Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: WhatsApp; e-mail; YouTube, celular ou tablet com câmera, ou a webcam de um computador.
- Optativas: Google Docs; Google Classroom; registros fotográficos pelo celular e Google Formulários.
Valores trabalhados
- Participação e protagonismo
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo desta aula é fazer com que as crianças identifiquem a diferença entre dia e noite. Para isso, ela será desenvolvida, na maior parte do tempo, de forma síncrona, de modo que os alunos tenham o auxílio do professor para desenvolver as habilidades desta proposta. Será necessário o acesso a áudios com sons de uma floresta à noite e sons de uma cidade durante o dia. Esses recursos poderão ser disponibilizados aos alunos no YouTube ou em arquivos para download. Além disso, ele precisarão acessar uma tabela para completar com informações. Ela poderá ser enviada por e-mail, WhatsApp, Google Docs ou Google Classroom.
Contextualização (30 minutos)
Peça aos alunos que fechem os olhos. Coloque para tocar os sons de uma floresta à noite, durante um minuto. Estimule-os a identificarem elementos como chuva, vento, folhas e, principalmente, algum animal (grilo, coruja).
Em seguida, coloque o áudio da cidade durante o dia. Veja o que eles conseguem distinguir. Caso ache necessário, toque os áudios uma primeira vez sem dizer nada e, depois, mais uma vez, para que escutem direcionadamente os sons.
Utilize o YouTube ou baixe os áudios, e os envie no grupo de WhatsApp da turma:
- “Sons da floresta durante a noite”, disponível aqui;
- “Sons de uma cidade durante o dia”, disponível aqui.
Problematização (50 minutos)
Faça o seguinte questionamento: as atividades realizadas durante o dia e durante a noite são diferentes? Grave um áudio ou um vídeo utilizando a câmera de um celular, tablet, computador ou notebook. Incentive-os a responderem por meio de vídeos ou áudios. As postagens podem ser feitas por WhatsApp ou e-mail. Estabeleça um tempo entre 30 segundos e um minuto para cada aluno, dando a oportunidade para todos participarem.
Escute as considerações dos alunos e, por fim, retome a ideia de que o dia e a noite são diferentes, e que as atividades realizadas nesses períodos também são. A ação propositiva vai demonstrar que algumas atividades podem ser realizadas inclusive nos dois períodos.
Ação propositiva (60 minutos)
Disponibilize a tabela de comparação por e-mail, WhatsApp, na plataforma do Google Classroom ou até mesmo pelo Google Docs. Caso os alunos não possam imprimi-la, oriente que a reproduzam no caderno, com o auxílio de algum familiar.
- Tabela de comparação, disponível aqui.
Individualmente, os alunos devem classificar as atividades listadas de acordo com o período em que podem ser realizadas: dia, noite ou ambos. A tabela apresenta itens variados, como “trabalhar”, “estudar”, “brincar”, “queda de temperatura”, “sons de buzinas e carros” etc.
É interessante que, a partir das respostas, você possa orientá-los a respeito de uma rotina saudável, como ter horário para dormir e brincar, principalmente durante o período de isolamento social, que comprometeu a rotina de muitas famílias. Nesse momento, amplie a discussão explicando as diferenças entre dia e noite.
Sistematização (40 minutos)
Por meio do auxílio do Google Formulários, adapte a tabela que consta na etapa da ação propositiva e a envie aos alunos. Você encontra o passo a passo para usar a ferramenta no link disponível aqui. Caso não seja possível, os alunos podem gravar vídeos ou tirar fotos de suas respostas.
Convite às famílias
Além das mudanças nas atividades humanas, os animais também se adaptam ao dia ou à noite. Alguns zoológicos têm uma programação especial de visitação para visualização de animais de hábito noturno. Com o objetivo de identificar esses animais e seus hábitos, e de compará-los às nossas ações, peça que as famílias assistam a estes dois vídeos:
- “Visitação noturna ao zoológico de São Paulo”, disponível aqui;
- “Música infantil sobre animais diurnos e noturnos”, disponível aqui.