GE01_07UN03 - Ação Propositiva - Questionário
Plano de Aula
Plano de aula: PROFISSÕES AO MEU REDOR
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Novas percepções de dinâmicas espaciais por meio de atividades cotidianas nos lugares de vivência.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: para a realização deste plano de aula, será necessário a autorização da coordenação para que os alunos possam circular pela escola e conversar com os funcionários. Durante esta conversa os alunos irão aplicar um questionário elaborado por eles, com ajuda do professor. O modelo deste questionário, para consulta ou impressão, estará disponível no material complementar.
Material complementar: modelo do questionário disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SEkG7r5jCQeTFNDE6fTqvCYZWjB6SQK56TyqrCS5tG57946DuufGt5uGsKVC/ge01-07un03-acao-propositiva-questionario.pdf
Contextos prévios: para o melhor aproveitamento deste conteúdo seria interessante que os alunos já tivessem um conhecimento prévio do conceito de profissão.
Tema da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. (Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos). Comece a aula com a seguinte questão, existem muitas profissões, algumas mais conhecidas e outras menos conhecidas. Vamos começar pensando em quais profissões conhecemos e onde esses profissionais trabalham.
Em seguida pergunte, como vamos pensar nas outras profissões se não as conhecemos?
Quando chegamos a uma loja, por exemplo, conseguimos saber todos os profissionais que trabalham lá?
Neste momento o professor deve organizar as falas para que todos tenham a oportunidade de se expressar.
Como adequar à sua realidade: se este plano de aula for usado em uma escola rural ou em qualquer localidade mais afastada dos centros urbanos, o professor pode usar como exemplo um estabelecimento local. O importante neste caso é que o local seja familiar para os alunos.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide, ou faça a pergunta contida nele. Em seguida retome o exemplo do slide anterior. Se o exemplo for a loja, pergunte se eles sabem que, em algumas lojas, existe uma pessoa que fica no interior da mesma, conferindo as mercadorias e que a sua profissão é chamada estoquista, (se o professor tiver escolhido outro local procure um profissional que trabalhe neste local, mas que poucos conheçam).
Pergunte novamente, pensando no exemplo dado, quem mais pode trabalhar em uma loja. Depois amplie o universo da pergunta, para supermercados, feiras ou outros estabelecimentos comerciais que façam parte do cotidiano da turma.
A idéia é que os alunos consigam perceber a existência dos profissionais da limpeza, cozinha, costureiras e outros profissionais que dão suporte para que a atividade principal aconteça.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Neste etapa, o objetivo é trazer essas profissões, não tão conhecidas, para o universo do aluno. Para que isso aconteça, mostre o slide e perguntar, quem mais trabalha na escola, além dos professores? (para enriquecer a discussão, o professor pode ajudar os alunos, perguntando qual a importância de se chegar a escola e encontrar a sala limpa? Ou precisar de um livro e poder ter ajuda de uma pessoa para encontrar? Mostrando que, para escola funcionar bem, todos que trabalham nela são fundamentais.)
Com as respostas dadas, crie no quadro uma lista coletiva com os profissionais lembrados pelos alunos, e a profissão de cada um deles. Como exemplo, Maria - cozinheira e assim por diante. Esta lista será usada na etapa final da aula (sistematização) para comparação de resultados com a pesquisa que os alunos farão pela escola.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 50 minutos
Orientações: Esta etapa da aula será dividida em duas partes.
A primeira etapa será a construção de um questionário básico pelos alunos, que será usado durante a pesquisa pela escola. Construa este questionário com os alunos, com perguntas que eles achem importantes sobre as profissões contidas na escola. Como nesta fase, nem todos os alunos estão completamente alfabetizados, a idéia é montar um questionário simples e o professor pode eleger um aluno para preencher as respostas ou ser o escriba da turma. Segue o link de um modelo de questionário, que pode ser usado como sugestão ou para impressão. https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SEkG7r5jCQeTFNDE6fTqvCYZWjB6SQK56TyqrCS5tG57946DuufGt5uGsKVC/ge01-07un03-acao-propositiva-questionario.pdf
A segunda etapa é a pesquisa propriamente dita. Os alunos deverão sair da sala de aula com o professor e percorrer todas as dependências da escola, parando e conversando com cada profissional que encontrar. O aluno responsável deve preencher um questionário para cada profissional. Se a turma for numerosa e o professor tiver uma auxiliar de classe, essa atividade pode ser feita em dois grupos, um grupo com cada professor. Ficando a critério do professor dividir a escola e determinar quais locais cada grupo vai pesquisar, ou determinando a escola toda para ambos os grupos.
Como adequar à sua realidade: Se este plano for usado em uma escola pequena, ou com poucos profissionais, o professor deve conversar com os profissionais antes da pesquisa e pedir para que os mesmos expliquem um pouco sobre o seu trabalho na escola e sobre a sua profissão, transformando a pouca quantidade de dados em qualidade de informação.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Com os questionários em mãos, monte uma outra lista no quadro, (ao lado da anterior, elaborada na etapa da problematização) com o nome dos profissionais e suas profissões. Então numa roda de conversa, com a ajuda do professor, os alunos irão comparar as duas listas e descobrir quais profissões são pouco conhecidas dentro do ambiente escolar e como essas profissões contribuem para o funcionamento do dia a dia da escola.
Se achar interessante, pode pedir para que os alunos colem ou copiem o questionário no caderno como forma de registro da atividade.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou um computador com câmera para gravar vídeos e enviar fotos.
- Optativas: Google Meet e Google Docs.
Valor trabalhado
- Cidadania
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos sejam capazes de relacionar as profissões com seus diferentes locais de trabalho. As atividades propostas serão realizadas de forma assíncrona, em boa parte do tempo. Para apresentar o tema da aula, grave um vídeo falando ou envie uma foto do slide que está disponível na proposta original desta etapa.
Caso prefira, organize a aula por meio do Google Meet. Será necessário que os alunos possam interagir virtualmente com outras pessoas da escola ou de seu convívio familiar. Durante a conversa, eles irão aplicar um questionário elaborado pela turma com sua ajuda, professor. O modelo do formulário você encontra disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SEkG7r5jCQeTFNDE6fTqvCYZWjB6SQK56TyqrCS5tG57946DuufGt5uGsKVC/ge01-07un03-acao-propositiva-questionario.pdf, acesso em: 31/05/2020.
Comece a aula propondo a seguinte reflexão: existem muitas profissões, algumas mais conhecidas e outras menos. Vamos começar pensando em quais conhecemos e onde esses profissionais trabalham.
Em seguida pergunte: como vamos pensar nas outras profissões se não as conhecemos? Quando chegamos a uma loja, por exemplo, conseguimos saber todos que trabalham lá? Organize as falas para que todos tenham oportunidade de se expressar.
Contextualização (40 minutos)
Faça a pergunta que está no slide da proposta original para esta etapa. Se o exemplo for a loja, pergunte se os alunos sabem que em algumas delas existe uma pessoa responsável por conferir as mercadorias e que sua profissão é chamada estoquista. Se tiver escolhido outro local, fala sobre algum profissional desse lugar que eles poucos conheçam.
Pergunte novamente, pensando no exemplo dado, quem mais pode trabalhar em uma loja. Depois, amplie o universo da questão para supermercados, feiras ou outros estabelecimentos comerciais que façam parte do cotidiano da turma.
A ideia é que os alunos consigam perceber a existência de profissionais da limpeza, cozinha, costureiras e outros que dão suporte para que a atividade principal do estabelecimento aconteça. Você pode convidar algum desses profissionais para que, por vídeo, contem às crianças sobre suas funções. Aqui, fica a seu critério alterar as profissões.
Problematização (60 minutos)
Nesta etapa, o objetivo é apresentar profissões não tão conhecidas para os alunos. Para isso, mostre o slide que está no plano original e pergunte: quem mais trabalha na escola além dos professores?
Ajude-os a enriquecer a discussão conduzindo-a com algumas questões: qual a importância de se chegar à escola e encontrá-la limpa? Se você precisar de um livro, pode ter ajuda de alguma pessoa para encontrar? Mostre que para a escola funcionar bem, todos que trabalham nela são fundamentais.
Você pode adaptar essa proposta lembrando de pessoas da escola que, para fazer os conteúdos chegarem aos alunos em meio à pandemia, têm sido muito importantes, como, por exemplo, o técnico em informática.
Crie uma lista coletiva no Google Docs com as pessoas e as profissões que os alunos lembrarem, como “Maria - cozinheira”. Essa listagem será usada na etapa final da aula para ser comparada aos resultados da pesquisa que as crianças farão com os profissionais da escola por meio de videochamada adiante.
Ação propositiva (dois dias)
Esta etapa da aula será dividida em duas partes. A primeira será a construção de um questionário que será usado durante a pesquisa. Construa esse formulário com os alunos, com perguntas que eles achem importantes sobre as profissões presentes na escola.
Organize um encontro que ocorra de forma síncrona para isso. Como nesta fase nem todos os alunos estão completamente alfabetizados, a ideia é montar um roteiro de perguntas simples. O modelo de questionário para ser usado está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SEkG7r5jCQeTFNDE6fTqvCYZWjB6SQK56TyqrCS5tG57946DuufGt5uGsKVC/ge01-07un03-acao-propositiva-questionario.pdf, acesso em: 31/06/2020.
A segunda etapa é a pesquisa propriamente dita. Nela, os alunos deverão entrevistar algum profissional utilizando uma das ferramentas tecnológicas sugeridas acima. As crianças podem fazer as perguntas com o auxílio de um adulto e a entrevista pode ser gravada em áudio.
Sistematização (60 minutos)
Com as respostas dos questionários aplicados na etapa anterior em mãos, monte outra lista no Google Docs ao lado da anteriormente elaborada na etapa da problematização. Destaque o nome das pessoas e suas profissões. Então, em uma roda de conversa virtual, com a ajuda do professor, os alunos deverão compará-las para descobrir profissões pouco conhecidas dentro do ambiente escolar e como elas contribuem para o funcionamento da escola.
Se achar interessante, peça aos alunos que colem ou copiem o questionário no caderno como forma de registro da atividade. Ao final, eles devem disponibilizar um áudio com a entrevista que realizaram.
Convite às famílias
Professor, oriente que as famílias auxiliem as crianças na realização das entrevistas, inclusive no contato com os funcionários da escola ou com outros profissionais caso você tenha adaptado a proposta para a realidade de outras profissões.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Natalia Tozzi
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Relacionar as profissões com seus locais de trabalho
Habilidade (s) da Base: (EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA