16108
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - PONTOS DE VISTA - VISÃO OBLÍQUA E VISÃO VERTICAL

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Identificar objetos, pessoas e paisagens sob diferentes pontos de vista

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elaine Aparecida Paraguai

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Esta aula utiliza, para contextualização, trechos do livro ADA, de Regina Rennó, editora Lê. Porém, caso a escola não possua o livro, os trechos dele estão disponíveis no site da Editora Lê para uso do professor. http://www.le.com.br/leitor-iniciante/ada

Material complementar: Imagens para serem impressas e distribuídas aos grupos. Fique à vontade para substituir as imagens por outras mais próximas à realidade dos estudantes, se desejar. Serão utilizadas para a ação propositiva - slide 10. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YdRrYuShTRGv7xaD4W7ebhRbwAAwx7zw6zxWH8R5W4qDkFn8QhHmB5mTfCYM/ge01-08und01-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:

Existem várias maneiras de se representar o espaço: ilustrações, croquis, pinturas… Cada resultado dependerá do ponto de vista do observador. O estudo a respeito dos pontos de vista é importante para que o estudante compreenda, posteriormente, que os mapas são construídos a partir da visão vertical (no momento, não é necessário utilizar essa nomenclatura com os estudantes). Utilizaremos nomenclaturas mais simplificadas para auxiliar a compreensão: de cima para baixo (corresponde à visão vertical), de cima para baixo e de lado (corresponde à visão oblíqua), de baixo para cima e de frente (visão frontal).

Essa compreensão é fundamental para a leitura e interpretação dos mapas.

Um material disponível para estudo é o texto da professora Simone Aparecida Silva da Universidade de Londrina no Paraná, disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1481-6.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva na lousa o tema da aula. Chame a atenção das crianças para as imagens projetadas.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar, podem ser utilizadas imagens semelhantes de revistas ou jornais ou mesmo desenhos feitos pelo professor.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Para este plano, serão utilizadas imagens do Livro ADA de Regina Rennó, editora LÊ. Se a escola não tiver o livro, há imagens on line (utilizadas nos slides) no site da Editora Lê. http://www.le.com.br/leitor-iniciante/ada

Caso não seja possível projetar as imagens do livro, a história pode ser narrada ou podem ser improvisadas outras histórias baseadas no livro, narradas pelo professor. Podem ser coletadas imagens semelhantes em revistas ou jornais, ou mesmo ilustrações feitas pelo professor, caso haja alguma dificuldade em projetar ou imprimir.

Converse com os estudantes sobre o tema e sobre o desejo de Ada. Você gostaria de voar como os passarinhos? O que você gostaria de ver lá de cima?

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Converse com os estudantes sobre as imagens. Instigue-os a observá-las. Faça perguntas sobre a cena, chame a atenção para os móveis e objetos e como estão representados. Mas não responda, deixe que reflitam.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continue explorando as imagens com os estudantes. Por que Ada acha que sua vida parece quadrada? Deixe que os estudantes pensem a respeito. Para vermos o teto para onde temos que olhar? E para vermos o chão? Todo mundo olhando para o teto! Ele se parece com um quadrado?

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Continue explorando as imagens com os estudantes: Ada vai para a escola de van. Veja o que ela vê pela janela! E vocês? Como vem para a escola? O que vêem durante o caminho?

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Indague os estudantes sobre a representação da cena: Para vermos a cabeça das pessoas assim como estão nas imagens, de onde temos que olhá-las? E as mesas? Como conseguiríamos vê-las como estão?

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para onde ADA está olhando? Se voássemos como os passarinhos, de que posição veríamos o mundo? Como apareceriam as casas? Os objetos?

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: É importante não apresentar respostas prontas. Deixe que as crianças pensem, apresentem hipóteses livremente. Você pode registrar as hipóteses levantadas no quadro ou no papel A3 (álbum seriado).

Se considerar necessário faça outras perguntas: Como é possível ver o mundo de outros pontos de vista?

Há uma série de vídeos que pode ser utilizados como recursos, se desejar. Mas, lembre-se de ajustar o tempo, caso opte pela utilização. “O Brasil visto de cima” disponível no Youtube em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLe3SAVVJXsGpS3cd3xf45THEpfsvUrh-7

As imagens do clipe de Aquarela, do Toquinho, também são muito ilustrativas. Disponível no Youtube em: https://www.youtube.com/watch?v=FH-8ydKbc08

Imagem do slide disponível em: https://unsplash.com/photos/7BP-wVfA5OE acesso em 26/11/2018

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: As atividades estão disponíveis no material complementar. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YdRrYuShTRGv7xaD4W7ebhRbwAAwx7zw6zxWH8R5W4qDkFn8QhHmB5mTfCYM/ge01-08und01-acao-propositiva-imagens.pdf

Oriente as crianças a observarem as imagens e assinalar de qual ponto de vista elas foram representadas.

Em seguida eles farão uma brincadeira semelhante à Imagem e Ação.

Imprima as fichas conforme o número de grupos que serão formados. Recorte e entregue um conjunto por grupo. Cada um irá retirar uma ficha aleatoriamente e fará o desenho observando o determinado objeto. Depois eles apresentarão aos colegas e um tentará adivinhar o que o outro representou.

Distribua as fichas com os objetos do cotidiano. Pode alterar os objetos, caso necessário e adaptar à realidade da sua sala de aula. É necessário escolher sempre objetos simples e que fazem parte do dia a dia dos estudantes.

Deixe que as crianças observem o objeto que estão ilustrando, porém, oriente-as a despistar os colegas, para que eles não descubram qual é o objeto representado.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Em círculo, disponha no centro as representações próximas aos objetos originais para que os estudantes comparem e indiquem de qual ponto de vista o objeto foi representado e o que poderia melhorar nas ilustrações. Ajude-os a realizar essa interpretação cuidando para que respeitem os colegas e colaborem uns com os outros.

Os estudantes deverão concluir que o ponto de vista muda e, por isso, muda a forma como a paisagem é vista. Os pássaros durante o vôo, ou pousados no alto de uma árvore, veem do alto para baixo. Ada, na superfície, vê de baixo para cima ou de frente.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Esta aula utiliza, para contextualização, trechos do livro ADA, de Regina Rennó, editora Lê. Porém, caso a escola não possua o livro, os trechos dele estão disponíveis no site da Editora Lê para uso do professor. http://www.le.com.br/leitor-iniciante/ada

Material complementar: Imagens para serem impressas e distribuídas aos grupos. Fique à vontade para substituir as imagens por outras mais próximas à realidade dos estudantes, se desejar. Serão utilizadas para a ação propositiva - slide 10. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YdRrYuShTRGv7xaD4W7ebhRbwAAwx7zw6zxWH8R5W4qDkFn8QhHmB5mTfCYM/ge01-08und01-acao-propositiva-imagens.pdf

Para você saber mais:

Existem várias maneiras de se representar o espaço: ilustrações, croquis, pinturas… Cada resultado dependerá do ponto de vista do observador. O estudo a respeito dos pontos de vista é importante para que o estudante compreenda, posteriormente, que os mapas são construídos a partir da visão vertical (no momento, não é necessário utilizar essa nomenclatura com os estudantes). Utilizaremos nomenclaturas mais simplificadas para auxiliar a compreensão: de cima para baixo (corresponde à visão vertical), de cima para baixo e de lado (corresponde à visão oblíqua), de baixo para cima e de frente (visão frontal).

Essa compreensão é fundamental para a leitura e interpretação dos mapas.

Um material disponível para estudo é o texto da professora Simone Aparecida Silva da Universidade de Londrina no Paraná, disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1481-6.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva na lousa o tema da aula. Chame a atenção das crianças para as imagens projetadas.

Como adequar à sua realidade: Se não for possível projetar, podem ser utilizadas imagens semelhantes de revistas ou jornais ou mesmo desenhos feitos pelo professor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Para este plano, serão utilizadas imagens do Livro ADA de Regina Rennó, editora LÊ. Se a escola não tiver o livro, há imagens on line (utilizadas nos slides) no site da Editora Lê. http://www.le.com.br/leitor-iniciante/ada

Caso não seja possível projetar as imagens do livro, a história pode ser narrada ou podem ser improvisadas outras histórias baseadas no livro, narradas pelo professor. Podem ser coletadas imagens semelhantes em revistas ou jornais, ou mesmo ilustrações feitas pelo professor, caso haja alguma dificuldade em projetar ou imprimir.

Converse com os estudantes sobre o tema e sobre o desejo de Ada. Você gostaria de voar como os passarinhos? O que você gostaria de ver lá de cima?

Slide Plano Aula

Orientações: Converse com os estudantes sobre as imagens. Instigue-os a observá-las. Faça perguntas sobre a cena, chame a atenção para os móveis e objetos e como estão representados. Mas não responda, deixe que reflitam.

Slide Plano Aula

Orientações: Continue explorando as imagens com os estudantes. Por que Ada acha que sua vida parece quadrada? Deixe que os estudantes pensem a respeito. Para vermos o teto para onde temos que olhar? E para vermos o chão? Todo mundo olhando para o teto! Ele se parece com um quadrado?

Slide Plano Aula

Orientações: Continue explorando as imagens com os estudantes: Ada vai para a escola de van. Veja o que ela vê pela janela! E vocês? Como vem para a escola? O que vêem durante o caminho?

Slide Plano Aula

Orientações: Indague os estudantes sobre a representação da cena: Para vermos a cabeça das pessoas assim como estão nas imagens, de onde temos que olhá-las? E as mesas? Como conseguiríamos vê-las como estão?

Slide Plano Aula

Orientações: Para onde ADA está olhando? Se voássemos como os passarinhos, de que posição veríamos o mundo? Como apareceriam as casas? Os objetos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: É importante não apresentar respostas prontas. Deixe que as crianças pensem, apresentem hipóteses livremente. Você pode registrar as hipóteses levantadas no quadro ou no papel A3 (álbum seriado).

Se considerar necessário faça outras perguntas: Como é possível ver o mundo de outros pontos de vista?

Há uma série de vídeos que pode ser utilizados como recursos, se desejar. Mas, lembre-se de ajustar o tempo, caso opte pela utilização. “O Brasil visto de cima” disponível no Youtube em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLe3SAVVJXsGpS3cd3xf45THEpfsvUrh-7

As imagens do clipe de Aquarela, do Toquinho, também são muito ilustrativas. Disponível no Youtube em: https://www.youtube.com/watch?v=FH-8ydKbc08

Imagem do slide disponível em: https://unsplash.com/photos/7BP-wVfA5OE acesso em 26/11/2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: As atividades estão disponíveis no material complementar. Link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YdRrYuShTRGv7xaD4W7ebhRbwAAwx7zw6zxWH8R5W4qDkFn8QhHmB5mTfCYM/ge01-08und01-acao-propositiva-imagens.pdf

Oriente as crianças a observarem as imagens e assinalar de qual ponto de vista elas foram representadas.

Em seguida eles farão uma brincadeira semelhante à Imagem e Ação.

Imprima as fichas conforme o número de grupos que serão formados. Recorte e entregue um conjunto por grupo. Cada um irá retirar uma ficha aleatoriamente e fará o desenho observando o determinado objeto. Depois eles apresentarão aos colegas e um tentará adivinhar o que o outro representou.

Distribua as fichas com os objetos do cotidiano. Pode alterar os objetos, caso necessário e adaptar à realidade da sua sala de aula. É necessário escolher sempre objetos simples e que fazem parte do dia a dia dos estudantes.

Deixe que as crianças observem o objeto que estão ilustrando, porém, oriente-as a despistar os colegas, para que eles não descubram qual é o objeto representado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Em círculo, disponha no centro as representações próximas aos objetos originais para que os estudantes comparem e indiquem de qual ponto de vista o objeto foi representado e o que poderia melhorar nas ilustrações. Ajude-os a realizar essa interpretação cuidando para que respeitem os colegas e colaborem uns com os outros.

Os estudantes deverão concluir que o ponto de vista muda e, por isso, muda a forma como a paisagem é vista. Os pássaros durante o vôo, ou pousados no alto de uma árvore, veem do alto para baixo. Ada, na superfície, vê de baixo para cima ou de frente.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano