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Plano de aula > Geografia > 1º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Observação das condições do meio

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Observar as mudanças geradas pela alteração da umidade na paisagem ao longo de uma semana e relacionar à rotina diária das pessoas.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Barbara Ribeiro Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Orientamos que a sala seja organizada em duplas.

Materiais necessários: Para esta aula é fundamental a utilização de imagens diferentes (um lugar mais seco e outro úmido), caso a escola não tenha projetor, procure imagens em revistas ou imprima fotografias e cole no quadro. A tabela, disponibilizada nos materiais complementares, com a análise do tempo já realizada com a turma na semana anterior à aplicação da aula; e no mínimo dois desenhos com diferentes vestimentas para dias chuvosos ou ensolarados. Caso a impressão dos materiais não seja possível, os alunos podem desenhar roupas necessárias na tabela, para cada situação proposta (boné, guarda-chuva, óculos de sol) ou ainda os próprios objetos podem ser escolhidos pelos alunos de acordo com a situação apresentada.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UQG8qg5UntGxY9bw2ZCevwY5FT47D33sZgc9ZZ2pNMzpjnzEXXeWzmUwHsDS/geo01-05unid01-construcao-do-pluviometro.pdf: material com orientação para a criação do pluviômetro e orientações para a realização da análise semanal.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/guyC845svwBgQHzttmQJanPBsg9bFaPHTS5QZfTtE5FzW4ZPBGhd8Mn65uty/geo1-05und01-tabela-para-coleta-de-dados-pagina1.pdf: modelo de tabela para a coleta de dados com os alunos. Caso os alunos ainda não consigam escrever os números, você pode imprimir ou fazer uma tabela fixa coletiva na qual todos os dias você ou um aluno que já apresente a habilidade escrita consiga marcar os dados.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pVsYdVX2TXBbcdNfj5bT9TjD3YpYykxCfffN2n7VMrkpqHgB85FF9m2e3muv/geo1-05und01-contextualizacao-paisagens-para-impressao.pdf: neste arquivo as imagens sugeridas para projeção estão disponíveis para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tF6t9cpKSds6wqRRJtQG8qbwVSy24xKrutVb8NEstBrrABFuxPNma6Ywrzf3/geo1-05und01-acao-propositiva-desenhos-para-impressao-em-papel-adesivo-pagina1.pdf: sugerimos a impressão dos desenhos em adesivos de crianças em situação de frio, calor, sede/seca e chuva, para que os alunos identifiquem na tabela cada situação.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hGafjPyyavxSgzah94ns8FFNF4TAjDKyQ8rjnCdwN9gDMnk5TEK4DTtgm7Fb/geo1-05und01-acao-propositiva-desenhos-para-impressao-normal.pdf: caso a impressão em papel adesivo não seja possível, há as imagens da projeção disponível para impressão normal neste arquivo.

Se a impressão dos desenhos não for possível, você pode pedir para as crianças desenharem elementos como guarda-chuva, óculos de sol, garrafinha de água ou touca no espaço destinado à esse fim na tabela de coleta de dados.

Para você saber mais:

Não confunda dois conceitos importantes desta aula:

  • TEMPO: relaciona-se às mudanças constantes da atmosfera, objeto de estudo do meteorologista.
  • CLIMA: padrão de temperatura e umidade durante as estações do ano de um lugar, objeto de estudo do climatologista.

Por exemplo, quando observa-se a chegada de uma frente fria e queda da temperatura ao longo de três dias em uma determinada região, estamos falando de TEMPO, agora quando dizemos que nesta região no inverno é comum a chegada de frentes frias, estamos falando do CLIMA, este geralmente analisado por décadas para identificar os padrões da atmosfera naquela área.

O vídeo sobre a construção do pluviômetro, além de demonstrar a construção, destaca a importância do aparelho para as atividades do campo brasileiro. É sempre bom lembrar que não temos estações meteorológicas em todos os municípios e esse material simples possibilita uma coleta fidedigna para a agricultura, por exemplo.

http://g1.globo.com/ceara/ne-rural/videos/v/pluviometro-aprenda-a-fazer-o-aparelho-medidor-da-quantidade-de-chuva/5897514/

Contextos prévios: Na semana anterior à aplicação deste plano de aula, você deve organizar com a turma a coleta de dados do pluviômetro e destacar de maneira sútil o que mudou na rotina deste aluno. Por exemplo, choveu muito, portanto, é necessário o guarda-chuva para a coleta. O preenchimento da tabela deve ser realizado em duplas, mas caso os alunos ainda não estejam completamente alfabetizados, um cartaz fixo na sala pode ser preenchido dia a dia coletivamente. O importante neste plano é que consigam comparar as imagens aos dados coletados, assim ainda que fique zerado, os alunos devem conseguir relacionar que quando não chove a paisagem fica mais seca (árvores perdem folhas, rios secam ou diminuem seu fluxo, etc.).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Você pode projetar ou escrever no quadro para uma primeira explanação sobre o tema desta aula, com intuito de detectar o conhecimento dos estudantes sobre os conceitos, eles entendem que seco é quando não chove e úmido é quando chove? Olhando pela janela, eles podem dizer como está o dia? Não desenvolva nenhuma explicação agora, apenas induza a observação e direcione as respostas para a relação com a chuva.

Como adequar à sua realidade: Não se preocupe caso a sua região for seca ou tenha uma estação árida, pois, o objetivo desta aula é realmente observar as mudanças nas paisagens geradas pela umidade. Mesmo com zero em todos os dias de coleta, não deixe de realizar a atividade, pois, os estudantes devem entender que o tempo seco também gera consequência ao seu cotidiano. A mesma regra vale para lugares muito úmidos, que chove todos os dias ou que tenha uma estação úmida, o estudante ao final desta aula deve ser capaz de reconhecer a influência da umidade na sua paisagem.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Inicialmente ouvir as considerações dos alunos referentes às diferenças das imagens, a partir disso você deve orienta-los para a percepção das características relacionadas à umidade. Elabore perguntas como: O que tem no centro da primeira imagem? Aparece também na segunda? O que faz o rio encher? O que são aquelas áreas verdes ao redor do rio? Aparecem na segunda imagem? Descreva ao final que na primeira imagem tem um rio cheio, com árvores verdes ao seu redor e para o este estar transbordando possivelmente choveu bastante. Enquanto na segunda imagem tem areia, sem plantas e nem rio, portanto, deve ter ficado um longo período sem chuvas.

Materiais complementares

Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pVsYdVX2TXBbcdNfj5bT9TjD3YpYykxCfffN2n7VMrkpqHgB85FF9m2e3muv/geo1-05und01-contextualizacao-paisagens-para-impressao.pdf

Como adequar à sua realidade: Para enriquecer sua aula você pode inserir imagens da própria região da escola de acordo com as estações do ano caso a mudança seja significativa, ou ainda compará-la às diferentes paisagens do Brasil.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: A partir dos dados coletados com o pluviômetro na semana antecedente à aplicação do plano, questione os alunos sobre a relação da tabela preenchida e as imagens da aula: Qual imagem parece ser da nossa região? O que a tabela que preenchemos nos revela sobre as condições de umidade? Encaminhe os questionamentos de forma que percebam ao final da aula que a quantidade de chuva interfere na paisagem conforme ilustrado.

Como adequar à sua realidade: Para enriquecer sua aula você pode inserir imagens da própria região da escola de acordo com as estações do ano caso a mudança seja significativa, ou ainda compará-la às diferentes paisagens do Brasil.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Com imagens de quatro crianças vestidas diferentes (uma com roupas para chuva, outra vestida para um dia ensolarado, outra para o dia frio e outra para seca/falta de água) e com a tabela de análise semanal, os alunos em duplas devem relacionar as crianças aos dias observados na escola. Sugerimos impressão em papel adesivo dos desenhos para que as crianças colem ao lado da tabela, porém, caso não seja possível os alunos podem desenhar. Se a sua opção for por uma tabela fixa na sala cada aluno por colar um adesivo ou apontar qual desenho representaria cada dia de análise do tempo. O objetivo principal é que os alunos entendam as mudanças possíveis em nossa rotina a partir do tempo e relacionem a situação da região da escola.

Materiais complementares

Desenhos para impressão normal: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hGafjPyyavxSgzah94ns8FFNF4TAjDKyQ8rjnCdwN9gDMnk5TEK4DTtgm7Fb/geo1-05und01-acao-propositiva-desenhos-para-impressao-normal.pdf

Desenhos para impressão em papel adesivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tF6t9cpKSds6wqRRJtQG8qbwVSy24xKrutVb8NEstBrrABFuxPNma6Ywrzf3/geo1-05und01-acao-propositiva-desenhos-para-impressao-em-papel-adesivo-pagina1.pdf

Como adequar à sua realidade: Não se preocupe caso a sua região for seca ou tenha uma estação árida, pois, o objetivo desta aula é realmente observar as mudanças nas paisagens geradas pela umidade. Mesmo com zero em todos os dias de coleta, não deixe de realizar a atividade, pois, os alunos devem entender que o tempo seco também gera consequência ao seu cotidiano. A mesma regra vale para lugares muito úmidos, que chove todos os dias ou que tenha uma estação úmida, o aluno ao final desta aula deve ser capaz de reconhecer a influência da umidade na sua paisagem.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após todas as tabelas estiverem completas com os adesivos colados ou desenhos feitos, em uma roda de conversa as duplas vão apresentar suas conclusões sobre como o tempo interfere em sua rotina. Caso a atividade tenha sido na tabela fixa na lousa, cada aluno pode apresentar suas conclusões sobre a dinâmica da atmosfera. Você deve analisar se o objetivo desta aula foi contemplado de maneira efetiva para o aprendizado dos seus alunos, ao final eles conseguiram relacionar as mudanças do tempo com sua rotina.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Finalize esta aula concluindo junto aos alunos qual imagem representa sua região. Não esqueça de fazer as devidas ressalvas, caso a semana tenha sido seca, mas a região tenha chuvas com frequência, ou ainda se choveu muito na semana, mas a realidade seja de poucas chuvas geralmente. É importante o aluno sair desta aula com conhecimentos significativos sobre o ritmo natural da atmosfera e sua influência na rotina dele.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE05 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Orientamos que a sala seja organizada em duplas.

Materiais necessários: Para esta aula é fundamental a utilização de imagens diferentes (um lugar mais seco e outro úmido), caso a escola não tenha projetor, procure imagens em revistas ou imprima fotografias e cole no quadro. A tabela, disponibilizada nos materiais complementares, com a análise do tempo já realizada com a turma na semana anterior à aplicação da aula; e no mínimo dois desenhos com diferentes vestimentas para dias chuvosos ou ensolarados. Caso a impressão dos materiais não seja possível, os alunos podem desenhar roupas necessárias na tabela, para cada situação proposta (boné, guarda-chuva, óculos de sol) ou ainda os próprios objetos podem ser escolhidos pelos alunos de acordo com a situação apresentada.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UQG8qg5UntGxY9bw2ZCevwY5FT47D33sZgc9ZZ2pNMzpjnzEXXeWzmUwHsDS/geo01-05unid01-construcao-do-pluviometro.pdf: material com orientação para a criação do pluviômetro e orientações para a realização da análise semanal.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/guyC845svwBgQHzttmQJanPBsg9bFaPHTS5QZfTtE5FzW4ZPBGhd8Mn65uty/geo1-05und01-tabela-para-coleta-de-dados-pagina1.pdf: modelo de tabela para a coleta de dados com os alunos. Caso os alunos ainda não consigam escrever os números, você pode imprimir ou fazer uma tabela fixa coletiva na qual todos os dias você ou um aluno que já apresente a habilidade escrita consiga marcar os dados.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pVsYdVX2TXBbcdNfj5bT9TjD3YpYykxCfffN2n7VMrkpqHgB85FF9m2e3muv/geo1-05und01-contextualizacao-paisagens-para-impressao.pdf: neste arquivo as imagens sugeridas para projeção estão disponíveis para impressão.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tF6t9cpKSds6wqRRJtQG8qbwVSy24xKrutVb8NEstBrrABFuxPNma6Ywrzf3/geo1-05und01-acao-propositiva-desenhos-para-impressao-em-papel-adesivo-pagina1.pdf: sugerimos a impressão dos desenhos em adesivos de crianças em situação de frio, calor, sede/seca e chuva, para que os alunos identifiquem na tabela cada situação.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hGafjPyyavxSgzah94ns8FFNF4TAjDKyQ8rjnCdwN9gDMnk5TEK4DTtgm7Fb/geo1-05und01-acao-propositiva-desenhos-para-impressao-normal.pdf: caso a impressão em papel adesivo não seja possível, há as imagens da projeção disponível para impressão normal neste arquivo.

Se a impressão dos desenhos não for possível, você pode pedir para as crianças desenharem elementos como guarda-chuva, óculos de sol, garrafinha de água ou touca no espaço destinado à esse fim na tabela de coleta de dados.

Para você saber mais:

Não confunda dois conceitos importantes desta aula:

  • TEMPO: relaciona-se às mudanças constantes da atmosfera, objeto de estudo do meteorologista.
  • CLIMA: padrão de temperatura e umidade durante as estações do ano de um lugar, objeto de estudo do climatologista.

Por exemplo, quando observa-se a chegada de uma frente fria e queda da temperatura ao longo de três dias em uma determinada região, estamos falando de TEMPO, agora quando dizemos que nesta região no inverno é comum a chegada de frentes frias, estamos falando do CLIMA, este geralmente analisado por décadas para identificar os padrões da atmosfera naquela área.

O vídeo sobre a construção do pluviômetro, além de demonstrar a construção, destaca a importância do aparelho para as atividades do campo brasileiro. É sempre bom lembrar que não temos estações meteorológicas em todos os municípios e esse material simples possibilita uma coleta fidedigna para a agricultura, por exemplo.

http://g1.globo.com/ceara/ne-rural/videos/v/pluviometro-aprenda-a-fazer-o-aparelho-medidor-da-quantidade-de-chuva/5897514/

Contextos prévios: Na semana anterior à aplicação deste plano de aula, você deve organizar com a turma a coleta de dados do pluviômetro e destacar de maneira sútil o que mudou na rotina deste aluno. Por exemplo, choveu muito, portanto, é necessário o guarda-chuva para a coleta. O preenchimento da tabela deve ser realizado em duplas, mas caso os alunos ainda não estejam completamente alfabetizados, um cartaz fixo na sala pode ser preenchido dia a dia coletivamente. O importante neste plano é que consigam comparar as imagens aos dados coletados, assim ainda que fique zerado, os alunos devem conseguir relacionar que quando não chove a paisagem fica mais seca (árvores perdem folhas, rios secam ou diminuem seu fluxo, etc.).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Você pode projetar ou escrever no quadro para uma primeira explanação sobre o tema desta aula, com intuito de detectar o conhecimento dos estudantes sobre os conceitos, eles entendem que seco é quando não chove e úmido é quando chove? Olhando pela janela, eles podem dizer como está o dia? Não desenvolva nenhuma explicação agora, apenas induza a observação e direcione as respostas para a relação com a chuva.

Como adequar à sua realidade: Não se preocupe caso a sua região for seca ou tenha uma estação árida, pois, o objetivo desta aula é realmente observar as mudanças nas paisagens geradas pela umidade. Mesmo com zero em todos os dias de coleta, não deixe de realizar a atividade, pois, os estudantes devem entender que o tempo seco também gera consequência ao seu cotidiano. A mesma regra vale para lugares muito úmidos, que chove todos os dias ou que tenha uma estação úmida, o estudante ao final desta aula deve ser capaz de reconhecer a influência da umidade na sua paisagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Inicialmente ouvir as considerações dos alunos referentes às diferenças das imagens, a partir disso você deve orienta-los para a percepção das características relacionadas à umidade. Elabore perguntas como: O que tem no centro da primeira imagem? Aparece também na segunda? O que faz o rio encher? O que são aquelas áreas verdes ao redor do rio? Aparecem na segunda imagem? Descreva ao final que na primeira imagem tem um rio cheio, com árvores verdes ao seu redor e para o este estar transbordando possivelmente choveu bastante. Enquanto na segunda imagem tem areia, sem plantas e nem rio, portanto, deve ter ficado um longo período sem chuvas.

Materiais complementares

Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pVsYdVX2TXBbcdNfj5bT9TjD3YpYykxCfffN2n7VMrkpqHgB85FF9m2e3muv/geo1-05und01-contextualizacao-paisagens-para-impressao.pdf

Como adequar à sua realidade: Para enriquecer sua aula você pode inserir imagens da própria região da escola de acordo com as estações do ano caso a mudança seja significativa, ou ainda compará-la às diferentes paisagens do Brasil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: A partir dos dados coletados com o pluviômetro na semana antecedente à aplicação do plano, questione os alunos sobre a relação da tabela preenchida e as imagens da aula: Qual imagem parece ser da nossa região? O que a tabela que preenchemos nos revela sobre as condições de umidade? Encaminhe os questionamentos de forma que percebam ao final da aula que a quantidade de chuva interfere na paisagem conforme ilustrado.

Como adequar à sua realidade: Para enriquecer sua aula você pode inserir imagens da própria região da escola de acordo com as estações do ano caso a mudança seja significativa, ou ainda compará-la às diferentes paisagens do Brasil.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Com imagens de quatro crianças vestidas diferentes (uma com roupas para chuva, outra vestida para um dia ensolarado, outra para o dia frio e outra para seca/falta de água) e com a tabela de análise semanal, os alunos em duplas devem relacionar as crianças aos dias observados na escola. Sugerimos impressão em papel adesivo dos desenhos para que as crianças colem ao lado da tabela, porém, caso não seja possível os alunos podem desenhar. Se a sua opção for por uma tabela fixa na sala cada aluno por colar um adesivo ou apontar qual desenho representaria cada dia de análise do tempo. O objetivo principal é que os alunos entendam as mudanças possíveis em nossa rotina a partir do tempo e relacionem a situação da região da escola.

Materiais complementares

Desenhos para impressão normal: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hGafjPyyavxSgzah94ns8FFNF4TAjDKyQ8rjnCdwN9gDMnk5TEK4DTtgm7Fb/geo1-05und01-acao-propositiva-desenhos-para-impressao-normal.pdf

Desenhos para impressão em papel adesivo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tF6t9cpKSds6wqRRJtQG8qbwVSy24xKrutVb8NEstBrrABFuxPNma6Ywrzf3/geo1-05und01-acao-propositiva-desenhos-para-impressao-em-papel-adesivo-pagina1.pdf

Como adequar à sua realidade: Não se preocupe caso a sua região for seca ou tenha uma estação árida, pois, o objetivo desta aula é realmente observar as mudanças nas paisagens geradas pela umidade. Mesmo com zero em todos os dias de coleta, não deixe de realizar a atividade, pois, os alunos devem entender que o tempo seco também gera consequência ao seu cotidiano. A mesma regra vale para lugares muito úmidos, que chove todos os dias ou que tenha uma estação úmida, o aluno ao final desta aula deve ser capaz de reconhecer a influência da umidade na sua paisagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Após todas as tabelas estiverem completas com os adesivos colados ou desenhos feitos, em uma roda de conversa as duplas vão apresentar suas conclusões sobre como o tempo interfere em sua rotina. Caso a atividade tenha sido na tabela fixa na lousa, cada aluno pode apresentar suas conclusões sobre a dinâmica da atmosfera. Você deve analisar se o objetivo desta aula foi contemplado de maneira efetiva para o aprendizado dos seus alunos, ao final eles conseguiram relacionar as mudanças do tempo com sua rotina.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Finalize esta aula concluindo junto aos alunos qual imagem representa sua região. Não esqueça de fazer as devidas ressalvas, caso a semana tenha sido seca, mas a região tenha chuvas com frequência, ou ainda se choveu muito na semana, mas a realidade seja de poucas chuvas geralmente. É importante o aluno sair desta aula com conhecimentos significativos sobre o ritmo natural da atmosfera e sua influência na rotina dele.

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