GEO1_05UND01 - Tabela para coleta de dados - Página1
Plano de Aula
Plano de aula: Observação das condições do meio
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepção de mudanças temporais a partir de observação espacial.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Orientamos que a sala seja organizada em duplas.
Materiais necessários: Para esta aula é fundamental a utilização de imagens diferentes (um lugar mais seco e outro úmido), caso a escola não tenha projetor, procure imagens em revistas ou imprima fotografias e cole no quadro. A tabela, disponibilizada nos materiais complementares, com a análise do tempo já realizada com a turma na semana anterior à aplicação da aula; e no mínimo dois desenhos com diferentes vestimentas para dias chuvosos ou ensolarados. Caso a impressão dos materiais não seja possível, os alunos podem desenhar roupas necessárias na tabela, para cada situação proposta (boné, guarda-chuva, óculos de sol) ou ainda os próprios objetos podem ser escolhidos pelos alunos de acordo com a situação apresentada.
Material complementar:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UQG8qg5UntGxY9bw2ZCevwY5FT47D33sZgc9ZZ2pNMzpjnzEXXeWzmUwHsDS/geo01-05unid01-construcao-do-pluviometro.pdf: material com orientação para a criação do pluviômetro e orientações para a realização da análise semanal.
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/guyC845svwBgQHzttmQJanPBsg9bFaPHTS5QZfTtE5FzW4ZPBGhd8Mn65uty/geo1-05und01-tabela-para-coleta-de-dados-pagina1.pdf: modelo de tabela para a coleta de dados com os alunos. Caso os alunos ainda não consigam escrever os números, você pode imprimir ou fazer uma tabela fixa coletiva na qual todos os dias você ou um aluno que já apresente a habilidade escrita consiga marcar os dados.
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pVsYdVX2TXBbcdNfj5bT9TjD3YpYykxCfffN2n7VMrkpqHgB85FF9m2e3muv/geo1-05und01-contextualizacao-paisagens-para-impressao.pdf: neste arquivo as imagens sugeridas para projeção estão disponíveis para impressão.
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tF6t9cpKSds6wqRRJtQG8qbwVSy24xKrutVb8NEstBrrABFuxPNma6Ywrzf3/geo1-05und01-acao-propositiva-desenhos-para-impressao-em-papel-adesivo-pagina1.pdf: sugerimos a impressão dos desenhos em adesivos de crianças em situação de frio, calor, sede/seca e chuva, para que os alunos identifiquem na tabela cada situação.
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hGafjPyyavxSgzah94ns8FFNF4TAjDKyQ8rjnCdwN9gDMnk5TEK4DTtgm7Fb/geo1-05und01-acao-propositiva-desenhos-para-impressao-normal.pdf: caso a impressão em papel adesivo não seja possível, há as imagens da projeção disponível para impressão normal neste arquivo.
Se a impressão dos desenhos não for possível, você pode pedir para as crianças desenharem elementos como guarda-chuva, óculos de sol, garrafinha de água ou touca no espaço destinado à esse fim na tabela de coleta de dados.
Para você saber mais:
Não confunda dois conceitos importantes desta aula:
- TEMPO: relaciona-se às mudanças constantes da atmosfera, objeto de estudo do meteorologista.
- CLIMA: padrão de temperatura e umidade durante as estações do ano de um lugar, objeto de estudo do climatologista.
Por exemplo, quando observa-se a chegada de uma frente fria e queda da temperatura ao longo de três dias em uma determinada região, estamos falando de TEMPO, agora quando dizemos que nesta região no inverno é comum a chegada de frentes frias, estamos falando do CLIMA, este geralmente analisado por décadas para identificar os padrões da atmosfera naquela área.
O vídeo sobre a construção do pluviômetro, além de demonstrar a construção, destaca a importância do aparelho para as atividades do campo brasileiro. É sempre bom lembrar que não temos estações meteorológicas em todos os municípios e esse material simples possibilita uma coleta fidedigna para a agricultura, por exemplo.
Contextos prévios: Na semana anterior à aplicação deste plano de aula, você deve organizar com a turma a coleta de dados do pluviômetro e destacar de maneira sútil o que mudou na rotina deste aluno. Por exemplo, choveu muito, portanto, é necessário o guarda-chuva para a coleta. O preenchimento da tabela deve ser realizado em duplas, mas caso os alunos ainda não estejam completamente alfabetizados, um cartaz fixo na sala pode ser preenchido dia a dia coletivamente. O importante neste plano é que consigam comparar as imagens aos dados coletados, assim ainda que fique zerado, os alunos devem conseguir relacionar que quando não chove a paisagem fica mais seca (árvores perdem folhas, rios secam ou diminuem seu fluxo, etc.).
Tema da aula
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Você pode projetar ou escrever no quadro para uma primeira explanação sobre o tema desta aula, com intuito de detectar o conhecimento dos estudantes sobre os conceitos, eles entendem que seco é quando não chove e úmido é quando chove? Olhando pela janela, eles podem dizer como está o dia? Não desenvolva nenhuma explicação agora, apenas induza a observação e direcione as respostas para a relação com a chuva.
Como adequar à sua realidade: Não se preocupe caso a sua região for seca ou tenha uma estação árida, pois, o objetivo desta aula é realmente observar as mudanças nas paisagens geradas pela umidade. Mesmo com zero em todos os dias de coleta, não deixe de realizar a atividade, pois, os estudantes devem entender que o tempo seco também gera consequência ao seu cotidiano. A mesma regra vale para lugares muito úmidos, que chove todos os dias ou que tenha uma estação úmida, o estudante ao final desta aula deve ser capaz de reconhecer a influência da umidade na sua paisagem.
Contextualização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Inicialmente ouvir as considerações dos alunos referentes às diferenças das imagens, a partir disso você deve orienta-los para a percepção das características relacionadas à umidade. Elabore perguntas como: O que tem no centro da primeira imagem? Aparece também na segunda? O que faz o rio encher? O que são aquelas áreas verdes ao redor do rio? Aparecem na segunda imagem? Descreva ao final que na primeira imagem tem um rio cheio, com árvores verdes ao seu redor e para o este estar transbordando possivelmente choveu bastante. Enquanto na segunda imagem tem areia, sem plantas e nem rio, portanto, deve ter ficado um longo período sem chuvas.
Materiais complementares
Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pVsYdVX2TXBbcdNfj5bT9TjD3YpYykxCfffN2n7VMrkpqHgB85FF9m2e3muv/geo1-05und01-contextualizacao-paisagens-para-impressao.pdf
Como adequar à sua realidade: Para enriquecer sua aula você pode inserir imagens da própria região da escola de acordo com as estações do ano caso a mudança seja significativa, ou ainda compará-la às diferentes paisagens do Brasil.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: A partir dos dados coletados com o pluviômetro na semana antecedente à aplicação do plano, questione os alunos sobre a relação da tabela preenchida e as imagens da aula: Qual imagem parece ser da nossa região? O que a tabela que preenchemos nos revela sobre as condições de umidade? Encaminhe os questionamentos de forma que percebam ao final da aula que a quantidade de chuva interfere na paisagem conforme ilustrado.
Como adequar à sua realidade: Para enriquecer sua aula você pode inserir imagens da própria região da escola de acordo com as estações do ano caso a mudança seja significativa, ou ainda compará-la às diferentes paisagens do Brasil.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Com imagens de quatro crianças vestidas diferentes (uma com roupas para chuva, outra vestida para um dia ensolarado, outra para o dia frio e outra para seca/falta de água) e com a tabela de análise semanal, os alunos em duplas devem relacionar as crianças aos dias observados na escola. Sugerimos impressão em papel adesivo dos desenhos para que as crianças colem ao lado da tabela, porém, caso não seja possível os alunos podem desenhar. Se a sua opção for por uma tabela fixa na sala cada aluno por colar um adesivo ou apontar qual desenho representaria cada dia de análise do tempo. O objetivo principal é que os alunos entendam as mudanças possíveis em nossa rotina a partir do tempo e relacionem a situação da região da escola.
Materiais complementares
Desenhos para impressão normal: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hGafjPyyavxSgzah94ns8FFNF4TAjDKyQ8rjnCdwN9gDMnk5TEK4DTtgm7Fb/geo1-05und01-acao-propositiva-desenhos-para-impressao-normal.pdf
Desenhos para impressão em papel adesivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tF6t9cpKSds6wqRRJtQG8qbwVSy24xKrutVb8NEstBrrABFuxPNma6Ywrzf3/geo1-05und01-acao-propositiva-desenhos-para-impressao-em-papel-adesivo-pagina1.pdf
Como adequar à sua realidade: Não se preocupe caso a sua região for seca ou tenha uma estação árida, pois, o objetivo desta aula é realmente observar as mudanças nas paisagens geradas pela umidade. Mesmo com zero em todos os dias de coleta, não deixe de realizar a atividade, pois, os alunos devem entender que o tempo seco também gera consequência ao seu cotidiano. A mesma regra vale para lugares muito úmidos, que chove todos os dias ou que tenha uma estação úmida, o aluno ao final desta aula deve ser capaz de reconhecer a influência da umidade na sua paisagem.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Após todas as tabelas estiverem completas com os adesivos colados ou desenhos feitos, em uma roda de conversa as duplas vão apresentar suas conclusões sobre como o tempo interfere em sua rotina. Caso a atividade tenha sido na tabela fixa na lousa, cada aluno pode apresentar suas conclusões sobre a dinâmica da atmosfera. Você deve analisar se o objetivo desta aula foi contemplado de maneira efetiva para o aprendizado dos seus alunos, ao final eles conseguiram relacionar as mudanças do tempo com sua rotina.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Finalize esta aula concluindo junto aos alunos qual imagem representa sua região. Não esqueça de fazer as devidas ressalvas, caso a semana tenha sido seca, mas a região tenha chuvas com frequência, ou ainda se choveu muito na semana, mas a realidade seja de poucas chuvas geralmente. É importante o aluno sair desta aula com conhecimentos significativos sobre o ritmo natural da atmosfera e sua influência na rotina dele.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: E-mail; WhatsApp e YouTube.
- Optativas: Google Docs; Google Classroom e registros fotográficos pelo celular.
Valores trabalhados
Participação e protagonismo
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
Esta aula tem por objetivo observar as mudanças geradas na paisagem pela alteração da umidade ao longo de uma semana, relacionando-as à rotina diária das pessoas. Ela será realizada, em boa parte, de forma assíncrona. Os alunos terão que produzir um pluviômetro para registrar a variação do tempo em uma tabela que deverá ser disponibilizada pelo professor e, posteriormente, devolvida por e-mail, Google Docs ou por foto tirada com o celular.
Contextualização (30 minutos)
Envie aos alunos as imagens do plano original, disponíveis aqui. Por e-mail ou WhatsApp, envie um vídeo com alguns questionamentos referentes a elas. Para enriquecer sua aula, você pode inserir fotos da própria região da escola nas diferentes estações do ano, caso a mudança seja significativa, ou pode ainda compará-las às diferentes paisagens do Brasil.
Problematização (2 dias)
Oriente os alunos para criação de um pluviômetro, de acordo com o modelo disponível aqui. Sugere-se que um familiar ajude a criança na confecção do trabalho.
Após a produção, peça que imprimam o modelo de tabela disponível aqui. Caso os alunos ainda não consigam escrever os números, oriente as famílias a auxiliarem nessa etapa.
O envio desses materiais deve ocorrer por e-mail ou WhatsApp. Se a escola estiver utilizando a plataforma do Google Classroom durante o isolamento social, você pode concentrar os trabalhos nesta ferramenta.
Ação propositiva (60 minutos)
A partir dos dados coletados com o pluviômetro na semana antecedente à aplicação do plano, questione os alunos a respeito da relação entre a tabela preenchida e as imagens da aula: qual parece ser da nossa região? O que a tabela nos revela sobre as condições de umidade?
Encaminhe as dúvidas de forma que percebam, ao final da aula, que a quantidade de chuva interfere na paisagem. Grave essas orientações por áudio ou vídeo, e as envie às crianças. Peça que façam anotações no caderno para que, posteriormente, possam utilizá-las na sistematização.
Sistematização (60 minutos)
Quando todas as tabelas estiverem completas, com os desenhos feitos, peça aos alunos que enviem áudios contando o que concluíram e como o tempo interfere em suas rotinas, principalmente agora, no período de isolamento social. Cada criança pode apresentar o que entendeu sobre a dinâmica da atmosfera. Você deve analisar se o objetivo desta aula foi contemplado se, ao final, eles conseguirem relacionar as mudanças do tempo com suas rotinas.
Se os alunos não puderem fazer a impressão da tabela, solicite que a desenhem em seus cadernos, tirem uma foto e a enviem por alguma ferramenta virtual.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam a esses dois vídeos sobre tempo, clima e atmosfera:
- “Tempo e clima”, disonível aqui;
- “O tempo atmosférico”, disponível aqui.
As famílias devem auxiliar na produção do pluviômetro e na sistematização dos dados coletados pelas crianças.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Barbara Silva
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Observar as mudanças geradas pela alteração da umidade na paisagem ao longo de uma semana e relacionar à rotina diária das pessoas.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.
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