16105
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Profissões que conhecemos

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Descrever diferentes profissões

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia De Azevedo Marques Tozzi

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para esta atividade os alunos deverão estar em círculo com as carteiras afastadas para possibilitar um maior espaço para a realização da atividade.

Materiais necessários: para a realização deste plano de aula será necessário o uso das imagens selecionadas nos slides 3 e 4, se não for possível projetar essas imagens, o professor deverá trazer imagens impressas ou recortes de revistas de alguns profissionais.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projetar ou escrever o tema no quadro. (Se não for possível projetar ou escrever, falar qual será o tema da aula para os alunos). Para iniciar a atividade perguntar aos alunos no que seus familiares trabalham. É importante que por enquanto, o professor não use o termo profissões com os alunos, pois este será construído ao longo da aula. Nesta etapa, as falas dos alunos devem ser anotadas pelo professor no quadro, para serem retomadas no final do processo.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesta etapa projete as imagens no quadro, ou mostre as fotos selecionadas previamente. Em seguida pergunte aos alunos se sabem qual é o trabalho das pessoas que aparecem nas fotos. Peça para que descrevam esse trabalho (como e onde é feito) e questione sobre quais elementos nas imagens fizeram com que chegassem a esta conclusão. Anote novamente tudo que for dito pelos alunos. Para o melhor andamento da atividade combine previamente com os alunos para levantarem as mãos antes de falar, dando oportunidade para que todos se expressem.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa projete as imagens no quadro, ou mostre as fotos selecionadas previamente. Em seguida pergunte aos alunos se sabem qual é o trabalho das pessoas que aparecem nas fotos. Peça para que descrevam esse trabalho (como e onde é feito) e questione sobre quais elementos nas imagens fizeram com que chegassem a esta conclusão. Anote novamente tudo que for dito pelos alunos. Para o melhor andamento da atividade combine previamente com os alunos para levantarem as mãos antes de falar, dando oportunidade para que todos se expressem.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa projete as imagens no quadro, ou mostre as fotos selecionadas previamente. Em seguida pergunte aos alunos se sabem qual é o trabalho das pessoas que aparecem nas fotos. Peça para que descrevam esse trabalho (como e onde é feito) e questione sobre quais elementos nas imagens fizeram com que chegassem a esta conclusão. Anote novamente tudo que for dito pelos alunos. Para o melhor andamento da atividade combine previamente com os alunos para levantarem as mãos antes de falar, dando oportunidade para que todos se expressem.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Durante a problematização questione os alunos se conhecem o termo profissões e quais são as profissões que conhecem. Peça para que conversem com os colegas ao lado sobre este tema (profissões mais conhecidas, mais estranhas, perigosas e etc). Após as discussões o professor deverá construir uma lista coletiva com os alunos sobre quais profissões eles conhecem. Esta lista deve ser escrita ao lado da primeira lista (trabalhos dos familiares), para que posteriormente, durante a sistematização, possam ser comparadas. É importante que tudo seja anotado pelo professor até mesmo aquilo que não seja profissão, para que no final do processo os próprios alunos analisem o que disseram anteriormente.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Para iniciar a brincadeira, organize os alunos em círculo e combine as regras com a sala. Os alunos terão 1 minuto para pensar numa profissão e a turma terá de 3 a 4 tentativas para tentar adivinhar, caso o professor perceba que algum aluno está com dificuldade para escolher uma profissão, ele poderá cochichar no seu ouvido uma profissão que ainda não tenha sido escolhida. O aluno irá para o centro do círculo e fará os movimentos/mímicas representando a profissão que escolheu. Caso a turma acerte, o professor deverá aproveitar o momento para questionar se os alunos conhecem aquela profissão e como aquele profissional trabalha. Se a turma não acertar questione o aluno que escolheu aquela profissão se o mesmo sabe como aquele profissional trabalha. Para o melhor andamento da atividade o professor deverá chamar os alunos ao centro que quiserem participar, tomando o cuidado para não deixar nenhum aluno que queira participar de fora.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Nesta etapa do processo, mostre as duas listas coletivas construídas ao longo da aula (trabalho dos familiares e profissões que conhecemos) e pergunte quais as semelhanças entre elas: Nossos familiares trabalham nas profissões que conhecemos?

O objetivo é construir o conceito de profissão com os alunos.

Após a construção desse conceito, numa roda de conversa, levante os profissionais escolhidos por cada um durante a brincadeira (ação propositiva) e peça para pensarem qual é a importância daquela profissão escolhida para a comunidade em que vivem, conversem sobre isso e ajude-os a entender a importância de todas as profissões para que uma comunidade funcione bem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF01GE07) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para esta atividade os alunos deverão estar em círculo com as carteiras afastadas para possibilitar um maior espaço para a realização da atividade.

Materiais necessários: para a realização deste plano de aula será necessário o uso das imagens selecionadas nos slides 3 e 4, se não for possível projetar essas imagens, o professor deverá trazer imagens impressas ou recortes de revistas de alguns profissionais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projetar ou escrever o tema no quadro. (Se não for possível projetar ou escrever, falar qual será o tema da aula para os alunos). Para iniciar a atividade perguntar aos alunos no que seus familiares trabalham. É importante que por enquanto, o professor não use o termo profissões com os alunos, pois este será construído ao longo da aula. Nesta etapa, as falas dos alunos devem ser anotadas pelo professor no quadro, para serem retomadas no final do processo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Nesta etapa projete as imagens no quadro, ou mostre as fotos selecionadas previamente. Em seguida pergunte aos alunos se sabem qual é o trabalho das pessoas que aparecem nas fotos. Peça para que descrevam esse trabalho (como e onde é feito) e questione sobre quais elementos nas imagens fizeram com que chegassem a esta conclusão. Anote novamente tudo que for dito pelos alunos. Para o melhor andamento da atividade combine previamente com os alunos para levantarem as mãos antes de falar, dando oportunidade para que todos se expressem.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa projete as imagens no quadro, ou mostre as fotos selecionadas previamente. Em seguida pergunte aos alunos se sabem qual é o trabalho das pessoas que aparecem nas fotos. Peça para que descrevam esse trabalho (como e onde é feito) e questione sobre quais elementos nas imagens fizeram com que chegassem a esta conclusão. Anote novamente tudo que for dito pelos alunos. Para o melhor andamento da atividade combine previamente com os alunos para levantarem as mãos antes de falar, dando oportunidade para que todos se expressem.

Slide Plano Aula

Orientações: Nesta etapa projete as imagens no quadro, ou mostre as fotos selecionadas previamente. Em seguida pergunte aos alunos se sabem qual é o trabalho das pessoas que aparecem nas fotos. Peça para que descrevam esse trabalho (como e onde é feito) e questione sobre quais elementos nas imagens fizeram com que chegassem a esta conclusão. Anote novamente tudo que for dito pelos alunos. Para o melhor andamento da atividade combine previamente com os alunos para levantarem as mãos antes de falar, dando oportunidade para que todos se expressem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Durante a problematização questione os alunos se conhecem o termo profissões e quais são as profissões que conhecem. Peça para que conversem com os colegas ao lado sobre este tema (profissões mais conhecidas, mais estranhas, perigosas e etc). Após as discussões o professor deverá construir uma lista coletiva com os alunos sobre quais profissões eles conhecem. Esta lista deve ser escrita ao lado da primeira lista (trabalhos dos familiares), para que posteriormente, durante a sistematização, possam ser comparadas. É importante que tudo seja anotado pelo professor até mesmo aquilo que não seja profissão, para que no final do processo os próprios alunos analisem o que disseram anteriormente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações: Para iniciar a brincadeira, organize os alunos em círculo e combine as regras com a sala. Os alunos terão 1 minuto para pensar numa profissão e a turma terá de 3 a 4 tentativas para tentar adivinhar, caso o professor perceba que algum aluno está com dificuldade para escolher uma profissão, ele poderá cochichar no seu ouvido uma profissão que ainda não tenha sido escolhida. O aluno irá para o centro do círculo e fará os movimentos/mímicas representando a profissão que escolheu. Caso a turma acerte, o professor deverá aproveitar o momento para questionar se os alunos conhecem aquela profissão e como aquele profissional trabalha. Se a turma não acertar questione o aluno que escolheu aquela profissão se o mesmo sabe como aquele profissional trabalha. Para o melhor andamento da atividade o professor deverá chamar os alunos ao centro que quiserem participar, tomando o cuidado para não deixar nenhum aluno que queira participar de fora.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Nesta etapa do processo, mostre as duas listas coletivas construídas ao longo da aula (trabalho dos familiares e profissões que conhecemos) e pergunte quais as semelhanças entre elas: Nossos familiares trabalham nas profissões que conhecemos?

O objetivo é construir o conceito de profissão com os alunos.

Após a construção desse conceito, numa roda de conversa, levante os profissionais escolhidos por cada um durante a brincadeira (ação propositiva) e peça para pensarem qual é a importância daquela profissão escolhida para a comunidade em que vivem, conversem sobre isso e ajude-os a entender a importância de todas as profissões para que uma comunidade funcione bem.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano