16107
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - PROFISSÕES AO MEU REDOR

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Relacionar as profissões com seus locais de trabalho

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia De Azevedo Marques Tozzi

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: para a realização deste plano de aula, será necessário a autorização da coordenação para que os alunos possam circular pela escola e conversar com os funcionários. Durante esta conversa os alunos irão aplicar um questionário elaborado por eles, com ajuda do professor. O modelo deste questionário, para consulta ou impressão, estará disponível no material complementar.

Material complementar: modelo do questionário disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SEkG7r5jCQeTFNDE6fTqvCYZWjB6SQK56TyqrCS5tG57946DuufGt5uGsKVC/ge01-07un03-acao-propositiva-questionario.pdf

Contextos prévios: para o melhor aproveitamento deste conteúdo seria interessante que os alunos já tivessem um conhecimento prévio do conceito de profissão.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. (Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos). Comece a aula com a seguinte questão, existem muitas profissões, algumas mais conhecidas e outras menos conhecidas. Vamos começar pensando em quais profissões conhecemos e onde esses profissionais trabalham.

Em seguida pergunte, como vamos pensar nas outras profissões se não as conhecemos?

Quando chegamos a uma loja, por exemplo, conseguimos saber todos os profissionais que trabalham lá?

Neste momento o professor deve organizar as falas para que todos tenham a oportunidade de se expressar.

Como adequar à sua realidade: se este plano de aula for usado em uma escola rural ou em qualquer localidade mais afastada dos centros urbanos, o professor pode usar como exemplo um estabelecimento local. O importante neste caso é que o local seja familiar para os alunos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide, ou faça a pergunta contida nele. Em seguida retome o exemplo do slide anterior. Se o exemplo for a loja, pergunte se eles sabem que, em algumas lojas, existe uma pessoa que fica no interior da mesma, conferindo as mercadorias e que a sua profissão é chamada estoquista, (se o professor tiver escolhido outro local procure um profissional que trabalhe neste local, mas que poucos conheçam).

Pergunte novamente, pensando no exemplo dado, quem mais pode trabalhar em uma loja. Depois amplie o universo da pergunta, para supermercados, feiras ou outros estabelecimentos comerciais que façam parte do cotidiano da turma.

A idéia é que os alunos consigam perceber a existência dos profissionais da limpeza, cozinha, costureiras e outros profissionais que dão suporte para que a atividade principal aconteça.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Neste etapa, o objetivo é trazer essas profissões, não tão conhecidas, para o universo do aluno. Para que isso aconteça, mostre o slide e perguntar, quem mais trabalha na escola, além dos professores? (para enriquecer a discussão, o professor pode ajudar os alunos, perguntando qual a importância de se chegar a escola e encontrar a sala limpa? Ou precisar de um livro e poder ter ajuda de uma pessoa para encontrar? Mostrando que, para escola funcionar bem, todos que trabalham nela são fundamentais.)

Com as respostas dadas, crie no quadro uma lista coletiva com os profissionais lembrados pelos alunos, e a profissão de cada um deles. Como exemplo, Maria - cozinheira e assim por diante. Esta lista será usada na etapa final da aula (sistematização) para comparação de resultados com a pesquisa que os alunos farão pela escola.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Esta etapa da aula será dividida em duas partes.

A primeira etapa será a construção de um questionário básico pelos alunos, que será usado durante a pesquisa pela escola. Construa este questionário com os alunos, com perguntas que eles achem importantes sobre as profissões contidas na escola. Como nesta fase, nem todos os alunos estão completamente alfabetizados, a idéia é montar um questionário simples e o professor pode eleger um aluno para preencher as respostas ou ser o escriba da turma. Segue o link de um modelo de questionário, que pode ser usado como sugestão ou para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SEkG7r5jCQeTFNDE6fTqvCYZWjB6SQK56TyqrCS5tG57946DuufGt5uGsKVC/ge01-07un03-acao-propositiva-questionario.pdf

A segunda etapa é a pesquisa propriamente dita. Os alunos deverão sair da sala de aula com o professor e percorrer todas as dependências da escola, parando e conversando com cada profissional que encontrar. O aluno responsável deve preencher um questionário para cada profissional. Se a turma for numerosa e o professor tiver uma auxiliar de classe, essa atividade pode ser feita em dois grupos, um grupo com cada professor. Ficando a critério do professor dividir a escola e determinar quais locais cada grupo vai pesquisar, ou determinando a escola toda para ambos os grupos.

Como adequar à sua realidade: Se este plano for usado em uma escola pequena, ou com poucos profissionais, o professor deve conversar com os profissionais antes da pesquisa e pedir para que os mesmos expliquem um pouco sobre o seu trabalho na escola e sobre a sua profissão, transformando a pouca quantidade de dados em qualidade de informação.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com os questionários em mãos, monte uma outra lista no quadro, (ao lado da anterior, elaborada na etapa da problematização) com o nome dos profissionais e suas profissões. Então numa roda de conversa, com a ajuda do professor, os alunos irão comparar as duas listas e descobrir quais profissões são pouco conhecidas dentro do ambiente escolar e como essas profissões contribuem para o funcionamento do dia a dia da escola.

Se achar interessante, pode pedir para que os alunos colem ou copiem o questionário no caderno como forma de registro da atividade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: para a realização deste plano de aula, será necessário a autorização da coordenação para que os alunos possam circular pela escola e conversar com os funcionários. Durante esta conversa os alunos irão aplicar um questionário elaborado por eles, com ajuda do professor. O modelo deste questionário, para consulta ou impressão, estará disponível no material complementar.

Material complementar: modelo do questionário disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SEkG7r5jCQeTFNDE6fTqvCYZWjB6SQK56TyqrCS5tG57946DuufGt5uGsKVC/ge01-07un03-acao-propositiva-questionario.pdf

Contextos prévios: para o melhor aproveitamento deste conteúdo seria interessante que os alunos já tivessem um conhecimento prévio do conceito de profissão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. (Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos). Comece a aula com a seguinte questão, existem muitas profissões, algumas mais conhecidas e outras menos conhecidas. Vamos começar pensando em quais profissões conhecemos e onde esses profissionais trabalham.

Em seguida pergunte, como vamos pensar nas outras profissões se não as conhecemos?

Quando chegamos a uma loja, por exemplo, conseguimos saber todos os profissionais que trabalham lá?

Neste momento o professor deve organizar as falas para que todos tenham a oportunidade de se expressar.

Como adequar à sua realidade: se este plano de aula for usado em uma escola rural ou em qualquer localidade mais afastada dos centros urbanos, o professor pode usar como exemplo um estabelecimento local. O importante neste caso é que o local seja familiar para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o slide, ou faça a pergunta contida nele. Em seguida retome o exemplo do slide anterior. Se o exemplo for a loja, pergunte se eles sabem que, em algumas lojas, existe uma pessoa que fica no interior da mesma, conferindo as mercadorias e que a sua profissão é chamada estoquista, (se o professor tiver escolhido outro local procure um profissional que trabalhe neste local, mas que poucos conheçam).

Pergunte novamente, pensando no exemplo dado, quem mais pode trabalhar em uma loja. Depois amplie o universo da pergunta, para supermercados, feiras ou outros estabelecimentos comerciais que façam parte do cotidiano da turma.

A idéia é que os alunos consigam perceber a existência dos profissionais da limpeza, cozinha, costureiras e outros profissionais que dão suporte para que a atividade principal aconteça.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Neste etapa, o objetivo é trazer essas profissões, não tão conhecidas, para o universo do aluno. Para que isso aconteça, mostre o slide e perguntar, quem mais trabalha na escola, além dos professores? (para enriquecer a discussão, o professor pode ajudar os alunos, perguntando qual a importância de se chegar a escola e encontrar a sala limpa? Ou precisar de um livro e poder ter ajuda de uma pessoa para encontrar? Mostrando que, para escola funcionar bem, todos que trabalham nela são fundamentais.)

Com as respostas dadas, crie no quadro uma lista coletiva com os profissionais lembrados pelos alunos, e a profissão de cada um deles. Como exemplo, Maria - cozinheira e assim por diante. Esta lista será usada na etapa final da aula (sistematização) para comparação de resultados com a pesquisa que os alunos farão pela escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 50 minutos

Orientações: Esta etapa da aula será dividida em duas partes.

A primeira etapa será a construção de um questionário básico pelos alunos, que será usado durante a pesquisa pela escola. Construa este questionário com os alunos, com perguntas que eles achem importantes sobre as profissões contidas na escola. Como nesta fase, nem todos os alunos estão completamente alfabetizados, a idéia é montar um questionário simples e o professor pode eleger um aluno para preencher as respostas ou ser o escriba da turma. Segue o link de um modelo de questionário, que pode ser usado como sugestão ou para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SEkG7r5jCQeTFNDE6fTqvCYZWjB6SQK56TyqrCS5tG57946DuufGt5uGsKVC/ge01-07un03-acao-propositiva-questionario.pdf

A segunda etapa é a pesquisa propriamente dita. Os alunos deverão sair da sala de aula com o professor e percorrer todas as dependências da escola, parando e conversando com cada profissional que encontrar. O aluno responsável deve preencher um questionário para cada profissional. Se a turma for numerosa e o professor tiver uma auxiliar de classe, essa atividade pode ser feita em dois grupos, um grupo com cada professor. Ficando a critério do professor dividir a escola e determinar quais locais cada grupo vai pesquisar, ou determinando a escola toda para ambos os grupos.

Como adequar à sua realidade: Se este plano for usado em uma escola pequena, ou com poucos profissionais, o professor deve conversar com os profissionais antes da pesquisa e pedir para que os mesmos expliquem um pouco sobre o seu trabalho na escola e sobre a sua profissão, transformando a pouca quantidade de dados em qualidade de informação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Com os questionários em mãos, monte uma outra lista no quadro, (ao lado da anterior, elaborada na etapa da problematização) com o nome dos profissionais e suas profissões. Então numa roda de conversa, com a ajuda do professor, os alunos irão comparar as duas listas e descobrir quais profissões são pouco conhecidas dentro do ambiente escolar e como essas profissões contribuem para o funcionamento do dia a dia da escola.

Se achar interessante, pode pedir para que os alunos colem ou copiem o questionário no caderno como forma de registro da atividade.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano