16104
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Observação das condições do meio

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Observar as mudanças geradas pela alteração da umidade na paisagem ao longo de uma semana e relacionar à rotina diária das pessoas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Barbara Ribeiro Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: E-mail; WhatsApp e YouTube.
- Optativas: Google Docs; Google Classroom e registros fotográficos pelo celular.

Valores trabalhados
Participação e protagonismo

Apresentação do tema da aula (10 minutos)
Esta aula tem por objetivo observar as mudanças geradas na paisagem pela alteração da umidade ao longo de uma semana, relacionando-as à rotina diária das pessoas. Ela será realizada, em boa parte, de forma assíncrona. Os alunos terão que produzir um pluviômetro para registrar a variação do tempo em uma tabela que deverá ser disponibilizada pelo professor e, posteriormente, devolvida por e-mail, Google Docs ou por foto tirada com o celular.

Contextualização (30 minutos)
Envie aos alunos as imagens do plano original, disponíveis aqui. Por e-mail ou WhatsApp, envie um vídeo com alguns questionamentos referentes a elas. Para enriquecer sua aula, você pode inserir fotos da própria região da escola nas diferentes estações do ano, caso a mudança seja significativa, ou pode ainda compará-las às diferentes paisagens do Brasil.

Problematização (2 dias)
Oriente os alunos para criação de um pluviômetro, de acordo com o modelo disponível aqui. Sugere-se que um familiar ajude a criança na confecção do trabalho.

Após a produção, peça que imprimam o modelo de tabela disponível aqui. Caso os alunos ainda não consigam escrever os números, oriente as famílias a auxiliarem nessa etapa.

O envio desses materiais deve ocorrer por e-mail ou WhatsApp. Se a escola estiver utilizando a plataforma do Google Classroom durante o isolamento social, você pode concentrar os trabalhos nesta ferramenta.

Ação propositiva (60 minutos)
A partir dos dados coletados com o pluviômetro na semana antecedente à aplicação do plano, questione os alunos a respeito da relação entre a tabela preenchida e as imagens da aula: qual parece ser da nossa região? O que a tabela nos revela sobre as condições de umidade?

Encaminhe as dúvidas de forma que percebam, ao final da aula, que a quantidade de chuva interfere na paisagem. Grave essas orientações por áudio ou vídeo, e as envie às crianças. Peça que façam anotações no caderno para que, posteriormente, possam utilizá-las na sistematização.

Sistematização (60 minutos)
Quando todas as tabelas estiverem completas, com os desenhos feitos, peça aos alunos que enviem áudios contando o que concluíram e como o tempo interfere em suas rotinas, principalmente agora, no período de isolamento social. Cada criança pode apresentar o que entendeu sobre a dinâmica da atmosfera. Você deve analisar se o objetivo desta aula foi contemplado se, ao final, eles conseguirem relacionar as mudanças do tempo com suas rotinas.

Se os alunos não puderem fazer a impressão da tabela, solicite que a desenhem em seus cadernos, tirem uma foto e a enviem por alguma ferramenta virtual.

Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam a esses dois vídeos sobre tempo, clima e atmosfera:
- “Tempo e clima”, disonível aqui;
- “O tempo atmosférico”, disponível aqui.

As famílias devem auxiliar na produção do pluviômetro e na sistematização dos dados coletados pelas crianças.

Sugestão Enviada Por: Cristian Oliveira


Código: GEO1_05UND01

(EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 1º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas