16105
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Profissões que conhecemos

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Descrever diferentes profissões

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia De Azevedo Marques Tozzi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com câmera para gravação de vídeos e áudios.

- Optativas: Google Meet, Youtube, Google Docs, Paint e Google desenhos.

Valor trabalhado

- Cidadania

- Protagonismo

Apresentação do tema da aula (20 minutos)

Neste plano de aula o objetivo é que os alunos reconheçam diferentes tipos de profissões. Sugere-se como ferramentas tecnológicas o WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. A aula ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando o Google Meet.

Oriente que os alunos tenham um espaço livre em suas residências para que possam se locomover. Será necessário, também, o uso das imagens selecionadas nos slides 3 e 4 que estão disponíveis no plano original.

Para iniciar a atividade, pergunte às crianças em que seus familiares trabalham. Peça que elas escrevam mensagens de texto. Se elas não forem alfabetizados ainda, o áudio pode ser uma opção. É importante, por enquanto, não usar o termo “profissões”, pois ele será construído ao longo da aula. Nesta etapa, as falas de todos devem ser anotadas no Google Docs ou em uma cartolina para serem retomadas ao fim do processo.

Contextualização (50 minutos)

Envie as imagens que constam no plano original desta aula utilizando o e-mail ou o WhatsApp. Em seguida, pergunte aos alunos se sabem qual é o trabalho das pessoas que aparecem nas fotos. Peça para que descrevam e questione sobre quais elementos os fizeram chegar a essa conclusão.

Se este momento for realizado de modo síncrono, eles podem participar ligando seus microfones ou escrevendo no chat do Google Meet. Do contrário, peça que registrem em seus cadernos as respostas e que encaminhem as fotografias. Você pode, ainda, optar por áudios. Anote tudo que for dito usando o Google Docs.

Problematização (50 minutos)

Envie um vídeo fazendo as orientações necessárias. Durante a problematização, questione os alunos se já ouviram o termo “profissões” e quais são as que eles conhecem. Peça para que conversem com os membros da família e façam uma lista em seus cadernos.

Após as discussões, construa uma lista coletiva das profissões que eles conhecem, utilizando, novamente, o Google Docs. Esse registro deve ser feito ao lado da tabela com os trabalhos dos familiares para que, posteriormente, durante a sistematização, possam ser comparados. É importante que tudo seja anotado, até mesmo aquilo que não seja profissão, para que no final do processo os próprios alunos analisem o que disseram anteriormente.

Ação propositiva (60 minutos)

Envie a lista por e-mail ou WhatsApp e peça que os alunos escolham uma profissão. Oriente-os para que façam um desenho que a represente. Aqui, você pode sugerir que eles usem ferramentas como Paint ou Google desenhos. Se preferirem, o registro poderá ser realizado em uma folha A4 de papel sulfite. Nesta etapa, grave um vídeo ou áudio para orientá-los.

Sistematização (60 minutos)

Envie as duas listas coletivas construídas ao longo da aula (“trabalho dos familiares” e “profissões que conhecemos”) e pergunte quais são as semelhanças entre elas. O objetivo é construir o conceito de profissão com os alunos.

Levante os profissionais escolhidos por cada um durante a ação propositiva e peça para pensarem qual é a importância daquela profissão para a comunidade em que vivem. Converse com eles sobre isso e ajude-os a entender a importância de todas as profissões. Oriente-os a gravarem um áudio de no máximo dois minutos contando o por que da sua escolha e qual a importância daquela profissão.

Convite às famílias

Oriente que os familiares assistam com as crianças aos vídeos abaixo, que complementam os conceitos abordados na adaptação do plano:

- “Videoaula na quarentena - Profissões”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K9PcieNahOc, acesso em: 05/06/2020.

- “Profissões – Serelepe”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Sa4UURwodzA, acesso em: 05/06/2020.

- “Clube da Anittinha - Profissões”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dO34WjNwozc, acesso em: 05/06/2020.

- “Profissões - Música”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Vf93XQ40TPM, acesso em: 05/06/2020.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_07UND01

(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas