.

Valor trabalhado

- Respeito ao ambiente e à própria coletividade

Apresentação do tema da aula (10 minutos)

O objetivo deste plano de aula é identificar objetos, pessoas e paisagens sob diferentes pontos de vista de modo a permitir que os alunos possam vislumbrar o mundo de muitas maneiras. As atividades propostas serão realizadas de forma assíncrona, por meio do envio de áudios e vídeos por WhatsApp ou e-mail. As devoluções das crianças serão realizadas pelas mesmas ferramentas. Na etapa da apresentação, envie a imagem que consta no plano original ou grave um vídeo ou áudio para instigar os alunos a refletir.

Contextualização (20 minutos)

Esta aula utiliza, para a contextualização, o livro “ADA”, de Regina Rennó, da Editora Lê. Caso não possua a obra, os trechos dela estão disponíveis aqui, no site da editora, para uso docente. Grave um vídeo narrando a história ou improvise outras narrativas baseadas no livro. Caso, opte por esta última metodologia, colete ilustrações e imagens em revistas ou jornais e as envie para os alunos.

Converse com os eles sobre as imagens. Instigue-os a observá-las. Faça perguntas sobre as cenas, chame a atenção para os móveis e objetos e como estão representados. Deixe que reflitam.

Problematização (30 minutos)

Pergunte: como é possível ver o mundo de outros pontos de vista? Há uma série de vídeos que pode ser utilizados como recursos, se desejar:

- “O Brasil visto de cima”, disponível aqui.

- “Toquinho no Mundo da Criança - Aquarela” (As imagens do clipe são muito ilustrativas), disponível aqui.

Você pode fazer o download dos vídeos e enviá-los aos alunos para download. Se preferir, disponibilize somente os links.

Ação propositiva

A atividade deverá ser realizada de forma assíncrona. Nesta etapa, as imagens disponíveis aqui devem ser enviadas à turma. Fique à vontade para substituí-las por outras mais próximas à realidade dos alunos, se desejar. Oriente-os a observar as cenas e a assinalar de qual ponto de vista elas foram representadas.

Em seguida, eles farão uma brincadeira semelhante ao jogo “Imagem e ação”. Envie aos alunos as imagens que constam no plano de aula original. Caso eles não possam imprimir as fichas, oriente-os a desenhá-las em folhas de papel sulfite, com o auxílio de um adulto.

Depois, eles apresentarão aos familiares e um tentará adivinhar o que o outro representou. Após realizarem a brincadeira em casa, peça que façam um vídeo de no máximo dois minutos contando como foi o jogo e enviem no grupo de WhatsApp ou e-mail da turma.

Sistematização (30 minutos)

Na etapa da sistematização, faça um feedback por áudio para os alunos sobre os vídeos que foram enviados. Eles deverão concluir que o ponto de vista muda e, por isso, muda a forma como a paisagem é vista. Os pássaros durante o vôo, ou pousados no alto de uma árvore, veem do alto para baixo. Ada, na superfície, vê de baixo para cima ou de frente.

Convite às famílias

Oriente as famílias a assistirem ao vídeo “Qual ave consegue ficar mais tempo no céu sem pousar?”, disponível aqui. Outras sugestão é um desenho animado sobre as aventuras dos pássaros, disponível aqui.

 

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_08UND01

(EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas